Pesquisar
Close this search box.

Anvisa proíbe venda de dois azeites de oliva; veja marcas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, fabricação e importação de dois azeites de oliva.

De acordo com a resolução publicada nesta terça-feira, 24, os azeites das marcas Cordilheira e Serrano, ambos com 0,5% de acidez, não devem ser vendidos no País.

Segundo a agência, esses produtos estão sendo importados e distribuídos por estabelecimentos não registrados, o que infringe as leis nacionais.

Também nesta terça-feira, a Anvisa suspendeu a comercialização do coco ralado da marca Coco & Cia. A empresa foi procurada por telefone para comentar a decisão, mas ninguém atendeu as ligações.

O produto teve resultado insatisfatório no ensaio que avalia a quantidade de dióxido de enxofre, conforme o laudo expedido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal.

Nessas situações de testes insatisfatórios, a própria empresa deve efetuar o recolhimento dos lotes dos produtos, como ocorreu em agosto com balas da marca Dori, e, quando isso não ocorre, a ação é determinada pela Anvisa. EC

 

Ex-prefeito Ângelo Malacrida é o candidato a prefeito entrevistado de hoje no Blog do Toninho

Ângelo Malacrida, candidato a prefeito de Presidente Venceslau pelo PDT, iniciou sua entrevista destacando que a cidade claramente “involuiu” nos últimos anos. Ele afirmou que é inaceitável a redução populacional, que passou de supostos 40 mil habitantes para os atuais 35 mil, conforme apontado pelo censo do IBGE.

Malacrida considerou inadmissível a tentativa de acostumar a população à ausência da Faive, à diminuição populacional, e à situação dos servidores municipais, que recebem salários vergonhosamente inferiores ao mínimo estabelecido por lei.

“Enquanto tudo ao redor evolui, Presidente Venceslau parece estar estagnada”, afirmou o candidato. Ele relembrou que, durante sua gestão anterior, realizou uma pesquisa para identificar a vocação da cidade, concluindo que a solidariedade é o sentimento predominante entre os moradores. Segundo ele, esse espírito de irmandade deve ser canalizado em prol do crescimento da cidade.

Malacrida frisou que a gestão pública é algo sério e criticou a prática de governar baseada em amizades com interesses eleitorais. Ele mencionou que “Presidente Venceslau perdeu a oportunidade de buscar recursos para a implementação de escolas de período integral no governo federal”, e até o momento, a administração municipal não deu uma explicação para essa omissão.

Ele destacou a importância de disputar constantemente recursos e emendas junto aos governos federal e estadual, lembrando que essas são ações distintas, mas essenciais para o desenvolvimento da cidade.

Sobre a saúde, Malacrida enfatizou que esta é uma das principais reclamações da população, devido ao atendimento precário e à falta de medicamentos.

O candidato também defendeu a necessidade de proteger as crianças e combater o trabalho infantil. Em relação ao legislativo, ele prometeu, se eleito, manter uma relação civilizada com os vereadores, priorizando o benefício da população.

Malacrida também abordou a geração de emprego, ressaltando que isso depende diretamente da capacitação profissional. “É preciso investir nas pessoas, pois a criação de empregos passa por essa qualificação”, destacou.

Entre suas prioridades, está a solução imediata da questão salarial dos servidores municipais, especialmente os das referências 4 e 5, que, segundo ele, estão em situação crítica.

No encerramento da entrevista, Ângelo Malacrida falou sobre a questão ambiental, lembrando que, durante sua gestão como prefeito, foram plantadas mais de 24 mil árvores no Horto Florestal. Ele criticou as atuais podas de árvores, que, segundo ele, estão sendo realizadas de forma incorreta. Veja a entrevista

 

Residência de candidata de Marabá Paulista sofre atentado

A redação do Blog do Toninho recebeu a informação de que a residência da candidata à prefeitura de Marabá Paulista, Luzinete Ribeiro, foi alvo de um atentado na madrugada desta terça-feira. Por volta das 3h50, uma bomba de fogos de artifício de grande potência foi lançada na varanda da casa, causando um forte estrondo que danificou o piso de cerâmica e foi ouvido em todo o quarteirão.

A candidata, visivelmente abalada, acionou a polícia imediatamente e registrou um boletim de ocorrência. Até o momento, não há informações sobre a autoria do atentado, nem se o crime tem motivações eleitorais ou outra origem.

Este é o primeiro incidente desse tipo registrado durante o período eleitoral em Marabá Paulista. A Polícia Civil já iniciou uma investigação para apurar os detalhes e identificar os responsáveis.

Ninguém se feriu.

Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais.

A Netflix lançará um documentário dos irmãos Menendez, responsáveis pelo assassinato dos pais em 1989. Com estreia em 7 de outubro, a produção vem logo após uma série do caso, intitulada Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais.

É a primeira vez que os irmãos Lyle e Erik Menendez concedem entrevistas em 30 anos, depois da condenação pelo assassinato de seu pais, Kitty e José, que os levou à prisão perpétua sem direito de condicional. Os dois estão atualmente no Centro de Correção de Donovan, nos Estados Unidos.

O trailer, divulgado na segunda-feira, 23, mostra Lyle, agora aos 56, e Erik, aos 53, em depoimentos exclusivos para o caso. “A verdade é conhecida, mas muita coisa não foi dita”, diz Erik, durante o trailer.

Na época, a alegação da defesa foi de que os irmãos “temiam por suas vidas”, por causa de abusos físicos, psicológicos e sexuais que sofreram do pai, José Menendez. Condenados em 1990, ambos protagonizaram um dos primeiros tribunais televisionados da história, em caso que é debatido até hoje.

Carta de repúdio de Erik Menendez sobre a série

Erik Menendez se pronunciou sobre a nova temporada de Monstros. Criada por Ryan Murphy e produzida pela Netflix, a série antológica adapta histórias reais de assassinos a cada temporada, e em seu segundo ano contou a história da dupla que confessou o crime.

Athletico-PR oficializa o técnico Lucho González: ‘Identificação incontestável’

O Atlhetico-PR já tem um novo comandante para o restante da temporada. E trata-se de um velho conhecido da torcida. O ex-meia argentino Lucho González, que defendeu as cores do clube e ainda exerceu a função de auxiliar técnico,foi oficializado nesta terça-feira para a vaga do uruguaio Martín Varini, demitido após o 0 a 0 com o Criciúma.

“Lucho González é o novo treinador do Athletico Paranaense. Lucho começa a escrever, nesta terça-feira (24), um novo capítulo de sua vitoriosa história no Furacão. O argentino de 43 anos assume o cargo de técnico da equipe principal do rubro-negro. Ele trabalhará no CAT Caju ao lado da comissão técnica permanente do Athletico e sob a coordenação do diretor técnico Paulo Autuori”, anunciou os paranaenses.

O clube fez questão de citar os números da carreira do argentino e o avaliou como tendo “experiência de um multicampeão”. Apenas defendendo o clube, em seis temporadas, Lucho conquistou A Copa Sul-Americana de 2018 e 2021, a Levain Cup de 2019, a Copa do Brasil de 2019 e o Campeonato Paranaense de 2020.

“Lucho tem uma identificação incontestável com o Furacão. Somadas às conquistas por outros clubes da América do Sul, da Europa, do Oriente Médio e também pela Seleção Argentina, Lucho González se tornou um dos atletas argentinos mais vitoriosos da história”, frisou o Athletico.

Com licença na CBF e na Associação Argentina de Futebol (AFA) para ser técnico, o ex-meia se prepara para atuar na beira dos gramados desde 2021, No ano seguinte, ele foi auxiliar técnico do Athletico. Depois, se aventurou como treinador no Ceará, antes de voltar a ser auxiliar no Internacional.

Lucho assume o Athletico-PR com a missão de classificá-lo à semifinal da Copa sul-americana. Em Curitiba, a equipe fez 1 a 0 no Racing, mas passou enorme sufoco. Agora, o time joga pelo empate na Argentina, nesta quinta-feira. EC

 

Bombardeio de Israel deixa ao menos 558 mortos no Líbano

Ataque é o mais letal de Israel contra o Líbano em 18 anos e fere 1.800 pessoas. Governo israelense diz que alvos eram arsenais do grupo xiita, mas há mulheres e crianças entre as vítimas.O maior e mais mortal ataque aéreo de Israel contra o Líbano em décadas deixou ao menos 558 mortos, incluindo 50 crianças, e 1.800 feridos nesta segunda-feira (23/09), segundo o Ministério da Saúde libanês.

Milhares de libaneses fugiram do sul do país, e a principal rodovia que sai da cidade portuária de Sidon ficou congestionada, com carros que se dirigiam a Beirute, no dia de ataques mais letal desde a guerra entre Israel e o Hezbollah, em 2006.

Os alvos dos bombardeios foram centenas de bases do grupo extremista Hezbollah onde eram guardados armamentos, de acordo com os militares israelenses. Os alvos estavam no sul do Líbano, no Vale do Beqaa, no leste do país e na região norte, perto da Síria.

Mais de 1.300 alvos do grupo xiita foram atacados, incluindo um “ataque direcionado” a Beirute, de acordo com militares israelenses.

“Estamos aprofundando nossos ataques no Líbano, as ações continuarão até atingirmos nosso objetivo de devolver os moradores do norte em segurança para suas casas”, disse o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, em vídeo.

Pouco antes da ofensiva, as Forças de Defesas de Israel tinham alertado a população civil para se afastar “imediatamente” de supostas posições e depósitos de armas do Hezbollah. Os moradores das áreas atacadas receberam mensagens de texto e de voz enviadas por Israel.

Já o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu para os libaneses deixarem suas casas. “Levem este aviso com seriedade”, disse em mensagem gravada em vídeo divulgada enquanto aviões de guerra israelenses atacavam áreas do sul e do leste do Líbano.

“Por favor, saiam do caminho do perigo agora”, afirmou Netanyahu. “Quando nossa operação estiver concluída, vocês poderão voltar em segurança para suas casas”, completou. DW

 

Deolane Bezerra deixa prisão no Agreste de Pernambuco após decisão judicial

A influenciadora digital Deolane Bezerra, de 36 anos, presa em operação contra lavagem de dinheiro e jogos ilegais, deixou a Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB), no Agreste de Pernambuco, no início desta tarde desta terça-feira, 24.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco. “Mais informações não podem ser repassadas, pois o processo segue em segredo de justiça”, disse a pasta.

A decisão da soltura foi emitida na noite anterior, segunda-feira, 23. EC

 

‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar 2025: quem escolhe o filme indicado pelo Brasil à premiação?

‘Ainda Estou Aqui’, filme de Walter Salles com Fernanda Torres que arrancou elogios no Festival de Veneza, foi anunciado como o filme selecionado para representar o Brasil no Oscar 2025. O processo de escolha acontece todo ano – no ano passado, o selecionado foi Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho – mas foram poucas as vezes em que o País chegou a ganhar uma posição na lista final de cinco filmes internacionais indicados na cerimônia.

A última vez que o Brasil teve uma indicação de melhor filme internacional no Oscar foi, inclusive, com o filme do próprio Walter Salles, Central do Brasil, em 1999. Antes dele, foram três filmes que chegaram na reta final: O Que é Isso, Companheiro?, em 1998, O Quatrilho, de 1996, e O Pagador de Promessas, de 1963. Até hoje, o Brasil nunca venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Quem escolhe o filme que representa o Brasil no Oscar?
Todos os países do mundo (exceto os Estados Unidos, anfitrião da cerimônia) são convidados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), a instituição por trás do Oscar, para enviar filmes elegíveis a uma indicação.

Os critérios de elegibilidade são: ele precisa ter sido produzido, majoritariamente, no país de origem; ter sido exibido nos cinemas até 30 de setembro do ano anterior à cerimônia; não ter sido exibido em streaming ou na TV antes do lançamento comercial em salas de cinema; e, finalmente, ter sido selecionado por uma organização composta por pessoas da indústria cinematográfica local.

No Brasil, esta instituição é a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais – mais precisamente, o seu comitê de seleção. Ele é composto por 25 membros, 21 escolhidos por votação entre os integrantes da organização, e 4 escolhidos pela diretoria, visando diversidade. Este comitê fica responsável por assistir todas as obras elegíveis que se inscreveram no processo seletivo, aberto no site oficial para que as produtoras possam enviar seus candidatos.

Depois de uma primeira análise de todos os inscritos, a Academia Brasileira tradicionalmente divulga um segundo turno, com seis títulos, até que eventualmente anuncia o filme escolhido para representar o País na Academia lá fora. Em 2024, foram 12 inscritos habilitados a concorrer à vaga.

Outros filmes selecionados nos últimos anos pelo Brasil incluem Marte Um, de Gabriel Martins, Deserto Particular, de Aly Muritiba, e Bingo: O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende. Em 2008, o Brasil teve o último filme que passou pela seleção inicial da Academia, ganhando o termo de pré-indicado: O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger, no entanto, não chegou à reta final.

A 97ª edição do Oscar acontece em 2 de março de 2025. EC

 

Onda de calor: interior paulista pode registrar até 7°C acima da média

O interior paulista pode registrar temperaturas entre 5°C e 7°C acima da média para o final de setembro, conforme previsão de Guilherme Borges, meteorologista do Climatempo. A elevação é consequência de uma massa de calor que se estabeleceu no país — a sétima desde o início do ano — e afeta diversas regiões. Ela mantém a umidade baixa e favorece a ocorrência de queimadas. Segundo Borges, apesar do início da primavera, neste domingo (22), que normalmente traria mais umidade, essa onda de calor prejudica a transição. O especialista prevê que o cenário só começará a mudar a partir da segunda quinzena de outubro. R7

 

Na ONU, Lula defende acordo de paz e fala em expansão perigosa da guerra em Gaza para o Líbano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar nesta terça-feira (24) a ONU (Organização das Nações Unidas) e pediu que os países que estão em guerra atualmente, como Rússia e Israel, façam acordos de paz. Em seu discurso, durante a abertura da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, o brasileiro alertou para uma expansão perigosa do conflito na Faixa de Gaza para o Líbano.

“Presenciamos dois conflitos simultâneos com potencial de se tornar conflito generalizado. Na Ucrânia, é com pesar que vemos a guerra se estender sem a perspectiva de paz. O Brasil condenou de maneira firme a invasão do território ucraniano. Já está claro que nenhuma das partes conseguirá atingir todos os seus objetivos pela via militar. Criar condições para a retomada do diálogo direto entre as partes é crucial nesse momento. Esta é a mensagem do entendimento de seis pontos que China e Brasil oferecem para que se instalasse o processo de diálogo e o fim das hostilidades”, disse.

“Em Gaza, assistimos uma das maiores crises humanitárias da história recente e que agora se expande perigosamente para o Líbano. O que começou com uma ação terrorista de fanáticos contra civis israelenses inocentes tornou-se uma punição coletiva de todo o povo palestino. São mais de 40 mil vítimas fatais. O direito de defesa transformou-se no direito de vingança, que impede um acordo para liberação de reféns e adia o cessar-fogo”, completou.

Tradicionalmente, o presidente brasileiro é o primeiro chefe de Estado a discursar no evento. Em sua fala, Lula pediu revisão da Carta Magna das Nações Unidas por não tratar “de alguns dos desafios mais prementes da humanidade”. O presidente argumentou que apenas quatro emendas foram aprovadas, todas elas entre 1965 e 1973, e que na fundação da entidade eram 51 países contra os atuais 193. R7

 

Israel lança novo ataque em Beirute e mata 6

A Força Aérea de Israel lançou um novo ataque na periferia sul de Beirute, bastião do grupo xiita Hezbollah, na tarde (horário local) desta terça-feira (24).

Segundo fontes de defesa citadas pela imprensa israelense, o alvo era Abu Jawad Harikhi, comandante do sistema de mísseis da organização extremista.

O ataque atingiu o bairro de Ghobeiry, onde acontecia um funeral de oito pessoas, incluindo cinco mulheres, mortas na sexta-feira (20) em outro bombardeio. De acordo com o Hezbollah, pelo menos seis indivíduos morreram no ataque desta terça. (ANSA).

 

Jornal espanhol crava Vinícius Júnior como vencedor da Bola de Ouro

Único brasileiro na disputa pela Bola de Ouro, prêmio dado pela revista France Football, Vinícius Júnior vive a expectativa de, em um mês, ser consagrado como o melhor jogador do mundo na última temporada. O atacante concorre com outros 29 nomes, mas tem, principalmente, a concorrência direta de Jude Bellingham e Kylian Mbappé, companheiros no Real Madrid, e Rodri, do Manchester City. No entanto, a tendência é que o camisa 7 vença a disputa no próximo dia 28 de outubro.

Ao menos é o que aponta o jornal espanhol Marca. “O atacante brasileiro conquistou o direito de ser o principal protagonista da Bola de Ouro, no teatro Chatelet, em Paris. Paris e o Rio Sena o esperam para sua coroação como melhor jogador do mundo”, escreveu a publicação. “Vini Jr. errou algumas vezes, mas também soube assimilar e trabalhar como poucos para que seu futebol mudasse e se adaptasse às necessidades de seu time. De protagonista de paródias e de todo tipo de situações que tentavam torná-lo ridículo, passou a ser respeitado e temido por quem o enfrenta.”

O período de avaliação da France Football considera a temporada 2023/2024 na análise para eleger o melhor jogador do mundo. Na ocasião, Vini anotou 24 gols e deu nove assistências com a camisa do Real Madrid, e foi crucial para as conquistas da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol. Na reta final, superou Jude Bellingham no favoritismo, após o britânico ter um bom início de temporada, que se somou à ausência do atacante brasileiro por lesão.

O desempenho na Liga dos Campeões, inclusive, é o que faz com que salte à frente de Rodri – eliminado pelo Real Madrid nas quartas de final -, e Bellingham, que passou em branco nas fases finais do torneio. A Uefa ainda escolheu o atacante merengue como o melhor jogador da última edição, com seis gols e cinco assistências na 15ª Liga dos Campeões do Real Madrid. Em 2024, será o primeiro ano que a premiação é realizada em parceria com a Uefa.

Vini Jr. foi sondado pelo futebol da Arábia Saudita no início desta temporada, mas a possibilidade de conquistar a Bola de Ouro foi um dos motivos que o fizeram permanecer no Real Madrid, pelo menos até 2025, segundo apurou o Estadão. Desde que a premiação foi criada, todos os vencedores da Bola de Ouro masculina atuavam na Europa à época da cerimônia.

Caso vença em outubro, Vini Jr. pode ter o caminho aberto para aceitar a proposta do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), já que teria completado seu objetivo individual aos 24 anos. O governo do país do Oriente Médio sinalizou com um contrato de cinco anos, no valor de R$ 6 bilhões, para que o atacante brasileiro defendesse o Al-Ahli e se tornasse garoto-propaganda da Copa do Mundo de 2034, na Arábia Saudita. EC

 

Tarcísio diz se preocupar com financiamento de campanhas pelo crime

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), manifestou preocupação com o financiamento de campanhas eleitorais pelo crime organizado e mencionou operações para combater o problema nas prefeituras.

As declarações ocorreram durante o painel “Brasil 2025/26: As oportunidades nos Estados”, em conferência do Banco Safra, em São Paulo, nesta terça-feira, 24.

“Qual é o principal risco? A infiltração do crime organizado nos negócios lícitos para lavar o dinheiro do tráfico internacional de drogas”, declarou.

Tarcísio afirmou na sequência que a infiltração do crime organizado é um problema para a competitividade de empresas que atuam dentro das regras.

“Temos outras questões subjacentes, por exemplo: a infiltração no poder político, o financiamento de campanhas para vereadores, para prefeitos. E obviamente, há uma troca, porque isso vai voltar na forma de contratos de prestação de serviços, organizações sociais de saúde, licitações para empresas de coleta de lixo”, declarou.

Em seguida, o governador disse ter observado “infiltração do crime organizado na área da Saúde” e disse que haverá reveses.

“A gente está fazendo operações nas prefeituras que sofrem com a infiltração do crime organizado. Estamos vendo infiltração do crime organizado na área da Saúde. Vamos impor reveses ao crime organizado”, afirmou. EC

 

Não entrou no último lote de restituição do IR 2024? Confira se não caiu na malha fina

Imposto de Renda
Imposto de Renda (Crédito: Joédson Alves/ Agência Brasil)

A Receita Federal abriu nesta semana, 23, a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal, e deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“.

Os contribuintes com pendências ou que enviaram declarações retificadoras irão receber a restituição nos lotes residuais, a partir de outubro.

Quem entrou no 5 º lote

O quinto lote é formado por 511.025 restituições que serão destinadas aos contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 1,032 bilhão.

O depósito das restituições será feito o dia 30 de setembro na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.

Como saber se caí na malha fina

Para verificar o status da declaração e da restituição, o contribuinte pode fazer a consulta na página da Receita Federal, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Pelo serviço, o contribuinte pode verificar se está na lista de espera ou se há alguma pendência.

Para acessar o serviço é preciso ter uma conta gov.br. Ao logar, basta entrar na sessão “Meu Imposto de Renda”. Se a mensagem exibida for “Em Fila de Restituição”, significa que a declaração foi processada, mas a restituição ainda não foi liberada. Basta esperar e fazer a consulta nos próximos lotes.

Já no item “Pendências de Malha”, o contribuinte pode verificar se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela ficou retida.

O contribuinte com pendências pode fazer a correção por meio de uma declaração retificadora, sem multa ou penalidade. A declaração será processada e voltará para a fila de restituições, sendo paga no lote residual seguinte.

Caso o contribuinte seja intimado ou notificado pela Receita Federal, não será mais possível retificar a declaração.

Calendário dos lotes residuais de restituição

  • 1º Lote Residual 31/10/2024
  • 2º Lote Residual 29/11/2024
  • 3º Lote Residual 31/12/2024
  • 4º Lote Residual 31/01/2025
  • 5º Lote Residual 28/02/2025 ID

 

Farmais

A marca Ollie é conhecida por seus produtos que combinam maquiagem e alta proteção solar, desenvolvidos para oferecer praticidade e cuidado diário para a pele. Seus itens multifuncionais incluem protetores solares com FPS elevados e fórmulas enriquecidas com ativos como ácido hialurônico, vitaminas C e E, que ajudam a hidratar e proteger a pele contra os danos dos raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce e o melasma.

Alguns dos produtos populares da Ollie incluem o Protetor Solar em Bastão Com Cor FPS 95, que além de proteger, proporciona cobertura uniforme, e o Bastão 3 em 1 que pode ser usado como blush, batom e sombra, ideal para uma make rápida e protegida.

Aproveite as ofertas exclusivas na Farmais e garanta sua pele protegida e radiante com os produtos Ollie!

Israel ataca alvos do Hezbollah no Líbano após bombardeios que mataram quase 500

Israel voltou a bombardear alvos do Hezbollah no Líbano na madrugada desta terça-feira (24), um dia após os ataques intensos que deixaram mais de 500 mortos e aumentaram os temores de um conflito regional, quase um ano após o início da guerra em Gaza.

A Assembleia Geral da ONU em Nova York nesta terça-feira será dominada pelo medo de uma guerra ampla no Oriente Médio, após a intensificação da escalada militar entre o Exército israelense e o movimento islamista pró-Irã Hezbollah no Líbano.

Desde o início da guerra em Gaza, em 7 de outubro de 2023 com o ataque do Hamas em território israelense, o Exército de Israel e o Hezbollah, que apoia o aliado palestino, trocam tiros quase diariamente ao longo da fronteira entre Israel e Líbano.

Mas na segunda-feira foi registrado o dia mais letal na região, quando Israel bombardeou “quase 1.600 alvos terroristas” no sul do Líbano e no Vale do Bekaa, no leste, redutos do Hezbollah.

Ao menos 558 pessoas morreram nos ataques, incluindo 35 crianças e 58 mulheres, e 1.645 ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde libanês.

Vários integrantes do Hezbollah morreram nos bombardeios, afirmou o Exército israelense.

Durante a madrugada desta terça-feira, as tropas israelenses voltaram a atacar “dezenas de alvos do Hezbollah em diversas áreas no sul do Líbano”, informou um comunicado militar.

Mais de 50 projéteis foram lançados nesta terça-feira a partir do Líbano contra o norte de Israel, segundo as forças militares israelenses. “A maioria dos projéteis foi interceptada”, afirmou o Exército.

O grupo islamista anunciou que lançou mísseis Fadi 2 contra Israel durante a noite. O Exército israelense confirmou ter detectado quase 20 disparos. AFP

 

Gusttavo Lima viajou à Grécia com investigados na ‘Operação Integration’

Gusttavo Lima
Gusttavo Lima (Crédito: Reprodução/Instagram)

A Justiça levou em conta a relação entre Gusttavo Lima e outros investigados em suposto de esquema de lavagem de dinheiro e jogo para decretar a prisão do cantor, nesta segunda-feira, 23.

A juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife, cita que o sertanejo deu “guarida a foragidos” ao embarcar com investigados a uma viagem de Goiânia para a Grécia.

O casal José André da Rocha Neto e Aislla Sabrina Truta Henriques Rocha, donos da empresa Vai de Bet, é investigado pela Polícia Civil de Pernambuco, no âmbito da “Operação Integration”, a mesma que prendeu a influenciadora Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Alves Bezerra, no dia 4 de setembro, em Recife. Os empresários eram considerados foragidos desde a deflagração da operação.

Naquela ocasião, o cantor teve um avião apreendido pela Polícia Civil de São Paulo, também no âmbito da “Operação Integration”

Segundo a decisão que determinou a prisão, o sertanejo adquiriu, no dia 1º de junho deste ano, 25% da Vai de Bet, o que representa indícios de participação do cantor no esquema.

“No dia 7 de setembro de 2024, o avião de matrícula PS-GSG retornou ao Brasil, após fazer escalas em Kavala, Atenas e Ilhas Canárias, pousando na manhã do dia 8 de setembro no Aeroporto Internacional de Santa Genoveva, em Goiânia. Curiosamente, José André e Aislla não estavam a bordo, o que indica de maneira contundente que optaram por permanecer na Europa para evitar a Justiça”, afirmou a juíza.

“Essa associação levanta sérias dúvidas sobre a integridade das transações e a legitimidade dos vínculos estabelecidos”, afirma a magistrada na decisão. Para a juíza, a relação entre Gusttavo Lima e os investigados “deve ser encarada com extrema cautela”.

Habeas corpus

Porém, o relator do caso, o desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, acatou, um pedido de habeas corpus feito pela defesa de Darwin Henrique da Silva Filho – dono da Esportes da Sorte – e estendeu a liberdade para os demais presos na operação, incluindo os donos Vai de Bet, a advogada Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Bezerra.

O cantor Gusttavo Lima não foi beneficiado com essa decisão. IstoÉ

 

Bom dia

‘Ainda Estou Aqui’ é indicado para categoria de ‘melhor filme internacional’ no Oscar 2025

'Ainda Estou Aqui' é indicado para categoria de 'melhor filme internacional' no Oscar 2025
A partir da esquerda: o autor Marcelo Rubens Paiva, a atriz Fernanda Torres, o diretor Walter Salles e o ator Selton Mello participam do photocall do filme “Ainda estou aqui” apresentado em competição durante o 81º Festival Internacional de Cinema de Veneza – AFP

O filme “Ainda Estou Aqui” foi o escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2025 na categoria de melhor filme internacional. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema na manhã desta segunda-feira, 23. A produção ainda ganhou data de estreia no país: 7 de novembro.

Adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, a produção tem no elenco Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Selton Mello e Maeve Jinkings, dentre outros.

Antes da estreia oficial, “Ainda Estou Aqui” ainda será exibido na Mostra de Cinema de São Paulo entre 17 e 30 de outubro. A lista de pré-selecionados do Oscar será divulgada pela Academia de Hollywood em 17 de dezembro. IstoÉ

 

Planejamento descarta mudança na meta de déficit zero para 2024

Apesar de frustrações importantes de receitas, como a dos processos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o governo manterá a meta de déficit primário zero em 2024, com a devida margem de tolerância, disse nesta segunda-feira (23) o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Gustavo Guimarães. Para este ano, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o novo arcabouço fiscal preveem margem de tolerância de 0,25 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB).

Com essa margem de tolerância, o Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – poderá fechar 2024 com déficit primário de até R$ 28,75 bilhões. O déficit primário representa o resultado negativo das contas do governo sem os juros da dívida pública.

Apesar de críticas do mercado financeiro à capacidade do governo de cumprir a meta, Guimarães disse que as estimativas estão próximas da realidade. “Fizemos ajuste nas metas dos anos seguintes sem alterar a de 2024. Mesmo após essa mudança, sempre havia algum ruído de que poderia ter alteração de meta este ano. E a gente tem mostrado a cada bimestre todo o esforço do governo para que isso não aconteça, como não vai acontecer”, disse Guimarães, durante entrevista coletiva sobre o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, documento que orienta a execução do Orçamento.

Divulgado na noite de sexta-feira (20), o relatório descongelou R$ 1,7 bilhão do Orçamento de 2024. O aumento na estimativa de arrecadação fez o governo reduzir para R$ 28,3 bilhões a estimativa de déficit primário em 2024. O valor é R$ 400 milhões inferior ao limite mínimo da margem de tolerância para o cumprimento da meta.

O atual marco fiscal exclui da meta os R$ 29 bilhões em créditos extraordinários para reconstruir o Rio Grande do Sul nem os R$ 514 milhões para o combate a incêndios florestais anunciados na semana passada, assim como outras despesas excepcionais. Sem os gastos fora do arcabouço fiscal, o governo encerraria o ano com déficit primário de R$ 68,8 bilhões. AG

 

Programa Voa Brasil vende 10 mil passagens a R$ 200 em dois meses

O programa Voa Brasil comercializou cerca de 10,4 mil passagens para 68 destinos brasileiros desde que foi lançado, no fim de julho. O programa permite a compra de bilhetes a R$ 200 cada trecho, mais o valor da taxa de embarque.

O Voa Brasil é destinado a aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independente da faixa de renda e que não tenham viajado nos últimos 12 meses.

Nesta fase inicial, a quantidade de passagens vendidas corresponde a cerca de 0,34% dos 3 milhões de bilhetes que foram disponibilizados a 23 milhões de aposentados. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), responsável pelo programa, o programa está em fase inicial e em plena expansão.

“Desde o lançamento, a plataforma do Voa Brasil na internet já recebeu mais de 150 mil acessos de aposentados”, informou o Ministério à Agência Brasil.

O programa não conta com subsídio do governo federal para a aquisição de passagens aéreas, funcionando com base na liberdade de oferta das companhias aéreas parceiras. AG

 

‘Origem brasileira não anula italianidade’, diz miss na Itália

A ítalo-brasileira Glelany Cavalcante, que tem sido alvo de ataques xenofóbicos nas redes sociais após vencer o concurso Miss Universo Itália 2024, afirmou nesta segunda-feira (24) que vê as ofensas como uma oportunidade para dar voz aos imigrantes no país europeu.

“Me sinto atacada como mulher e como italiana por estas pessoas de mentes fechadas”, declarou a modelo em entrevista à ANSA. Segundo ela, caso tivesse vencido o concurso no Brasil, também receberia críticas, mas por morar há nove anos na Itália, onde é casada com um italiano.

Cavalcante, 30 anos, nasceu na Bahia, cresceu em Brasília e é bisneta de um nativo da região da Toscana, o que lhe garantiu a cidadania italiana pelo princípio do “jus sanguinis” (“direito de sangue”).

“Não nego minha origem brasileira, mas isso não anula a minha italianidade”, disse ela, que também questiona o conceito de “ser italiano”, tema que ocupou o noticiário político nas últimas semanas devido a propostas para mudar as regras de cidadania em benefício de filhos de imigrantes.

“Uma criança que nasce na Itália, filha de pais estrangeiros, e cresce no país não é italiana? Então quais seriam suas referências?”, indaga a ítalo-brasileira.

Após ser eleita Miss Universo Itália, a modelo foi alvo de comentários preconceituosos nas redes sociais. “Onde vocês estavam com a cabeça? Com tantas belezas originais italianas, quem deixamos vencer? Uma brasileira!”, escreveu uma usuária na página da ganhadora. “Que italiana tem aquela cor?”, escreveu outro internauta.

No entanto, segundo Cavalcante, que está na fase final do curso de publicidade na Universidade de Perugia, os jurados analisaram não apenas a beleza física das candidatas, mas também outros quesitos como “educação, postura, elegância, respeito e empatia”, além de “preparo emocional” e da representação dos “valores e da cultura italiana”. “Sou merecedora da vitória”, assegurou.

A miss contou que em uma etapa na qual as candidatas deveriam escolher um traje para desfilar, as concorrentes apostaram em um terno, enquanto ela usou uma camiseta de autoria própria com a seguinte frase da ativista feminista americana Audre Lorde (1934-1992): “Não serei livre até que todas as mulheres sejam, ainda que suas prisões sejam diversas da minha”.

“Vou levar para o concurso [de Miss Universo] no México [em 16 de novembro] diversos temas, dentre eles o empoderamento feminino e o multiculturalismo”, afirmou Cavalcante. (ANSA).

 

Americano é encontrado quase 70 anos após sequestro

Americano é encontrado quase 70 anos após sequestro
Reencontro de irmãos ocorreu após 70 anos – Reprodução: The Mercury News

Graças a um teste de DNA online, um homem americano foi encontrado quase 70 anos após seu sequestro. Luis Armando Albino tinha apenas seis anos quando foi levado enquanto brincava em um parque com seu irmão em Oakland, na Califórnia.

No parque, Albino foi abordado por uma mulher que o havia prometido comprar doces, e essa foi a última vez que seu irmão mais velho, Roger, de dez anos, o viu por muito tempo.

De acordo com Roger, a mulher que levou a vítima usava uma bandana na cabeça e falava espanhol. O garoto foi levado para a Costa Leste dos Estados Unidos, onde passou a viver com um casal.

Durante os anos seguintes, Antonia Albino, mãe de Albino, continuou a procurar o filho e frequentou delegacias em buscas do paradeiro do menino até a sua morte, em 2005. Sua procura obteve resultados apenas 19 anos depois, após Alida Alequin, sobrinha da vítima, fazer um teste de DNA online “apenas por diversão”. Para a surpresa de todos, o teste obteve uma correspondência de 22% com um homem, que mais tarde descobriria ser seu tio.

Alida só conseguiu estabelecer contato com o tio em 2024, após buscas na Biblioteca Pública de Oakland onde encontrou fotos de Albino. A polícia foi contatada e conseguiu trazer Luis para Oakland, onde aconteceu o reencontro da família toda. IstoÉ

 

Justiça decreta prisão do cantor Gusttavo Lima

Gusttavo Lima
Gusttavo Lima (Crédito: Reprodução/Instagram)

Na tarde desta segunda-feira, 23, a Justiça de Pernambuco determinou a prisão preventiva de Nivaldo Batista Lima, cantor conhecido como Gusttavo Lima, pela Operação Integration — mesma investigação que encarcerou a advogada Deolane Bezerra no início de setembro. A operação mira um suposto esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais que já movimentou R$ 3 bilhões.

A decisão é da juíza Andrea Calado da Cruz, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Segundo a “Folha de S.Paulo”, a juíza acatou o pedido da Polícia Civil do estado e não aceitou o pedido do Ministério Público da substituição de prisões preventivas por outras medidas cautelares.

Em trecho divulgado pela “Folha”, a juíza aponta que a aeronave que transportou o sertanejo em uma viagem de retorno da Grécia também levou um casal de investigados pela Justiça ao exterior.

“É imperioso destacar que Nivaldo Batista Lima, ao dar guarida a foragidos, demonstra uma alarmante falta de consideração pela Justiça. Sua intensa relação financeira com esses indivíduos, que inclui movimentações suspeitas, levanta sérias questões sobre sua própria participação em atividades criminosas. A conexão de sua empresa com a rede de lavagem de dinheiro sugere um comprometimento que não pode ser ignorado”, escreveu a juíza.

“Na ida, a aeronave transportou Nivaldo Lima e o casal de investigados, seguindo o trajeto Goiânia – Atenas – Kavala. No retorno, o percurso foi Kavala – Atenas – Ilhas Canárias – Goiânia, o que sugere que José André e Aislla possam ter desembarcado na Grécia ou nas Ilhas Canárias, na Espanha. Esses indícios reforçam a gravidade da situação e a necessidade de uma investigação minuciosa, evidenciando que a conivência de Nivaldo Batista Lima com foragidos não apenas compromete a integridade do sistema judicial, mas também perpetua a impunidade em um contexto de grave criminalidade”, completa.

O site IstoÉ Gente entrou em contato com a assessoria do cantor e atualizará a nota quando obtiver um parecer. IstoÉ

 

Raphael Balhestero, do Novo, abre o ciclo de entrevistas com candidatos à Prefeitura no Blog do Toninho

Raphael Balhestero tem 59 anos e é candidato pelo partido Novo. TM/AMN

RAPHAEL BALHESTERO
Advogado é nascido em Presidente Venceslau. Tem 59 anos. É aposentado desde 2020 como servidor público no Fórum de Presidente Venceslau. Foi vereador por duas legislaturas na Câmara Municipal da cidade. É um dos seis candidatos que disputam as eleições municipais deste ano. Está filiado ao partido Novo.

As principais preocupações de Raphael, conhecido como “Raphael do Fórum”, em relação a Presidente Venceslau são a redução da população da cidade devido à falta de oportunidades de emprego e a precariedade do setor de saúde, que, segundo ele, merece “nota zero”.

Raphael propõe reformular completamente o sistema de distribuição de medicamentos na cidade. Ele acredita que as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros podem ser usadas para essa função. Além disso, ressaltou que há grande demora na realização de cirurgias de baixa e média complexidade, sugerindo a organização de um mutirão para agilizar esses procedimentos.

Ele lembrou que, durante seus mandatos como vereador, trabalhou pela extinção dos cargos comissionados na prefeitura, gerando uma economia anual de R$ 4 milhões para os cofres municipais.

Raphael destacou o declínio econômico de Presidente Venceslau. “No passado, éramos a segunda maior economia da região; hoje somos a nona”, afirmou. Ele criticou a “nova política” prometida em 2020, que, segundo ele, não foi implementada, deixando a cidade em contínua decadência.

No campo da agricultura, Balhestero apontou o abandono dos pequenos produtores rurais. Afirmou que os assentamentos enfrentam sérias dificuldades, com estradas em péssimo estado e falta de manutenção. Sua proposta é deixar máquinas nos assentamentos para garantir a manutenção das estradas e melhorar a infraestrutura local. Ele também mencionou a precariedade das escolas e a ausência de pontos de atendimento de saúde nessas áreas.

Raphael se comprometeu, caso eleito, a isentar os assentados das taxas cobradas para comercialização de seus produtos na feira municipal. Uma de suas propostas inovadoras é a criação de um Restaurante Popular, que atenderia a população carente, utilizando alimentos adquiridos de produtores rurais locais. Além disso, defende a implementação de cursos voltados para a capacitação e produção no campo.

Outra medida importante mencionada por Raphael é a criação de um distrito industrial voltado para pequenas e médias empresas, com o objetivo de gerar empregos, especialmente para os jovens. Ele destacou a falta de oportunidades de trabalho em Presidente Venceslau, que atualmente não oferece alternativas para a população.

Sobre a área da saúde, Balhestero afirmou ser necessário sensibilizar o governo estadual para a instalação de uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) na cidade. Falou sobre uma ação em andamento contra o estado para que esta medida seja tomada pelo governo. Também lembrou que Presidente Venceslau possui um saldo de 320 casas populares a serem construídas e prometeu buscar a efetivação desse projeto junto ao governo estadual.

Raphael enfatizou seu compromisso com os servidores públicos e garantiu que, caso eleito, resolverá imediatamente as questões relacionadas às referências quatro e cinco. Ele também incluiu em seu plano de governo a concessão de um abono salarial para os professores.

Veja a entrevista produzida com exclusividade pelo Blog do Toninho. Todos os candidatos serão mostrados neste espaço até o dia 28 analisando os mesmos pontos.

 

Pantanal e Amazônia enfrentaram piores incêndios em quase 20 anos, aponta observatório europeu

O Pantanal e a Amazônia enfrentaram seus piores incêndios em quase 20 anos, com o fogo afetando a qualidade do ar em boa parte da América do Sul, anunciaram cientistas do Observatório Europeu Copernicus nesta segunda-feira (23).

O dado considera o número de focos de incêndio, a extensão das áreas afetadas e as emissões de carbono geradas.

Segundo o Serviço de Monitoramento da Atmosfera do Copernicus (CAMS), as emissões de incêndios na região têm se mantido acima da média.

Em todo o Brasil, as emissões acumuladas em 2024 atingiram 183 megatoneladas de carbono (Mt CO2) até 19 de setembro, seguindo a mesma tendência do ano recorde de 2007. Naquele ano, 65 megatoneladas foram emitidas apenas em setembro.

Estados como Amazonas e Mato Grosso do Sul, onde está localizado o Pantanal, registraram as maiores emissões em 22 anos de monitoramento do observatório, com 28 e 15 megatoneladas de carbono emitidas este ano, respectivamente.

Já na Bolívia, as emissões de carbono resultantes dos incêndios alcançaram o maior valor anual no banco de dados do CAMS, somando 76 megatoneladas até meados de setembro, superando o recorde anterior de 2010. G1

 

Começa julgamento de feminicídio que mobilizou Itália em 2023

Começou nesta segunda-feira (23), em Veneza, o julgamento de Filippo Turetta pelo assassinato de sua ex-namorada Giulia Cecchettin, de 22 anos, caso que chocou a Itália e jogou luz sobre os problemas do feminicídio e da violência de gênero no país.

Turetta, 22, confessou ter esfaqueado Cecchettin até a morte em Fossò, perto de Veneza, em 11 de novembro de 2023, dias antes de ela se formar em engenharia biomédica na Universidade de Pádua.

O crime causou consternação generalizada, em parte devido à brutalidade do assassinato, mas também pela juventude do agressor e da vítima. Segundo promotores do caso, Turetta esfaqueou Cecchettin 75 vezes.

O réu não estava presente na audiência de segunda-feira, e seu advogado, Giovanni Caruso, disse aos repórteres que é possível que ele não compareça ao tribunal durante todo o julgamento.

Cecchettin foi dada como desaparecida em 11 de novembro, após ter saído para comer com Turetta. Seu corpo foi encontrado em uma ravina perto do Lago Barcis, na região de Friuli Veneza Giulia, uma semana depois.

Já Turetta fugiu após abandonar o cadáver, mas foi preso na beira de uma estrada nos arredores de Leipzig, na Alemanha, após ter ficado sem dinheiro para abastecer o carro.

“Hoje é um dia de grande dor, assim como todos os outros.

Estou certo de que o júri estabelecerá uma pena justa” disse o pai de Cecchettin, Gino, que se tornou ativista contra a violência de gênero.

A família da vítima ainda estuda pedir uma indenização de 1 milhão de euros (R$ 6,2 milhões) ao assassino. (ANSA).

 

Boulos lidera com 28,3% para a Prefeitura de SP; Nunes e Marçal empatam na segunda colocação, diz Atlas

O candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, lidera a corrida pela Prefeitura de São Paulo, com 28,3% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada na manhã desta segunda-feira, 23, pela AtlasIntel. Na vice-liderança, Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB) empatam com 20,9%.

Tabata Amaral (PSB), 10,8%; Datena (PSDB), 6,9%; Marina Helena (NOVO), 3,8%; Altino Prazeres (PSTU), 0,1%; João Pimenta (PCO), 0,1%; e Ricardo Senese (UP), 0,1%, completam a lista. Brancos e nulos são 2,2%, enquanto 5,8% ainda não decidiram o voto. EC

 

 

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1