Pesquisar
Close this search box.

Bom dia

Vendaval com chuva causa estragos no Posto Rio Paraná em Presidente Epitácio.

Foto demonstra como ficou a estrutura após a passagem do temporal. Imagem: Redes Sociais.

Um forte vendaval, seguido de chuva, atingiu Presidente Epitácio no final da tarde desta quinta-feira, 26. O temporal causou danos à estrutura metálica do Posto Rio Paraná, localizado às margens da Rodovia Raposo Tavares. Com a força dos ventos, parte da estrutura cedeu e caiu sobre um caminhão de transporte de combustíveis. Felizmente, não houve feridos.

Até o momento, não há informações sobre possíveis danos em outras empresas da região. AMN

Candidatos a prefeito de Presidente Venceslau confirmam presença em evento contra o Trabalho Infantil

A Justiça do Trabalho realiza na noite de hoje, às 19h, na Câmara Municipal, um evento voltado ao Combate ao Trabalho Infantil, reunindo os candidatos a prefeito de Presidente Venceslau nas eleições deste ano.

Durante o evento, será realizada a “Assinatura da Carta Compromisso dos Candidatos a Prefeito de Presidente Venceslau pelo Combate ao Trabalho Infantil”. Segundo o Dr. Mouzart Luis Silva Brenes, Coordenador do Juizado Especial da Infância e Adolescência da Justiça do Trabalho na região de Presidente Prudente, todos os candidatos confirmaram presença. Na ocasião, receberão orientações e esclarecimentos sobre as iniciativas de combate ao trabalho infantil.

Além da Justiça do Trabalho, o evento conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Conselho Intersindical, e de outras entidades relacionadas ao tema.

A reunião será transmitida ao vivo pelo YouTube.

O Dr. Mouzart Luis Silva Brenes, juiz do trabalho que conduzirá o evento, concedeu uma entrevista exclusiva ao Blog do Toninho. Ouça aqui.

 

Um ano após incêndio, Eletro Força conclui reconstrução de seus depósitos

UM ANO DO INCÊNDIO NA ELETRO FORÇA
Há um ano, um incêndio de grandes proporções destruiu três depósitos da Eletro Força em Presidente Venceslau. Na madrugada de 26 de setembro de 2023, as chamas assustaram os moradores da cidade, consumindo quatro edifícios pertencentes à empresa, usados para armazenar materiais elétricos. Os depósitos estavam localizados nas ruas General Câmara, Osvaldo Cruz e na Avenida Jorge Tibiriçá, todos interligados no mesmo quarteirão. O incêndio começou por volta das 2h40 em um dos galpões e rapidamente se alastrou para os demais.

RECONSTRUÇÃO
Desde então, o empresário Aparecido Bertaco (foto) iniciou a reconstrução dos galpões. Na época, o incêndio gerou grande comoção na comunidade, que ficou abalada com o impacto sobre uma das maiores empresas da cidade. Naquela madrugada, Bertaco, familiares e funcionários assistiram atônitos enquanto as chamas consumiam os prédios, apesar de todos os esforços para conter a tragédia. Foram dias de muita angústia, mas com determinação e um planejamento meticuloso, o empresário conseguiu recuperar os barracões em menos de um ano.

DETERMINAÇÃO
Em entrevista exclusiva ao Blog do Toninho, realizada em 30 de novembro do ano passado, Bertaco falou sobre como lidou com a situação após o incêndio. Ele destacou que manteve a calma e desenvolveu um plano de recuperação eficiente, que foi concluído com sucesso em menos de um ano após o ocorrido. Um ponto importante é que, durante todo o processo de reconstrução, a Eletro Força não fechou as portas nem por um dia e nenhum funcionário foi demitido.

A reabertura dos galpões não está sendo marcada por uma comemoração tradicional, mas por uma celebração de agradecimento, com a presença de um líder religioso, que fará uma bênção especial, de regozijo, celebrando o retorno vitorioso dos depósitos. AMN

 

SAFs na Argentina? Investimento no Estudiantes pode revolucionar o futebol no país

Em meio a disputa entre Javier Milei, presidente da Argentina, com a Associação do Futebol Argentino (AFA) pela legalização das SADs (Sociedades Anônimas Desportivas), o Estudiantes está próximo de receber o maior investimento externo da história de um clube do país.

O aporte seria feito pelo empresário norte-americano Foster Gillett, e chegaria a 120 milhões de dólares (R$ 650 milhões na cotação atual). Afinal, o Estudiantes pode receber o investimento sem virar uma empresa? O clube mudaria o modelo institucional na disputa entre governo e federação? O ge explica.

Verón indica reforma no estádio do Estudiantes após notícias de possível investimento estrangeir

Ao contrário do Brasil, os times argentinos não podem existir como clubes-empresas. A lei não permite, mas um decreto do presidente Javier Milei ficou próximo de mudar a situação no país. O caso, porém, não é simples e envolve a AFA.

A entidade máxima do futebol na Argentina não apoia as SADs (equivalente às SAFs no país vizinho), assim como a larga maioria dos clubes, como confirmado em votação unânime contra o modelo realizada em novembro de 2023. Na ocasião, todos os 45 presentes defenderam o modelo de associação civil.

Mas por qual motivo não existem Sociedades Anônimas no futebol argentino? O contexto do país é muito diferente do brasileiro. Enquanto o River Plate ultrapassou os 350 mil sócios, a segunda maior marca do mundo, outros clubes também possuem números significativos, até mesmo os considerados menores. Quem explica é o jornalista Irlan Simões, blogueiro do ge.

– Os clubes da Argentina são democratizados. Os sócios participam diretamente de eleições, de assembleias, aprovação e reprovação de contas. Eles participam de uma forma mais intensa e massiva comparando com os clubes brasileiros. É outra cultura de clube.

Irlan Simões: “O clube na Argentina é algo para muito além de um time de futebol, de uma comunidade imaginada e/ou de um símbolo que se resume ao escudo na camisa. Trata-se de um lugar real, onde se vive, se convive e se constrói uma relação de afeto e pertencimento”. GE

 

Brigadistas lutam contra o fogo e por direitos

A importância cada vez maior da atividade, devido à seca extrema e aos incêndios, contrasta com os riscos da ocupação e a falta de direitos trabalhistas.Às vezes Francisca Eloide, de 46 anos, olha para o fogo e se sente frustrada. O sentimento, no entanto, não a impede de seguir combatendo os incêndios. “E quando volto para casa com o dever cumprido, sinto um conforto por ter feito um trabalho legal, de salvar a floresta, a fauna, os indígenas, os quilombolas, as comunidades”, afirmou a brigadista florestal.

Eloide é voluntária da Brigada de Alter, de Santarém (PA). Neste ano, com a seca histórica e os grandes incêndios, tem atuado arduamente. Em uma de suas últimas missões, no início de setembro, combateu o fogo por dez dias nas terras indígenas de Apiaká-Kayabi, Ytu, Tatuí e Nova Munduruku, em Juara (MT), a dois dias de viagem de sua base.

“Em todos os lugares que a gente passava tinha fumaça. Não tinha para onde correr nas aldeias. Dormia e acordava respirando fumaça. E acabei ficando com o pulmão bem ruim, cansada, rouca e com muita tosse e secreção. Vai levar alguns dias para me recuperar. Mas creio que logo vou ficar bem, pronta para o próximo combate”, contou Eloide.

Os brigadistas estão na linha de frente do combate aos incêndios. Mas ao mesmo tempo em que salvam pessoas, florestas e animais, colocam em risco a própria saúde. E seus atos, muitas vezes heroicos, contrastam com condições de trabalho muitas vezes inadequadas e a falta de direitos trabalhistas no caso daqueles que são contratados temporariamente pelos governos federal, estaduais e municipais.

“É um dever nosso mostrar quem são esses brigadistas, que doam a vida para a proteção dos territórios”, analisou a professora Kelly Polido Kaneshiro Olympio, do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). “São pessoas que não estão sendo vistas nem pela sociedade nem pelo sistema de saúde. E que estão totalmente desamparadas pela previdência”. DW

 

X afirma que cumpriu exigências judiciais e pede desbloqueio no Brasil

A rede social X afirmou que atendeu a todas as exigências do Supremo Tribunal Federal (STF) e solicitou o desbloqueio da plataforma no Brasil, confirmou à AFP, nesta quinta-feira (26), uma fonte próxima ao caso.

O antigo Twitter está suspenso no país desde 31 de agosto por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que o acusou de descumprir ordens judiciais que exigiam a remoção de contas acusadas de desinformação e a nomeação de um representante legal no Brasil.

A empresa, de propriedade do empresário Elon Musk, apresentou novos documentos solicitados pelo ministro e afirma já ter cumprido todas as exigências da Justiça brasileira, segundo a fonte, que pediu anonimato.

Ao garantir que cumpriu o que lhe foi ordenado, a rede pede seu restabelecimento no Brasil, onde, até sua suspensão, contava com 22 milhões de usuários. AFP

 

Presidente do Uruguai pede para ONU ‘agir pela Venezuela’

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, pediu, nesta quinta-feira (26), para a ONU “agir pela Venezuela” e advertiu que, se a comunidade internacional não o fizer, em breve outro país “será submetido ao que os venezuelanos estão sendo submetidos”.

Em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, Lacalle Pou reiterou suas críticas ao governo de Nicolás Maduro, que classificou como um “regime autoritário e intolerante que atentou contra a liberdade e contra o bem comum”, e pediu que fosse condenado.

“Todos sabemos o que vem acontecendo há muito tempo nesse país. E muitos governos e muitos líderes mundiais têm olhado para o lado, por falta de interesse de alguns deles, ou, lamentavelmente, de alguns por interesse”, enfatizou.

Maduro, no poder desde 2013, se autoproclamou vencedor nas eleições de 28 de julho, apesar de a oposição e grande parte da comunidade internacional questionarem que o Conselho Nacional Eleitoral lhe tenha atribuído 52% dos votos emitidos sem fornecer um detalhamento completo das atas.

Lacalle Pou pediu a condenação não só da “fraude” e de “um processo eleitoral viciado”, mas também do “regime”, da “perseguição política”, da “violação dos direitos humanos” e da “prisão arbitrária”.

“Me parece que chegou a hora de agir. Chegou a hora de agir pela Venezuela, pelos venezuelanos”, enfatizou.

E alertou: “Se a comunidade internacional for tolerante com essas atitudes, só resta esperar para saber qual será o próximo país que vai se ver submetido ao que estão sendo submetidos os venezuelanos”.

Em seu último discurso na Assembleia Geral da ONU antes de deixar o poder em março de 2025, Lacalle Pou, um advogado que governa o Uruguai desde 2020, pediu também “construir um direito internacional crível e sólido”.

“Acordos, tratados, convenções, documentos, que se assinam e que não se cumprem, só colaboram para erodir esse direito tão frágil que é o direito internacional”, disse. AFP

 

Lourival Nieddu, do PMN, candidato a prefeito em Presidente Venceslau

LOURIVAL NIEDDU
Nascido em Presidente Venceslau, Lourival Nieddu tem 64 anos. Trabalhou no Frigorífico Kaiowa, tornou-se policial militar, onde se aposentou, e atualmente exerce a função de pastor evangélico. Nieddu também foi vereador entre 1997 e 2000.

Uma de suas principais preocupações é a diminuição da população e o êxodo de moradores de Presidente Venceslau. Ele elogiou o comércio local, destacando que, sem o esforço dos empresários, a situação da cidade seria ainda mais grave. Nieddu defende a isenção de impostos e a luta junto ao governo estadual para atrair empresas, incentivando a criação de empregos.

Na área da saúde, ele destacou a falta de médicos para oferecer um atendimento mais eficiente e a necessidade de aproveitar melhor os postos de saúde para facilitar o atendimento à população.

Para Nieddu, a cidade não apresentou um crescimento significativo nos últimos anos. O êxodo populacional é, segundo ele, um claro sinal de que não houve melhorias.

Sobre a modernização, ele enfatizou que Presidente Venceslau precisa de avanços, tanto no centro quanto nos bairros. Afirmou que muitos moradores reclamam do abandono das periferias.

Nieddu também mencionou a redução da feira livre e demonstrou interesse em verificar o valor das taxas cobradas dos feirantes. No que diz respeito ao meio ambiente, ele ressaltou a importância de iniciativas para conter a degradação da natureza.

Apesar de elogiar a qualidade dos funcionários e médicos da saúde pública, Nieddu destacou a necessidade de um melhor gerenciamento do sistema por parte do poder público.

Outros temas discutidos por Nieddu incluíram a instalação do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), a distribuição de medicamentos, e a relação com o legislativo e o funcionalismo público. AMN

 

Abicom: Gasolina e diesel estão 4% mais caros no Brasil que no exteriorEC

O preço da gasolina no Brasil permanece mais elevado que o praticado no mercado internacional, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). O litro do combustível está, em média, R$ 0,11 mais caro no mercado doméstico, 4% superior ao praticado no exterior, conforme relatório publicado nesta quinta-feira.

“Os preços médios do Gasolina A operam acima ou na paridade em todos os polos analisados”, frisou a Abicom. “O mercado internacional e o câmbio pressionam os preços domésticos.”

O Preço de Paridade de Importação (PPI) acumula uma redução de R$ 0,51 por litro desde o último reajuste nos preços da Petrobras, calculou a entidade.

Já o preço do diesel está, em média, 4% mais caro internamente do que no Golfo do México, região usada como parâmetro para a comercialização desses combustíveis pelos importadores brasileiros. O resultado significa uma defasagem de R$ 0,13 por litro do diesel.

Segundo a Abicom, os preços médios do óleo diesel A operam acima ou na paridade em todos os polos analisados. O Preço de Paridade de Importação acumula uma redução de R$ 0,39 por litro desde o último reajuste nos preços da Petrobras, apontou a entidade.

Nos cinco polos da Petrobras, a gasolina estava, em média, 4% acima do preço internacional, R$ 0,10 a mais por litro, assim como o diesel A, 4% acima da paridade, o equivalente a R$ 0,14 a mais por litro.

Já o polo Aratu, na Bahia, operado pela Acelen, vendia o diesel 1% mais caro que o preço do Golfo. A gasolina era comercializada com preço 4% superior ao patamar internacional.

O Preço de Paridade de Importação (PPI) foi calculado pela Abicom usando como referência os valores do fechamento do mercado nesta última quarta-feira, 25.

“Com a estabilidade no câmbio e a ligeira redução nos preços de referência da gasolina e do óleo diesel no mercado internacional no fechamento do dia útil anterior, o cenário médio de preços está acima da paridade para o óleo diesel e para gasolina”, concluiu a Abicom. EC

 

Israel rejeita trégua com Hezbollah e promete lutar ‘até a vitória’

Israel prometeu, nesta quinta-feira (26), que continuará lutando contra o movimento islamista Hezbollah no Líbano “até a vitória” e rejeitou um pedido conjunto de um cessar-fogo de 21 dias feito por Estados Unidos, União Europeia e vários países árabes.

Pelo quarto dia consecutivo, efetuou uma série de bombardeios contra redutos do Hezbollah no Líbano, enquanto o grupo apoiado pelo Irã disparou mais uma vez projéteis contra complexos militares israelenses.

Israel indicou que matou o chefe da unidade de drones do Hezbollah, Mohamed Srur, em “bombardeios de precisão” no subúrbio sul de Beirute.

Uma fonte da milícia pró-iraniana já havia informado anteriormente que esse comandante foi o alvo de um ataque na região, que, segundo o Ministério da Saúde libanês, deixou dois mortos e 15 feridos.

Os bombardeios também atingiram o leste do Líbano, outro reduto do Hezbollah, onde 20 pessoas, quase todas de nacionalidade síria, morreram na cidade de Yunin, apontou o ministério.

“É indescritível, foi uma das piores noites das nossas vidas. Como se houvesse apenas um segundo entre a vida e a morte”, disse à AFP Fadia Rafic Yaghi, moradora da região, de 70 anos.

O Exército israelense indicou que os seus aviões atacaram nesta quinta 75 alvos do Hezbollah no sul e leste do Líbano e que o grupo islamista havia disparado 80 “projéteis” contra Israel. AFP

 

Banco do Brasil passa a permitir que cliente faça Pix com limite do cartão de crédito

O Banco do Brasil passa a permitir que os clientes façam Pix utilizando o limite de cartão de crédito. O chamado Pix Ourocard está disponível para os clientes pessoas físicas, correntistas e detentores de qualquer modalidade dos cartões do banco.

Com isso, o cliente poderá “financiar” o Pix. O valor é debitado do limite de cartão de crédito e pago junto com as demais compras na fatura mensal, na mesma data de vencimento. Ao fazer um Pix pelo aplicativo do banco, o cliente tem de selecionar a opção cartão.

Os juros cobrados na operação partem de 2,98% ao mês. O BB afirma que em breve, levará o produto para os clientes pessoas jurídicas.

O financiamento de Pix é permitido pelo Banco Central, e tem sido utilizado pelos bancos para rentabilizar o meio de pagamento instantâneo. O BC veda a cobrança de tarifas sobre as transferências feitas por pessoas físicas, mas não na concessão de crédito utilizando a ferramenta.

“O cartão de crédito é sinônimo de conveniência e planejamento financeiro”, diz Keka Ferrari, gerente executiva de Meios de Pagamento do BB. “Com o Pix podendo ser debitado no cartão, unimos essas vantagens à velocidade e simplicidade do Pix, proporcionando ao cliente uma nova maneira de usar seu limite de crédito com praticidade e controle.”

“O Pix já revolucionou a forma como os brasileiros fazem pagamentos, e agora, com a integração ao cartão de crédito, oferecemos ainda mais flexibilidade para o cliente, que pode aproveitar a rapidez do Pix sem abrir mão do benefício de prazos estendidos do cartão, por exemplo”, disse Ferrari. EC

 

MAST entrega pauta de reivindicação a ministro Paulo Teixeira

Pessoal do MAST com o ministro Paulo Texeira em Presidente Epitácio. Imagem: Cedida

O ministro Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, esteve nesta quarta-feira (25) em Presidente Epitácio.

Na oportunidade, o MAST (Movimento dos Agricultores Sem Terra), através de sua coordenação política, entregou ofício ao ministro com reivindicaçōes para reforma agrária.

Rubens Germano, da coordenação do MAST, pediu que o governo promova com urgência o cadastramento de famílias do movimento para novos assentamentos na região do Pontal.

O ofício também menciona a ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) da lei que promoveu a grilagem de terras consideradas devolutas, aprovada em 2022, e que ainda não foi julgada no STF (Supremo Tribunal Federal).

Malacrida
Além do MAST, o ministro conversou com o ex-prefeito Ângelo Malacrida, candidato a prefeito para um novo mandato. Malacrida recebeu apoio do ministro, que gravou um vídeo para a campanha. Teixeira lembrou que Malacrida fez um ótima gestão na Prefeitura, citando que esteve em Presidente Venceslau à época para um evento com agricultores familiares no recinto da Faive. Disse que Malacrida terá todo o apoio do governo Lula caso seja eleito. JT/AMN

 

Entrevistas com candidatos a prefeito no Blog do Toninho

DAQUI A POUCO ENTREVISTA COM LOURIVAL NIEDDU
O Blog do Toninho segue apresentando as entrevistas com os candidatos a prefeito por Presidente Venceslau. O trabalho teve início na segunda-feira com Raphael do Fórum. na terça, Ângelo Malacrida e ontem, Reginaldo Ferraz. Para assistir entrevista de Raphael do Fórum Clique aqui Para ver a Ângelo Malacrida, Clique aqui e para assistir a de Reginaldo Ferraz, Clique aqui 

AMANHÃ, BÁRBARA VILCHES FALA AO BLOG DO TONINHO
Nesta sexta-feira, a entrevistada no Blog do Toninho será a prefeita Bárbara Vilches, candidata à reeleição pelo partido Progressistas. Encerrando o ciclo de entrevistas, no sábado, será a vez de João Pedro da Paz. Todas as entrevistas são exibidas às 16 horas. AMN

 

Com bolsa-auxílio de até R$ 1,3 mil, vagas de estágio oferecem oportunidades a estudantes do Oeste Paulista

Há chances para as seguintes áreas:

  • Ciências Contábeis: alunos cursando do 3° ao 8° semestre. São 30 horas semanais e o valor da bolsa-auxílio é de R$ 1 mil. O candidato deve residir em Presidente Prudente ou região.
  • Ciências Contábeis: alunos cursando do 3° ao 7° semestre. São 30 horas semanais e o valor da bolsa-auxílio é de R$ 1,2 mil. O candidato deve residir em Presidente Prudente ou região.
  • Comunicação: alunos cursando do 1° ao 8° semestre. São 30 horas semanais e o valor da bolsa-auxílio é de R$ 1 mil. O candidato deve residir em Presidente Prudente ou região.
  • Elétrica-Eletrônica: alunos cursando do 1° ao 4° semestre. São 30 horas semanais e o valor da bolsa-auxílio é de R$ 856,68. O candidato deve residir em Presidente Prudente ou região.
  • Administração: alunos cursando do 2° ao 7° semestre. São 30 horas semanais e o valor da bolsa-auxílio é de R$ 1,3 mil. O candidato deve residir em Presidente Prudente ou região.
  • Administração: alunos cursando do 2° ao 7° semestre. São 30 horas semanais e o valor da bolsa-auxílio é de R$ 1 mil. O candidato deve residir em Regente Feijó (SP) ou região.

📞 Serviço

O Ciee solicita que os jovens fiquem atentos ao celular, pois a instituição oferece as vagas através de ligação telefônica pelo número (18) 3003-2433.

Mais informações sobre as oportunidades podem ser consultadas pela internet ou pelo mesmo telefone. G1/Prudente

Autoeste entrega S10 para Presidente Epitácio

Camionete S10 entrega hoje pela Autoeste para cliente de Presidente Epitácio.

Dia de alegria na Autoeste em Presidente Venceslau!
O vendedor Ronielle está realizando, nesta quinta-feira, a entrega de uma S10 seminova para um cliente de Presidente Epitácio. Negócio fechado com sucesso em um veículo de primeira linha e com total procedência.

Venha conhecer os seminovos da Autoeste e escolha o carro ideal para você! Oferecemos excelentes condições de compra. Aproveite também para conferir toda a nova linha da Chevrolet.

Autoeste – localizada na Avenida Tiradentes, na entrada de Presidente Venceslau. AMN

 

Biden anuncia US$8 bilhões para Ucrânia ‘vencer a guerra’

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou mais de 8 bilhões de dólares em assistência militar para a Ucrânia na quinta-feira para ajudar Kiev a “vencer esta guerra” contra os invasores russos, aproveitando a visita do presidente Volodymyr Zelenskiy para assumir um compromisso importante.

A ajuda inclui a primeira remessa de uma bomba planadora guiada com precisão chamada Joint Standoff Weapon, com um alcance de até 130 km. O míssil de médio alcance oferece à Ucrânia uma grande atualização de arma que está usando para atacar as forças russas, permitindo que os ucranianos o façam a distâncias mais seguras.

A bomba, capaz de atingir alvos com alta precisão, deve ser lançada de jatos de combate. Biden não anunciará que Washington permitirá que a Ucrânia use mísseis dos EUA para atingir alvos mais profundos na Rússia, disse uma autoridade dos EUA.

Apoiar a Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2022, tem sido uma das prioridades dos EUA, declarou Biden em um comunicado.

“É por isso que, hoje, estou anunciando um aumento na assistência de segurança para a Ucrânia e uma série de ações adicionais para ajudar a Ucrânia a vencer esta guerra”, disse Biden, que deixa o cargo em janeiro.

A maior parte da nova ajuda, 5,5 bilhões de dólares, deve ser alocada antes do final do ano fiscal dos EUA na segunda-feira, quando a autoridade de financiamento expira. Outros 2,4 bilhões de dólares estão sob a Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia, que permite que o governo compre armas para a Ucrânia de empresas em vez de retirá-las dos estoques dos EUA.

Isso fornecerá à Ucrânia defesa aérea adicional, sistemas aéreos não tripulados e munições ar-terra, além de fortalecer a base industrial de defesa da Ucrânia e apoiar suas necessidades de manutenção e sustentação, segundo Biden.

De acordo com o plano, disse o presidente, o Departamento de Defesa reformará e fornecerá à Ucrânia uma bateria adicional de defesa aérea Patriot e mais mísseis Patriot.

Biden ordenou que o Pentágono amplie o treinamento dos pilotos ucranianos de F-16, inclusive apoiando o treinamento de mais 18 pilotos no próximo ano.

Para combater a evasão de sanções russas e a lavagem de dinheiro, os EUA agirão para interromper o que Biden chamou de “uma rede global de criptomoedas, em coordenação com parceiros internacionais”.

Biden disse que convocará uma reunião de nível de liderança do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia na Alemanha no próximo mês para coordenar os esforços de mais de 50 países que apoiam a Ucrânia. Reuters

 

Bets devem antecipar para outubro bloqueio do uso de cartão de crédito em apostas

As plataformas que integram a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL) devem antecipar para 1º de outubro a proibição do uso do cartão de crédito para apostas online. O veto a esse meio de pagamento já havia sido determinado em portaria do Ministério da Fazenda, mas a regra só entra em vigor em janeiro de 2025.

“Não se trata de uma resposta do mercado de apostas a críticas de outros setores. O pagamento por cartão é quase inexistente na indústria”, disse em nota o presidente da ANJL, Plínio Lemos Jorge. “Portanto, estamos reforçando uma prática que já estava amplamente disseminada pelas próprias bets, que é a de ofertar aos jogadores o Pix.”

Segundo a ANJL, o cartão de crédito é usado por menos de 3% do total de apostas feitas nas plataformas associadas.

Jorge destaca que a diretriz de banir o uso do cartão já vinha sido costurada em reuniões com a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), do Ministério da Fazenda. Segundo apurou o Estadão, a equipe econômica estudava a publicação de uma nova portaria para antecipar a proibição do cartão; mas, diante da sinalização das bets, avalia que a medida pode não ser necessária.

Lançada em março de 2023, a ANJL tem entre as associadas as empresas GaleraBet/PlayTech, Big Brazil, F12, PagBet, BetNacional, Mr. Jack, Parimatch, BetFast, Aposta Ganha, Liderança Capitalização, ZRO Bank, Propane, PAAG, Clear Sale, BetBox tv, StarsPay, WEpayments, 1xBet e PG Soft.

Como mostrou o Estadão, a proibição imediata do uso de cartões de crédito em apostas vinha sendo defendida pelo presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Isaac Sidney – para quem os jogos de azar online têm assumido proporções “gigantescas e alarmantes”. Um dos temores é o aumento da inadimplência, facilitada por essa modalidade de pagamento.

Pela portaria da Fazenda, os apostadores só poderão realizar as apostas por meio de pagamento instantâneo, como Pix, TED, cartão de débito ou pré-pago.

O Pix é o meio predominante para a realização de apostas. Estudo do Banco Central divulgado na terça-feira, 23, estima que o volume mensal de transferências via Pix de pessoas físicas para empresas de apostas online variou entre R$ 18 bilhões e R$ 21 bilhões de janeiro a agosto. O BC estima que cerca de 24 milhões de pessoas participaram de jogos de azar e apostas no período (veja perfil no gráfico abaixo).

O levantamento também revelou que, em agosto, 5 milhões de pessoas de famílias beneficiárias do Bolsa Família enviaram R$ 3 bilhões via Pix a plataformas de apostas.

Nesta quarta-feira, 25, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou que será implementado uma espécie de monitoramento de CPFs. “Vamos poder ter sistema de alerta em relação a pessoas que estão revelando certa dependência psicológica do jogo”, disse durante conferência do banco Safra.

Também nesta quarta, o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que o governo está preocupado com o elevado comprometimento da renda das famílias em jogos nas plataformas de apostas.

“Tanto é uma preocupação da Fazenda que faz parte da regulação – já editada por nós, da Fazenda – a obrigação de compartilhamento de informação das empresas, que tiverem autorização da Fazenda, para o controle de endividamento por CPF”, disse Durigan. ID

 

BC melhora projeção de alta do PIB para 3,2% em 2024, mas vê desaceleração em 2025

O Banco Central melhorou sua projeção de crescimento econômico em 2024 a 3,2%, ante patamar de 2,3% estimado em junho, conforme Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira, com impacto menor que o esperado das enchentes no Rio Grande do Sul, mas prevendo uma desaceleração no país em 2025.

A nova projeção para este ano se alinha aos cálculos do Ministério da Fazenda, que também prevê expansão de 3,2% para o PIB. Já o mercado, segundo a pesquisa Focus mais recente, estima que a economia crescerá 3,00% em 2024.

O BC afirmou que a revisão para cima para o PIB deste ano decorre principalmente da “elevada surpresa” positiva no segundo trimestre, mas ponderou que espera um menor ritmo na segunda metade deste ano e ao longo de 2025, ano para o qual a autarquia projeta um crescimento de 2,0%.

Entre as razões para a desaceleração, o relatório citou “expectativa de menor impulso fiscal, interrupção da flexibilização monetária iniciada em 2023, menor grau de ociosidade dos fatores de produção e ausência de forte impulso externo.”

A autoridade monetária disse esperar que a agropecuária registre recuo de 1,6% em 2024 e alta de 2,0% em 2025. Para a indústria, o BC vê crescimentos de 3,5% em 2024 e 2,4% no próximo ano. No caso de serviços, a previsão é de altas de 3,2% neste ano e 1,9% em 2025.

Em fatores analisados de perto pelo risco de gerarem pressões sobre a inflação, a autoridade monetária afirmou que a atividade econômica continuou expandindo em ritmo forte e o mercado de trabalho se mantém aquecido. ID

 

Preço do café moído já subiu 21,5% neste ano; entenda a disparada e o que esperar

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), medido pelo IBGE, apontou que o café torrado ficou mais caro no mês de setembro. Em média, o preço do produto cresceu 3,32% no mês. No acumulado do ano o café subiu 21,5% nas gôndolas dos supermercados pelo país. Já o cafezinho fora de casa subiu 2% no mês.

Especialistas são unânimes em apontar que o principal fator da subida é o clima. A falta de chuvas no Brasil combinada com as queimadas que estão ocorrendo pelo país podem fazer com que o preço do café fique em um patamar elevado por muito tempo.

+Prévia da inflação desacelera em setembro e agora acumula alta de 4,12% em 12 meses

“Em agosto de 2024, o preço médio de varejo do café torrado e moído no Brasil atingiu R$ 39,6/kg, o maior valor desde 1997, segundo dados da ABIC. Isso representa um aumento de 19% nos últimos 12 meses e de 34% desde o início do ano. O aumento nos custos do café verde levou os torrefadores a repassar esses aumentos aos consumidores. A manutenção dos altos preços do café verde pode resultar em novos reajustes no varejo para os próximos meses, sendo um fator que pode desacelerar o consumo local”, explicou Guilherme Morya, analista setorial de café do Rabobank. ID

 

Farmais

A marca Ollie é conhecida por seus produtos que combinam maquiagem e alta proteção solar, desenvolvidos para oferecer praticidade e cuidado diário para a pele. Seus itens multifuncionais incluem protetores solares com FPS elevados e fórmulas enriquecidas com ativos como ácido hialurônico, vitaminas C e E, que ajudam a hidratar e proteger a pele contra os danos dos raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce e o melasma.

Alguns dos produtos populares da Ollie incluem o Protetor Solar em Bastão Com Cor FPS 95, que além de proteger, proporciona cobertura uniforme, e o Bastão 3 em 1 que pode ser usado como blush, batom e sombra, ideal para uma make rápida e protegida.

Aproveite as ofertas exclusivas na Farmais e garanta sua pele protegida e radiante com os produtos Ollie!

Preços de bens de capital caem 0,18% no IPP de agosto, afirma IBGE

Os bens de capital ficaram 0,18% mais baratos na porta de fábrica em agosto, segundo os dados do Índice de Preços ao Produtor (IPP), que inclui a indústria extrativa e de transformação, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ocorre após os preços terem aumentado 0,94% em julho. Os bens intermediários registraram alta de 0,38% nos preços em agosto, ante uma elevação de 1,94% em julho.

Já os preços dos bens de consumo subiram 1,12% em agosto, depois de uma alta de 1,03% em julho. Dentro dos bens de consumo, os bens duráveis tiveram elevação de 0,68% em agosto, ante aumento de 0,17% no mês anterior. Os bens de consumo semiduráveis e não duráveis aumentaram 1,20% em agosto, após a elevação também de 1,20% registrada em julho. EC

 

Primeiras notícias da quinta-feira

MORTES EM BOMBARDEIO NO LÍBANO
O Ministério da Saúde do Líbano anunciou que 20 pessoas, quase todas sírias, morreram em um ataque israelense durante a madrugada desta quinta-feira no leste do país. “Um bombardeio do inimigo israelense na localidade de Yunin matou 20 pessoas, incluindo 19 sírios”, afirmou o ministério em um comunicado. AFP

BRASILEIRO MORRE EM ATAQUE NO LÍBANO
O governo do Brasil confirmou a morte de um adolescente brasileiro e de seu pai na região do Vale do Beqaa, no Líbano, em meio a bombardeios de Israel contra o grupo xiita Hezbollah. Ali Kamal Abdallah, de 15 anos e natural do Paraná, e seu pai, o libanês com cidadania paraguaia Kamal Hussein Abdallah, 64, morreram vítimas de um foguete que atingiu a cidade de Kelya, segundo o Ministério das Relações Exteriores. ANSA

GASTOS COM ESTRANGEIROS NO BRASIL
Os turistas estrangeiros movimentaram mais de R$ 26 bilhões no Brasil, de janeiro a agosto deste ano. O valor é o maior dos últimos 29 anos para o período e é cerca de 10% maior do que o registrado nos oito primeiros meses de 2023. Somente em agosto, os visitantes de outros países injetaram mais de R$ 3 bilhões no Brasil. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Banco Central. Agência Brasil

 

Klaison Simeoni assume presidência da Associação Comercial

Sangue novo na Associação Comercial e Industrial de Presidente Venceslau.

A Associação Comercial e Industrial de Presidente Venceslau (Aciprev) realizou, no início da noite desta quarta-feira, 25, uma assembleia para definir sua nova diretoria executiva.

A chapa apresentada para o biênio 2025/2026 foi aprovada com 51 votos. O novo presidente é Klaison Gustavo Simeoni, da empresa Original Store. A vice-presidente é Ellen Cristina da Silva Batalini Vilches, da Art Baby. O cargo de 1º secretário será ocupado por Peterson Pacanhelle Bispo, da PPB Seguros, enquanto o 2º secretário será Ricardo Augusto Murad Soriano, da Minersal.

Na tesouraria, Douglas Barbi, da Douglas Confecções, assumirá como 1º tesoureiro, com Maria Angela Ruiz Ribeiro, da Organização Presidente, como 2ª tesoureira.

Nota da redação
A nova diretoria da Aciprev chega com um perfil moderno e voltado para os novos tempos, trazendo a promessa de ser um marco de mudanças para o comércio de Presidente Venceslau. Klaison é um jovem empreendedor, com determinação e visão de futuro, tanto em sua vida empresarial quanto profissional.

Liderar a Aciprev é um desafio significativo, com impacto direto no presente e futuro da cidade. O comércio venceslauense é reconhecido e respeitado em toda a região, desfrutando de grande credibilidade. Sua presença é vital para a economia local e deve ser valorizada por toda a comunidade.

Klaison está ciente dessa responsabilidade e, certamente, trará mudanças importantes que fortalecerão a Aciprev, tornando-a tão grandiosa quanto aqueles que ela representa. AMN

Indígenas de Mato Grosso lutam para sobreviver em meio a queimadas

Sem estrutura para combater chamas, metade das Terras Indígenas do estado sofre com incêndios. Falta de água e comida agravam o cenário e indígenas denunciam abandono.Encurralados pelo fogo, indígenas do povo Xavante, em Mato Grosso, dizem que escaparam vivos por sorte. Quando as chamas se aproximaram das ocas e parecia não haver mais saída, um vento forte mudou a direção do incêndio. Todos sobreviveram.

A cena aconteceu há poucos dias na aldeia Wederã, na Terra Indígena (TI) Pimentel Barbosa. No local vivem os parentes de Mara Barreto Xavante, nomeada por seu povo para denunciar a situação e buscar ajuda.

“Não tem brigada para combater. Fomos quase queimados vivos e estamos abandonados à própria sorte”, diz Mara, representante da Associação Aliança dos Povos do Roncador, à DW.

Faz pelo menos 60 dias que os Xavante assistem à vegetação ser consumida. A TI Pimentel Barbosa é coberta pelo Cerrado, mas há registro de fogo em pelo menos 38 dos 80 territórios indígenas no estado, que também incluem a Floresta Amazônica e o Pantanal.

Já vulneráveis pela seca severa, muitas comunidades estão isoladas, com dificuldade para acessar alimentos e sem água potável. “Minha aldeia está bebendo água do córrego que está quase seco. Há muitos casos de disenteria”, afirma Mara. DW

 

Macron pede limitação do direito ao veto no Conselho de Segurança em caso de massacres

O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu, nesta quarta-feira (25), que se limite o poder de veto no Conselho de Segurança da ONU em caso de massacres.

Em um momento em que cada vez mais países pedem a ampliação do organismo, uma reforma em sua composição “não bastaria para lhe devolver a eficácia. Espero que esta reforma também permita mudar os métodos de trabalho, limitar o direito ao veto em caso de crimes em massa”, disse Macron na Assembleia Geral das Nações Unidas. AFP

 

Petróleo fecha em queda, com preocupações sobre demanda e possível aumento de oferta

O petróleo fechou em baixa nesta quarta-feira, 25, com o noticiário geopolítico da Líbia e do Oriente Médio trazendo sinais de que a oferta da commodity pode crescer no curto prazo e enquanto investidores seguem preocupados com a atividade global e, consequentemente, com a demanda pela matéria-prima.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para novembro fechou em queda de 2,61% (US$1,87), a US$ 69,69 o barril, enquanto o Brent para dezembro, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), fechou em queda de 2,10% (US$1,57), a US$ 72,90 o barril. EC

 

Reginaldo Souza Ferraz destaca saúde e modernização como prioridades em sua candidatura à prefeitura de Presidente Venceslau

O vereador Reginaldo Souza Ferraz, oficial da Polícia Militar na reserva e pai de dois filhos, disputou a prefeitura de Presidente Venceslau pelo partido Republicanos. Com um histórico de atuação no legislativo municipal, Ferraz afirmou que se sente privilegiado por ter servido como vereador nos últimos anos e vê isso como um diferencial em sua candidatura ao cargo de prefeito.

Prioridade na saúde
Durante a entrevista, o candidato destacou que sua principal preocupação, baseada nas demandas que são ouvidas pela população, é com a área da saúde. “As reclamações mais frequentes são sobre a saúde, e temos ouvido atentamente as necessidades da comunidade”, afirmou Ferraz. Ele também se destacou que possui apoio do governo estadual, o que, segundo ele, pode ser um fator positivo para seu futuro mandato, caso seja eleito.

Entre suas propostas, Ferraz solicita o desejo de trazer a administração do pronto-socorro da Santa Casa de volta para a prefeitura, reforçando que a saúde será uma prioridade número um de sua gestão. “A saúde é o que mais afeta a nossa população, e precisa ser tratada com urgência”, afirmou o candidato.

Plano de governo e modernização
Além da saúde, o vereador também se mostrou favorável à modernização do centro da cidade, destacando a importância de revitalizar o espaço público e atrair novos investimentos para a região. Outro ponto de seu plano de governo inclui a implantação do programa “Remédio em Casa”, que visa facilitar o acesso a medicamentos para a população que mais necessita.

Resgate da cultura e geração de empregos
Ferraz também ressaltou seu compromisso com a cultura local, propondo o resgate da Faive (Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau), um evento tradicional que, segundo ele, é crucial para a diversão e entretenimento da população. Para o candidato, o retorno da Faive também pode contribuir com a economia local, promovendo o turismo e a geração de empregos, outro ponto central do seu plano de governo.

“Queremos uma cidade que cresça com mais empregos e que ofereça qualidade de vida aos seus cidadãos”, destacou Reginaldo Souza Ferraz, reafirmando seu compromisso em lutar por um Presidente Venceslau mais moderno e saudável.

 

Gusttavo Lima é divorciado, afirma assessoria; entenda

A assessoria de Gusttavo Lima confirmou nesta quarta-feira, 25, que o cantor é divorciado de Andressa Suita, após um rompimento do casal em 2020. Para o Estadão, a assessoria afirmou também que os dois se encontram em uma reunião estável. O cantor teve a prisão decretada pela Justiça recentemente, em uma investigação sobre bets. O desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, revogou na terça-feira, 24, a ordem de prisão contra Gusttavo Lima.

Casados desde 2015, o cantor e a modelo assinaram o divórcio em 2020, por causa de um “desgaste natural na relação”. Como parte do processo do divórcio, depois que o processo foi homologado, mesmo que o casal se mantenha em união, os dois ainda estão oficialmente separados. Para que ele e Andressa sejam registrados como casados, eles devem realizar novos votos perante à Justiça.

O fim do casamento foi anunciado, na época, por meio de nota do cantor. Os dois seguem juntos desde então, e possuem dois filhos, Gabriel, de sete anos, e Samuel, de seis.

A informação saiu da coluna de Manoela Alcântara para o jornal Metrópoles, que teve acesso ao processo de habeas corpus para a prisão de Gusttavo Lima, cujo nome verdadeiro é Nivaldo Batista Lima. iE

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1