Motociclista morre no cruzamento das ruas Edson da Silveira Campos e Euclides da Cunha, em Dracena
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/i/w/FKqaWJStqA0fMifvuEnA/whatsapp-image-2025-04-14-at-12.24.21.jpeg)
Um motociclista, de 28 anos, morreu, nesta segunda-feira (14), vítima de um acidente de trânsito na Rua Edson da Silveira Campos, no Centro, em Dracena (SP).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente foi registrado às 7h23 e a vítima estava inconsciente, com sangramento intenso.
Segundo a Polícia Civil, policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e, no local, contataram que o homem havia caído de sua motocicleta e se lesionado. Ele foi socorrido e encaminhado ao Pronto Atendimento (PA) da cidade.
No PA, o médico plantonista identificou que a vítima chegou ao Pronto Socorro com politraumatismo e parada cardiorrespiratória e, mesmo após tentativas de reanimação, evoluiu a óbito.
O motociclista atingiu árvores que estavam na calçada e a moto foi parar no meio do cruzamento com a Rua Euclides da Cunha.
Foi acionada uma equipe da Polícia Cientifica (IC) para expedição de laudo e posterior investigação das causas do acidente. Além disso, foi solicitado exame necroscópico.
De acordo com a Polícia Militar, foram tomadas providências administrativas devidas as infrações na motocicleta como: pneu liso e licenciamento atrasado 2020. A motocicleta foi guinchada ao pátio.
O provável condutor, de 35 anos, do outro veículo envolvido direta ou indiretamente na ação foi localizado, prestou informações na delegacia e foi liberado posteriormente.
Os fatos seguem para investigação. G1/Prudente
Grupo de Vigilância Epidemiológica confirma 3 casos de mpox em Presidente Epitácio; total no Oeste Paulista chega a 12 neste ano
O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Presidente Venceslau (SP) confirmou três casos de mpox neste ano em Presidente Epitácio (SP). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Presidente Epitácio, os três casos registrados no município estão em acompanhamento pelos órgãos de saúde competentes.
“Os três pacientes são homens e a Secretaria de Saúde está atenta às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau para reforçar as medidas de prevenção e minimizar o contágio, inclusive, intensificando medidas educativas e informativas para a população em geral”, disse a Prefeitura de Presidente Epitácio por meio de nota. G1/Prudente
Veja a primeira foto de Bolsonaro após passar por cirurgia de 12 horas

Michelle Bolsonaro (PL) publicou nesta segunda-feira, 14, a primeira fotografia do marido, Jair Bolsonaro (PL), depois de ser submetido a um procedimento cirúrgico no intestino que durou 12 horas. “Já deu tudo certo”, escreveu a ex-primeira-dama.
Segundo os médicos que operaram o ex-presidente, a cirurgia foi bem sucedida e não teve complicações, mas o paciente terá de permanecer na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital DF Star, em Brasília, para observação. O boletim médico da unidade informou que ele está estável e não tem dores. EC
Pedido para PL da Anistia tramitar em urgência é protocolado na Câmara
O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder da bancada do PL na Câmara, protocolou nesta segunda-feira, 14, o pedido para que o projeto de lei que prevê anistiar os participantes da invasão do 8 de janeiro tramite em urgência no Parlamento.
O requerimento foi a alternativa encontrada por lideranças da direita radical para driblar a resistência do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a levar o PL da Anistia à votação. Foi neste contexto que aliados de Jair Bolsonaro (PL) pressionaram pelo avanço da pauta nas ruas e no Congresso e, na última semana, Sóstenes reuniu as 257 assinaturas necessárias para registrar o pedido.
Na prática, o protocolo de urgência impõe o prazo de 45 dias para a deliberação da matéria na Casa, sob pena de trancamento da pauta.
Se for adiante, o PL dependerá de aprovações em plenário na Câmara e no Senado e da sanção do presidente Lula (PT) para tornar inefetivas as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) que condenaram 497 pessoas pela invasão às sedes dos Três Poderes, sendo 44 delas a penas de 17 anos e meio de prisão — equiparáveis a um homicídio qualificado. EC
Com dores musculares, Arana fica fora de treino e vira preocupação no Atlético-MG
Ainda sem vencer neste Brasileirão, o técnico Cuca ganhou mais um motivo para se preocupar no Atlético-MG. O lateral-esquerdo Guilherme Arana ficou fora do treino desta segunda-feira, após deixar o gramado mais cedo e chorando no domingo, e pode virar desfalque para as próximas semanas.
Arana sentiu dores musculares na coxa direita durante o empate por 2 a 2 com o Vitória, no domingo, pelo Brasileirão. Sem condições de seguir jogando e chorando, precisou ser substituído por Caio Paulista. Nesta segunda, foi reavaliado e ficou apenas no trabalho de fisioterapia, segundo o clube mineiro.
O Atlético, contudo, não revelou detalhes sobre a condição física do lateral, que é o terceiro a se machucar em apenas uma semana na equipe. Além dele, estão em processo de recuperação neste momento: o meia Alan Franco (joelho direito) e os atacantes Júnior Santos (coxa direita), Brahian Palacios (coxa esquerda), Cadu (joelho direito) e Caio Maia (joelho direito).
Em compensação, Cuca pode vir a contar com o reforço do zagueiro Igor Rabello para a próxima rodada do Brasileirão. Ele iniciou o processo de transição, fez trabalho físico e com bola no gramado, em separado, nesta segunda. E demonstra que está praticamente reabilitado de um edema na coxa direita.
De certeza mesmo é o retorno do zagueiro Lyanco, desfalque no fim de semana por cumprir suspensão automática. Ele deve ser titular no jogo contra o Santos, na quarta, na Vila Belmiro, pela quarta rodada.
Ao fim do empate de domingo, Cuca fez críticas ao time, sem citar nomes, e admitiu que o elenco está reduzido. Assim, prometeu buscar reforços na próxima janela de transferências do futebol brasileiro, no meio do ano. EC
Santos demite Pedro Caixinha após terceiro jogo sem vitória no Campeonato Brasileiro
Em pleno aniversário, o Santos reagiu à recente entrada na zona de rebaixamento do Brasileirão. Nesta segunda-feira, 14, a direção do clube anunciou a demissão do treinador Pedro Caixinha, após a derrota para o Fluminense por 1 a 0, na noite de domingo, 13, no Maracanã. A partida era válida pela terceira rodada do campeonato.
Apesar do bom desempenho no Campeonato Paulista – que levou a equipe santista à semifinal da competição -, o técnico português não resistiu aos seguidos reveses nos primeiros confrontos do campeonato nacional. Além da derrota para o Vasco, na rodada de estreia, o clube empatou em casa com o Bahia e, contra o tricolor carioca, sofreu o gol da derrota nos últimos minutos da partida.
“O Santos Futebol Clube informa que o técnico Pedro Caixinha não comanda mais o time profissional. Junto com ele deixam o clube os auxiliares técnicos Pedro Malta e José Pratas, o preparador físico Guilherme Gomes e o preparador de goleiros José Belman”, escreveu o Santos em nota oficial. “A diretoria agradece ao profissional e deseja sucesso na continuidade de sua carreira.”
Interinamente, a equipe será assumida pelo auxiliar técnico César Sampaio até a chegada de um novo comandante. O próximo confronto do clube alvinegro será nesta quarta-feira, contra o Atlético Mineiro, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O time mineiro está na beira da zona de rebaixamento.
Contratado em dezembro de 2024, Pedro Caixinha veio do Red Bull Bragantino para assumir um Santos em reconstrução depois de um ano na segunda divisão. A diretoria havia acabado de demitir Fábio Carille, treinador que levou o clube ao vice-campeonato estadual e à liderança da Série B.
Desde que chegou, o técnico português esteve à frente da equipe santista em 16 oportunidades. Ao todo, conseguiu seis vitórias, três empates e sete derrotas – uma delas para o Corinthians, em partida que valia a vaga para a final do Paulistão. Na ocasião Caixinha relacionou Neymar, mas o deixou no banco a partida inteira, o que incomodou os torcedores.
O início do Campeonato Brasileiro foi outro balde de água fria nos santistas. Sem vencer até então, o time conquistou apenas um ponto nesta temporada e voltou para o local que tanto assustou a torcida em 2023: a zona da degola. Pouco ofensivo, o Santos não conseguiu, nem mesmo com o retorno do seu camisa 10, ameaçar o Fluminense na última rodada. A decisão de Pedro Caixinha de deixar de fora do confronto os Meninos da Vila JP Chermont e Gabriel Bontempo, que vêm apresentando bons desempenhos, e a insistência em Guilherme aumentou o desagrado alvinegro. EC
Receita apreende carga ilegal do Mounjaro avaliada em R$ 1 milhão em aeroporto
Uma carga de 389 canetas do Mounjaro (tirzepatida) foi retida pela Inspetoria da Receita Federal na madrugada de domingo, 13, no Aeroporto Internacional do Recife. A mercadoria foi avaliada em aproximadamente um milhão de reais.
Segundo o programa Fantástico, o viajante era procedente do Reino Unido e transportava de forma irregular unidades do medicamento injetável, usado no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, sem receita médica nem autorização da Anvisa.
Segundo a Receita Federal, o passageiro foi liberado mas poderá responder por processo criminal e perder a mercadoria. As canetas irão passar por perícia.
Similar ao Ozempic, o remédio tem sido a nova aposta da ciência para o emagrecimento. A comercialização do Mounjaro no mercado nacional ainda é proibida, mas ele tem previsão de chegada às farmácias brasileiras em 7 de junho.
Até lá, a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite exclusivamente a importação por pessoas físicas mediante apresentação de receita médica. O medicamento foi aprovado pela agência federal em setembro de 2023 para o tratamento do diabetes tipo 2.
Esta não foi a primeira carga do medicamento apreendida pela Receita Federal – pelo menos outros três passageiros tentaram entrar do País com centenas de canetas do Mounjaro desde o fim do ano passado, passando por aeroportos de diferentes capitais, mas acabaram tendo a carga interceptada.
A Receita tem feito um trabalho de inteligência para identificar os passageiros envolvidos no contrabando. Mais de 470 canetas já foram apreendidas neste ano.
Além da ilegalidade, o órgão alerta para as condições inadequadas no transporte irregular do medicamento, que deve ser mantido sob refrigeração.
A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) estabeleceu que o preço para o consumidor poderá variar de R$ 1.523,06 a R$ 4.067,81 no mercado brasileiro, a depender do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em cada Estado, da dose e da quantidade de canetas para aplicação por embalagem. EC
Semana Tracker na Autoeste de Presidente Venceslau
Semana Tracker na Autoeste de Presidente Venceslau!
Pode até parecer mentira, mas é verdade: o desconto na Tracker LT chega a incríveis R$ 31.910,00! É isso mesmo! A Tracker LT 24/25, que custava R$ 155.900, agora está por apenas R$ 123.990.
Essa é a oportunidade que você esperava para sair de carro novo com um superdesconto.
Você nunca viu nada igual!
Tracker LT 24/25 de R$ 155.900 por R$ 123.990. Economia de R$ 31.910
Não perca tempo! Corra para a Autoeste, na entrada da cidade, pela Avenida Tiradentes – Presidente Venceslau.
Santos e Umbro celebram aniversário do clube com lançamento de nova camisa

O Santos FC completa 113 anos nesta segunda-feira, 14, e, para comemorar a data especial, lança, em parceria com a Umbro, a camisa 2, para estreitar os laços históricos do clube, dos anos 90 e 2000, com as atuais gerações, através da reimaginação de técnicas gráficas e estéticas modernas.
A tradição do uniforme listrado em branco e preto ganhou detalhes pixelados, que trouxeram uma estética modernista ao manto alvinegro. A gola em V com acabamento em amarelo e os pixels com efeito quadriculado misturam charme com um ar retrô ao modelo.
O presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, lembrou inicialmente que a parceria com a Umbro começou em 1997 e prosseguiu até 2011. Sendo retomada em 2018: “Os resultados têm sido expressivos, com grande valorização para o clube e para a Umbro. Em 2002 e 2004, o Santos foi campeão brasileiro e, em 2011, foi tricampeão da Libertadores. É um bom sinal para essa temporada e para a estreia dos novos uniformes”.
O presidente recordou ainda, que com a Umbro, o Santos foi campeão da Copa do Brasil em 2010, um título que também garantiu vaga na Libertadores do ano seguinte.
Ao longo da camisa e das faixas pretas, será possível notar a presença dos elementos pixelados, que também são vistos nas mangas. A estética diferenciada ainda aparece na parte interna e traseira do uniforme, bem como nos números que serão impressos nos modelos.
“Para a camisa 2 desta temporada, decidimos misturar elementos do passado numa roupagem moderna e cheia de tecnologia. O modelo resgata o orgulho da história dos anos 90 e 2000 com elementos do futuro, falando com o torcedor de várias gerações. Sem dúvida nenhuma é uma camisa com história e presença, forte como o Santos Futebol Clube”, analisa Eduardo Dal Pogetto, diretor da Umbro no Brasil.
A camisa 2 tem pré-venda exclusiva nas lojas oficiais do clube, no site e no e-commerce da Umbro a partir desta terça-feira (15).
Versões das camisas 2 do Peixe
Como acontece há alguns anos, será disponibilizada também a versão Torcedor para as camisas do Peixe, que chega ao mercado em um preço inferior à versão das camisas de Jogador, e também com detalhes diferentes como tecido, detalhes da manga, da barra da camisa e da parte interior das golas, nos modelos masculino, feminino, juvenil e infantil. IE
Exclusão de tarifaço sobre produtos de tecnologia impulsiona Bolsas
Os índices acionários da China e de Hong Kong subiram nesta segunda-feira, 14, com a alta das ações de tecnologia depois que a Casa Branca isentou smartphones e computadores das tarifas “recíprocas” dos Estados Unidos, enquanto o setor de chips foi prejudicado por preocupações com a segurança nacional.
No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 0,76%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,23%.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 2,4% depois de perder 8,5% na semana passada. O Índice Hang Seng Tech teve alta de 2,3%.
O governo dos Estados Unidos concedeu exclusões de tarifas elevadas sobre smartphones, computadores e outros produtos eletrônicos importados em grande parte da China, ao mesmo tempo em que indicou que esses produtos serão submetidos a tarifas separadas, juntamente com semicondutores, que podem ser impostas dentro de um mês.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no domingo que anunciará a taxa tarifária sobre semicondutores importados na próxima semana, acrescentando que haverá flexibilidade com algumas empresas do setor.
A promessa de Trump significa que a exclusão de smartphones e computadores de suas tarifas recíprocas sobre a China provavelmente terá vida curta, já que ele pretende redefinir o comércio no setor de semicondutores.
Os mercados europeus seguem a tendência de alta: às 7h05 GMT (4h05), a Bolsa de Paris avançava 2,14%, Frankfurt 2,10%, Milão 2,04% e Londres 1,60%. ID
Carro capota e deixa motorista ferido na Vila Machadinho, em Presidente Prudente
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/l/A/ySnflyR3uYQm4uyDJqaQ/acidenti.jpg)
Um motorista ficou ferido após um carro capotar na noite de domingo (13), na Vila Machadinho, em Presidente Prudente (SP).
De acordo com a Polícia Militar, o acidente de trânsito ocorreu por volta das 19h e envolveu dois veículos na rua General Osório.
A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
Ainda não há informações sobre as causas do acidente e o estado de saúde do motorista. G1/Prudente
Avó de Fabiana Justus recebe diagnóstico do mesmo tipo de câncer da influenciadora

A influenciadora Fabiana Justus, 38, usou as redes sociais para fazer um desabafo sobre a saúde de sua avó, Celia Chryzman, diagnosticada com Leucemia Mieloide Aguda (LMA), a mesma doença contra a qual ela vem lutando desde 2024.
“Quero muito pedir pra nos unirmos mais uma vez em uma corrente de orações e do bem. Dessa vez por essa essa mulher linda da foto… a minha avó”, escreveu em post no Instagram.
“Por ironia (ou mistério) do destino, ela está enfrentando a LMA. Leucemia Mielóide Aguda. Começou crônica, e agora virou aguda”, seguiu.
Em tom de emoção, Fabiana ainda conta que o o diagnóstico em comum a fez se sentir mais conectada com a avó, e relata que Celia está respondendo bem ao tratamento.
“Mas nesse momento, toda oração, pensamento positivo e energia boa fazem a diferença. Posso contar com vocês?! Sei o quanto vocês fizeram e fazem a diferença pra mim”, finaliza.
A filha de Roberto Justus foi diagnosticada com leucemia mieloide em janeiro de 2024 e foi submetida a um transplante de medula dois meses depois. Recentemente ela comemorou um ano da pega da medula: “Hoje é meu renascimento! Um ano da pega da minha medula. Um ano do dia em que meu corpo disse sim pra vida de novo! Uma segunda chance nessa vida tão maravilhosa que Deus me deu! É impossível explicar o que sinto… Gratidão, emoção, esperança.” EC
Anvisa aprova registro de vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan
A Anvisa aprovou o pedido de registro definitivo da vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan em São Paulo, em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (14).
Com a aprovação, o imunizante está autorizado a ser aplicado no país na população acima de 18 anos.
Esta é a primeira vacina autorizada contra a doença, que pode causar dor crônica nas articulações e afetou 620 mil pessoas no mundo só em 2024. Os países com mais casos da doença são Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia.
O pedido de registro definitivo foi enviado à Anvisa em dezembro de 2023. No mesmo ano, a vacina foi aprovada pela agência regulatória norte-americana Food and Drug Administration (FDA). G1
De novo? Luis Suárez é flagrado tentando morder a mão de companheiro

No meio de uma confusão, durante partida entre Inter Miami e Los Angeles FC, o atacante Luis Suárez, ex-Grêmio, foi flagrado tentando morder o companheiro de equipe Jordi Alba. Os dois jogaram juntos durante anos no Barcelona e desde o ano passado atuam na mesma equipe nos Estados Unidos.
O momento aconteceu aos 44 minutos do confronto, quando o placar apontava 3 a 1 para o time de Suarez e companhia, em partida válida pela Copa dos Campeões da Concacaf. No meio da “briga”, o uruguaio parecia tentar retirar os companheiros, quando sentiu uma mão em seu rosto. Institivamente, Suarez tentou morder a mão do companheiro espanhol.
Reincidência
Parece que velhos hábitos não foram abandonados pelo atacante do Inter Miami. Essa não é a primeira vez que Suarez vira noticia por mordidas. Entretanto, nos outros casos, as agressões foram mais acintosas e em jogadores adversários.
Suarez já recebeu punições em três oportunidades por morder jogadores rivais. A primeira foi quando atuava no Ajax, da Holanda, quando mordeu Otman Bakkal, do PSV. Em 2013, já vestindo a camisa do Liverpool, voltou a virar notícia pela mesma agressão após morder o zagueiro Ivanovic, do Chelsea.
A mordida mais famosa foi durante a Copa do Mundo de 2014. Enquanto tentava se desvencilhar da marcação, Suarez mordeu o zagueiro italiano Chiellini, em duelo entre Uruguai e Itália na fase de grupos da Copa no Brasil. A falta foi flagrada pelas câmeras e o atacante recebeu uma punição de quatro meses sem poder atuar. IE
Bolsonaro permanecerá na UTI sem previsão de alta, dizem médicos

Os médicos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmaram durante coletiva realizada nesta segunda-feira, 14, que o procedimento cirúrgico foi bem sucedido e não houve complicações, apesar de ter durado 12 horas.
A previsão de Claudio Birolini, chefe da equipe que conduziu a cirurgia, é de que Bolsonaro permanecerá na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após deixar o centro cirúrgico. “Nosso objetivo é que ele volte a ter uma vida normal, sem restrições”.
A recomendação dos médicos é de que o ex-presidente não receba visitas. De acordo com Leandro Echenique, cardiologista que acompanha Bolsonaro desde 2018, o ex-presidente está recebendo antibióticos de forma preventiva e passa por fisioterapia. “Ele está acordado, consciente e conversando conosco. Já fez até uma ‘piadinha’”, ressaltou o cardiologista.
Echenique ressaltou que a cirurgia realizada pelos médicos é complexa. “Quando há um procedimento prolongado como este, o organismo do paciente fica muito inflamado. Isso pode ocorrer no pós-operatório, é comum”, comentou.
Birolini também explicou que Bolsonaro apresentou um quadro de distensão abdominal e, após observação de elevação dos marcadores de inflamação, foi recomendada a intervenção cirúrgica. De acordo com o médico, o intestino do ex-presidente estava “sofrido”, o que leva a crer que o ex-presidente já apresentava o quadro há alguns meses.
Segundo Birolini, foi preciso reconstruir o intestino de Bolsonaro, algo complexo de se fazer. “O resultado foi bastante satisfatório”, afirmou.
O médico disse ainda que não há expectativas de uma evolução rápida, já que o ex-presidente só poderá se alimentar por nutrição parenteral — administração de nutrientes diretamente na corrente sanguínea — enquanto seu órgão se recupera da cirurgia.
“A situação do presidente, era um abdômen hostil, várias cirurgias prévias e uma parede abdominal bastante prejudicada. Isso nos antecipava que seria um procedimento complexo e trabalhoso”, comentou Birolini, acrescentando que as complicações que Bolsonaro sofreu são consequência das cirurgias que o ex-presidente precisou fazer desde que sofreu uma facada durante a campanha eleitoral de 2018. IE
Cuidar da saúde é um gesto diário que começa com escolhas simples!
No Mês da Saúde Farmais, o foco é fortalecer a imunidade com aliados poderosos como Vitamina C, Zinco, Própolis, Cúrcuma e muito mais.
Passe em nossa loja, fale com um de nossos atendentes e descubra o que o seu corpo precisa para se manter firme e forte todos os dias!
Farmais, sempre ao seu lado com cuidado e carinho.
A reação do governo Lula aos mais de 100 deputados da base que assinaram a anistia
Integrantes do governo Lula passaram a fazer uma investida intensa junto aos parlamentares que fazem parte de partidos de sua base e que assinaram a proposta de urgência da anistia.
Neste momento, o foco do Palácio do Planalto tem sido as lideranças dos partidos que, apesar de terem cargos em diferentes escalões no governo, apoiaram a votação da urgência do projeto que isenta de punições os envolvidos no 8 de janeiro.
Nas conversas com lideranças das siglas, ministros de Lula estão reforçando a crítica de que é inconcebível que parlamentares de legendas que fazem parte do governo apoiem uma anistia que livrará golpistas que tentaram derrubar este mesmo governo e ainda planejaram assassinar o presidente da República.
Como informou a coluna, assinaturas de mais de 100 deputados da base de Lula ao requerimento de urgência da anistia geraram indignação no Palácio do Planalto.
Lideranças do PT defendem que o governo aumente o tom junto aos expoentes dos partidos da base e deixe claro que eles correm o risco de perder os postos que têm no primeiro, segundo e terceiro escalões da Esplanada. A pressão para retirar os votos de apoio ao texto está sobre aqueles parlamentares que não são abertamente alinhados ao bolsonarismo.
Os esforços dos ministros de Lula visam remover o maior número de assinaturas possível do texto da anistia até a semana do dia 21 de abril, quando ocorre a próxima reunião do colégio de líderes da Câmara. É nela que o líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante, vai pleitear que a urgência da anistia seja pautada no plenário.
O texto já superou as 257 assinaturas necessárias para ser votado no plenário da Casa. Nas contas do PL já há 265 assinaturas. Desses apoios, mais de 115 são de deputados que integram partidos da base do governo Lula, como MDB, União Brasil, PP, PSD e Republicanos. Todos têm ministérios na Esplanada.
Há ainda assinaturas de deputados de partidos que ocupam escalão menores no governo, como o Podemos, que indicou o presidente da Geap, a operadora de planos de saúde que atende servidores públicos, aposentados e seus familiares. O Globo
PIS/Pasep: abono salarial vai ser pago a 4,3 milhões de trabalhadores na terça-feira
O abono salarial do PIS/Pasep 2025 vai ser pago na terça-feira (15) para 4,3 milhões de trabalhadores nascidos em março e abril. Para o pagamento do terceiro lote do benefício, o governo vai desembolsar R$ 5,1 bilhões.
Em 2025, o valor do abono salarial varia entre R$ 127,00 a R$ 1.518,00 de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base de 2023. A consulta para saber quem tem direito e os valores estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.
3,8 milhões de trabalhadores de empresas privadas com direito ao PIS recebem o abono salarial na terça-feira pela pela Caixa Econômica Federal e 499 mil servidores públicos com direito ao Pasep são pagos pelo Banco do Brasil.
O calendário de pagamento do abono salarial 2025 referente ano base 2023 iniciou em 17 de fevereiro e os valores ficarão disponíveis aos trabalhadores até 29 de dezembro. VI
Alcaraz se torna 1º tenista da geração Z a ultrapassar US$ 40 milhões em premiações

Campeão do Masters 1000 de Montecarlo, no domingo, Carlos Alcaraz se tornou o primeiro tenista da geração Z a superar a marca de US$ 40 milhões, cerca de R$ 234 milhões, em premiações no circuito profissional. O espanhol é o 11º tenista da história, entre homens e mulheres, a alcançar tal cifra.
Alcaraz obteve o feito entre tenistas da geração Z (nascidos entre a segunda metade da década de 1990 e o início dos anos 2010) ao receber o valor de 946.610 euros – equivalente a US$ 1,03 milhão – pelo seu primeiro título em Mônaco. Assim, o tenista de 2003 somou o valor exato de US$ 40.231.787 em premiações.
O espanhol deixou para trás, assim, o italiano Jannik Sinner. O número 1 do mundo, que não joga desde janeiro por suspensão por doping, já embolsou US$ 39.389.088 em premiações. Estes valores não incluem eventuais pagamentos de cachê, que tenistas do Top 10 costumam receber para jogar torneios menores, e premiações para exibições.
A lista dos tenistas que mais receberam premiações na história do tênis é encabeçada pelo sérvio Novak Djokovic (US$ 186.933.983). Na sequência, vêm o espanhol Rafael Nadal (US$ 134.946.100), o suíço Roger Federer (US$ 130.594.339) e a americana Serena Williams (US$ 94.816.730) – somente Djokovic ainda está na ativa no circuito. EC
Unoeste se destaca em avaliação do MEC como melhor universidade privada de SP
A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) é a melhor universidade particular do Estado de São Paulo, conforme dados do IGC (Índice Geral de Cursos) divulgados nesta sexta-feira pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela avaliação.
Com conceito 5, a Unoeste teve o IGC Contínuo em 3,952 – o melhor indicador entre todas as instituições categorizadas como universidade. “O resultado é histórico e reflete o trabalho realizado dentro da instituição que já formou mais de 120 mil profissionais para o mercado de trabalho”, aponta a universidade. Até o último indicador, a Unoeste estava em segundo nesse ranking de universidades particulares de São Paulo. O Imparcial
Em meio a tarifaço, comércio com EUA bate recorde no 1º trimestre; Brasil importou mais do que exportou
O comércio entre o Brasil e os Estados Unidos bateu recorde no primeiro trimestre deste ano, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (14) pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil).
O resultado positivo acontece em meio às tensões comerciais resultantes do “tarifaço” imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump à maior parte do planeta, que atingiu também o Brasil – sobretudo, em produtos como aço e alumínio.
De acordo com o “Monitor do Comércio Brasil-EUA”, publicado a cada três meses pela Amcham, a corrente de comércio atingiu US$ 20 bilhões entre janeiro e março de 2025.
É o maior valor já registrado para o período desde o início da série histórica. O crescimento foi de 6,6% em relação ao mesmo trimestre de 2024.
“O resultado reforça a solidez da relação bilateral e o dinamismo do comércio entre os países. Destaques incluem o forte desempenho das exportações da indústria brasileira e o crescimento das importações de bens de alto valor agregado, com ênfase em tecnologia e energia, informou a Amcham Brasil. G1
Avião com traficantes cai após ser interceptado por caças da FAB

Uma operação aérea resultou na interceptação de uma aeronave do tráfico internacional de drogas na manhã de domingo (13/4), na região amazônica. Caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) foram acionados para abordar um bimotor que ingressou no espaço aéreo nacional de forma irregular, em rota conhecida por ser utilizada por narcotraficantes. O avião havia partido do Peru.
Coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), a ação contou com o apoio da Polícia Federal (PF) e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), vinculado à Polícia Militar do Mato Grosso. A aeronave interceptada era um modelo Seneca, de prefixo PT-RBC, que entrou no território brasileiro por volta das 9h da manhã e foi detectada por radares do CINDACTA IV.
Conforme os protocolos do policiamento do espaço aéreo, os pilotos da FAB realizaram procedimentos de averiguação, como reconhecimento visual e interrogação.
Diante da resistência em obedecer às ordens de mudança de rota, medidas de intervenção foram adotadas. A aeronave desceu e acabou colidindo com o solo em uma área remota, às margens do rio São Manoel, entre os estados do Mato Grosso e Pará.
Na sequência, um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB transportou agentes da Polícia Federal até a região de difícil acesso, próxima à Aldeia Ariramba. No local, dois cidadãos bolivianos foram presos. Pacotes com substância análoga à maconha foram encontrados nas imediações do avião acidentado.
Os presos e o material apreendido foram levados para a cidade de Alta Floresta (MT), onde serão realizados os procedimentos legais. METRÓPOLES
Cirurgia de Bolsonaro dura mais de 12 horas
A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tratar um quadro de obstrução intestinal, no Hospital DF Star, em Brasília, foi encerrada por volta das 21h20 após 12 horas de duração. Ele foi encaminhado para a UTI da unidade de saúde.
A obstrução intestinal foi causada por uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal, diz novo boletim médico. A cirurgia — que também reconstruiu a parede abdominal — ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue.
Bolsonaro está estável e sem dor, segundo a equipe médica. No momento, o ex-presidente recebe medidas de suporte clínico, nutricional e prevenção de infecções, informa o boletim. UOL
Últimas notícias na região
DIRIGIA EMBRIAGADO E FOI DETIDO
Um homem de 57 anos foi preso por dirigir embriagado na Rodovia SP-563. Rodovia da Integração, em Presidente Venceslau. Ele conduzia um caminhão com placas de São Carlos (SC) quando foi abordado pela Polícia Rodoviária. Constatada a alteração psicomotora por álcool, o caso foi encaminhado à delegacia. O motorista foi liberado, mas responderá pelo crime previsto no artigo 306 do CTB. AMN
REAL VENCE CORINTIANS E CONQUISTA COPA 50+
Com bom público presente no Parque São Jorge, o Real Futebol Clube de Presidente Venceslau conquistou o título da Copa 50+ ao vencer o Corintians, também de Presidente Venceslau, na casa do adversário. A final terminou com placar de 2 a 1. Giovani marcou para o Corintians, enquanto Maurinho (contra) e Pedro Romeu garantiram a vitória do Real. AMN
CURSO DE MEDICINA DA UNOESTE É O TERCEIRO MELHOR DO PAÍS
O curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente conseguiu mais uma vez a nota máxima (5) no CPC (Conceito Preliminar de Curso) e se tornou o terceiro melhor do Brasil. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela avaliação, que é uma das mais importantes do país. O IMPARCIAL
Empate do São Paulo no Morumbis
São Paulo e Cruzeiro empataram por 1 a 1 na noite de hoje, pela 3ª rodada do Brasileirão, no Morumbis, em partida marcada por poucas chances e muito equilíbrio.
A partida foi marcada por muito equilíbrio do começo ao fim, inclusive na posse de bola — 53% para o Tricolor paulista e 47% para a Raposa.
Ferreirinha abriu o placar para o São Paulo, e Kaio Jorge deixou tudo igual para o Cruzeiro. Os dois gols saíram no segundo tempo. UOL