O vazamento das conversas entre o ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador do Ministério Público Federal Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba — que teve seu celular invadido —, fez soar um alarme: se a privacidade de autoridades de tal envergadura pode ser violada de forma tão avassaladora, o cidadão comum teria alguma chance de proteger-se de um crime dessa natureza?
A resposta depende do tipo de invasão sobre o qual se está falando. A Polícia Federal e o MPF têm indícios de que o ataque alcançou integrantes das forças-tarefa da Lava Jato distribuídos por pelo menos três estados — Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná — e o Distrito Federal, além de delegados federais e magistrados. Ainda não se sabe ao certo como os smartphones foram interceptados, porém, até quinta-feira 13, as investigações da PF inclinavam-se para a hipótese de que teriam sido utilizados no cibercrime equipamentos que se aproveitam de uma vulnerabilidade dos sistemas de telefonia conhecida como “falha SS7”. Trata-se de um problema que existe há décadas no serviço de roaming, surgido com a expansão digital.
Por causa da falha SS7, é possível sequestrar um número de telefone. Valendo-se de sistemas de operadoras estrangeiras, o hacker simula uma ligação internacional a partir de um número forjado. “Feito isso, o criminoso passa a receber as chamadas e as mensagens de texto que seriam destinadas originalmente ao verdadeiro usuário”, explica Emilio Simoni, diretor do laboratório de segurança digital da PSafe, startup brasileira que desenvolve aplicativos de antivírus para celulares.
No processo de invasão do Telegram — serviço utilizado pelos hackeados da Lava Jato, similar ao WhatsApp —, o cibercriminoso descobre primeiro o número em que seu alvo cadastrou o aplicativo. De posse dele, o hacker solicita, pelo computador, a abertura de uma nova sessão do Telegram. O app então encaminha para a vítima uma senha. Para descobri-la, o invasor clona o número da vítima por meio da falha SS7 (Moro, por exemplo, relatou que havia recebido e atendido uma suposta chamada do exterior, que, estranhamente, registrava seu próprio número). Dessa maneira, o invasor consegue ver as mensagens de seu alvo e concluir o acesso ao aplicativo.
12:40:03
Respostas de 4
Sergio Moro reclamou no Estadão do ritmo dos vazamentos do The Intercept! Tá muito lento……….Ahhh sofre putooooo! “Eu fico numa situação delicada porque não posso reconhecer a autenticidade dessas mensagens em vez deles apresentarem tudo para que a gente possa verificar a integridade desse material eles estão com essa ideia de apresentar paulatinamente! sofre putoooooooo! Quem com vazamentos fere com vazamentos será ferido é a lei da volta!! Glenn disse vai ser (degust) aos pouco pra que tanta pressa a casa já caiu mesmo!!
#eusouLula #LulaLivreJá LulaInocente
O The Intercept está deixando até os militares descontrolados! O General Heleno de pijama gritou esmurrou a mesa berrando de ódio contra Lula! dizendo que presidente da republica tem que ser honesto? Pergunto ao General cade o Queiroz como ele pagou R$ 133 mil no Hospital Einsten? em dinheiro vivo O que o sr tem a dizer sobre denúncias e investigações do patrimônio imobiliário milionário do Flávio Bolsonaro! O ódio envenena, o ódio consome, o ódio destrói apenas quem tem ódio! Essa atitude descontrolada e ridícula só demostra que os fatos expostos da #Vaza Jato estão descontrolando o regime fato!! Só de imaginar que vem mais vazamentos vai faltar Rivotril nas farmácias!!
#eusouLula #LulaLivreJá LulaInocente
Se um General tem vergonha de Lula! Mas bate continência para um capitão de merda miliciano que se elegeu presidente com fraude de whats App e fake news não tem palavras, não tem honra e muito menos caráter! Esse General é um idiota útil e massa de manobra verde oliva!!
#eusouLula #LulaLivreJá LulaInocente
Silêncio no tribunal todos estão tentando descobrir quem é a fonte……….A parte 6 publicada pelo The Intercept………É um desespero………É uma agonia sem fim! Moro e procuradores exitados e unidos pra derrotar a inteligência enquanto tem gente vivendo pesadelo acordado………Eu acordei com aquela sensação gostosa Di Glenn com a vida!!!
#eusouLula #LulaLivreJá LulaInocente