Pesquisar
Close this search box.

Médico acusado pela morte de Matthew Perry se declara culpado

Um dos médicos acusados pela morte do ator Matthew Perry por overdose declarou-se culpado nesta quarta-feira, em um tribunal de Los Angeles, por ter fornecido de forma ilegal a droga cetamina.

Mark Chavez, 54, um dos cinco acusados pela morte do astro da série de TV “Friends” em outubro de 2023, pode pegar até 10 anos de prisão.

Perry, que marcou uma geração com o personagem “Chandler Bing” e que lutou durante anos contra a dependência química, foi encontrado morto em sua residência, no ano passado. A autópsia determinou que a causa da morte foram “efeitos agudos da cetamina”, droga controlada que o ator tomava como parte de uma terapia supervisionada.

O tribunal decidiu que a sentença de Chávez será anunciada em abril. O médico admitiu a culpa como parte de um acordo com autoridades responsáveis pelo caso.

Em audiência anterior, ele foi libertado mediante o pagamento de fiança e concordou em devolver sua licença médica no estado da Califórnia, onde exercia a profissão. IE

 

Governo da Itália aprova decreto para gerir fluxos migratórios

O governo da Itália aprovou nesta quarta-feira (2) um decreto para gerir fluxos migratórios no país e que prevê uma série de medidas voltadas a trabalhadores de fora da União Europeia, alvos frequentes de exploração no campo.

Uma das medidas cria permissões de estadia de seis meses no país, renováveis por mais um ano, para imigrantes que denunciarem casos de “caporalato”, ou seja, a contratação de mão de obra sem respeitar normas trabalhistas, prática que atinge sobretudo estrangeiros em situação irregular.

“Vamos intervir contra um crime contra a pessoa, montando um sistema de proteção adicional para quem denunciar casos de exploração ou colaborar ativamente em atividades de verificação”, disse a ministra do Trabalho da Itália, Marina Calderone.

Além disso, o decreto aumenta de 30 para 60 dias o prazo para trabalhadores sazonais ficarem na Itália após o fim de seu contrato.

Por outro lado, o texto permite que imigrantes sem documentos sejam identificados, bem como sua localização de origem, por meio de seus celulares, mediante autorização da Justiça.

Além disso, obriga que ONGs que usam aviões para monitorar fluxos migratórios no Mediterrâneo avisem o controle de tráfego aéreo e o centro de coordenação de socorro marítimo, e não seus próprios navios, ao avistar barcos clandestinos em dificuldade. Ansa

 

Atlético de Madrid é punido com fechamento parcial de seu estádio após confusão em clássico

O Comitê Disciplinar da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) decidiu nesta quarta-feira (2) fechar parte das arquibancadas do estádio Metropolitano por três jogos para punir o Atlético de Madrid pelos incidentes no clássico de três dias atrás contra o Real Madrid pelo Campeonato Espanhol.

O Comitê se baseou na súmula do árbitro, Mateo Busquets Ferrer, que relata que o jogo teve que ser temporariamente paralisado aos nove minutos do segundo tempo, quando foi aplicado o protocolo de lançamento de objetos.

Além disso, o Atlético foi multado em 45 mil euros (aproximadamente R$ 270 mil na cotação atual) pelas infrações consideradas muito graves.

No último domingo, depois que o Real Madrid fez 1 a 0 no início do segundo tempo, vários torcedores do Atlético lançaram objetos no gramado em direção ao goleiro do time merengue, Thibaut Courtois.

Após dois avisos pelo sistema de som do estádio, o árbitro decidiu mandar os jogadores aos vestiários para voltarem dez minutos depois e terminarem a partida.

Na segunda-feira, o Atlético anunciou a expulsão “como sócio de maneira permanente” de uma pessoa que foi identificada como uma das que atiraram objetos no campo.

“Nosso departamento de Segurança continua trabalhando com a Polícia para identificar os demais envolvidos, que serão expulsos definitivamente assim que forem localizados”, acrescentou o clube num comunicado. AFP

 

Passageira de ônibus é presa com 365 porções de haxixe escondidas em garrafa térmica e no corpo, em Presidente Epitácio

Uma mulher, de 33 anos, foi presa nesta quarta-feira (2) após ser flagrada com 365 porções de haxixe em uma garrafa térmica e no corpo na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Presidente Epitácio (SP).

A equipe do Tático Ostensivo Rodoviário da Polícia Militar abordou um ônibus de linha interestadual que transportava 37 passageiros no km 648 da via.

Durante a vistoria, uma mulher demonstrou grande nervosismo e foi abordada. Em seus pertences pessoais, foram encontradas 365 porções de haxixe dentro de uma garrafa térmica e junto ao corpo da suspeita.

Ao todo foram apreendidos 1,02 quilos da droga.

A passageira, moradora de Bauru (SP), não possuía antecedente criminal e foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Ela permaneceu à disposição da Justiça. G1/Prudente

 

Adversários de Bárbara Vilches desconfiam e contestam resultado de pesquisa eleitoral divulgado pelo Instituto London em Presidente Venceslau

Nesta quarta-feira, 02, foi publicada uma pesquisa contratada pela campanha da prefeita Bárbara Vilches (PP), que é candidata à reeleição em Presidente Venceslau.

A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral, foi encomendada junto ao Instituto London, com sede em Londrina (PR), e menciona que a prefeita Bárbara seria eleita com 57.5 %.

Ainda conforme a pesquisa, o candidato Ferraz (PR) aparece em segundo com 19,55%; Raphael do Forum (Novo) em terceiro com 13,12%; Malacrida (PDT) em quarto com 6,31%; Nieddu (Cidadania) em quinto com 0,87%; e João Pedro da Paz (Rede) em sexto com 0,25% das intenções de votos. Conforme o Instituto, a pesquisa ouviu 808 eleitores nos dias 27 e 28 de setembro, com margem de erro de 3,41%.

Ao fazer uma consulta sobre a metodologia usada pelo Instituto London, consta que no pedido de registro junto ao TSE, na prática, durante a abordagem aos entrevistados, não foram observadas questões, como grau de instrução (escolaridade), localidade do eleitor e tampouco sua condição social (renda). Nesse sentido não há qualquer referência sobre resultados dessa estratificação no TSE, causando dúvidas sobre o levantamento.

O resultado causou estranheza aos adversários da prefeita.

Veja abaixo o que candidatos disseram:

– Raphael do Fórum questionou o fato de a pesquisa ter sido contratada por pessoas do convívio da prefeita. “Um aliado da prefeita comprou e pagou a pesquisa, que credibilidade tem isto”, disse. Raphael citou ainda que o referido instituto é alvo de denúncias de irregularidade. “Se um órgão de impressa tivesse comprado e tivesse pago essa pesquisa, sem ligação com algum candidato, não haveria questionamento. O candidato afirmou ainda que foi oferecido a ele “uma pesquisa, pelo valor de R$ 6 mil, que o colocava em primeiro lugar, se na pesquisa o nome dele não aparecesse em primeiro”.

– Major Ferraz afirmou ao blog que “a pesquisa não corresponde à realidade”. Segundo ele, “a candidata Bárbara” tem 40% de rejeição no eleitorado venceslauense. Afirmou ainda que a pesquisa “foi direcionada” para apresentar o resultado ora divulgado. “Ouvimos relatos de pessoas que foram ouvidas e não houve o prosseguimento da pesquisa porque manifestaram intenção de voto para outro candidato”, disse. Ferraz afirmou ainda que um dia antes da divulgação da pesquisa partidários de Bárbara já sabiam do resultado, postando nas redes sociais os dizeres: “falta um dia para uma ótima notícia em Presidente Venceslau.

– O ex-prefeito Malacrida afirmou se tratar de um instituto de pesquisa “sem credibilidade, envolvido em inúmeros escândalos, tendo sido impedido de divulgar pesquisas, gerando desconfiança das pessoas íntegras”. Malacrida disse que ouviu relatos dos pesquisados que, segundo ele, comprovam “a total falta de critérios técnicos”, configurando a desconfiança de ter sido uma pesquisa contratada para produzir resultado pré-determinado pelo contratante, no caso pessoas ligadas à prefeita Bárbara. “Toda essa trama cheira a muita maracutaia”, disse o ex-prefeito. Malacrida lembrou que, no passado, foi alvo da mesma artimanha, quando uma pesquisa apontava que ele estava em terceiro lugar e, no fim, acabou sendo eleito em 2004. “Esses artifícios que o poder econômico usa para violar a democracia e tentar ludibriar a população é coisa antiga”, ressaltou.

– O candidato João Pedro da Paz citou o fato de a empresa que divulgou a pesquisa ser alvo de condenação na justiça e que, de “forma inidônea, buscam os coronéis que se julgam dono do poder maquiar e mascarar a real intenção dos votos do povo venceslauense. Mas o povo não aceita mais tapetão e alterações das regras do jogo”, respondeu. “Que vença o melhor, não o tapetão. Não aceitamos mais votos de cabresto e nem coronelismo afoito em Venceslau”, afirmou o candidato.

– O candidato Lourival Nieddu afirmou não se preocupar com pesquisas. “Somos seis candidatos e não acredito que somente um tenha tanta porcentagem tão expressiva”, afirmou.

Demanda segue saudável e taxa de juros mais baixa pode dar impulso, diz Barkin, do Fed

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Richmond, Tom Barkin, disse que um risco para a inflação vem do mercado de trabalho, que parece saudável, ainda que as tendências mereçam atenção nos Estados Unidos.

“Os ganhos de empregos estão sendo continuamente revisados para baixo, e os setores (como assistência médica) que estão se recuperando da escassez da pandemia estão moderando seu crescimento. Na verdade, a taxa de contratação caiu para os níveis de 2013”, afirmou.

Embora os empregadores não estejam contratando, eles também não estão demitindo: a taxa de demissões está perto das mínimas de 25 anos, citou Barkin.

No lado positivo, Barkin disse que fatores como imigração, aumento da participação da força de trabalho e produtividade, bem como influências globais como desinflação vinda da China e aumento da produção de energia ajudam no cenário de inflação.

Mas as pressões inflacionárias não desapareceram totalmente. O dirigente citou que ações sindicais recentes ou uma retração na oferta de mão de obra podem gerar salários mais altos. As tendências de custo de saúde podem aumentar ainda mais os prêmios.

“E a desglobalização pode aumentar os preços das importações”. Para Barkin, o conflito no Oriente Médio pode piorar esse movimento de pressão nos preços de bens importados. EC

 

Os sete estados que podem decidir as eleições nos EUA

Mais de 200 milhões de eleitores são chamados às urnas para as eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos, mas o resultado pode depender de apenas alguns milhares de votos.

Os votos dos eleitores de sete dos chamados “estados-pêndulo” terão muito mais peso do que os demais.

Nos Estados Unidos, os eleitores escolhem os candidatos que desejam que os delegados do seu estado votem.

Os estados-pêndulo não se inclinam claramente para um partido ou outro, ao contrário de outros estados que já são considerados favoráveis aos Democratas (Califórnia e Nova York, por exemplo) ou aos Republicanos (Texas e Flórida, entre outros). Eles representam um número significativo de delegados (93 em 538).

Como não importa quem ganha a maioria dos votos em todo o país, o que conta é o resultado em cada estado: o candidato com mais votos em um estado ganha todos os seus delegados (exceto Nebraska e Maine). O objetivo é chegar ao número mágico de 270, sinônimo de vitória nacional.

Por esta razão, o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris concentram suas energias nestes estados e investem neles a maior parte dos seus fundos. AFP

 

Com Messi e sem Dibu Martínez, Argentina anuncia convocados para as Eliminatórias

A seleção argentina contará com o retorno de Lionel Messi e terá o desfalque do goleiro Dibu Martínez nos jogos contra Venezuela e Bolívia pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, segundo a lista de convocados divulgada nesta quarta-feira (2).

Messi, de 37 anos, volta à ‘Albiceleste’ depois de sofrer uma lesão no tornozelo direito na final da Copa América, em julho, contra a Colômbia.

Para substituir Dibu Martínez, suspenso pela Fifa na semana passada por dois jogos devido a “comportamento indevido e violação dos princípios do jogo limpo”, o técnico Lionel Scaloni convocou Walter Benítez, goleiro do PSV Eindhoven.

Dibu foi punido por fazer um gesto obsceno na Copa América e por agredir um cinegrafista após a derrota da Argentina diante da Colômbia na última rodada dupla das Eliminatórias, em setembro.

Um dos destaques da lista é o meia Thiago Almada, do Botafogo, campeão mundial com a seleção em 2022.

Depois de oito rodadas, a Argentina lidera as Eliminatórias para o Mundial de 2026 com 18 pontos.

No dia 10 de outubro, a ‘Albiceleste’ visita e Venezuela em Maturín, e cinco dias depois recebe a Bolívia no estádio Monumental, em Buenos Aires.

– Lista de convocados:

Goleiros: Gerónimo Rulli (Olympique de Marselha/FRA), Juan Musso (Atlético de Madrid/ESP) e Walter Benítez (PSV Eindhoven/HOL).

Defensores: Gonzalo Montiel (Sevilla/ESP), Nahuel Molina (Atlético de Madrid/ESP), Cristian Romero (Tottenhan/ING), Leonardo Balerdi (Olympique de Marselha/FRA), Germán Pezzella (River Plate/ARG), Marcos Acuña (River Plate/ARG), Nicolás Otamendi (Benfica/POR), Lisandro Martínez (Manchester United/ING), Nicolás Tagliafico (Lyon/FRA).

Meio-campistas: Leandro Paredes (Roma/ITA), Alexis Mac Allister (Liverpool/ING), Rodrigo De Paul (Atlético de Madrid/ESP), Exequiel Palacios (Bayer Leverkusen/ALE), Enzo Fernández (Chelsea/ING), Giovani Lo Celso (Betis/ESP), Thiago Almada (Botafogo/BRA), Nicolás Paz (Como/ITA) e Nicolás González (Juventus/ITA).

Atacantes: Alejandro Garnacho (Manchester United/ING), Paulo Dybala (Roma/ITA), Lionel Messi (Inter Miami/EUA), Lautaro Martínez (Inter de Milão/ITA), Julián Álvarez (Atlético de Madrid/ESP) e Valentín Carboni (Olympique de Marselha/FRA). AFP

 

Principal suspeito em caso Madeleine McCann pode ser preso em breve

A Promotoria alemã pediu, nesta quarta-feira (2), 15 anos de prisão por vários crimes sexuais para Christian Brückner, que é também o principal suspeito do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann em Portugal, em 2007.

O acusado, um alemão de 47 anos, está sendo julgado por agressões sexuais e estupros cometidos entre 2000 e 2017 em Portugal.

Nesta quarta-feira, o procurador Ute Lindemann descreveu Brückner como um “perigoso psicopata sádico”, acrescentando que teme uma reincidência.

O veredicto será informado na semana que vem.

O acusado comparece à justiça em Brunswick, no norte da Alemanha, desde fevereiro, por três casos de estupro e agressões sexuais, alegações sem relação com o caso Maddie, pelo qual não foi formalmente acusado.

Brückner cumpre atualmente uma pena de sete anos de prisão na Alemanha por estuprar uma mulher americana que tinha 72 anos em 2005 na Praia da Luz, cidade portuguesa onde a família McCann passava férias.

Em um dos casos pelos quais é julgado em Brunswick, é suspeito de ter agredido sexualmente uma menina alemã de 10 anos em uma praia em abril de 2007, poucos meses antes do desaparecimento de Madeleine McCann.

Em outro caso, é acusado de importunação sexual contra uma menina portuguesa de 11 anos em um parque infantil.

Também é julgado por estuprar uma mulher septuagenária, que foi amarrada e agredida em seu apartamento de férias, uma jovem de 14 anos — que amordaçou e amarrou em um poste de madeira em sua casa —, e uma irlandesa de 20 anos, cuja casa ele invadiu pela varanda.

Em 2020, a Justiça alemã declarou Christian Brückner como o principal suspeito pelo desaparecimento de McCann, um caso que teve repercussão mundial e desencadeou uma ampla campanha internacional para encontrá-la. AFP

 

F1 anuncia acordo de 10 anos com conglomerado de luxo LVMH

O conglomerado francês de moda LVMH anunciou um acordo de 10 anos para voltar a patrocinar a Fórmula 1, principal categoria do automobilismo mundial e historicamente identificada com marcas de luxo.

Os detalhes da parceria, incluindo as grifes envolvidas, devem ser divulgados no início de 2025, mas sabe-se que o contrato com a Rolex para fazer a cronometragem da F1 se encerrará no fim de 2024, após 11 anos.

Uma das principais marcas da LVMH, grupo liderado pelo bilionário Bernard Arnault, um dos homens mais ricos do mundo, é a fabricante de relógios de luxo suíça TAG Heuer, que já patrocinou a Fórmula 1.

“Desde o nascimento da F1, em 1950, a LVMH e suas marcas foram parte integrante deste esporte. Com essa nova parceria, tanto a F1 quanto a LVMH estão entusiasmadas para escrever novos capítulos dessa história incrível”, diz uma nota do conglomerado de luxo, cujo portfólio também inclui Dior, Givenchy, Fendi, Kenzo, Tiffany, Bulgari, Marc Jacobs e Louis Vuitton.

Rumores apontam para um acordo de US$ 150 milhões (R$ 815 milhões) por ano, enquanto a F1 se prepara para viver uma das temporadas mais aguardadas dos últimos tempos, com o crescente equilíbrio entre as equipes, a chegada do heptacampeão Lewis Hamilton à Ferrari e a ascensão de jovens pilotos.

“A F1 continua seu crescimento global, atraindo um público novo e cada vez mais heterogêneo, e a força e amplitude da LVMH a tornam a parceira perfeita”, disse o italiano Stefano Domenicali, presidente e CEO da categoria. (ANSA).

 

Secretário da ONU condena ataque do Irã a Israel e apela por paz

Secretário da ONU condena ataque do Irã a Israel e apela por paz
O secretário-geral, Antonio Guterres, discursa na sede da ONU, em Nova York – AFP

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou veementemente o ataque de mísseis lançado pelo Irã contra Israel, durante a abertura do Conselho de Segurança nesta quarta-feira (2).

A declaração é dada após o diplomata português ter sido declarado “persona non grata” pelo governo israelense por “não ter mencionado o nome do Irã e não condenar inequivocamente a sua grave agressão”.

“O Irã lançou aproximadamente 200 mísseis balísticos contra Israel. Tal como fiz em relação ao ataque iraniano em abril, e como deveria ter ficado óbvio ontem no contexto da condenação que expressei, novamente condenamos veementemente o ataque massivo de mísseis de Teerã contra Israel”, declarou ele, respondendo indiretamente às acusações do governo do premiê Benjamin Netanyahu.

Guterres enfatizou que os violentos conflitos no Oriente Médio estão “rapidamente tornando-se um inferno”, lembrando que há uma semana informou “o Conselho de Segurança sobre a situação alarmante no Líbano” e “desde então as coisas foram de mal a muito, muito pior”.

“Desde então temos visto uma escalada dramática, tão dramática que me pergunto o que resta do quadro estabelecido com a resolução 1701”, acrescentou ele.

O secretário da ONU afirmou ainda que “os civis estão a pagar um preço terrível”, o que condena veementemente, e lembrou que “as forças israelenses têm conduzido ataques aéreos incessantes em todo o Líbano, incluindo Beirute”.

Por fim, explicou que “os Estados Unidos e a França, com o apoio de vários outros países, propuseram um cessar-fogo temporário que permitiria que as negociações fossem retomadas”, mas “Israel rejeitou essa proposta e intensificou os seus ataques, incluindo o bombardeio da sede do Hezbollah, onde o seu líder foi morto”.

“É absolutamente essencial evitar uma guerra total no Líbano que teria consequências profundas e devastadoras”, reiterou Guterres, ressaltando que “esse ciclo mortal de represália deve parar”. (ANSA).

 

Dólar recua por upgrade do Brasil, mas ADP forte nos EUA inibe ajustes

O dólar recua ante o real na manhã desta quarta-feira, 2. A moeda brasileira sobe mais no mercado à vista à medida que o mercado futuro já antecipou em parte na terça, dia 1º, a reação positiva dos investidores ao upgrade da nota de crédito do Brasil pela agência Moody’s.

A agência de classificação de risco elevou a nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1, deixando o País apenas um degrau abaixo do chamado grau de investimento. A perspectiva para o rating brasileiro foi mantida em positiva. Em reação, os principais American Depositary Receipts (ADRs) de empresas brasileiras avançam em Nova York, com destaque para Petrobras, com alta de 1,49%, e Itaú Unibanco, com 2,61%. EC

 

Mudanças climáticas alteram o desenho da fronteira da Suíça com a Itália

Mudanças climáticas provocam mudança no desenho da fronteira da Suíça com a Itália — Foto: Reprodução/TV Globo
Mudanças climáticas provocam mudança no desenho da fronteira da Suíça com a Itália — Foto: Reprodução/TV Globo

A Suíça aprovou uma alteração no desenho da fronteira com a Itália por causa das mudanças climáticas.

Grande parte da fronteira fica nos Alpes e é delimitada por geleiras ou áreas de neve eterna. Mas, em dois anos, com o derretimento do gelo, a Suíça perdeu 10% do volume total de geleiras e o ritmo em 2024 se acelerou.

O desaparecimento da neve está fazendo as temperaturas nos Alpes subirem duas vezes mais rápido do que no resto do planeta. JN

 

Israel mata dezenas de pessoas em Gaza e envia tanques para áreas do sul, dizem médicos

Ataques militares israelenses na Faixa de Gaza mataram pelo menos 60 palestinos durante a noite, inclusive em uma escola que acolhia famílias desabrigadas, segundo médicos, enquanto tanques israelenses avançavam em áreas de Khan Younis, no sul do enclave.

Os tanques israelenses realizaram um ataque a várias áreas no leste e no centro de Khan Younis, antes de se retirarem parcialmente, deixando pelo menos 40 pessoas mortas e dezenas de feridos, de acordo com a rádio oficial Voz da Palestina e a mídia do Hamas.

Na Cidade de Gaza, pelo menos 22 palestinos foram mortos, segundo os médicos. Um ataque israelense a uma escola que abrigava famílias desalojadas na Cidade de Gaza matou 17 pessoas, enquanto outro atingiu a Sociedade de Órfãos Al-Amal, que também abriga pessoas desalojadas, matando pelo menos outras cinco pessoas, disseram os médicos.

A escalada ocorre depois que o Irã lançou uma salva de mísseis balísticos contra Israel na terça-feira, em retaliação à campanha de Israel contra os aliados do Hezbollah no Líbano, e Israel prometeu uma “resposta dolorosa” contra seu inimigo.

Os palestinos na Faixa de Gaza, envolvidos em quase um ano de guerra com Israel, comemoraram ao ver dezenas de foguetes a caminho de Israel. Alguns desses foguetes caíram no enclave palestino após serem interceptados pelas defesas antimísseis de Israel, mas não causaram perdas humanas, segundo testemunhas.

O Hezbollah começou a disparar foguetes contra Israel há quase um ano, em apoio ao seu aliado Hamas na guerra em Gaza, que começou depois que o grupo militante realizou o ataque mais mortal da história de Israel em 7 de outubro.

O ataque, no qual Israel afirma que 1.200 pessoas foram mortas e mais de 250 foram feitas reféns, desencadeou a guerra que devastou Gaza, deslocando a maior parte de sua população de 2,3 milhões de habitantes e matando mais de 41.600 pessoas, de acordo com as autoridades de saúde de Gaza. Reuters

 

Israel e Irã trocam ameaças após ataque com mísseis

Israel bombardeou novamente, nesta quarta-feira (2), o sul de Beirute, um reduto do movimento pró-iraniano Hezbollah, e ameaçou Teerã com retaliação após o ataque com mísseis do dia anterior, ignorando os apelos internacionais para uma desescalada.

O Hezbollah anunciou pela manhã que confrontou soldados israelenses que tentaram se infiltrar no Líbano, um dia após o anúncio de Israel de incursões terrestres “limitadas” na fronteira libanesa.

O Exército libanês relatou uma breve incursão do Exército israelense no sul do país.

Israel e seu aliado Estados Unidos ameaçaram responder ao ataque lançado na terça-feira pelo Irã, que disparou cerca de 200 mísseis contra território israelense para vingar o assassinato dos líderes do movimento libanês Hezbollah e do Hamas palestino.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, descreveu o ataque iraniano como um “erro grave” e garantiu que Teerã “pagará” o preço da agressão que, segundo ele, buscou “matar milhares” de civis. “Quem nos ataca, nós atacamos de volta”, alertou.

O chefe do Estado-Maior iraniano, general Mohamad Baqeri, alertou que o Irã atacaria “com maior intensidade” e bombardearia “todas as infraestruturas” de Israel se fosse atacado em retaliação.

Na operação de terça-feira, batizada de “Promessa Honesta 2”, o Irã usou mísseis hipersônicos pela primeira vez, segundo a imprensa iraniana. Teerã afirmou que 90% dos mísseis atingiram o alvo.

O ataque deixou duas pessoas levemente feridas em Israel, segundo os serviços de emergência, e matou um palestino na Cisjordânia ocupada, segundo uma autoridade palestina.

De acordo com o Exército israelense, um grande número de mísseis foi interceptado pelo escudo antimísseis. Sirenes de alerta soaram em todo Israel e o espaço aéreo foi fechado. AFP

 

Vem aí Garden Espaço Pet em Presidente Venceslau

Garden projetada com extremo bom gosto na Dom Pedro II em Presidente Venceslau. TM/AMN

Presidente Venceslau ganha nova empresa: Garden Espaço Pet, um conceito moderno para o bem-estar animal.

A cidade de Presidente Venceslau está prestes a receber o Garden Espaço Pet, uma loja de extremo bom gosto e inovação. O empreendimento é fruto da realização de um sonho da médica veterinária Dra. Andréa Vitorino Zulin, trazendo o que há de mais moderno para o cuidado e conforto dos pets.

Além do consultório para o atendimento clínico, o espaço será totalmente dedicado aos Pets, oferecendo serviços de banho, tosa e áreas de espera, tudo seguindo rigorosos padrões de higiene segurança e comodidade com ambientes climatizados e com câmeras de monitoramento.

“Nossa missão é promover o bem-estar dos animais, oferecendo produtos de alta qualidade e um atendimento totalmente personalizado”, destaca Dra. Andréa que possui pós-graduação em clínica de pequenos animais e comportamento animal. Ela ainda nos revelou que o Garden Espaço Pet trará serviços diferenciados, como banho Low Stress, Tosa na Tesoura, Cromoterapia, Aromaterapia e até Banho de ozônio.

Na área frontal, haverá uma loja completa com Farmácia, alimentos, brinquedos, petiscos e mordedores 100% naturais, além de uma linha diversificada de produtos para pets. Os tutores também terão a oportunidade de conhecer métodos de enriquecimento ambiental, proporcionando mais qualidade de vida dos Pets.

Com o slogan “Mais que um Petshop uma experiência”, a Garden Espaço Pet tem inauguração prevista para outubro, e ficará localizada na esquina da Avenida Dom Pedro II com a Rua Djalma Dutra, em frente ao restaurante Segredo Caseiro.
 

Espanha bate recorde de visitantes em meio a debate sobre turismo de massa

A Espanha recebeu 21,8 milhões de visitantes estrangeiros em julho e agosto, o número mais alto de sua história, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira (2), no momento em que surgem sinais de descontentamento com a superlotação turística.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a Espanha, o segundo destino turístico mais visitado do mundo, atrás apenas da França, recebeu 10,9 milhões de visitantes em julho e o mesmo número em agosto, o que representa 7,3% a mais do que no mesmo período de 2023, o recorde anterior.

A maioria dos turistas é procedente do Reino Unido (4,17 milhões), França (3,75 milhões), Alemanha (2,49 milhões) e Itália (1,35 milhão). O número de americanos aumentou consideravelmente (+13%), com 858.000 chegadas registradas.

Nos primeiros oito meses do ano, a Espanha recebeu um total de 64,8 milhões de visitantes, também um recorde, de acordo com o INE.

O principal destino foi a Catalunha (13,5 milhões), seguida do arquipélago mediterrâneo das Ilhas Baleares (11,2 milhões) e as Ilhas Canárias (9,9 milhões).

Esta dinâmica foi acompanhada de um forte aumento dos gastos dos visitantes, que chegou a 86,7 bilhões de euros em oito meses (quase US$ 96 bilhões ou R$ 541 bilhões), 17,6% a mais que em 2023, com uma média de 187 euros por dia (R$ 1.167) por turista.

Estes gastos são o “grande gol em favor do bem-estar, da coesão social, do desenvolvimento econômico de Espanha”, comemorou o ministro do Turismo, Jordi Hereu, nesta quarta-feira, utilizando a metáfora futebolística, comprometendo-se também com “a transformação do nosso modelo turístico”, em uma homenagem a quem vê com desagrado o grande número de turistas. AFP

 

Avião da FAB decola rumo ao Líbano para resgatar brasileiros

A aeronave do governo que vai resgatar o primeiro grupo de cidadãos brasileiros do Líbano, em meio ao aumento da tensão provocada por bombardeios israelenses, decolou na madrugada desta quarta-feira (2) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

O avião modelo KC-30, que deve repatriar 220 brasileiros, principalmente mulheres, idosos e crianças, decolou às 0h47 com destino a Beirute, capital libanesa, e deve fazer uma escala em Lisboa, Portugal. A aeronave tem 12 horas de autonomia de voo.

Até agora, uns 3 mil brasileiros, de um total de cerca de 21 mil que moram no país do Oriente Médio, manifestaram desejo de voltar ao Brasil.

Durante sua passagem pelo México, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o governo vai resgatar os brasileiros no Líbano e voltou a criticar o governo do premiê israelense, Benjamin Netanyahu.

“Nós vamos fazer isso (resgate) em todo lugar que precisa.

Agora, o que eu lamento profundamente é o comportamento do governo de Israel, sinceramente é inexplicável que o Conselho (de Segurança) da ONU não tenha autoridade moral e política de fazer com que Israel sente em uma mesa para conversar em vez de matar”, declarou o petista. (ANSA).

 

Preço de imóveis sobe acima da inflação em 2024

Balneário Camboriú segue sendo a cidade com o m2 mais caro do Brasil (Crédito: Daniel Vianna – MTur Destinos)

O preço dos imóveis em 56 cidades mapeadas pelo Índice FipeZap subiu 0,71% no mês de setembro. Apesar da desaceleração em relação a agosto, o índice acumula alta de 5,88% em 2024, acima da inflação de 2,99% medida pelo IPCA.

As três cidades com o m2 mais caro do Brasil ficam em Santa Catarina. A líder segue sendo Balneário Camboriú, custando R$ 13.593. A segunda colocação é de Itapema, custando R$ 13.573. O pódio é completado por Itajaí, com R$ 11.608. Entre as capitais, Florianópolis (SC) está no topo com o m2 custando R$ 11.604.

As capitais que tiveram mais variação de preço em 2024 foram Curitiba (+14,19%); João Pessoa (+13,26%); Salvador (+12,92%); São Luís (+10,18%); Goiânia (+9,96%). Na média, o preço médio dos imóveis vendidos no país é de R$ 9.208/m².

No acumulado dos últimos 12 meses o preço de venda dos imóveis subiu 7,15%. O IPCA medido pelo IBGE no mesmo período foi de 4,10%. ID

 

Eleitor tem até sábado para baixar o e-Título; veja como autorizar o aplicativo

Eleitor tem até sábado para baixar o e-Título; veja como autorizar o aplicativo
Eleitor tem até sábado para baixar o e-Título; veja como autorizar o aplicativo

O aplicativo e-Título passou por modernizações e, por isso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está alertando os eleitores que desejam usar o software no dia da votação, neste domingo, 6, que baixem ou façam a atualização com antecedência.

A atualização ou o primeiro acesso no e-Título só será possível até sábado, 5, véspera da votação. No dia da eleição, a utilização do aplicativo só estará disponível a quem fez a atualização ou realizou o primeiro acesso até a véspera. No dia seguinte à votação, o acesso volta a ser disponibilizado normalmente.

Além disso, a Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas que quiserem usar o aplicativo nestas eleições baixem ou atualizem o e-Título antecipadamente para evitar eventuais filas virtuais nos dias que antecedem o pleito. Essas filas podem comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos.

Ainda conforme o TSE, acessar o aplicativo com antecedência traz outro benefício: permite que as eleitoras e os eleitores possam preencher com calma e atenção os dados que o app solicita. Caso a pessoa esteja com o título cancelado, não será possível acessar o e-Título.

Como atualizar o app

Atualmente, mais de 46 milhões de brasileiros têm contas cadastradas no e-Título. Segundo o TSE, mais da metade delas estão desativadas devido à modernização do sistema do aplicativo. Para reativar a conta, o TSE recomenda a atualização.

Para isso, basta localizar o e-Título nas lojas de aplicativos do seu dispositivo (Google Play ou App Store) e clicar em “Atualizar”. Após esse procedimento, informe os dados pessoais e realize a conferência biométrica – para quem tem esses dados coletados pela Justiça Eleitoral. A última versão do aplicativo trouxe aperfeiçoamentos na identificação por biometria e na consulta ao local de votação, além da melhoria no desempenho.

O aplicativo da Justiça Eleitoral oferece uma série de serviços, inclusive a possibilidade de se identificar apenas com ele no dia das eleições, desde que o perfil da pessoa no app esteja com foto

Pelo e-Título, também é possível acessar os seguintes serviços, sem a necessidade de se deslocar a um cartório eleitoral:

  • Apresentação de justificativa eleitoral no dia das eleições e após o pleito;
  • Consulta ao local de votação;
  • Geração do título eleitoral em formato PDF para imprimir ou salvar;
  • Emissão de declaração de trabalhos eleitorais;
  • Consulta a débitos com a Justiça Eleitoral;
  • Pagamento de débitos eleitorais por Pix ou por meio da emissão de boleto.
  • Emissão de certidão de quitação e de crimes eleitorais;
  • Consulta ao histórico de justificativas eleitorais;
  • Inscrição como mesária ou mesário voluntário;
  • Geração de código de autenticação para sistemas parceiros;
  • Outros documentos.

Votando sem e-Título

Para quem não tem a foto cadastrada no perfil do e-Título ou não quer baixar o aplicativo, não há problema. Para votar, basta levar um destes documentos oficiais com foto:

  • A carteira de identidade ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
  • O passaporte;
  • O certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva);
  • A carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;
  • A Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

É recomendado que a eleitora ou o eleitor confira o seu local de votação e a sua seção eleitoral antecipadamente e leve essas informações anotadas ou impressas (quem usa o e-Título tem esses dados no aplicativo).  IE

 

Mídia impressa conecta os ucranianos da linha de frente com o mundo

Sem eletricidade, e muito menos internet, os habitantes de Lyman aguardam ansiosos pela chegada de Valentina Bikova, a distribuidora de um jornal local, cuja cidade, a leste da Ucrânia, é regularmente bombardeada pelas tropas russas.

A mídia impressa se converteu em uma fonte de informação essencial para as pessoas que vivem perto da linha de frente que ainda não fugiram e que, em grande parte, estão isoladas do mundo exterior por causa dos combates.

“Às vezes não temos exemplares o suficiente para todo o mundo. É o único vínculo que temos com o mundo exterior”, explica Valentina, uma jornalista aposentada de 78 anos.

Ao mostrar as cópias de Zoria nas ruas, a idosa é abordada por uma dezena de aposentados ansiosos.

Para alguns leitores, o jornal é uma fonte de notícias confiáveis em um contexto de desinformação. Para outros, é simplesmente uma lembrança de sua vida antes da guerra. AFP

 

Jogador brasileiro do Manchester City foi detido em Madri por roubar celular

Meio-campista brasileiro naturalizado português Matheus Nunes
Meio-campista brasileiro naturalizado português Matheus Nunes (Crédito: Reprodução / Instagram)

O meia brasileiro e naturalizado português Matheus Nunes, do Manchester City, foi detido em Madri no início do mês de setembro, por conta de um incidente em uma boate.

Segundo informações do jornal ‘El Mundo‘, o jogador teria roubado o celular de um homem que tentou tirar uma foto do atleta no local.

Segundo o relato, Matheus Nunes foi levado à delegacia para prestar depoimento e depois foi liberado. Ele vai aguardar o julgamento em liberdade.

De acordo com o relatório da polícia, Matheus Nunes roubou o celular de um homem de 58 anos no banheiro da boate, e segundo testemunhas, o homem tirou uma foto do jogador no banheiro, e o jogador, irritado, teria tirado o celular da mão dele.

Em uma outra versão, também divulgada pelo veículo, o homem encostou em Matheus Nunes no banheiro enquanto usava o celular, e o jogador tirou o objeto dele pensando que tinha sido fotografado.

Na época do ocorrido, Matheus Nunes estava em Madri aproveitando folgas restantes após a Data Fifa do mês de setembro. IE

 

Quaest: Aprovação do governo Lula cai e chega a 51%, desaprovação vai a 45%

Quaest: Aprovação do governo Lula cai e chega a 51%, desaprovação vai a 45%
Quaest: Aprovação do governo Lula cai e chega a 51%, desaprovação vai a 45%

A quarta rodada da pesquisa Genial/Quaest de 2024 mostra que o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 51% dos eleitores, e desaprovado por 45%. Na pesquisa anterior, de julho, a aprovação do presidente atingiu 54%, o maior índice de 2024.

Naquele mês, a desaprovação foi de 43%. Os maiores recuos na aprovação ocorreram entre adultos (56% para 51%), eleitores com 60 anos ou mais (59% para 49%), pessoas com nível superior 59% para 51%) e entre os que ganham até 2 salários mínimos (69% para 62%). A avaliação geral do governo registrou pequenas variações. A avaliação positiva ficou em 32% (36% em julho), a negativa em 21% (30% em julho) e os que não viram diferença somam 33%, contra 30% em julho. Para 22%, o governo Lula é igual ao de Jair Bolsonaro. Em julho, eram 8% os que tinham essa avaliação.

A avaliação sobre a economia piorou. Nos últimos 12 meses a situação econômica piorou na opinião de 41% dos entrevistados (36% em julho), melhorou para 33% (contra 28%) e ficou igual para 22% (contra 32%). No mesmo período, o poder de compra dos brasileiros diminuiu para 61%, aumentou para 18% e ficou igual para 15%. No último mês 65% apontam alta nos alimentos, nos preços dos combustíveis (59%) e das contas de água e luz (64%). Para os próximos 12 meses, a expectativa de 45% é de que a economia melhore (52% em julho), contra 36% que esperam piora (27% em julho) e 18% que não acreditam em mudança no panorama econômico – mesmo índice da pesquisa anterior. IE

 

Governo divulga lista de sites de ‘bets’ liberados para atuar no Brasil; confira

Governo divulga lista de sites de 'bets' liberados para atuar no Brasil; confira
Governo divulga lista de sites de ‘bets’ liberados para atuar no Brasil; confira

A Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda (SPA-MF) divulgou na noite desta terça-feira (1), a lista dos sites de apostas que poderão continuar a operar no Brasil até o fim deste ano.

A lista foi criada com base na Portaria da SPA/MF nº 1.475, de 17 de setembro, com o objetivo de considerar em fase de adequação às novas regras criadas pelo Ministério apenas as empresas que pediram autorização por meio do Sistema de Gestão de Apostas do MF (Sigap).

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou que os apostadores terão prazo de 10 dias para resgatar valores nos sites que não tiveram a autorização concedida.

Confira a lista, clicando aqui! IE

 

Israel proíbe entrada de secretário-geral da ONU no país

O Ministro israelense do Exterior declara António Guterres “persona non grata” por não ter condenado ataque iraniano “de forma inequívoca”. Guterres emitiu declaração com alerta sobre escalada do conflito no Oriente Médio.O ministro do Exterior de Israel, Israel Katz, anunciou nesta quarta-feira (02/10) que decidiu declarar o secretário-geral da ONU, António Guterres, persona non grata e proibir sua entrada no país, por considerar que ele não condenou “de forma inequívoca” o ataque iraniano de terça-feira.

“Qualquer pessoa que não possa condenar de forma inequívoca o ataque atroz do Irã contra Israel não merece pôr os pés em solo israelense”, afirmou Katz.

O Irã disparou mais de 180 mísseis balísticos contra Israel na terça-feira. Muitos foram interceptados em pleno ar mas alguns penetraram nas defesas antimísseis. Não houve registro de vítimas. O ataque ocorreu horas depois de Israel ter anunciado o início de sua ofensiva terrestre no Líbano. As operações terrestres no país vizinho começaram duas semanas após uma série de bombardeios contra a estrutura do grupo xiita libanês Hezbollah – incluindo um ataque aéreo que matou seu líder, Hassan Nasrallah – e marcam uma escalada significativa na ofensiva israelense contra a milícia.

Na noite de terça-feira, minutos após o ataque iraniano de mísseis, Guterres emitiu uma breve declaração fazendo referência apenas aos “últimos ataques no Oriente Médio” e condenando o conflito “com escalada após escalada” e reiterou a necessidade de um cessar-fogo. “Isto tem que parar. Necessitamos absolutamente de um cessar-fogo”, escreveu, sem mencionar a ofensiva de Teerã.

Katz também acusou o líder da ONU de não ter denunciado as atrocidades cometidas pelo Hamas durante o ataque múltiplo de 7 de outubro e as “atrocidades sexuais cometidas” por seus milicianos.

“Este é um secretário-geral anti-Israel que presta apoio a terroristas, estupradores e assassinos”, disse o ministro em nota. “Israel continuará a defender seus cidadãos e a manter sua dignidade nacional, com ou sem António Guterres”, acrescentou. DW

 

Michael Schumacher teria comparecido ao casamento de filha, diz jornal

Michael Schumacher teria comparecido ao casamento de filha, diz jornal
Foto: Divulgação (Crédito: Divulgação)

Um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, Michael Schumacher teria feito sua primeira aparição pública desde o acidente de esqui, em 2013, nos Alpes Franceses. Segundo o jornal alemão “Bild”, o heptacampeão mundial teria comparecido no casamento de sua filha Gina-Maria, de 27 anos, que se casou com Iain Bethke em uma cerimônia na vila da família em Maiorca.

Segundo o portal, Schumacher não teve circulação livre na festa, ficando em um círculo dos convidados mais próximos da família, que tiveram acesso a uma área para convidados de confiança. O jornal também informou que a lenda da Fórmula 1 viaja regularmente de helicóptero da Suíça para a propriedade da família em Espanha, onde há um local de pouso especial.

O acidente
Em 2013, Schumacher sofreu um grave acidente de esqui nos Alpes franceses, sofrendo uma lesão severa na cabeça. Ele voltou para casa em 2014, onde é cuidado por sua esposa, Corinna, e uma equipe de especialistas em sua residência no Lago de Genebra, onde o alemão recebe cuidados médicos contínuos. Desde então, o ex-astro da Ferrari não é visto em público.

A presença de Schumacher no casamento gerou especulações sobre o estado de saúde dele, principalmente sobre sua família estar se tornando mais aberta sobre sua condição. Porém, seguem com medidas para preservar a privacidade do ex-piloto. No evento, os convidados foram supostamente obrigados a deixar seus celulares na entrada para evitar que qualquer foto fosse tirada.

Na Fórmula 1, Michael Schumacher tem uma das carreiras mais bem-sucedidas da história. O alemão foi campeão sete vezes, sendo duas na Benetton e cinco na Ferrari. Ao todo, conquistou 91 vitórias, recorde que só foi quebrado por Lewis Hamilton, em 2020. Schumi se aposentou em 2012 pela Mercedes e no ano seguinte sofreu o grave acidente de esqui. Desde então, o estado de saúde do ex-piloto é um mistério. *Com informações do Lance

 

Lula retorna ao Brasil após avião da FAB apresentar falhas

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportava o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ministros apresentou problemas na tarde da última terça-feira (1º) após a decolagem do Aeroporto Internacional Felipe Angeles, da Cidade de México, e precisou fazer um sobrevoo para queimar combustível.

Após cerca de 5h, a aeronave VC-1 fez um pouso seguro por volta das 22h (horário de Brasília). Lula já está voltando para o Brasil em um outro avião. Os procedimentos de “segurança para resolver o problema foram realizados com sucesso”, informou a FAB em nota.

O mandatário, a primeira-dama Janja da Silva, o chanceler Mauro Vieira e outros ministros embarcaram em um avião reserva da Presidência, por volta das 23h40 (horário de Brasília), e a chegada em Brasília deve ocorrer as 10h30 desta quarta-feira (2), após uma parada técnica no Panamá.

“Essas situações podem acontecer, e o importante é que todas as providências de segurança foram tomadas. Seguimos confiantes na competência da tripulação e na rápida resolução do problema”, declarou o ministro das Relações Exteriores. De acordo com o jornal “O Globo”, uma das hipóteses para o problema técnico, e que precisa ser confirmada, é a de que um pássaro teria colidido com a turbina.

No entanto, as verdadeiras causas do problema só serão determinadas após uma investigação da FAB, com a colaboração das autoridades do México, onde Lula participou ontem da tomada de posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum. No mês de fevereiro, a aeronave presidencial precisou interromper a decolagem no Aeroporto de Congonhas durante o retorno de Lula para Brasília. ANSA

 

Bom dia

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1