Suspeitos de tentativa de homicídio qualificado e extorsão são presos em PP e Martinópolis

Celulares, dinheiro, drogas, entre outros objetos, foram apreendidos em endereços dos envolvidos
Celulares, dinheiro, drogas, entre outros objetos, foram apreendidos em endereços dos envolvidos

Investigados pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado e extorsão, em novembro do ano passado, quatro homens, com idades entre 21 e 34 anos, foram presos temporariamente nesta terça-feira, em Martinópolis e Presidente Prudente. Eles são acusados de, durante uma briga com três pessoas, em um bar na Vila Malaman, em Prudente, terem subtraído o celular de uma das vítimas, da qual exigiram R$ 150 para entrega do aparelho. Na parte externa do estabelecimento, um dos indiciados, de 26 anos, ainda efetuou um disparo de arma de fogo contra uma das vítimas, que sofreu ferimentos graves.

Após o tiro, o quarteto fugiu com o celular utilizado na tentativa de extorsão. Nesta terça-feira, seus endereços foram alvos de cumprimento de mandados de busca e apreensão, além das prisões temporárias. Em posse dos suspeitos, agentes da Deic-8 (Divisão Especializada de Investigações Criminais) e da Delegacia de Martinópolis encontraram celulares, dinheiro, entre outros objetos. Um dos envolvidos ainda foi autuado em flagrante por tráfico ao ser surpreendidos com drogas. O Imparcial

 

Ataque a tiros na Suécia deixa vários feridos

Várias pessoas ficaram feridas em um ataque a tiros nesta terça-feira (29), em Uppsala, uma cidade cerca de 60 quilômetros ao norte de Estocolmo, informou a polícia, enquanto a mídia reportou várias mortes.

Pouco depois das 17h00 (12h00 no horário de Brasília), houve “ligações de pessoas que ouviram fortes estrondos que pareciam tiros no centro de Uppsala”, relatou a polícia em seu site, acrescentando que várias pessoas “apresentam ferimentos que podem ter sido causados por disparos”. AFP

Vaticano divulga horário, língua e vestimenta de conclave

O conclave para eleger o sucessor do papa Francisco começará no próximo dia 7 de maio, às 16h30 (horário local) com a entrada e o juramento dos 133 cardeais eleitores na Capela Sistina do Vaticano, conforme previsto pelo Ordo Rituum Conclavis, conjunto de normas e rituais litúrgicos que regem o processo.

O dia começará às 10h (horário local), com a missa “Pro Eligendo Pontifice” e, à tarde, os cardeais se reunirão às 16h15 na Capela Paolina, na primeira Loggia do Palácio Apostólico Vaticano, disse o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni.

O horário foi decidido pelo mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, o arcebispo Diego Ravelli. Segundo Bruni, o idioma oficial será o italiano, mas “haverá interpretes”.

Os cardeais de rito latino usarão a túnica vermelha com faixa, roquete, mozeta, cruz peitoral com cordão vermelho e dourado, anel, zucchetto e barrete. Já os das Igrejas Orientais usarão seu próprio traje coral.

O cardeal e arcebispo indiano, George Jacob Koovakad, dará início à votação para eleger o novo Papa. Ele também vai fechar a porta da Capela Sistina. Já o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, vai presidir o conclave.

Da Capela Paolina, enquanto a Ladainha dos Santos é cantada, os cardeais eleitores seguirão em procissão até a Capela Sistina, onde, após o canto do Veni Creator, em honra ao Espírito Santo, farão o juramento prescrito.

Além dos eleitores, participarão da procissão, que se reunirá na Sala Régia do Palácio Apostólico Vaticano às 16h e vestirá o traje coral: o cardeal que ditará a meditação; o secretário do conclave e vice-camareiro; o mestre das celebrações litúrgicas pontifícias; dois membros do Colégio dos Protonotários Apostólicos do número de participantes; dois membros do Colégio dos Prelados Auditores da Rota Romana; os mestres de cerimônias papais; o secretário do cardeal que preside o conclave; a Pontifícia Capela Musical.

Às 16h poderão ter acesso à Capela Sistina somente os seguintes indivíduos: substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado; secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais da Secretaria de Estado; o regente da Casa Pontifícia; os religiosos vinculados à Sacristia Pontifícia; os padres responsáveis pelas confissões; o coronel do Corpo da Guarda Suíça Pontifícia.

Estarão presentes também, com ingresso especial, os funcionários do Departamento de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, do Corpo da Guarda Suíça Pontifícia, da Direção de Saúde e Higiene, da Floricultura e do Dicastério para a Comunicação. (ANSA).

Energia na Europa é restabelecida por completo após um dia

O serviço de energia elétrica foi restabelecido por completo nesta terça-feira (29) em Portugal, Espanha e sul da França, que sofreram um grande apagão na manhã de segunda. (28). As investigações sobre as causas do blackout ainda estão em curso, mas Lisboa e Madrid já descartaram um ataque cibernético.

A União Europeia demonstrou alívio pelo incidente não ter sido causado por um ataque hacker, enquanto o governo da Itália destacou a necessidade de um reforço na segurança do bloco.

“A [operadora estatal espanhola] Red Elétrica excluiu há pouco que um ataque hacker tenha causado a interrupção da eletricidade ontem na Espanha. Isto é uma boa notícia”, afirmou a porta-voz da Comissão Europeia, Paula Pinho, nesta terça, quando o governo de Portugal também descartou essa possibilidade.

“Aguardamos maiores informações” sobre as causas do incidente, acrescentou Pinho.

Já a porta-voz da Comissão para Energia, Eva Hrncirova, garantiu que o bloco irá tentar “prevenir este tipo de situação e tentaremos adotar medidas para evitá-la no futuro”, Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje “a criação de uma comissão de inquérito para análise técnica” pelo Conselho de Segurança Nacional, que será coordenada pelo Ministério da Transição Ecológica.

“O governo exigirá que os operadores privados prestem contas de suas responsabilidades” pelo apagão, garantiu Sánchez.(ANSA).

 

Cuide-se todos os dias com a Farmais!

A sua saúde e bem-estar começam com pequenos hábitos que fazem toda a diferença. No Mês da Saúde, queremos lembrar você da importância do autocuidado, da prevenção e de escolhas que promovem mais qualidade de vida. Seja na rotina de higiene, nos cuidados diários com a pele ou na proteção solar, estamos aqui para oferecer praticidade, qualidade e preços especiais.

Na Farmais, você encontra tudo o que precisa para se cuidar e viver melhor, com condições imperdíveis e um atendimento sempre próximo e confiável. Venha conferir nossas ofertas e cuide de quem mais importa: você!

Seleção brasileira pode usar camisa vermelha? Veja o que diz o estatuto da CBF

A seleção brasileira deverá utilizar as cores vermelhas em seu segundo uniforme para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada no Canadá, México e Estados Unidos. Tradicionalmente, a camisa reserva da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) leva os tons azulados em sua confecção, semelhante àquele encontrado na bandeira nacional. O uso do vermelho no próximo ano, no entanto, pode ferir o estatuto da entidade.

Segundo informado pelo Footy Headlines, site referência em “vazar” camisas de clubes e seleções antes do lançamento, o uniforme 2 do Brasil será avermelhado e levará o logo da Jordan – que já foi estampado em camisas do Paris Saint-Germain, por exemplo -, no lugar do tradicional “Swoosh” da Nike.

A cor vermelha é comumente associada à marca, em função do primeiro tênis utilizado por Michael Jordan em parceira com a Nike (Air Jordan 1). Para que ela seja incorporada à CBF, no entanto, é preciso uma aprovação dos diretores já que, segundo o estatuto, não é permitida a utilização de cores que não estejam na bandeira – verde, amarelo, azul e branco.

O estatuto da CBF de 2017 traz, em seu capítulo III, artigo 13, inciso III, trata da questão relativa às cores do uniforme da seleção. Nele, apesar de delimitar que sejam utilizadas mesmas presente na bandeira, existe uma “brecha” para que, em casos especiais, seja aprovado um uniforme diferente daquele previsto no estatuto.

“Os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF (…), não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria”, diz o documento.

Em 2023, por exemplo, a CBF lançou um uniforme em homenagem a Vinícius Júnior e em alusão à luta contra o racismo. Em amistoso contra a Guiné, a equipe, comandada por Ramon Menezes, atuou com as cores pretas.

Já a cor vermelha foi utilizada em duas oportunidades: em 1917 e em 1936, ambas as partidas válidas pelo Campeonato Sul-Americano – precursor da Copa América. Nos dois casos, o motivo se deu em função de um conflito do uniforme da seleção brasileira que, até a Copa do Mundo de 1950, tinha o branco como cor principal.

Na edição de 1917, Chile e Uruguai também tinham a camisa branca como principal. Precisou ser realizado um sorteio que definiu que o Brasil precisaria utilizar a camisa vermelha nos seus compromissos. Com as novas cores, o Brasil foi goleado pelos uruguaios por 4 a 0, mas bateu os chilenos por 5 a 0, terminando a competição em terceiro lugar.

Já em 1936, em dezembro daquele ano, Brasil e Peru se enfrentaram pelo Sul-Americano de 1937. A partida, no entanto, teve o mesmo conflito: uniformes brancos como principal das equipes. O Brasil precisou, portanto, utilizar as camisas do Independiente, da Argentina – onde foi disputada a competição – na vitória por 3 a 2. EC

 

Mais de 72.000 migrantes morreram ou desapareceram no mundo desde 2014

Mais de 72.000 mortes e desaparecimentos foram documentados em rotas migratórias de todo o mundo na última década, a maioria em países afetados por crises, informou nesta terça-feira (29) a Organização das Nações Unidas.

No ano passado, também se registrou o maior número de mortes de migrantes até o dia de hoje, com pelo menos 8.938 mortes em rotas migratórias, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Em um novo relatório, a agência da ONU concluiu que quase 75% de todas as mortes e desaparecimentos de migrantes registrados desde 2014 ocorreram enquanto as pessoas fugiam da insegurança, de conflitos, de desastres e de outras crises humanitárias.

A OIM disse que seu Projeto Migrantes Desaparecidos “documentou mais de 72.000 mortes e desaparecimentos em rotas migratórias de todo o mundo desde 2014”.

Desde então se determinou que mais de 52.000 pessoas morreram enquanto tentavam fugir de algum dos 40 países do mundo onde a ONU mantém um plano de resposta à crise ou de assistência humanitária.

Além disso, um a cada quatro migrantes mortos vinha de países afetados por crises humanitárias, com milhares de afegãos, rohingyas e sírios documentados como mortos em rotas migratórias em todo o mundo.

O Mediterrâneo central segue sendo a rota mais mortal, com quase 25.000 pessoas desaparecidas no mar durante a última década, segundo a OIM.

Mais de 12.000 dessas mortes ocorreram após partirem da Líbia e muitas outras pessoas desapareceram enquanto cruzavam o deserto do Saara, detalha o relatório. Mais de 5.000 pessoas também morreram nos últimos dez anos tentando sair do Afeganistão, muitos deles depois de que os talibãs retomaram o poder em 2021.

Mais de 3.100 membros da minoria rohingyas de Mianmar morreram durante esse período, muitos em naufrágios ao tentar cruzar para Bangladesh. AFP

 

Governo e Justiça da Espanha investigarão as causas do apagão massivo

O Governo e o Judiciário da Espanha, que citaram uma possível “sabotagem informática”, anunciaram nesta terça-feira (29) que vão investigar as causas do apagão massivo que deixou a Península Ibérica sem energia durante horas na segunda-feira.

“Serão tomadas as medidas necessárias para que isso nunca mais aconteça”, garantiu o primeiro-ministro Pedro Sánchez em entrevista coletiva, ao anunciar a criação de uma comissão investigativa liderada pelo Ministério da Transição Ecológica.

“Os técnicos da rede elétrica continuam analisando o sistema. Esperamos receber os resultados preliminares nas próximas horas, se não dias”, explicou.

“Nenhuma hipótese será descartada até que tenhamos os resultados”, observou.

Paralelamente, a Audiência Nacional, jurisdição de Madri que trata de casos complexos, abriu uma investigação para apurar se houve “sabotagem informática”, o que poderia constituir um “crime de terrorismo”. AFP

 

Temperatura despenca em SP e capital deve registrar mínimas mais baixas do ano

O Estado de São Paulo deverá registrar, de forma mais intensa, uma sequência de dias gelados ao longo desta semana. As mínimas previstas para a capital paulista e para cidades do interior indicam temperaturas muito baixas, reforçando o cenário típico de outono, conforme prevê a Climatempo.

Com o frio mais intenso, a capital pode registrar as mínimas mais baixas do ano. Ainda de acordo com a Climatempo, atualmente, o recorde é de 15,4°C, registrado nos dias 6 e 22 de abril.

O índice deve ser superado já nesta terça-feira, 29, com mínima prevista de 15°C durante a noite.

“A expectativa é de queda ainda mais expressiva na quarta-feira, 30, com mínima prevista de 14°C, e novamente na quinta-feira, 1º, quando a temperatura pode atingir 13°C, consolidando um novo recorde para 2025 até agora”, projeta a empresa de meteorologia.

A semana iniciou com alterações climáticas importantes no Brasil, com uma frente fria movendo-se para o Nordeste e influenciando o Sudeste, permitindo a entrada de uma massa de ar polar no Centro-Sul. A condição climática resultou em um clima mais seco e frio, com expectativa de que as temperaturas baixas e o tempo seco continuem nos próximos dias.

Além de São Paulo, o Mato Grosso do Sul também terá destaque para as temperaturas mínimas mais baixas nesta semana, especialmente em cidades do sul do Estado.

Na região Sul do Brasil, as temperaturas serão as mais baixas do País em diversas localidades. “A previsão indica geada em várias áreas da região, reforçando a presença do ar frio intenso”, afirma a Climatempo. EC

Motorista de caminhão venceslauense morre em acidente no Paraná

Lucas Alves VillaNova

Foi identificado como Lucas Alves VillaNova, de 24 anos, o motorista que morreu no grave engavetamento registrado na noite desta segunda-feira (28) na BR-376, em Ponta Grossa. Natural de Presidente Venceslau, em São Paulo, Lucas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.

O corpo foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa. Até o momento, não há informações divulgadas sobre o velório e sepultamento do jovem.

O trágico acidente aconteceu no sentido Curitiba, entre os viadutos da Santa Paula e da Santa Terezinha, e mobilizou diversas equipes de resgate. Segundo informações do repórter Ricardo Marcondes, que esteve no local, o engavetamento envolveu vários veículos, incluindo caminhões e automóveis.

Um dos veículos ficou completamente destruído e partes de carros, além de uma carga de soja transportada por um caminhão, ficaram espalhadas pela pista. Um caminhão carregando material inflamável também se envolveu na colisão, aumentando o risco de explosão e exigindo ainda mais cautela das equipes de resgate.

Devido à gravidade da situação, o trânsito na BR-376 foi totalmente interditado para o atendimento das vítimas e a limpeza da via. Equipes do Corpo de Bombeiros, Siate, Samu, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalharam intensamente no local.

Algumas vítimas ficaram presas nas ferragens e precisaram ser retiradas pelas equipes de socorro. O número oficial de feridos ainda não foi divulgado pelas autoridades.

Novas informações sobre o velório e o sepultamento devem ser atualizadas em breve.

 

TV Globo celebra 60 anos com especial histórico ‘Show 60 Anos’

A TV Globo comemorou seus 60 anos com um grande especial exibido na noite de segunda-feira, 28 de abril. Intitulado “Show 60 Anos”, o programa reuniu mais de 400 artistas, entre cantores, atores e personalidades marcantes da história da emissora. O espetáculo contou com apresentações musicais emocionantes, reencontros inéditos e trechos de novelas, programas e coberturas jornalísticas que marcaram gerações.

Um dos momentos mais tocantes da noite foi a homenagem à jornalista Glória Maria, que faleceu em 2023. A homenagem incluiu um documentário com imagens inéditas, entrevistas e depoimentos que celebraram sua trajetória pioneira no jornalismo brasileiro e seu papel como símbolo de representatividade e talento.

Além das apresentações ao vivo, o especial também relembrou grandes marcos da emissora, como a estreia do “Jornal Nacional”, novelas como “Roque Santeiro” e “Avenida Brasil”, e programas de humor como “Chico Anysio Show” e “Casseta & Planeta”.

Bolsonaro tem 45,1% e ficaria à frente de Lula nas eleições de 2026, diz AtlasIntel

Nelson Almeida/AFP
Como oponentes na eleição presidencial de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) participam de debate na Band Foto: Nelson Almeida/AFP

Se as eleições presidenciais de 2026 reproduzirem a última disputa, Jair Bolsonaro (PL) derrotaria o presidente Lula (PT), segundo pesquisa AtlasIntel divulgada ontem, 28.

No cenário mapeado pelo instituto, o ex-presidente alcançou 45,1% das intenções de voto, numericamente à frente dos 44,2% do petista. A margem de erro do levantamento é de um ponto percentual, para mais ou para menos, o que representa um empate técnico.

Bolsonaro foi declarado inelegível até 2030 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e, portanto, não poderá disputar o pleito. Mas aliados confiam na recuperação dos direitos políticos e o próprio ex-presidente insiste na candidatura.

Ciro Gomes (PDT) teve 2,9%, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), 2,1% das intenções de voto. Já 2,8% dos entrevistados disseram não saber quem escolher, enquanto 1,6% afirmaram que votariam em branco ou anulariam seu voto. Os 1,3% restantes optariam por outro dos concorrentes de 2022.

A AtlasIntel entrevistou 5.419 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 20 e 24 de abril, por meio do recrutamento digital aleatório, em que usuários clicam em um anúncio durante seu acesso à internet e se voluntariam a responder às perguntas. Um sistema de segurança impede que o anúncio seja exibido mais de uma vez para cada pessoa. IE

 

São Paulo recebe Náutico pela Copa do Brasil após semana desgastante

O São Paulo volta ao MorumBis nesta terça-feira, após vencer o Libertad no Paraguai e empatar com o Ceará em Fortaleza. A partir das 21h30, enfrenta o Náutico pela terceira fase da Copa do Brasil. Será a estreia do time comandado por Luis Zubeldía no torneio nacional, já que não precisou disputar as fases anteriores por estar também na Libertadores.

Nesta etapa, os duelos são de ida e volta. A classificação, portanto, será definida no Estádio dos Aflitos, no dia 20 de maio. Se houver empate no placar agregado ao final do segundo jogo, a decisão será nos pênaltis.

Depois de escalar um time bastante modificado para enfrentar o Ceará pelo Brasileirão, o técnico argentino ainda não pode utilizar a escalação ideal porque continua com muitos desfalques.

Havia a expectativa de que Lucas Moura, em reta final de recuperação, ficasse no banco após mais de um mês como desfalque por causa de um trauma no joelho, mas o retorno deve ser apenas na sexta-feira, contra o Fortaleza. Arboleda ainda está com sobrecarga muscular e, portanto, também continua como baixa.

Zubeldía tem se destacado nos últimos jogos pelo bom aproveitamento que tem feito dos jovens da base. Ryan Francisco, de 18 anos, se destacou no final de semana e fez o gol são-paulino no empate por 1 a 1 com os cearenses. Apesar disso, deve deixar o time titular para a entrada de André Silva. Já Lucas Ferreira, 19, começa jogando mais uma vez.

No MorumBis, o São Paulo vai encontrar um Náutico que está sofrendo na Série C, com um empate e duas derrotas em três jogos. Para chegar à terceira fase da Copa do Brasil, o time pernambucano eliminou o Santa Cruz de Natal com uma goleada por 4 a 0 na primeira fase, antes de despachar o Vitória com triunfo por 2 a 0 na segunda.

O técnico Hélio dos Anjos não conta com o zagueiro João Maistro, o lateral-esquerdo Luiz Paulo, o volante Igor Pereira e o atacante Vinícius, todos lesionados. O nome mais conhecido do elenco alvirrubro é o goleiro Muriel, que passou por Fluminense e Internacional e é irmão de Alisson, goleiro do Liverpool e da seleção brasileira. EC

 

Fies 2025: prazo para inscrição em vagas remanescentes termina nesta terça-feira

Inscrição é feita pela internet Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O prazo para os estudantes interessados em concorrer às vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) termina nesta terça-feira (29). As oportunidades são aquelas que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa federal.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Quem pode se inscrever

  • Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010, com nota no exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições;
  • Ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero;
  • Não ter participado no referido Exame como “treineiro”;
  • Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos;
  • Possuir, obrigatoriamente, condições de atingir a frequência mínima exigida para o semestre letivo referente ao primeiro semestre de 2025, no curso, turno e local de oferta da instituição de ensino superior para o qual se inscrever.

De acordo com o edital, 50% das vagas remanescentes serão reservadas para os candidatos do Fies Social. Segundo o MEC, esses candidatos serão identificados automaticamente, com base em dados do CadÚnico, fornecidos ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Resultado e comprovação de informações

A divulgação do resultado está prevista para 6 de maio. Após a lista final, os candidatos pré-selecionados deverão se apresentar à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição de ensino superior nos dias 7 e 8 de maio, para comprovação das informações. R7

 

STF decide manter a prisão do ex-presidente Fernando Collor

STF decide manter a prisão do ex-presidente Fernando Collor
STF decide manter a prisão do ex-presidente Fernando Collor

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira, 28, manter a prisão do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor decretada no âmbito de uma condenação de maio de 2023 por corrupção e lavagem de dinheiro em processo resultante da Operação Lava Jato.

A prisão foi decretada na semana passada pelo ministro Alexandre de Moraes após ele julgar que os recursos contra a condenação apresentados pela defesa de Collor visavam apenas protelar a execução da pena.

O placar final foi de 6 votos contra 4 a favor da manutenção da prisão. Votaram a favor os ministros Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Dias Toffoli além de Moraes, que foi o relator do caso.

Os votos contrários foram dados pelos ministros Luiz Fux, Kassio Nunes Marques, Gilmar Mendes, e André Mendonça. Cristiano Zanin se declarou impedido de julgar o caso por ter atuado como advogado em processos da Operação Lava Jato.

André Mendonça abriu a divergência ao considerar que o recurso apresentado pela defesa, que questionava a dosimetria da pena por corrupção passiva, é uma garantia judicial mínima e não deveria ser considerado protelatório. DW

 

Anistia denuncia ‘ataques’ do governo Trump ao direito internacional

Anistia denuncia
Anistia denuncia ‘ataques’ do governo Trump ao direito internacional

O direito internacional sofreu “ataques frontais” dos Estados Unidos desde o retorno do presidente Donald Trump, denunciou Agnes Callamard, secretária-geral da Anistia Internacional (AI), que divulga nesta terça-feira (29) seu relatório anual.

O segundo mandato de Trump, que completa 100 dias nesta semana, foi marcado por “uma onda de ataques frontais à obrigação de prestar contas em matéria de direitos internacionais, contra o direito internacional e contra a ONU”, acusou Agnes, que pediu “resistência”.

O novo governo americano congelou a ajuda internacional do país, reduziu o financiamento de organizações da ONU e realizou expulsões criticadas de presos para países da América Latina.

O relatório acusa potências como Estados Unidos, Rússia e China de “minar” as conquistas do direito internacional. “Forças de uma magnitude sem precedentes querem acabar com o ideal dos direitos humanos e buscam destruir um sistema internacional forjado no sangue e sofrimento da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto”, destaca Agnes no prefácio do relatório.

Embora o que chama de “ofensivas irresponsáveis e punitivas” aconteçam há anos, o retorno de Trump “só acelera” esse processo, denunciou a organização. AFP

 

Motorista é preso com mercadorias estimadas em mais de R$ 1,6 milhão em Presidente Venceslau

Homem foi preso em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Polícia Rodoviária
Homem foi preso em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Polícia Rodoviária

Um motorista, de 58 anos, foi preso, nesta segunda-feira (28), ao transportar aparelhos de origem eletrônica sem documentação fiscal no km 616,500 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Presidente Venceslau (SP).

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, uma equipe abordou um caminhão com placas de Presidente Prudente (SP).

Durante a fiscalização, os militares localizaram em um fundo falso no assoalho do baú, uma grande quantidade de produtos eletrônicos de origem estrangeira sem documentação fiscal, totalizando 1.030 celulares, 10 relógios e 46 carregadores.

O valor estimado das mercadorias é de R$ 1.664.336.

O motorista foi conduzido à delegacia de Polícia Federal, em Presidente Prudente, onde o veículo com a mercadoria ficou apreendido.

Ao envolvido, foi arbitrada uma fiança no valor de R$ 3 mil que, ao pagá-la, foi liberado para responder em liberdade. G1/Prudente

 

Concessionária de energia elétrica identifica mais de 126,4 mil kWh desviados em 3 meses na região

Furtos e fraudes foram registrados na região de Presidente Prudente (SP) — Foto: Energisa
Furtos e fraudes foram registrados na região de Presidente Prudente (SP) — Foto: Energisa

Nos últimos três meses as equipes da concessionária estiveram em 941 imóveis residenciais, comerciais, industriais nas áreas urbanas e rurais dos 24 municípios atendidos pela concessionária na região de Presidente Prudente.

As inspeções confirmaram 45 irregularidades, que totalizaram 126.450 kWh desviados e um prejuízo financeiro que ultrapassa R$ 100 mil.

“Um prejuízo muito grande para toda a comunidade já que, conforme a legislação vigente em todo o país, os custos da energia furtada acabam sendo divididos na tarifa de todos os clientes, impactando diretamente quem paga as suas contas em dia”, acrescenta Sidney.

A Energisa reforça a importância de a comunidade denunciar situações suspeitas de furto de energia. A denúncia pode ser feita pelo telefone 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site energisa.com.br. A identidade do denunciante é mantida em total anonimato. G1/Prudente

 

Internado, Bolsonaro convocará manifestação em 7 de maio pela anistia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocará uma manifestação para o dia 7 de maio, em Brasília (DF), pedindo anistia aos condenados pelo 8 de janeiro de 2023, quando baderneiros invadiram e depredaram o STF (Supremo Tribunal Federal), o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

À IstoÉ, o pastor Silas Malafaia, presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e coordenador do evento, confirmou a informação e afirmou que Bolsonaro não participará do ato, mas gravará um vídeo de convocação. O ex-presidente está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital DF Star, em Brasília, desde 11 de abril.

O protesto está programado para as 16h, horário em que os bolsonaristas pretendem caminhar até o Congresso para pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar o Projeto de Lei da Anistia.

A manifestação será transmitida ao vivo pelas redes sociais do pastor, e deve contar com a presença de políticos e lideranças evangélicas. Atos pela mesma causa foram realizados em Copacabana, no Rio de Janeiro, no mês de março, e na Avenida Paulista, em São Paulo, no início de abril. IE

 

Sete escolas estaduais adotarão modelo cívico-militar na região

Sete escolas estaduais do Oeste Paulista passarão a funcionar no modelo cívico-militar a partir do segundo semestre de 2025. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28) pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

As unidades ficam em Dracena, Junqueirópolis, Martinópolis, Panorama, Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Rancharia:

  • Alfredo Machado – Dracena

  • Prof. Geraldo Pecorari – Junqueirópolis

  • Cel. João Gomes Martins – Martinópolis

  • João Brasio – Panorama

  • Teófilo Gonzaga da Santa Cruz – Presidente Prudente

  • Antonio Marinho de Carvalho Filho – Presidente Venceslau

  • José Giorgi – Rancharia

A implantação faz parte do Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM), que começará em 100 unidades no estado, afetando cerca de 50 mil alunos. A definição das escolas veio após consultas públicas em 302 comunidades escolares, com mais de 106 mil votos – 87% favoráveis ao novo modelo.

A escolha final considerou critérios como vulnerabilidade social, desempenho educacional e distribuição geográfica. O currículo das escolas será mantido, e a Seduc-SP selecionará os monitores com apoio da Secretaria de Segurança Pública. G1/Prudente

Início na base e escudeiro de Tite por 24 anos: quem é Cléber Xavier, o novo treinador do Santos

cleber xavier, coletiva da seleção brasileira na granja comary — Foto: Lucas Figueiredo/CBF
cleber xavier, coletiva da seleção brasileira na granja comary — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Santos Futebol Clube aposta em um nome experiente e de bastidores para iniciar um novo ciclo. Aos 61 anos, Cléber Márcio Serpa Xavier, natural de Alegrete (RS), assume pela primeira vez o cargo de treinador principal. Conhecido nos bastidores do futebol como “Clebinho”, ele construiu sua trajetória como braço direito de Tite, com quem trabalhou por 24 anos em uma das parcerias mais duradouras do futebol brasileiro.

A história de Cléber no futebol começou ainda nas categorias de base, mas foi como auxiliar técnico que ele ganhou notoriedade. Ao lado de Tite, esteve presente em duas Copas do Mundo (2018 e 2022) com a seleção brasileira e passou por clubes de peso como Grêmio, Palmeiras, Corinthians e, mais recentemente, o Flamengo.

Durante esse tempo, sua imagem ficou tão associada à de Tite que muitos o viam apenas como parte da sombra do treinador. No entanto, Cléber nunca escondeu o desejo de trilhar um caminho próprio. Ainda no período de trabalho no Flamengo, começou a abrir espaço para Matheus Bachi, filho de Tite, ganhar mais protagonismo, justamente preparando o terreno para sua transição ao comando técnico.

Agora, no Santos, Cléber terá finalmente a oportunidade de aplicar sua filosofia de jogo com autonomia. Ele chega com Matheus Bachi como seu auxiliar técnico número 1, selando uma parceria que mistura continuidade e renovação. O interino César Sampaio, que comandava provisoriamente o time, retorna à comissão técnica fixa do clube.

A chegada de Cléber representa uma aposta na experiência discreta e estratégica de um profissional que viveu intensamente os bastidores do futebol de alto nível. Resta saber como ele se sairá quando os holofotes finalmente se voltarem para ele. A Vila Belmiro aguarda.

 

Espanha e Portugal anunciam retorno da energia elétrica após apagão

O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido quase por completo nesta terça-feira, 29, na Espanha e em Portugal após o apagão em larga escala, de origem desconhecida, que provocou um dia caótico na segunda-feira na Península Ibérica.

Nas ruas de Madri, o retorno do fluxo de energia elétrica foi acompanhado por aplausos e gritos de alegria dos moradores, após um longo dia sem luz, e em muitos casos sem internet nem rede de telefonia celular.

Por volta das 6h00 locais (1h00 de Brasília) de terça-feira, 99,16% do fornecimento de eletricidade estava garantido, anunciou o operador da rede REE.

Em Portugal, a rede elétrica estava “perfeitamente estabilizada”, anunciou o operador REN.

Na Espanha, o retorno da eletricidade permitiu a retomada do tráfego ferroviário em vários trajetos importantes, entre eles os movimentados Madri-Barcelona e Madri-Sevilha, segundo a companhia nacional Renfe.

A circulação permanece, no entanto, suspensa em outras linhas importantes, já que as autoridades priorizaram o reinício das viagens nos eixos suburbanos.

Três trens permaneciam bloqueados na manhã de terça-feira na Espanha, informou o ministro dos Transportes, Óscar Puente.

Em um discurso na segunda-feira à noite, o primeiro-ministro Pedro Sánchez admitiu que as causas do apagão excepcional ainda não eram conhecidas e que não era possível descartar “nenhuma hipótese”.

“Às 12h33 desta manhã, 15 gigawatts de geração foram repentinamente perdidos do sistema […] em apenas cinco segundos. Isso é algo que nunca aconteceu antes”, disse o dirigente socialista, em referência ao início do apagão.

“Quinze gigawatts equivalem a aproximadamente 60% da demanda do país nesse momento”, detalhou. “O que provocou este desaparecimento súbito do fornecimento? É algo que os especialistas ainda não conseguiram determinar, mas vão fazê-lo”, prometeu Sánchez.

Além disso, aconselhou os trabalhadores não essenciais a não comparecerem ao trabalho nesta terça-feira. AFP

 

Fraude no INSS: 742 mil aposentados apontaram descontos indevidos no 1º semestre de 2024

Um levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que, no primeiro semestre de 2024, mais de 742 mil beneficiários pediram o cancelamento de descontos associativos feitos em suas aposentadorias. Em 95,6% dos casos, os aposentados afirmaram não ter autorizado os descontos. A CGU apontou que não é possível presumir boa-fé nas ações do INSS, já que esses descontos afetam diretamente o valor recebido pelos segurados. A situação levou à operação da Polícia Federal que investiga fraudes nos cadastros e resultou na demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. A Justiça suspendeu 11 associações denunciadas, enquanto outras 12 também receberam mais de mil reclamações. Mesmo após receber um relatório da CGU pedindo a suspensão de repasses, o INSS não tomou providências. O levantamento embasou a operação da PF e a decisão judicial de bloquear os descontos.

 

Bom dia

Concessionária identifica 45 desvios de energia na região em 3 meses; prejuízo ultrapassa R$ 100 mil

Energisa diz monitorar consumo de energia elétrica dos clientes para detectar irregularidades
Energisa diz monitorar consumo de energia elétrica dos clientes para detectar irregularidades

Em três meses, a Energisa Sul-Sudeste constatou mais de 126,4 mil kWh de energia desviada na região de Presidente Prudente. Para se ter ideia do impacto, essa quantidade seria suficiente para abastecer 632 famílias durante um mês inteiro. As equipes estiveram em 941 imóveis residenciais, comerciais e industriais nas áreas urbanas e rurais dos 24 municípios atendidos pela concessionária. As inspeções confirmaram 45 irregularidades, que totalizaram um prejuízo financeiro que ultrapassa R$ 100 mil.

De acordo com Sidney Aparecido Lucio de Souza, coordenador de Leitura e Combate a Perdas de Energia, periodicamente a Energisa monitora o comportamento de consumo de energia elétrica dos clientes. Além de profissionais especializados, a área tem o aporte de um sistema de inteligência artificial e, diante de casos suspeitos, são realizadas inspeções in loco para confirmar se são fraudes, furtos de energia ou algum problema técnico no sistema de medição do cliente.

Uma vez que o furto e a fraude de energia são crimes previstos no Código Penal, ao confirmar a irregularidade no local, as equipes da Energisa acionam a Polícia Civil para lavrar um boletim de ocorrência. Dessa forma, além de arcar com os prejuízos financeiros pelo desvio da energia, o responsável pelo imóvel responde criminalmente e o fornecimento de energia é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada. O IMPARCIAL

 

Medição das chuvas das últimas 24 horas em Presidente Prudente e região

Chuva no Parque do Povo, em Presidente Prudente (SP) — Foto: TV Fronteira
Chuva no Parque do Povo, em Presidente Prudente (SP) — Foto: TV Fronteira

A região de Presidente Prudente (SP) registrou um volume de mais de 50 milímetros de chuva em um intervalo de 24 horas entre o domingo (27) e esta segunda-feira (28), segundo informou ao g1 o climatologista Vagner Camarini.

De acordo com o especialista, a chuva foi provocada por uma frente fria que chegou à região, porém, não deve ocasionar quedas tão significativas nas temperaturas.

Nesta segunda-feira, os termômetros devem se manter entre os 19ºC e 20ºC e o tempo nublado, com chances de leves pancadas de chuva em locais isolados. g1 PP

 

 

 

Alemanha tem disparada de pedidos de refúgio em igrejas

Os pedidos de asilo eclesiástico quase quadruplicaram em alguns lugares, segundo a Igreja Protestante na Alemanha, mas paróquias não conseguem atender a demanda.O número de refugiados que buscam proteção nas igrejas da Alemanha contra a ameaça de deportação, conhecido como “asilo eclesiástico”, aumentou nos primeiros meses deste ano, segundo informações da Igreja Protestante na Alemanha (EKD) divulgadas neste domingo (27/04) pelo grupo de mídia alemão Funke Media.

De acordo com o Escritório Federal Alemão para Migração e Refugiados (Bamf), 617 requerentes de asilo encontraram abrigo nas igrejas no primeiro trimestre de 2025 — ligeiramente acima dos 604 registrados no mesmo período do ano passado.

Segundo representantes da EKD, porém, este número representa apenas as pessoas que tiveram o benefício concedido. A quantidade real de solicitações seria muito maior, mas as paróquias não possuem capacidade para atender todas as famílias.

“O número de pedidos cresceu significativamente em muitos lugares como resultado do aumento da pressão para a deportação, com solicitações que às vezes mais do que quadruplicam”, disse uma porta-voz da EKD à agência de notícias alemã DPA.

A Igreja Protestante não mantém um registro central de pedidos de asilo, mas se baseia em informações enviadas por paróquias regionais individuais.

A disparada de pedidos segue um padrão desde 2023, ano em que o país já havia registrado o maior número de asilos eclesiásticos concedidos em décadas, com 1.5 mil, quase o dobro de 2021. Em 2024, esse total cresceu para 2,3 mil casos, a maior parte deles, em igrejas protestantes. DW

 

Luis Enrique-Arteta, admiração mútua e rivais na Liga dos Campeões

Um treinador espanhol tem sua presença confirmada na final das Liga dos Campeões no dia 31 de maio: Luis Enrique e Mikel Arteta se enfrentam na semifinal disputada entre seus times, Paris Saint-Germain e Arsenal, respectivamente.

“Sou um grande fã do Luis Enrique há muitos anos. É um treinador incrível. O que construiu nessa equipe é algo realmente especial. Sua regularidade, sua forma de jogar… Vai ser muito difícil para nós”, declarou Arteta ao canal de televisão Canal+ após eliminar o Real Madrid nas quartas de final e ao saber que enfrentaria o time parisiense.

O jogo de ida da semifinal, em Londres, na terça-feira (29), determinará o tom do confronto, que será decidido no 7 de maio, na capital francesa. EC

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1