A produção brasileira de grãos na safra 2019/20, em fase de plantio, deve alcançar 246,6 milhões de toneladas, o que representa aumento de 1,9% em comparação com a safra 2018/19, equivalente a mais 4,6 milhões de toneladas. Os números fazem parte da terceira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados nesta terça-feira, 10, e representam novo recorde da série histórica.
Segundo a Conab, a área semeada mantém a expectativa positiva de crescimento superior à safra passada, com variação de 1,5%, alcançando 64,2 milhões de hectares. “É bom lembrar que as culturas de segunda e terceira safras, além das de inverno, terão seus indicativos atualizados mais adiante, perto do período de cultivo”, explica a Conab.
Para a soja, há tendência de crescimento de 2,6% na área plantada em relação à safra passada (para 36,79 milhões de hectares). A estimativa de produção da oleaginosa aponta para uma safra de 121,1 milhões de toneladas (mais 5,3% ante o período anterior, que foi de 115,03 milhões de t).
“As chuvas irregulares registradas no início do ciclo, em Estados da região Centro-Oeste e Sudeste, por exemplo, apresentaram melhoras a partir do mês de novembro, o que favoreceu o avanço das operações de plantio”, diz a Conab.
IstoÉ
11:50:03