Pesquisar
Close this search box.

Bom dia

Amardorzão em Presidente Prudente

Jogadores se cumprimentam antes do início da partida em Campeonato Amador de Presidente Prudente. Foto: Murilo Aguilar/@oficaldallass

Campeonato Amador de Presidente Prudente agita jogadores, público e imprensa.

Com os resultados, os duelos das quartas de final foram definidos e terão início já no próximo domingo, dia 27 de outubro, com duas partidas programadas para as 10h:

O atual campeão Parreira enfrentará o América Sabará no Estádio Caetano Peretti, será a reedição da final do ano passado;
O Operário jogará contra o Vida Mansa no Estádio Paulo Constantino, Prudentão.

As outras duas partidas das quartas de final acontecerão no domingo seguinte, dia 3 de novembro, também às 10h:

Sumaré 33 enfrentará o Standap no Estádio Municipal Caetano Peretti.
Dallas Santa Mônica jogará contra o Aston Villa Angélica no Campo do Jardim Regina. O Imparcial

Nota da redação
Volto a dizer que o futebol de Presidente Venceslau precisa de uma maior atenção do poder público municipal. Por aqui, têm sido raras as atrações esportivas amadores no Estádio Municipal.

 

Pesquisa Atlas em São Paulo: Nunes tem 54,8% e Boulos, 42,2% no 2º turno

Um novo levantamento divulgado pelo instituto Atlas nesta segunda-feira, 21, mostra que Ricardo Nunes (MDB) lidera as intenções de voto dos eleitores da cidade de São Paulo, com 54,8% no segundo turno. Seu adversário, Guilherme Boulos (PSOL), acumula 42,2% do eleitorado paulistano.

Os votos brancos e nulos somam 2,1%. Já os entrevistados que não souberam responder, são 0,8%. Considerando apenas os votos válidos, ou seja, desconsiderando os eleitores que declararam voto em branco, nulo ou que não souberam responder, o atual prefeito soma 56,5% das intenções, ante 43,5% do deputado federal.

O instituto Atlas entrevistou 2.000 eleitores da cidade de São Paulo entre os dias 15 e 21 de outubro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02116/2024.

Entre os eleitores que votaram em Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno das eleições, 84,4% declararam voto em Ricardo Nunes, enquanto 11,1% devem votar em Guilherme Boulos. O cenário se inverte em relação à população que depositou o voto em Tabata Amaral (PSB) na primeira etapa do pleito. Dos eleitores da deputada, 73,9% dizem ter a intenção de votar no psolista, enquanto 20,3% no emedebista. EC

 

Tokens podem mudar as estruturas existentes de mercado

O crescimento de projetos e experimentos em mercados financeiros regulamentados aumentou a relevância da tokenização para os bancos centrais. É o que diz o relatório do Banco de Compensações Internacionais (BIS) e seu Comitê de Pagamentos e Infraestruturas de Mercado(CPMI) para o G20.

O relatório define que os arranjos de tokens podem mudar as estruturas de mercado existentes, fornecendo intermediação baseada em plataforma em todo o ciclo de vida de ponta a ponta dos ativos financeiros. Embora isso possa reduzir os custos de transação e possibilitar usos inovadores, o potencial dos arranjos de tokens para melhorar a segurança e a eficiência do sistema financeiro exigirá governança e gerenciamento de riscos sólidos, explica o BIS.

“Os riscos normalmente associados às infraestruturas do mercado financeiro também se aplicam aos arranjos de tokens, mas eles podem se materializar de forma diferente. A tokenização pode oferecer inúmeros benefícios para o sistema financeiro e para a economia em geral, mas os custos e riscos também precisam ser considerados.”

O relatório do BIS também destaca quatro considerações principais para os bancos centrais: iniciativas do setor privado; compensações entre diferentes tipos de ativos de liquidação; regulamentação, supervisão e fiscalização sólidas para a tokenização; e o impacto na implementação da política monetária. EC

 

Neymar volta a campo depois de mais de um ano afastado dos gramados

O atacante brasileiro Neymar voltou a entrar em campo nesta segunda-feira (21), depois de mais de um ano afastado dos gramados, na vitória de sua equipe, o Al-Hilal da Arábia Saudita, sobre o Al-Ain dos Emirados Árabes Unidos por 5 a 4, pela Liga dos Campeões da Ásia.

O ex-jogador de Santos, Barcelona e Paris Saint-Germain, de 32 anos, não jogava desde que rompeu o menisco e o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, em outubro do ano passado, em derrota da Seleção Brasileira para o Uruguai (2 a 0) pelas Eliminatórias, em Montevidéu.

Neymar, que passou por cirurgia e um longo período de recuperação, foi relacionado pela primeira vez para um jogo do Al-Hilal desde que sofreu a lesão e entrou em campo no segundo tempo contra o Al-Ain.

“Quando coloquei Neymar o placar era 5 a 3, tínhamos dois gols de vantagem, havia espaços. Mas o cartão vermelho [recebido por Al Bulayhi] veio logo depois da alteração, o que nos tirou um atacante porque Mitrovic teve que sair (89′), por isso tínhamos menos potência ofensiva”, explicou o técnico do Al-Hilal, o português Jorge Jesus. AFP

 

 

Sorteio de 1 milhão de dólares de Elon Musk testa limites da lei eleitoral nos EUA

A promessa de Elon Musk de sortear 1 milhão de dólares por dia para eleitores que assinarem a sua petição pela liberdade de expressão e pelo direito de portar armas cai em uma zona cinzenta da lei eleitoral e especialistas constitucionais estão divididos se o bilionário que apoia Donald Trump pode estar ou não quebrando as regras eleitorais relacionadas a pagamentos para registro para votar.

O CEO da Tesla TSLA.O está oferecendo 1 milhão de dólares por dia a uma pessoa aleatoriamente selecionada, desde que assine sua petição online comprometendo-se a apoiar a Primeira e a Segunda Emendas da Constituição dos EUA, que protegem os direitos à liberdade de expressão e a posse de armas.

O sorteio com doação pode ser interpretado como Musk usando sua riqueza para tentar influenciar a acirrada disputa presidencial entre Trump e sua oponente democrata, a vice-presidente Kamala Harris.

Chamado America PAC, o comitê de ação política de Musk busca desempenhar um papel importante na mobilização e registro de eleitores em Estados decisivos que podem determinar o resultado da eleição.

Os termos da petição afirmam que os signatários devem ser eleitores registrados no Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia ou Wisconsin — todos Estados que provavelmente decidirão a eleição.

O governador democrata da Pensilvânia, Josh Shapiro, disse no domingo que o sorteio era “profundamente preocupante” e pediu às autoridades que investigassem. Reuters

 

Neymar reestreia no Al-Hilal após um ano fora e entra na mira para convocação da seleção

Um ano e quatro dias desde que se lesionou em partida da seleção brasileira, Neymar entrou novamente em campo em uma partida oficial do Al-Hilal. O camisa 10 foi relacionado por Jorge Jesus para ajudar a equipe na segunda etapa do duelo com o Al-Ain, pela terceira rodada da Liga dos Campeões da Ásia, nesta segunda-feira. Bruna Biancardi, sua namorada, e a filha Mavie acompanharam a partida nas tribunas do estádio Hazza bin Zayed, na cidade de Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos.

Neymar se tornou o grande assunto da seleção desde o início da trajetória de Dorival Júnior no comando da equipe, em janeiro. Muito pela ausência do camisa 10 e a preocupação com sua recuperação física, mas também pela má fase que a seleção vive nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Foram duas vitórias na última Data Fifa, mas a eliminação precoce na Copa América nas quartas de final, diante do Uruguai, e o desempenho em campo preocupavam a CBF.

A expectativa da entidade era de que Neymar estivesse apto a retornar a partir de agosto. No início da temporada, no entanto, tanto o Al-Hilal quanto os médicos da CBF, em comissão liderada pelo médico Rodrigo Lasmar, perceberam que o atacante não teria condições de entrar em campo naquele momento. Ele passou por cirurgia após romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e machucar dois meniscos. EC

 

João Paulo treina com bola e fica mais perto de retornar ao Santos após grave lesão

O goleiro João Paulo está cada vez mais próximo de voltar a defender o Santos após uma grave lesão, no Tendão de Aquiles esquerdo, sofrida no dia 24 de maio. Ele treinou em campo nesta segunda-feira e animou os torcedores sobre o andamento de sua recuperação. No entanto, como o clube paulista tem apenas mais seis compromissos nesta temporada, a expectativa é que o retorno oficial aconteça apenas em 2025.

A esposa de João Paulo, Juliane Costa, foi a responsável por ter ‘vazado’ o vídeo do goleiro treinando com bola, ao lado dos preparadores físicos do clube e ainda em separado do elenco. O jogador, que chegou a disputar 23 partidas sob o comando do técnico Fábio Carille, tem sido substituído por Gabriel Brazão, que, inclusive, será o titular no próximo compromisso do clube na Série B. O desafio é diante do Ceará, às 19h, na Vila Belmiro.

Para a partida, o Carille terá boas novidades. O zagueiro Gil, o lateral Escobar e o volante Diego Pituca cumpriram suspensão na derrota para a Chapecoense, por 3 a 2, na quarta-feira, e estão de volta. Todos devem iniciar o confronto com o Ceará entre os titulares.

Já o lateral JP Chermont é dúvida. Ele deixou o campo contra a Chapecoense reclamando de dores musculares. Caso seja vetado, Hayner aparece como substituto imediato para a posição. Carille ainda indicou uma mudança no ataque, com a saída de Willian Bigode e o retorno de Otero.

Contra o Ceará, o Santos defenderá mais uma vez a liderança da Série B. O time paulista tem 56 pontos, mesma pontuação do Sport, que leva a pior no saldo de gols: 20 a 13. Novorizontino, com 54, e Mirassol, com 52, completam o G-4.

Para seguir na primeira posição, o Santos se apega no tabu de nunca ter perdido para o Ceará atuando como mandante. Desta forma, eles já se enfrentaram em nove oportunidades, com cinco vitórias do time paulista e quatro empates. EC

 

 

Os planos funerários proporcionam tranquilidade para enfrentar os momentos mais difíceis. 🌼

Na Interplan, oferecemos paz e conforto. 🕯️

Nossa estrutura acolhedora conta com salas climatizadas, áreas de descanso, celebrações personalizadas e um centro ecumênico.

Com atendimento 24 horas, cada detalhe foi pensado para cuidar de você e dos seus entes queridos.

Estamos sempre ao seu lado.

 

📲 FAÇA O SEU PLANO AGORA, CHAMA NO ZAP 18 3226 5050

🌐 Acesse o nosso site e confira os nossos planos: interplanonline.com.br/planos

Saída de William Bonner do ‘JN’ provoca dança das cadeiras na Globo e até ‘saída’ de importante diretor

No começo de setembro, já havia contado para vocês com exclusividade, aqui, no Glow News que a movimentação de Ticiane Pinheiro nos bastidores rumo à Globo e a decisão de deixar o programa Hoje em Dia da Record tinham a ver com os planos de mudança dela e da família para o Rio de Janeiro por conta de César Tralli.

Tralli tem grandes chances de ser escolhido como o substituto de William Bonner e ter a família perto é algo que ele considera fundamental. No último fim de semana, o jornalista Flavio Ricco deu que é certo o âncora do Jornal Hoje ocupará o posto no Jornal Nacional, mas minhas fontes continuam garantindo que Marcio Bonfim ainda está no páreo pela vaga. O carisma, a competência e bom relacionamento com seus superiores são pontos fortes do comandante NE2. Uma ala ainda argumenta que seria uma grande conquista ter um homem negro como âncora do principal telejornal do país. GN

 

Ex-vocalista do Iron Maiden, Paul Di’Anno morre aos 66 anos

Paul Di’Anno, ex-vocalista do Iron Maiden, morreu aos 66 anos nesta segunda-feira, 21. A causa da morte não foi informada.

A gravadora que representava o artista enviou comunicado ao Metro.uk. “Após deixar o Iron Maiden, Paul Di’Anno teve uma longa e intensa carreira musical com a Battlezone e Killers, além de diversas gravações solo e participações especiais. Apesar de enfrentar sérios problemas de saúde nos últimos anos, que o fizeram se apresentar em uma cadeira de rodas, Paul continuou a entreter seus fãs ao redor do mundo, realizando mais de 100 shows desde 2023”.

O cantor morreu em sua casa em Salisbury, na Inglaterra. Paul Di’Anno vinha enfrentando problemas de saúde no joelho, o que o obrigou a ser submetido a cirurgia e ser dependente de cadeira de rodas.

O artista nasceu em Chingford, leste de Londres, em 17 de maio de 1958.

Paul Di’Anno marcou sua carreira como primeiro vocalista oficial do Iron Maiden, o primeiro que realmente gravou trabalhos de estúdio com a banda. Iron Maiden (1980) e Killers (1981) são os dois discos de Paul com o grupo. EC

 

França apoiará ‘rápida saída’ do Panamá da lista europeia de paraísos fiscais

A França apoiará o processo para uma “rápida saída” do Panamá da lista europeia de paraísos fiscais, indicaram, nesta segunda-feira (21), ambos os países em um comunicado conjunto após um encontro em Paris entre o presidente francês, Emmanuel Macron, e seu homólogo panamenho, José Raúl Mulino.

“A França parabeniza as reformas empreendidas pelo Panamá em colaboração com o Fórum Global da OCDE e a Comissão Europeia, visando uma rápida saída da lista fiscal europeia e apoiará o processo”, destaca o comunicado.

O presidente panamenho fez da retirada do Panamá das listas de paraísos fiscais um de seus principais temas de política externa desde que assumiu o cargo em 1º de julho.

Nos últimos anos, o Panamá implementou reformas legais, como a penalização da evasão fiscal, mudanças que lhe permitiram sair em 2023 da “lista cinza” do Grupo de Ação Financeira (Gafi), com sede em Paris.

No entanto, a União Europeia (UE) decidiu em 8 de outubro manter o país centro-americano em sua lista de paraísos fiscais, ao lado de Fiji, Guam, Palau, Rússia, Trinidade e Tobago, entre outros.

A lista foi criada em 2017 após uma série de escândalos – incluindo o dos “Panama Papers” – que pressionaram a UE a tomar medidas drásticas contra a sonegação fiscal. AFP

 

Band frustra Globo e garante transmissão da F1 até o fim de 2025

Band frustra Globo e garante transmissão da F1 até o fim de 2025
A Band detém os direitos da Fórmula 1 desde 2021 (Foto: Massimo Pinca / AFP)

A Band anunciou nesta segunda-feira que vai continuar transmitindo a Fórmula 1 até o fim de 2025, frustrando os planos da Globo de voltar a exibir a competição a partir da próxima temporada. Em comunicado, a emissora paulista afirmou que não chegou a um consenso com a Liberty Media, detentora dos direitos da F-1, em relação à rescisão do vínculo, optando pelo cumprimento do contrato. O vínculo se encerra no fim do próximo ano.

A Liberty Media tinha a intenção de rescindir com a Band, que tem valores a pagar à empresa americana e não estava otimista quanto à manutenção da F-1 na programação. A Globo, responsável por transmitir as corridas por quatro décadas, era a principal interessada no negócio. A última temporada do Mundial na emissora carioca aconteceu em 2020.

A expectativa de a F-1 retornar à Globo ficou ainda maior na semana passada, durante o Upfront Globo, evento em que a empresa apresenta os principais produtos do canal para 2025 ao mercado publicitário. Um monoposto pintado com logomarcas do canal foi exibido com um “será?” aparecendo em um telão ao fundo.

Um dos motivos que levou a Globo a se interessar pelo retorno da F-1 é a possibilidade de Gabriel Bortoleto virar titular da Sauber/Audi. Aos 19 anos, o brasileiro despontou como favorito após bom desempenho em sua temporada de estreia na Fórmula 2, neste ano.

Bortoleto disputa vaga com o experiente Valtteri Bottas, vice-campeão mundial nas temporadas 2019 e 2020, quando foi parceiro do inglês Lewis Hamilton na Mercedes. O finlandês é um dos titulares da atual Kick Sauber, mas tem contrato somente até o fim deste ano. EC

 

Polícia investiga desaparecimento de brasileira na Itália

As autoridades italianas abriram uma investigação para apurar o desaparecimento de uma brasileira de 54 anos, com cidadania italiana, desde o último dia 12 de outubro na província de Pisa.

Trata-se de Flávia Agonigi Mello, residente da cidade de Pontedera, na região da Toscana, que sumiu há mais de uma semana, depois de passar a noite com amigos em um bar no município de Chiesina Uzzanese, em Pistoia.

Segundo relatos, a brasileira não deixou nenhum rastro, tendo em vista que o carro em que viajava, um Opel Mokka com placa GK436CY, não foi visto nem filmado pelas câmeras de vigilância e seus dois celulares estão desligados.

Além disso, a conta bancária, mantida em conjunto com o marido, não registrou nenhuma movimentação e seus documentos, incluindo passaporte, roupas e malas permanecem em sua residência.

Desde o desaparecimento, a mulher também não entrou mais em contato com suas irmãs que moram no Brasil e com quem falava quase que diariamente.

O caso fez o Ministério Público de Pisa abrir um processo contra desconhecidos pelo crime de homicídio, segundo a procuradora italiana Teresa-Angela Camelio, que especificou que foram iniciadas as primeiras investigações, em particular buscas na residência onde a mulher vivia com o marido.

De acordo com a polícia local, o inquérito foi aberto após o esposo de Mello procurar a justiça para relatar o desaparecimento. “Quanto mais o tempo passa, mais cresce o medo de que algo grave tenha acontecido com Flávia”, declarou o advogado da família, Gabriele Dell’Unto. (ANSA).

 

Focus: Mercado vê inflação no teto da meta em 2024 e eleva projeção para Selic em 2025

Analistas consultados pelo Banco Central subiram novamente sua projeção para o nível da Selic no próximo ano, em meio a expectativas mais altas para o avanço do IPCA e o crescimento do PIB em 2024 e projeção de uma inflação maior em 2025, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que a mediana das expectativas para a taxa básica de juros ao fim do próximo ano agora é de 11,25%, de 11,00% na semana anterior, indicando menos cortes de juros em 2025.

Para 2024, a projeção para a Selic, atualmente em 10,75%, manteve-se em 11,75%, com dois aumentos seguidos de 0,5 ponto percentual, em novembro e dezembro.

Depois disso é esperado mais um aumento de 0,25 ponto na primeira reunião de 2025, com a Selic permanecendo em 12,0% até o penúltimo encontro. São previstos então um corte de 0,50 ponto percentual e outro de 0,25 ponto em novembro e dezembro do próximo ano.

A mudança na previsão ocorre na esteira do aumento do ceticismo do mercado em relação aos esforços do governo para equilibrar as contas públicas. O Executivo tem prometido que anunciará novas medidas de contenção de gastos após o segundo turno das eleições municipais, em 27 de outubro, a fim de cumprir as regras do arcabouço fiscal.

Participantes do mercado têm afirmado que a confiança na direção da questão fiscal será retomada apenas quando houver justamente o anúncio de medidas concretas.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda um aumento na projeção para o IPCA neste ano, agora com alta de 4,50% –exatamente o teto da meta–, ante 4,39% há uma semana. Em 2025, o avanço do índice deve chegar a 3,99%, acima dos 3,96% projetados anteriormente.

O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Houve ligeira melhora ainda na expectativa para a expansão do PIB em 2024, agora em 3,05%, de 3,01% na semana anterior. No próximo ano, a economia brasileira deve crescer 1,93%, segundo os analistas, mesma projeção da pesquisa anterior.

Para o mercado de câmbio, a previsão quanto ao preço do dólar ao fim deste ano subiu para 5,42 reais, de 5,40 reais há uma semana. Em 2025, a expectativa é de que a moeda norte-americana atinja 5,40 reais, semelhante à previsão anterior. DW

 

Campanha eleitoral de 2024 bate recorde de casos de violência com motivação política

O Brasil registrou 338 episódios de violência política entre julho e setembro deste ano, período que abrange a fase de definição de candidaturas e o período formal campanha eleitoral.

O número é um recorde da série histórica mantida desde 2019 pelo Observatório de Violência Política e Eleitoral no Brasil, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). No mesmo período eleitoral de 2022, por exemplo, 263 casos foram identificados.

Segundo o estudo, 26 estados brasileiros testemunharam algum tipo de violência contra lideranças políticas ou seus familiares. Apenas o Distrito Federal, que não tem eleições municipais, não registrou casos no período analisado.

A análise considera agressões contra pré-candidatos, candidatos, ocupantes e ex-ocupantes de cargos públicos, e mandatários como vereadores, prefeitos e governadores. Casos envolvendo eleitores não são considerados. Desde 2019, o Observatório já contabilizou 2.673 episódios de violência política no país.

No último trimestre, o estado que liderou as agressões políticas foi São Paulo, com 58 episódios, seguido do Rio de Janeiro, com 47. Bahia, Ceará e Paraíba empatam em terceiro lugar, com 23 casos cada. 25 dos 29 partidos registrados no Brasil foram atingidos.

A maioria das vítimas são lideranças que concorrem neste pleito municipal. DW

 

Dólar sobe em linha com exterior em meio à força dos EUA e apostas em vitória de Trump

O dólar subia frente ao real nesta segunda-feira, ultrapassando 5,73 reais e em linha com os mercados globais, à medida que a moeda norte-americana se fortalecia no exterior com a percepção de força da economia dos Estados Unidos e o aumento das apostas de vitória de Donald Trump na eleição presidencial do país.

Às 9h44, o dólar à vista subia 0,52%, a 5,7301 reais na venda, o que seria o maior valor de fechamento desde 1º de agosto. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,46%, a 5,733 reais na venda. Veja cotações.

Dados sólidos de emprego e consumo dos EUA divulgados recentemente têm reduzido as expectativas de investidores de um afrouxamento monetário agressivo pelo Federal Reserve, o que tem elevado os rendimentos dos Treasuries, em cenário positivo para o dólar.

Nesta sessão, o rendimento do Treasury de dez anos — referência global para decisões de investimento — subia 5 pontos-base, a 4,126%. ID

 

Justiça britânica examina responsabilidade da BHP na tragédia ambiental de Mariana

Justiça britânica examina responsabilidade da BHP na tragédia ambiental de Mariana
Foteo de 6 de novembro de 2015 mostra Bento Rodrigues, Minas Gerais, coberto de lama após o rompimento de uma barragem de rejeitos da empresa Samarco, propriedade conjunta da Vale e da BHP – AFP/Arquivos

O Tribunal Superior de Justiça britânico examina a partir desta segunda-feira (21) em Londres se a empresa australiana de mineração BHP, alvo de pedidos de indenizações de quase 47 bilhões de dólares (267 bilhões de reais), é responsável pelo desastre ambiental de 2015 em Mariana, Minas Gerais.

Em um processo que pode prosseguir até março 2025, que acontecerá no Tribunal de Tecnologia e Construção, os magistrados analisarão o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015, pelo qual 620 mil vítimas reclamam a quantia de 36 bilhões de libras à BHP (US$ 46,8 bilhões).

O rompimento da barragem de Fundão (Mariana, Minas Gerais) aconteceu em 5 de novembro de 2015 e liberou mais de 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos minerais altamente poluentes.

A lama percorreu 650 quilômetros pelo Rio Doce, atingiu o Atlântico, devastou localidades, matou 19 pessoas e deixou mais de 600 pessoas sem suas casas, devastando a flora e a fauna.

O povo Krenak está entre os mais de 620 mil participantes, além de 46 municípios, nesta ação coletiva, a maior movida na história judicial britânica.

O povo indígena Krenak está entre os mais de 620 mil participantes, além de 46 municípios, na ação coletiva, a maior apresentada na história judicial britânica.

“Realmente, esperamos que a justiça inglesa faça o que a justiça brasileira não fez até agora”, declarou à AFP Mônica dos Santos, uma advogada de 39 anos cuja família perdeu a casa na catástrofe.

A BHP está no alvo do processo porque é coproprietária, ao lado do grupo brasileiro Vale, da mineradora brasileira Samarco, que administra a barragem.

Na época da tragédia, a BHP tinha duas sedes globais, uma delas em Londres, que a empresa não mantém mais, e outra na Austrália, onde está registrado seu domicílio atualmente. AFP

 

Acidente entre carros mata quatro pessoas e deixa duas gravemente feridas, em Osvaldo Cruz

Batida frontal entre carros mata quatro pessoas e deixa duas gravemente feridas, em Osvaldo Cruz (SP) — Foto: Polícia Rodoviária
Batida frontal entre carros mata quatro pessoas e deixa duas gravemente feridas, em Osvaldo Cruz (SP) — Foto: Polícia Rodoviária

Um acidente entre dois carros na noite deste domingo (20) matou quatro pessoas e deixou outras duas gravemente feridas, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Osvaldo Cruz (SP).

ilitar Rodoviária, um veículo com placas de Parapuã (SP) transitava sentido a Inúbia Paulista (SP), quando, por motivos desconhecidos, bateu de frente contra um carro, com placas de Osvaldo Cruz, que seguia no sentido contrário.

O motorista do carro atingido, um homem de 63 anos, morreu no local. As passageiras, de 59, 64 e 68 anos, foram socorridas e encaminhadas ao Pronto Socorro de Osvaldo Cruz, mas não resistiram aos ferimentos. Todas as vítimas eram moradoras de Osvaldo Cruz.

Já o condutor do veículo com placas de Parapuã, um homem de 52 anos, e a passageira, de 30 anos, foram levados ao Pronto Socorro com ferimentos graves.

Prisão por embriaguez

O motorista que provocou o acidente fez o teste de bafômetro, que resultou em 0,38 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.

Diante da constatação, ele foi preso em flagrante pelos crimes de homicídio culposo, lesão corporal culposa e embriaguez ao volante. O homem permaneceu à disposição da Justiça.

Ainda conforme o policiamento, o trânsito foi interditado temporariamente para o trabalho de resgate das vítimas.

O local e o veículo foram periciados pela Polícia Científica de Adamantina (SP).

Nenhuma das vítimas possuíam antecedentes criminais. G1/Prudente

Israel bombardeia empresa acusada de financiar o Hezbollah

Israel bombardeia empresa acusada de financiar o Hezbollah
Destruição provocada por bombardeios israelenses em Beit Lahia, norte da Faixa de Gaza, em 20 de outubro de 2024 – AFP

Israel bombardeou nesta segunda-feira (21) uma empresa libanesa vinculada ao Hezbollah, que o país acusa de financiar as armas do movimento islamista apoiado pelo Irã, após quase um mês de guerra aberta.

Os bombardeios israelenses atingiram os escritórios da empresa financeira Al Qard Al Hassan nas cidades de Nabatieh e Tiro, no sul do Líbano, durante a noite, segundo a agência nacional de notícias libanesa, Ani.

Nesta segunda-feira, o Exército israelense anunciou que atacou “dezenas de instalações e áreas” utilizadas pelo movimento islamista em Beirute e no sul do Líbano, incluindo antenas da instituição financeira.

Os ataques mostram que as Forças de Defesa de Israel, em guerra aberta contra o Hezbollah há quase um mês, procura minar as capacidades de financiamento do grupo.

Israel acusa a Al Qard Al Hassan de financiar as “atividades terroristas do Hezbollah”, incluindo a compra de armas e o pagamento dos combatentes.

O Hezbollah construiu sua base social em áreas xiitas do Líbano ao fornecer proteção, atendimento de saúde, serviços de educação e financeiros em um Estado corroído há décadas pelo sectarismo e pela corrupção. AFP

 

PR: carreta tomba sobre van de equipe de remo e mata nove pessoas

PR: carreta tomba sobre van de equipe de remo e mata nove pessoas
Acidente na BR-376 (Crédito: Divulgação/ PRF)

Um acidente no km 665 da BR 376, em Guaratuba (PR), matou nove pessoas, entre elas sete adolescentes de uma equipe de remo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, uma carreta, conduzida por um homem de 30 anos, que se feriu levemente, teria perdido os freios, colidindo na traseira de uma van.

O veículo, que transportava os jovens atletas, ainda colidiu na traseira de um carro. Em seguida, a van rodou e a carreta a arrastou para fora da pista, tombando sobre ela.

Até o momento, seis dos nove corpos já foram localizados. “As equipes aguardam a chegada de um guindaste para içar a carreta com o contêiner para a retirada dos corpos”, informou a PRF.

Um adolescente de 17 anos foi resgatado com vida e ferimentos leves e levado junto ao motorista da carreta para o Hospital São José em Joinville. Ainda de acordo com a PRF, a van vinha de São Paulo com destino a Pelotas (RS).

Nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) lamentou as mortes dos envolvidos no acidente. “Recebo com imensa tristeza a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Remar para o Futuro, criado durante a minha gestão como prefeito”, escreveu o governador.

“Eles estavam representando nosso Estado com muita honra e talento. Esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo”, continuou Leite.

Conforme o governador, a Secretaria de Segurança Pública do estado foi mobilizada para auxiliar as autoridades do Paraná e oferecer o “apoio necessário às famílias”.

Também por meio da redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou as mortes no acidente. “Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná. Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”, escreveu Lula. IE

 

Presidente Lula sofreu ‘pequeno sangramento cerebral’ após queda, diz médico

Presidente Lula sofreu 'pequeno sangramento cerebral' após queda, diz médico
(REUTERS/Adriano Machado)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caiu dentro de um banheiro no Palácio da Alvorada, em Brasília, e sofreu um “pequeno sangramento cerebral” na região da nuca, tecnicamente chamado de contusão cerebral hemorrágica, de acordo com seu médico, o cardiologista Roberto Kalil.

Mencionado pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o profissional destacou que, independentemente da idade, qualquer pessoa que sofresse uma queda semelhante receberia “os mesmos cuidados” e teria sua viagem cancelada.

Lula estava com a viagem marcada para participar da reunião dos Brics, grupo formado pelas principais economias emergentes do mundo. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi designado para chefiar a delegação brasileira que participará da cúpula dos Brics.

O Brasil assumirá a presidência dos Brics em 2025 e deve concentrar suas atividades no primeiro semestre, em função da Conferência do Clima, que será realizada em Belém em novembro do próximo ano.

O acidente ocorreu no sábado, 19. Lula foi levado para a unidade de Brasília do hospital Sírio Libanês e liberado horas depois. Desde então, ele está sob os cuidados de seu médico pessoal, Roberto Kalil, e de Ana Helena Germoglio, chefe da equipe de saúde da Presidência.

De acordo com boletim divulgado pelo Sírio Libanês, o acidente doméstico provocou um ferimento “corto-contuso em região occipital”. A região occipital é a parte de trás da cabeça. Lula levou pontos para conter o sangramento causado pelo corte.

A imprensa local também apontou que o petista, de 78 anos, levou pelo menos cinco pontos e caiu depois de o banco que estava sentado ter escorregado.

Apesar do susto, as condições de Lula são estáveis e foi liberado para exercer suas demais atividades. *Com informações de Estadão Conteúdo e PlatôBR.

 

Por decisão unânime, Tribunal de Justiça condena Tupã, ex-secretário de obras e empresário por crime de responsabilidade

Da esquerda para a direita, o ex-prefeito Milton Carlos de Mello 'Tupã', o ex-secretário municipal de Obras e Serviços Públicos Alfredo José Penha e o empresário Gervásio Costa — Foto: Reprodução/Facebook e Prefeitura de Presidente Prudente
Da esquerda para a direita, o ex-prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, o ex-secretário municipal de Obras e Serviços Públicos Alfredo José Penha e o empresário Gervásio Costa — Foto: Reprodução/Facebook e Prefeitura de Presidente Prudente

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) condenou neste domingo (20), por decisão unânime na esfera criminal, o ex-prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos), o ex-secretário municipal de Obras e Serviços Públicos Alfredo José Penha e o empresário Gervásio Costa pelo crime de responsabilidade diante da abertura de vias públicas no Jardim Santana, em Presidente Prudente (SP).

Em sessão permanente e virtual da 16ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, os desembargadores Guilherme de Souza Nucci, o relator, Renata William Rached Catelli, a revisora, e Leme Garcia, o terceiro juiz, acordaram sobre a decisão.

Os desembargadores Guilherme e Renata já haviam proferido seus votos no dia 15 de outubro, ambos favoráveis à manutenção da condenação dos três réus em segunda instância, enquanto Leme Garcia pediu vistas dos autos.

Ainda na sexta-feira, o terceiro juiz também se manifestou favorável à condenação dos três réus no processo movido pelo Ministério Público.

Tupã, Alfredo José Penha e Gervásio Costa foram condenados pela prática do crime previsto no artigo 1º, inciso II, do decreto-lei nº 201/67, ou seja, “utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos”, combinado com os artigos 29 e 30, ambos do Código Penal.

Desta forma, a decisão estipulou a pena em 2 anos e 8 meses de reclusão, em regime aberto, substituída por prestação de serviços à comunidade, e pagamento direcionada a entidade social de 20 salários mínimos. G1/Prudente

 

Bom dia

Jogo com oito gols entre Juventude e Palmeiras

O Palmeiras venceu o Juventude por 5 a 3 neste domingo (20), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), em duelo válido pela 30ª rodada do Brasileirão.

Raphael Veiga, com três gols, e Richard Ríos, completaram a quina do Verdão. Danilo Boza, Ronaldo e Edson Carioca anotaram os gols do Juventude.

Com o resultado, o Palmeiras vai a 60 pontos e permanece na 2ª colocação, um ponto atrás do líder Botafogo. O Juventude fica com 34 pontos, na 14ª posição, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento. UOL

 

Trio elétrico capota e deixa 3 mortos e 6 feridos no interior de Pernambuco

Um trio elétrico do grupo musical Trio Zeus caiu em uma ribanceira na manhã deste domingo, 20, no acesso ao município de Machados, na região agreste de Pernambuco. Segundo o prefeito da cidade, Juarez da Banana (PSB), três pessoas que faziam parte da banda morreram e seis ficaram feridas. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. A queda do veículo aconteceu em um ponto da estrada conhecido como Curva da Pedra.

O veículo tombou e desceu um barranco, arrastando vegetação. Policiais Militares da 6ª Companhia Independente (CIPM), responsável pelo policiamento de Machados, foram acionados para atender a ocorrência junto com o Corpo de Bombeiros. Ao chegarem no local, os agentes encontraram dois mortos; uma terceira vítima chegou a ser hospitalizada, mas não resistiu.

Seis pessoas foram levadas ao Hospital Edison Alvares, quatro em estado grave, segundo o diretor Médico da unidade, Mário Alves.

Em postagem da prefeitura de Machados nas redes sociais, o diretor afirma que os pacientes com quadros mais graves foram transportados para outras unidades mais preparadas. As equipes de médicos e enfermeiros foram reforçadas para atender as ocorrências. Estadão Conteúdo

 

Com um a menos, Flamengo segura o Corinthians e vai à final da Copa do Brasil

A partida de volta entre Corinthians e Flamengo, pela semifinal da Copa do Brasil, terminou em 0 a 0. Com o resultado, o Flamengo se classifica para a final e irá enfrentar o Atlético-MG.

O Flamengo segurou a pressão do Corinthians, na Neo Química Arena, com um jogador a menos.  O atacante Bruno Henrique foi expulso aos 27 minutos do primeiro tempo. O atacante acertou uma solada na cabeça do lateral Matheuzinho e recebeu o cartão vermelho.

Na quinta-feira, 24, o Corinthians enfrentará o Racing pela Copa Sul-Americana, fazendo o jogo de ida das semifinais, na Neo Química Arena. Já o Flamengo terá a semana inteira para se preparar para o jogo contra o Juventude, marcado para o sábado, 26, no Maracanã. IstoÉ

 

Neymar volta a ser relacionado pelo Al Hilal após mais de um ano afastado por lesão

Depois de mais de um ano afastado por lesão, o atacante Neymar foi relacionado neste domingo (20) para o jogo do Al Hilal fora de casa contra o Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, pela Liga dos Campeões Asiáticos, podendo jogar na segunda-feira.

“Sei que estão ansiosos. Eu também estou. Mas no dia 21 de outubro, estou de volta”: diz o astro de 32 anos num vídeo publicado pelo Al Hilal, garantindo estar “pronto” para voltar a jogar.

Neymar, que se transferiu para o Al Hilal da Arábia Saudita em agosto de 2023 vindo do Paris Saint-Germain, sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado e o menisco no dia 17 de outubro daquele ano em jogo do Brasil contra o Uruguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Até o momento, ele disputou apenas cinco partidas pelo clube saudita.

A ausência do craque brasileiro, que segundo a mídia ganha 100 milhões de euros (cerca de R$ 613 milhões pela cotação atual) por temporada, não chegou a afetar os resultados de seu novo clube, que conquistou o campeonato nacional pela 19ª vez na temporada passada. ESTADÃO CONTEÚDO 

 

Acidente doméstico cancela viagem de Lula para a Rússia

O presidente Lula (PT) cancelou sua viagem à Rússia neste domingo (20) por recomendação médica após sofrer uma queda no banheiro e bater a cabeça.

Lula foi internado no hospital Sírio Libanês de Brasília após o acidente doméstico. De acordo com o boletim médico, o presidente deu entrada na unidade de saúde no sábado (19) com um ferimento na cabeça.

Viagem foi cancelada devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração. A informação foi divulgada em nota pelo Palácio do Planalto na tarde deste domingo (20). “Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades”, diz boletim médico divulgado pelo hospital Sírio Libanês. uol

 

Índio Futebol Clube vence o Campeonato Master de Santo Anastácio

Jogadores do Índio FC com a taça e o checão de R$ 2 mil. Foto: Instagram

A final do Campeonato Master de Santo Anastácio aconteceu ontem, com o confronto entre o time da casa e o Índio Futebol Clube. A partida foi realizada no Estádio Municipal, diante de um bom público. O Índio Futebol Clube venceu por 2 a 1, garantindo a vitória nos momentos finais, após o jogo permanecer empatado por boa parte do tempo. O time de Ribeirão dos Índios recebeu uma premiação de R$ 2 mil pela conquista. AMN

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1