O verão no Hemisfério Sul começou oficialmente nesta segunda-feira, 21, às 7h02, e segue até as 6h38 do dia 20 de março de 2021. De acordo com a Climatempo, a maior concentração de chuva no verão 2021 será sobre São Paulo e a porção centro-sul/sudoeste de Minas Gerais e sobre o centro-sul do Rio de Janeiro. As convergências de umidade mais frequentes são esperadas principalmente na divisa entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O dia do início da estação é chamado de solstício de verão em que um dos hemisférios está voltado para o Sol. Nesse caso, foi às 10h. As cidades localizadas abaixo do Trópico de Capricórnio estarão um pouquinho mais próximas do Sol do que aquelas acima do trópico.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), esta segunda-feira será de sol e calor intenso. Entre o meio da tarde e a noite, a combinação de temperaturas elevadas e a aproximação de uma frente fria gera áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
Estadão Conteúdo
16:00:02