Pesquisar
Close this search box.

Queijo Minas é reconhecido como patrimônio imaterial da Unesco

O modo de preparo do Queijo Minas foi reconhecido nesta quarta-feira (4) como Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.

A decisão de incluir os tradicionais “Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal” na lista global de patrimônios foi anunciada durante uma sessão da organização em Assunção, no Paraguai.

Além disso, o reconhecimento eleva o perfil do queijo em nível internacional e auxilia a proteger as tradições que o compõem.

“Esta é realmente uma maneira muito especial de preservarmos nossa memória, o conhecimento do nosso povo”, celebrou a ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, em uma mensagem de vídeo de agradecimento à Unesco.

O produto é feito com leite cru e reproduzido há pelo menos 300 anos, além de ser uma atividade econômica extremamente importante para famílias de diversas regiões de Minas Gerais, maior centro de produção de leite e queijo da América do Sul.

O Queijo Minas se tornou a sétima tradição cultural do Brasil a entrar na lista da Unesco, mas é o primeiro item alimentício do país a receber o reconhecimento. (ANSA).

 

Fifa sela acordo por direitos de transmissão do Mundial de Clubes com a DAZN

A Fifa e a plataforma britânica DAZN oficializaram, nesta quarta-feira (4), um acordo para a transmissão gratuita e em todo o mundo dos jogos do novo Mundial de Clubes.

Nenhuma das duas partes revelou o valor do acordo, mas uma fonte próxima às negociações declarou à AFP que foi de cerca de 1 bilhão de euros (R$ 6,3 bilhões na cotação atual), confirmando uma informação antecipada pela emissora francesa RMC Sport.

O Mundial de Clubes, que em seu novo formato foi ampliado para 32 equipes de todas as confederações, será disputado nos Estados Unidos de 15 de junho a 13 de julho de 2025.

Os 63 jogos do torneio estarão disponíveis “gratuitamente para todos os torcedores do mundo”, destacou a plataforma no comunicado, “com a possibilidade de repasse dos direitos a emissoras locais de TV aberta”.

O diretor-geral da DAZN, Shay Segev, disse que o contrato é “revolucionário”. AFP

 

‘Ainda Estou Aqui’ se torna maior bilheteria do cinema nacional no pós-pandemia

Ainda Estou Aqui, novo filme de Walter Salles, se tornou a maior bilheteria do cinema brasileira no período pós-pandemia. O filme já faturou mais de 49,1 milhões de reais e alcançou mais de 2 milhões de pessoas, tendo vendido 2.311.180 de ingressos ao redor do Brasil até esta quarta-feira, 4. Os dados são da Comscore, que reúne e divulga dados de bilheterias do mundo todo.

O longa, que estreou no dia 7 de novembro, ultrapassou a bilheteria de Minha Irmã e Eu, que arrecadou 43,65 milhões de reais em 2023, e se estabeleceu como o maior sucesso comercial nacional dos últimos anos. Dirigido por Susana Garcia, a comédia protagonizada por Tatá Werneck e Ingrid Guimarães foi assistida por 2,29 milhões de brasileiros no cinema e ocupava o primeiro lugar do ranking.

A obra, adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva, conta a história da família Paiva e de sua resistência contra a Ditadura Militar que assolou o País. Na década de 1970, o patriarca da família – Rubens Paiva – desapareceu após ser raptado pelos militares. A trama segue a batalha de Eunice, esposa de Rubens e mãe de Marcelo, na manutenção da sua vida, da sua família e da memória de seu marido. EC

 

Itália paga 1ª indenização a família de vítima de nazifascismo

O governo italiano pagou pela primeira vez uma indenização aos familiares das vítimas das atrocidades cometidas pelas forças nazifascistas na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

O valor de 800 mil euros foi destinado aos parentes de Metello Ricciarini, uma das 244 pessoas assassinadas em um massacre na cidade toscana de Civitella, em Val di Chiana, em 29 de junho de 1944, com base em uma lei de 2022 aprovada pelo governo do ex-premiê Mario Draghi.

“Depois de uma espera muito longa, marcada por contratempos e obstáculos de toda espécie, nos últimos dias o Ministério da Economia e Finanças, com base no decreto 36/2022 pretendido pelo Governo Draghi, creditou a indenização de 800 mil euros”, anunciou o senador Dario Parrini, do Partido Democrático (PD).

Na declaração, o político, que é vice-presidente do Comitê de Assuntos Constitucionais da Câmara Alta, lembrou ainda que, por ocasião do 80º aniversário do massacre, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, visitou o município de Arezzo no último dia 25 de abril. Ansa

 

Lira confirma falta de votos do governo para votar PEC dos gastos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), confirmou nesta quarta-feira, 3, que o governo não tem os votos necessários para aprovar uma simples urgência para os projetos de corte de gastos. A declaração foi dada durante um evento do portal Jota, em Brasília.

Os requerimentos de urgência para a tramitação dos projetos de lei e de lei complementar estão previstos na pauta desta quarta-feira, mas a tendência é que seja adiado. Lira creditou o atraso a fatores externos, em referência a decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impos condições para a liberação de emendas parlamentares. JVR

 

Haddad diz entender, mas destaca que não concorda com avaliação do mercado sobre pacote

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 4, que não concorda com a avaliação do mercado financeiro sobre as medidas que o governo vem adotando para a contenção de despesas. Ele repetiu que as medidas enviadas ao Congresso foram aquelas que já estavam maduras, mas que o debate sobre o ajuste fiscal é contínuo. As declarações foram feitas durante o Fórum Jota – o Brasil em 10 anos, realizado em Brasília.

“Eu entendo, já estive do outro lado do balcão, já fui consultor econômico, mas você tem que olhar para as medidas que estão sendo tomadas. Então eu não concordo com a avaliação que está sendo feita das medidas que nós anunciamos”, disse Haddad, frisando que o mercado tem toda legitimidade para criticar, mas que o filme é melhor do que a fotografia.

E destacou: “Entre mandar o que estava maduro e não mandar nada, esperando mais consenso, qual é o sentido disso? Mandamos o que está, na minha opinião, digerido pelo próprio governo e muito bem compreendido pelas lideranças com as quais eu conversei. Tem até um apetite por mais controle de gasto, de maneira que eu estou confiante de que o Congresso, até para fechar o orçamento, vai conseguir apreciar essas matérias nessas três semanas.” EC

 

Mulher trans vence prêmio de ‘Modelo do Ano’ pela 1ª vez

A modelo norte-americana Alex Consani, de 21 anos, fez história ao se tornar a primeira mulher transgêneros a vencer o prestigioso prêmio de “Modelo do Ano”, em cerimônia realizada na última segunda-feira (2).

A jovem foi homenageada no British Fashion Council, com um título que honra o “impacto global” de alguém que “dominou a indústria” nos últimos 12 meses. Ela desbancou grandes novos nomes da moda, como Anok Yai e Amelia Gray.

Durante seu discurso de agradecimento, Consani disse que sua vitória é “um grande passo na direção certa. Porque a mudança é mais que possível, é necessária”. Ansa

 

Homem doa coleção com obras de Picasso e Miró a região italiana

Um homem de Trieste, no nordeste da Itália, doou à região de Friuli Veneza Giulia uma coleção de arte avaliada em mais de 740 mil euros (R$ 4,7 milhões) e que inclui obras de Pablo Picasso, Joan Miró, Max Ernst e Giorgio de Chirico.

Antonio Cattaruzza, 71 anos, é membro de uma rica família triestina, formou-se em engenharia mecânica e trabalhou por décadas na gigante de seguros Generali. Por conta de sua ação, ele tem sido descrito pela imprensa italiana como o “último mecenas da arte na Europa Central”.

A coleção contempla 196 obras, entre pinturas, desenhos, esculturas e vidros, que agora integram o patrimônio cultural de Friuli Veneza Giulia, na fronteira com Áustria e Eslovênia.

“Ver obras dispersas depois da morte, como acontece frequentemente, significaria, para alguém como eu, que colecionou tantas obras ao longo de 50 anos, destruir minha vida. A coleção me representa, então seria como uma segunda morte”, explicou Cattaruzza.

Já o governador da região, Massimiliano Fedriga, comemorou a doação e prometeu expor as obras “nos melhores espaços disponíveis”.

“Trata-se de um ato de generosidade e de uma magnífica demonstração de pertencimento à comunidade de Friuli Veneza Giulia e da vontade de deixar algo precioso à disposição de todos”, declarou. (ANSA).

 

Telegram se compromete a lutar contra imagens de abuso infantil

O aplicativo de mensagens Telegram se comprometeu a lutar ativamente para detectar, remover e impedir a disseminação de imagens de abuso sexual infantil em uma campanha em parceria com a Internet Watch Foundation (IWF), sediada no Reino Unido, anunciou nesta quarta-feira (4).

A plataforma, que afirma ter mais de 950 milhões de usuários por mês, usará ferramentas e dados da IWF “para detectar, interromper, remover e bloquear imagens de abuso sexual infantil”, disse a instituição de caridade.

Esse acordo entre o Telegram e a IWF ocorre depois que o fundador e CEO do aplicativo, Pavel Durov, nascido na Rússia, que se naturalizou francês em 2021, foi preso em agosto em um aeroporto de Paris e posteriormente acusado de não impedir conteúdos extremistas e terroristas no aplicativo.

Os fiscais também alegaram que a plataforma não havia tomado medidas contra imagens de abuso sexual infantil. Durov, que foi liberado sob fiança de cinco milhões de euros (valor em 31,9 milhões de reais na cotação atual), anunciou posteriormente uma repressão a todo conteúdo ilegal.

O Telegram “pode ajudar a garantir que esse conteúdo não possa ser compartilhado em seu aplicativo de mensagens”, disse Derek Ray-Hill, presidente interino da IWF, em um comunicado.

A associação afirma ter sido capaz de confirmar milhares de denúncias de conteúdo pedófilo no Telegram desde 2022, que foram removidas pelo aplicativo de mensagens. AFP

 

Motorista pula de carro em movimento ao ver policiais e acaba preso com tabletes de maconha, em Presidente Epitácio

Motorista pula de carro em movimento ao ver PM e acaba preso com tabletes de maconha, em Presidente Epitácio (SP) — Foto: Polícia Militar
Motorista pula de carro em movimento ao ver PM e acaba preso com tabletes de maconha, em Presidente Epitácio (SP) — Foto: Polícia Militar

Um homem, de 31 anos, foi preso por tráfico de drogas após ser flagrado dirigindo um carro com tabletes de maconha, em Presidente Epitácio (SP).

Conforme divulgado pela Polícia Militar nesta segunda-feira (3), a equipe da Força Tática recebeu denúncias de que o motorista de um carro estaria realizando tráfico de drogas na cidade.

O carro foi visto na Rua Agripino da Costa Lima, onde os policiais deram sinal de parada ao motorista, que desobedeceu.

Enquanto fugia em alta velocidade, o suspeito abriu a porta do carro em movimento e pulou, o que ocasionou diversos machucados pelo corpo.

Sem controle, o carro permaneceu em movimento e bateu contra o muro de uma casa.

Não houve feridos.

Durante a revista no veículo, foram localizados dois tabletes de maconha embaixo do banco do passageiro. Um celular e R$ 22 foram apreendidos com o suspeito.

Diante dos fatos, ele foi levado ao Plantão de Polícia Judiciária, onde permaneceu à disposição da Justiça. G1/Prudente

 

IBGE: 10,3 milhões de jovens de 15 a 29 anos não estudavam nem trabalhavam em 2023

Em 2023, o Brasil tinha 10,3 milhões de jovens de 15 a 29 anos que não estudavam nem estavam ocupados no mercado de trabalho, também conhecidos como nem-nem. O montante representa o menor contingente registrado pela série histórica iniciada em 2012. O resultado significa 21,2% da população dessa faixa etária sem estudar nem trabalhar, também a menor taxa histórica.

Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 4. O IBGE pondera que a pesquisa considera como estudo somente a frequência à escola, sem incluir a frequência a cursos pré-vestibular, técnico de nível médio, normal (magistério) e qualificação profissional. EC

 

CBF confirma que Cruzeiro x Palmeiras não terá presença de torcedores no Mineirão

Após críticas de todos os lados, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o jogo entre Cruzeiro e Palmeiras, na noite desta quarta-feira, será disputado com os portões fechados, sem a presença de torcedores de nenhum dos times. A partida é decisiva por envolver o time paulista, o único que pode impedir o título do líder Botafogo.

A entidade que rege o futebol nacional tomou a decisão com base em informação da Polícia Militar de Minas Gerais, de que não teria tempo para organizar uma operação de segurança reforçada para a partida a ser disputada no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. O jogo inspira cuidados especiais por causa do confronto entre organizadas de ambos os times, no mês passado, o que causou a morte de um cruzeirense. EC

 

ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestinosa

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou na última terça-feira (3) uma resolução que prevê a realização de uma conferência internacional para discutir a criação de um Estado palestino em junho de 2025.

A iniciativa para tentar abrir caminho para uma solução de dois Estados recebeu 157 votos favoráveis, incluindo do Brasil, e oito contrários (Argentina, Hungria, Israel, Micronésia, Nauru, Palau, Papua Nova Guiné e Estados Unidos), além de 7 abstenções (Camarões, República Tcheca, Equador, Geórgia, Paraguai, Ucrânia e Uruguai).

A ONU expressou “apoio inabalável, de acordo com o direito internacional, à solução de dois Estados de Israel e da Palestina” e insistiu na necessidade de lançar “negociações credíveis” para o processo de paz no Oriente Médio.

Segundo o documento, a Assembleia decidiu convocar uma “conferência internacional de alto nível para a resolução pacífica do Oriente Médio e a implementação da solução de dois Estados”, que será co-presidida pela França e pela Arábia Saudita. Ansa

 

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

A hora trabalhada de uma pessoa branca vale 67,7% mais que a de trabalhadores pretos e pardos. Enquanto negros – conjunto de pretos e pardos – recebem R$ 13,70 em média, os brancos recebem R$ 23. Invertendo a ordem, significa também dizer que negros recebem por hora 40% a menos que os brancos.

O dado que revela uma das faces da desigualdade racial no país faz parte da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao observar a diferença racial pela escolaridade, foi possível notar que os brancos recebem mais que os pretos e pardos pela hora trabalhada em todos os níveis. Entre os sem instrução ou fundamental incompleto, por exemplo, a diferença é de 30%.

A maior disparidade é entre os trabalhadores com ensino superior completo, quando os brancos recebem 43,2% mais pela hora trabalhada – R$ 40,24 contra R$ 28,11.

O estudo traz também o tamanho da desigualdade no rendimento médio real da população. Enquanto a média salarial geral no país ficou em R$ 2.979, a média do salário dos brancos é R$ 3.847, superando em 69,9% o valor dos negros – R$ 2.264. AG

 

Ponte Preta contrata zagueiro Saimon, do CRB, e chega a três reforços para 2025

A Ponte Preta acertou com o terceiro reforço para a disputa do Campeonato Paulista do próximo ano. Trata-se do zagueiro Saimon, de 33 anos, que disputou a última Série B do Brasileiro com a camisa do CRB. O contrato será assinado até abril de 2026. O clube campineiro aguarda os exames médicos para fazer o anúncio oficial.

Revelado pelas categorias de base do Grêmio, Saimon passou ainda em sua carreira por Vitória, Mogi Mirim, Passo Fundo, Ypiranga-RS, Vila Nova e Londrina, antes de acertar com o CRB, em 2023.

De lá para cá, o jogador disputou 72 partidas pelo time alagoano, sendo 46 na atual temporada, e anotou dois gols. Em sua carreira, o defensor ainda ostenta o título do Campeonato Sul-Americano Sub-20.

Além de Saimon, a Ponte Preta já acertou com o lateral Artur, com passagens pelo clube, e o volante Rodrigo Souza, que já se despediu do São Bernardo, sua última equipe.

A Ponte Preta ainda recebeu de volta alguns jogadores que estavam emprestados, casos do lateral Zé Mário, ex-Mirassol, e do meia Dudu Scheit, do Operário.

A Ponte Preta estreia no Campeonato Paulista no dia 15 de janeiro, diante do Novorizontino, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. EC

 

IBGE: 8,7 milhões de brasileiros deixam pobreza, mas 59 milhões vivem com menos de R$ 22/dia

A melhora do mercado de trabalho e a expansão de programas de transferência de renda reduziram a pobreza e a miséria no País em 2023 para pisos históricos. Em apenas um ano, 8,7 milhões de brasileiros deixaram a pobreza, e 3,1 milhões saíram das condições de miséria. Os dados são da Síntese dos Indicadores Sociais (SIS) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 4.

Em 2023, o Brasil tinha 59,0 milhões de habitantes vivendo abaixo da linha de pobreza, o equivalente a uma fatia de 27,4% da população sobrevivendo com menos de R$ 22,17 por dia. No ano anterior, em 2022, 31,6% da população vivia em condições de pobreza, 67,7 milhões de pessoas.

Já o contingente de miseráveis correspondia a 4,4% da população do País em 2023, o equivalente a 9,5 milhões de brasileiros em situação de pobreza extrema, sobrevivendo com menos de R$ 6,97 por dia. Em 2022, porém, o número de miseráveis somava 12,6 milhões, 5,9% de toda a população.

“Há redução da pobreza e da extrema pobreza aos menores patamares da série, em proporção da população e em números absolutos”, disse André Simões, técnico da pesquisa do IBGE. EC

 

Metade dos alunos brasileiros de 9 anos não sabe resolver tabuada ou contas como ‘100 + 210’, mostra estudo internacional

No Brasil, 51% das crianças do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades básicas de matemática, como fazer tabuada, interpretar gráficos simples ou somar e subtrair números de três algarismos (200 – 150 ou 300 + 120, por exemplo). Elas sequer alcançam o nível de conhecimento considerado “baixo”.

É o que mostram os resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss, em inglês), divulgados nesta quarta-feira (4) pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA). As provas são aplicadas a cada 4 anos, desde 1995 — mas esta é a primeira participação brasileira no exame.

📉Na escala do Timss, a média do Brasil em matemática, entre os alunos de 9 anos, foi de 400 pontos, à frente apenas de três dos 64 países participantes: Marrocos, Kuwait e África do Sul. Em comparação ao resultado geral das demais nações nessa etapa (503 pontos), é como se estivéssemos três anos escolares atrás delas.

“São crianças de 9 anos: é muito cedo para estarmos tão atrasados. Nosso desempenho ficou próximo ao de países africanos com PIB menor do que o nosso”, afirma Ernesto Martins Faria, especialista em avaliação de políticas públicas educacionais e diretor-executivo do Iede.

Entre os participantes brasileiros do 4º ano, os 5% que tiveram pior rendimento atingiram, no máximo, 259 pontos. “Isso significa que eles basicamente não reagiram à prova. Não sabiam responder, porque era muito difícil para eles”, explica Faria.

Ele ressalta que o nível de dificuldade do Timss é superior ao da principal prova brasileira para crianças dessa idade — o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no qual nosso desempenho já é preocupante. “Precisamos subir a régua. A nossa está muito baixa, e as redes de ensino costumam se guiar pelo que é cobrado nessas avaliações. O ideal seria ter uma mistura nacional entre o básico, que já é medido pelo Saeb, e o mais complexo, exigido pelo Timms.” G1

 

Operadoras podem ativar ‘5G puro’ em todo o Brasil, mas só 18% das cidades têm antenas compatíveis

A principal faixa de frequência do 5G está livre para ser usada pelas operadoras em todo o Brasil, mas só 18% das cidades têm antenas compatíveis, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – veja abaixo o endereço de cada uma delas.

O órgão informou na última segunda-feira (2) que todas as cidades no país estão aptas a receber o 5G standalone, também chamado de “5G puro”. É ele que oferece os principais benefícios dessa geração de internet móvel.

Dos 5.570 municípios brasileiros, 1.022 têm antenas 5G (standalone ou não), de acordo com dados de dezembro de 2024. Isso não significa um atraso das operadoras, que começaram a liberar o sinal em julho de 2022 e têm até o final de 2029 para levar a tecnologia para todo o país.

Hoje, são 33.345 estações rádio-base (ERBs) licenciadas por seis operadoras que venceram o leilão para uso da quinta geração de internet móvel. G1

 

SP acumula casos de violência policial recentes; no ano, mortes pela PM no estado aumentaram 46%

Dados do Ministério Público apontam que as mortes cometidas por policiais militares no estado de São Paulo aumentaram 46% até 17 de novembro deste ano, se comparado a 2023.

De janeiro a 17 de novembro deste ano, 673 pessoas foram mortas por policiais militares, contra 460 nos 12 meses do ano passado. Dessas 673 mortes, 577 foram praticadas por policiais em serviço, ou seja, trabalhando, e 96, de folga. Média de duas pessoas mortas por dia.

Nos últimos quatro meses, casos de violência policial em todo o estado repercutiram entre autoridades e entidades de direitos humanos. G1

 

Ministro da Defesa da Coreia do Sul pede demissão após imposição de lei marcial

Ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, ofereceu sua renúncia em 4 de dezembro de 2024
Ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, ofereceu sua renúncia em 4 de dezembro de 2024 (Crédito: SAUL LOEB / AFP)

O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, apresentou o pedido de demissão nesta quarta-feira (4), após a crise política provocada pela decisão do presidente Yoon Suk Yeol de impor a lei marcial no país, medida que permaneceu em vigor por algumas horas.

“Em primeiro lugar, lamento profundamente e assumo total responsabilidade pela confusão e preocupação causadas ao povo e relação à lei marcial (…) Assumi total responsabilidade por todos os assuntos relacionados à lei marcial e apresentei minha renúncia ao presidente”, afirmou Kim em um comunicado.

Também nesta quarta-feira, os partidos de oposição da Coreia do Sul apresentaram uma moção de censura para destituir o presidente, Yoon Suk Yeol, que decretou lei marcial na terça-feira (3) e suspendeu a medida depois de algumas horas, após os protestos generalizados no país.

O presidente conservador, muito impopular e com dificuldades para governar porque não tem maioria no Parlamento, surpreendeu a população na noite de terça-feira ao declarar lei marcial pela primeira vez em mais de 40 anos no país, medida que justificou devido à ameaça da Coreia do Norte e das “forças antiestatais”.

Apesar do recuo poucas horas depois, a decisão deixou o país em uma das piores crises políticas de sua história moderna e deixou o futuro de Yoon em suspense. AFP

 

OCDE melhora projeção para Brasil em 2024, mas vê desaceleração do PIB em 2025 e 2026

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) melhorou a sua projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano, conforme relatório trimestral divulgado nesta quarta-feira, 4. O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve ter alta de 3,2% em 2024, acima da estimativa anterior de aumento de 2,9%. Se confirmado, o número representaria uma aceleração na comparação com o ano anterior, quando o país cresceu 2,9%.

No entanto, a organização cortou projeções para o próximo ano e vê desaceleração da atividade até 2026. EC

 

Pix supera dinheiro como forma de pagamento mais usada pelo brasileiro, mostra BC

Celular é usado para leitura de QR code para pagamento via Pix 01/04/2024 REUTERS/Pilar Olivares

Quatro anos após o seu lançamento, o Pix superou o dinheiro como forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 4, pelo Banco Central.

De acordo com o levantamento, o serviço de pagamento instantâneo é usado por 76,4% da população, além de ser aquele utilizado com maior frequência para 46% dos respondentes. Em segundo lugar, aparece o cartão de débito com 69,1% e, na terceira colocação, o dinheiro em espécie (cédulas e moedas), utilizado por 68,9% da população.

Na edição anterior da pesquisa, feita em 2021, o Pix tinha entrado em operação há poucos meses. Na época, ele era usado por 46% da população. No recorte sobre frequência, seu percentual era de 17%. No levantamento, o dinheiro aparecia como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros: ele era utilizado por 83,6% da população, sendo o mais frequente para 42% dos entrevistados.

A pesquisa ouviu duas mil pessoas entre maio e julho, sendo que mil compõem o público específico de caixas de estabelecimentos comerciais. Seu nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,1%. ID

 

Desaprovação do governo Lula pelo mercado chega a 90%, diz Quaest

Brazil's President Luiz Inacio Lula da Silva attends a ceremony at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil November 6, 2024. REUTERS/Adriano Machado
Desaprovação do governo Lula pelo mercado chega a 90%, diz Quaest

Para 90% dos integrantes do mercado financeiro, o saldo do governo Lula (PT) é negativo. Os dados são de uma pesquisa Quaest feita com gestores, economistas, traders e analistas de fundos de investimento em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde estão os principais centros financeiros do país.

No levantamento anterior do instituto, realizado em março, a avaliação negativa era de 64%. Os entrevistados que consideram a gestão petista regular, por sua vez, recuaram de 30% para 7%. Já 3% avaliam positivamente o trabalho do Executivo federal.

Responsável por um pacote fiscal de R$ 71,9 bilhões recebido com sinal amarelo pelo setor, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem seu trabalho avaliado positivamente por 41% dos entrevistados (eram 50% em março). As respostas negativas somaram 24%.

Um número pode explicar o “sinal trocado” do mercado — satisfeito com Haddad, mas não com Lula: para 61%, a força do ministro diminuiu desde o início do mandato.

Haddad, vale lembrar, é alvo constante de fogo amigo no governo, em especial por parte da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido e nome de confiança do chefe do Planalto. LR

 

Ucrânia acusa Rússia de torturar prefeito até a morte

A Ucrânia acusou a Rússia de ter torturado até a morte o prefeito de uma cidade no sul do país, detido pelas forças russas em 2022 e que teve o corpo devolvido recentemente por Moscou em uma troca de prisioneiros.

Yevgen Matveiev, prefeito de Dniprorudne, “foi mantido em cativeiro pelos ocupantes por dois anos e oito meses e torturado até a morte. Na última troca, seu corpo foi entregue à Ucrânia”, disse Ivan Fedorov, governador da região sul de Zaporizhzhia. A localidade de Dniprorudne, que antes da guerra tinha 17.700 habitantes, fica na região de Zaporizhzhia que Moscou anexou parcialmente em 2022.

Fedorov afirmou que o prefeito falecido era um “autêntico patriota”. “Durante a ocupação, ele não deixou a cidade, nem abandonou seus habitantes. Ele fez todo o possível para garantir a vida da comunidade”, disse.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, há quase três anos, e apesar dos combates violentos, Kiev e Moscou continuam trocando com frequência prisioneiros de guerra e os corpos de soldados e civis mortos. A última troca aconteceu no final de novembro. AFP

Bom dia

Criptomoedas: bitcoin recua limitado pelo ambiente amplo de cautela

O bitcoin marcou leve queda, continuando sem fôlego para retomar o rali que colocou a moeda digital no limiar da marca simbólica dos US$ 100 mil, que segue como uma barreira para a criptomoeda. O movimento tem como contexto a cautela global, que mantém os índices das bolsas de Nova York próximos da estabilidade.

Perto das 16h33 (de Brasília), o bitcoin cedia 0,46%, a US$ 95.22,14, enquanto o ethereum recuava 1,03%, a US$ 3.582,92, no mesmo horário, de acordo com a Binance.

O bitcoin segue sem ímpeto para testar novas máximas após o recorde recente dos US$ 99.830 atingido em 22 de novembro, embalado pela euforia vinda com a eleição de Donald Trump para a Casa Branca. EC

 

Estado abre contratação de entidade privada para gerenciar HR, HE, AME e Centro Lucy Montoro, em Presidente Prudente

Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente (SP) — Foto: Leonardo Jacomini/g1
Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente (SP) — Foto: Leonardo Jacomini/g1

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo abriu uma convocação pública voltada a entidades privadas sem fins lucrativos, que já possuam qualificação como Organizações Sociais de Saúde (OSSs), para celebrar contratos de gestão para o gerenciamento de quatro unidades em Presidente Prudente (SP) por um prazo de cinco anos.

São elas:

  • Hospital Regional (HR),
  • Hospital Estadual (HE),
  • Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e
  • Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

O prazo para a manifestação de interesse, por escrito, termina nesta quinta-feira (5).

O HR e o AME, ambos no bairro Cidade Universitária, já são gerenciados por uma OSS, que é a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.

O HE, no Jardim Bongiovani, tem administração direta da própria Secretaria da Saúde.

E o Centro de Reabilitação Lucy Montoro ainda está em fase de implantação, no Parque Residencial Servantes 2, e não começou a funcionar.

Em nota oficial enviada ao g1, a Secretaria da Saúde informou que todos os contratos firmados com OSSs possuem vigência de cinco anos e que, após este período, são abertas novas convocações públicas para o gerenciamento das unidades assistenciais do Estado, possibilitando a participação de outras entidades. G1/Prudente

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1