O papa Francisco enviou um telegrama nesta terça-feira (9) para o primeiro-ministro do Iraque, Moustafa Al-Kadhimi, que sobreviveu a um atentado com drone em Bagdá no domingo (7).
O documento, assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, lembra da ação e diz que o líder católico “exprime proximidade nas orações por ele e por sua família, além dos que ficaram feridos”.
“Condenando esse vil ato de terrorismo, exprimo ainda a minha confiança que, com a bênção de Deus Altíssimo, o povo do Iraque será ajudado na sabedoria e na força para perseguir a via da paz por meio do diálogo e da solidariedade fraterna”, ressalta o documento.
O ataque não foi reivindicado por nenhum grupo, mas a mídia local afirma, com base em fontes do governo, que ele foi realizado por milícias pró-Irã que atuam no país.
A casa de Al-Khadimi fica na Zona Verde da capital iraquiana e, segundo as informações oficiais, era alvo de três drones com explosivos. Dois deles foram abatidos por forças de segurança, mas um conseguiu chegar à residência. Dois agentes de segurança foram feridos no ataque, mas não correm risco de morrer. (ANSA).
10:25:02