Recuperado de lesão muscular na virilha, Roberto Firmino foi incluído na lista de jogadores do Liverpool para a grande final da Liga dos Campeões, contra o Tottenham, neste sábado, em Madri. O atacante brasileiro foi relacionado pelo técnico Jürgen Klopp após desfalcar a equipe em três jogos seguidos, nesta reta final da temporada europeia.
Firmino não defende o Liverpool desde o dia 1º de maio, quando esteve em campo por poucos minutos para o jogo de ida da semifinal, contra o Barcelona – derrota dos ingleses por 3 a 0, no Camp Nou. Na sequência, ele perdeu três jogos: a volta contra o time espanhol e os duelos contra Newcastle e Wolverhampton, pelas duas últimas rodada do Campeonato Inglês.
No começo da semana, Klopp já havia indicado que contava com o jogador para a final. Afirmara que ele tinha treinando normalmente e que sua “sensação” era positiva quanto ao retorno do brasileiro. “Tudo o que vimos até agora parece muito bom e ele ficará bem, tenho certeza disso”, dissera o treinador, na terça-feira.
Firmino se tornou uma peça fundamental no esquema tático do treinador nesta temporada. Formando um trio ofensivo com Mohamed Salah e Sadio Mané, o brasileiro é o atacante que joga mais recuado, atuando quase como um armador, fazendo a ligação entre os três volantes e o poderoso ataque do Liverpool. No Campeonato Inglês, ele marcou 12 gols e seis assistências. Na Liga dos Campeões, são quatro gols e uma assistência.
Estadão Conteúdo
12:00:02