Um homem de 45 anos foi encontrado morto dentro de uma cela da Delegacia Participativa da Polícia Civil, em Presidente Prudente, nesta quinta-feira (20). Ele havia sido autuado em flagrante por tráfico de droga e, encarcerado, aguardava para ser apresentado em audiência de custódia na Justiça.
O caso será apurado pela Central de Polícia Judiciária (CPJ).
Ao G1, a delegada seccional da Polícia Civil, Ieda Maria Cavalli de Aguiar Filgueiras, contou que o indivíduo havia sido detido pela Polícia Militar em situação de traficância. Porções de crack e dinheiro foram apreendidos com ele.
Na delegacia, foi ratificada a voz de prisão por tráfico de droga e o homem permaneceu em cárcere para que nesta sexta-feira (21) fosse apresentado em audiência de custódia.
Ainda conforme a delegada seccional relatou ao G1, o carcereiro “não fica o tempo todo olhando o preso e, no momento entre um trabalho e outro, encontrou o homem pendurado na cela”.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e tentou reanimar o preso, mas sem sucesso.
O local foi posteriormente periciado e a Corregedoria da Polícia Civil, informada sobre o caso.
O fato será apurado por meio de inquérito policial pela CPJ, mas a polícia acredita que se trata de suicídio, ainda conforme afirmou Ieda ao G1.
Oitivas serão realizadas com familiares para apurar informações sobre o homem e o que teria motivado a ação.
A suspeita é de que o preso tenha se enforcado com um cobertor disponibilizado na cela.
A delegada ainda ressaltou que no ato da prisão são obedecidas “regras de prevenção”, com diversas medidas cautelares para evitar a situação, mas “acaba não tendo como evitar”.
“É uma fatalidade”, comentou.
“Lamentamos isso, porque, independente do crime, existem as leis e deve-se responder judicialmente. Lamentamos também pelos familiares”, disse ao G1 a delegada seccional.
G1/Prudente
11:33:02