Pesquisar
Close this search box.

Justiça manda derrubar perfil de Pablo Marçal no Instagram

A Justiça Eleitoral de São Paulo mandou derrubar o perfil de Pablo Marçal (PRTB) no Instagram após o ex-coach publicar um laudo médico falso de Guilherme Boulos (PSOL) tentando associar o adversário ao uso de drogas. A conta de Marçal na plataforma já está fora do ar.

A decisão tinha que ser cumprida em duas horas pela rede social. O juiz eleitoral Rodrigo Capez determinou a suspensão do perfil da Marçal no Instagram por 48 horas. Em caso de descumprimento da decisão, o Instagram ficaria sujeito ao bloqueio de R$ 200 mil da conta da plataforma.

Se novos perfis de Marçal forem usados para republicar laudo falso, eles também devem ser suspensos. O candidato do PRTB usava um perfil alternativo desde o final de agosto, quando teve a conta bloqueada por abuso de poder econômico nas eleições.

Pedido de prisão preventiva de Marçal foi negado. O juiz Rodrigo Capez argumentou que o Ministério Público se manifestou contra o pedido de prisão da campanha de Boulos e que não há elementos para a determinação de medidas cautelares de busca e apreensão no momento. UOL

 

Sepultada ontem mulher venceslauense que morreu em acidente de moto em Presidente Prudente

A venceslauense Vânia Paula de Almeida, de 48 anos, faleceu na tarde desta quinta-feira (3) em Presidente Prudente, após sofrer um acidente de trânsito.

De acordo com informações da Polícia Militar, Vânia conduzia uma motocicleta pela Avenida Miguel Damha, no Parque Residencial Damha, sentido centro/bairro, quando foi atingida lateralmente por um caminhão F-4000.

A mulher chegou a ser socorrida por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional de Presidente Prudente, mas devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu e faleceu ao dar entrada no hospital.

Conforme consta no boletim de ocorrência elaborado, o caso foi registrado como homicídio culposo na direção de veículo automotor e será investigado pela Polícia Civil. Ainda segundo o documento, o motorista do caminhão, de 33 anos, disse que estava parado no cruzamento da avenida e, ao avançar, não observou a motocicleta, atingindo-a na lateral direita.

Equipe do Instituto de Criminalística compareceu ao local e realizou a perícia para apurar as causas do acidente.

O corpo de Vânia foi velado e foi sepultado às 10h30 de ontem (4) no Cemitério Municipal de Presidente Venceslau.

Vânia residia em Presidente Prudente, ela deixa dois filhos, pai e irmãs.  O IMPARCIAL

 

Primeiras notícias do dia

PGR DENUNCIA DEPUTADO QUE CHAMOU LULA DE LADRÃO
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) pelos crimes de calúnia e difamação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O documento, encaminhado ao STF nesta sexta-feira, 4, é assinado pelo vice-procurador-geral, Hindemburgo Chateaubriant. Em julho de 2023, durante o ato do Movimento Pró-Armas em Brasília, o deputado chamou Lula de “ladrão” e “corrupto”, além de atacar o então ministro da Justiça e hoje ministro da Suprema Corte, Flávio Dino. ESTADÃO CONTEÚDO

AVIÃO PARTE DE LISBOA PARA BUSCAR BRASILEIROS
Aeronave saiu de Lisboa, em Portugal, em direção a Beirute. Primeira fase da operação deve transportar 220 brasileiros. O objetivo da operação é repatriar até 500 pessoas por semana.A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará o resgate de brasileiros no Líbano decolou na manhã deste sábado (05/10) de Lisboa, em Portugal, em direção a Beirute. Segundo a FAB, a decolagem foi às 6h55 e o pouso está previsto para 11h (horários de Brasília). Deutsche Welle

CORINTHIANS PRECISA VENCER HOJE
O Corinthians chega à 30ª em situação delicada, precisando vencer o Internacional na Neo Química Arena, em duelo marcado para as 19 horas deste sábado, com chance de estreia de Memphis Depay como titular. Com 28 pontos, em 18º lugar, o time alvinegro pode terminar a rodada escapando da zona de queda. Para isso, precisa vencer e contar com um tropeço do Vitória – 17º, também com 28 – ante o Atlético-MG, em Belo Horizonte. ESTADÃO CONTEÚDO

 

Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará o resgate de brasileiros no Líbano deve decolar neste sábado (5) de Lisboa, em Portugal, em direção à Beirute.Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábadoResgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado

De acordo com nota divulgada pelo governo federal, os passageiros incluídos no voo estão recebendo as orientações para embarque no aeroporto da capital libanesa.

“O governo brasileiro reitera o alerta para que sigam as orientações de segurança da embaixada em Beirute e das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tanto, procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação para voos da companhia libanesa Middle East Airlines”, diz a nota, assinada pelos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, além da Força Aérea Brasileira (FAB).

A repatriação estava prevista para esta sexta-feira (4), mas foi adiada para análise das condições de segurança. Na noite de quinta, os bombardeios israelenses em direção ao Líbano foram intensificados. Até mesmo áreas próximas do aeroporto de Beirute chegaram a ser atingidas.

A primeira fase da Operação Raízes de Cedro deve transportar 220 brasileiros que estão no Líbano. O objetivo da operação é repatriar até 500 pessoas por semana. Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês.  Agência Brasil 

Bom dia

Novos fatos surgem na notícia de supostas agressões a crianças em creches

Creche Maria Augusta Monteiro. TM/AMN

Desde ontem, quando informamos sobre supostas agressões a crianças em uma creche municipal, o caso ganhou grande repercussão e novos desdobramentos vieram à tona, envolvendo a defesa das professoras, o diretor da Creche Municipal Maria Augusta Monteiro, e os candidatos a prefeito Ângelo Malacrida e Bárbara Vilches, atual prefeita que tenta a reeleição.

Na tarde de ontem, Bárbara utilizou as redes sociais para se pronunciar sobre o caso, afirmando que a prefeitura está investigando a situação desde o dia 22 de agosto deste ano, quando foi registrado o primeiro caso de agressão. Confira o áudio do vídeo publicado em seu Instagram.

O prazo para apresentação das imagens à polícia venceu, e até hoje, por volta das 15 horas, o delegado Adalberto Gonini ainda não havia recebido nenhum vídeo. Intrigada com a ausência das gravações, a defesa das professoras acusadas de agressão emitiu uma nota de esclarecimento à população. A seguir, o documento:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Defesa de Professoras da Rede Municipal abordadas em matéria com o título: “IMAGENS DE CÂMERAS DENUNCIAM: PROFESSORAS DE CRECHE MUNICIPAL DE PRESIDENTE VENCESLAU AGREDIRAM 11 CRIANÇAS EM SETEMBRO”, vem tornar público que os fatos foram relatados para a Autoridade Policial em 27 de setembro de 2024, no entanto, até a presente data não foram apresentadas as gravações, estando, inclusive, a Direção da Escola com o prazo vencido deste de 30 de setembro de 2024 para enviar estes supostos documentos.

Importante salientar que as Professoras citadas são efetivas e prestam serviços há muitos anos na Rede Pública, sem nenhum fato que as desabonem em suas condutas.

É certo, no entanto, que as Professoras tiveram um desentendimento com o Diretor da Escola no dia 23 de setembro de 2024, pois a merenda servida naquele dia para as crianças teria sido apenas arroz, feijão e ovo, contudo, uma das crianças por não comer feijão e ovo, estaria se alimentando apenas com arroz, fato que gerou a reclamação e um pedido para registro na Ata Escolar, registro este que o Diretor se negou a realizar.

Curiosamente, no mesmo momento, teria sido divulgado que Professoras estariam tratando mal algumas crianças, ou seja, justamente na ocasião da reclamação realizada.

Hoje à tarde, em resposta a comentários nas redes sociais questionando por que não tomou medidas urgentes desde o dia 22 de agosto, como ela mesma havia mencionado, Bárbara Vilches gravou um novo vídeo para o Instagram. Nesta publicação, ela justificou as datas e criticou o uso do caso para fins de campanha política, mencionando que um candidato a prefeito esteve em reunião fechada com o diretor da escola por duas horas. Ouça o áudio do segundo vídeo de Bárbara Vilches.

Logo após, um novo vídeo surgiu nas redes sociais, desta vez de Ângelo Malacrida, candidato a prefeito pelo PDT. O ex-prefeito venceslauense confirmou ter sido ele o candidato presente na reunião com o diretor da creche e fez um comentário sobre o episódio, ressaltando que as imagens não estão mais sob a responsabilidade do diretor, mas sim da prefeitura. Ouça o áudio do vídeo de Ângelo Malacrida.

Em meio a todos esses acontecimentos, que certamente serão investigados pela polícia, uma outra denúncia veio à tona: a de que as crianças da creche estavam se alimentando apenas de arroz, feijão e ovos, conforme relatado no documento de esclarecimento da defesa das professoras acusadas. AMN

 

Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE vai a campo a partir de 5 de novembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levará a campo a partir do dia 5 de novembro a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2024/2025. A previsão é que os resultados sejam divulgados em 2026.

A POF apura os itens que integram a cesta de consumo das famílias brasileiras. Os dados são usados como referência para a atualização periódica da lista de bens e serviços cujas variações de preços são mensuradas no cálculo da inflação oficial do País, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também do IBGE.

“Por meio de questionários bastante detalhados, o IBGE consegue saber quanto do orçamento das famílias é destinado aos gastos com alimentos, roupas, medicamentos ou passagens de ônibus, por exemplo. Esta edição da POF também inclui um módulo que, de forma inédita, pesquisará o uso do tempo dos brasileiros”, informou o instituto, em nota distribuída à imprensa.

O IBGE promoverá uma entrevista coletiva na próxima terça-feira, 8, para divulgar mais detalhes sobre a organização da pesquisa, incluindo “como será sua organização em território nacional, quem deve participar e a importância deste levantamento para o País”. EC

 

Como Israel e Irã se defendem um do outro

Atual escalada militar israelo-iraniana intensifica os temores de uma guerra de âmbito regional. Quais considerações estratégicas guiam as decisões dos arqui-inimigos de atacar ou se conter?O ministro iraniano do Exterior, Abbas Araghchi, declarou que a ofensiva com mísseis da terça-feira (01/10), de seu país contra Israel, está “concluída, a menos que o regime israelense decida motivar mais retaliação”. “Nesse cenário, nossa reação será mais forte e mais potente”, escreveu na plataforma X o antigo líder da equipe de negociação nuclear para o Irã.

Segundo o país, o ataque com cerca de 180 mísseis visou apenas a infraestrutura militar de Israel, em resposta aos recentes assassinatos de líderes da milícia Hezbollah e à incursão atualmente em curso do Líbano. No mesmo dia, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu revidar: “O Irã cometeu um grande erro esta noite, e pagará por isso.”

Os Estados Unidos comprometeram-se a respaldar Israel, a fim de assegurar que os iranianos encarem “consequências severas”. O Pentágono confirmou ter disparado cerca de uma dezena de interceptadores contra os mísseis iranianos.

Em contrapartida, segundo Simon Wolfgang Fuchs, especialista em Oriente Médio da Universidade Hebraica de Jerusalém, as Guardas Revolucionárias Iranianas ameaçaram explicitamente os EUA.

“Elas disseram: ‘Se vocês atacarem as nossas refinarias, vamos incendiar as suas e também refinarias e campos de petróleo da região, inclusive da Arábia Saudita, Azerbaijão, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Bahrein.” DW

 

Defesa de professoras de suposta agressão em alunos de creche faz esclarecimento

A defesa das professoras envolvidas em supostas agressões a crianças em uma creche de Presidente Venceslau enviou uma Nota de Esclarecimento ao Blog do Toninho. Ontem à tarde, publicamos uma matéria sobre a denúncia do diretor da creche, Samir Magalhães Gonçalves Fernandes, que apontou quatro professoras como responsáveis pelas agressões. Apesar de ter reportado o ocorrido às autoridades policiais, o diretor ainda não apresentou as imagens que supostamente comprovariam os fatos.

Em conversa recente com o Delegado Adalberto Gonini, ele confirmou que ainda não teve acesso a essas imagens. Com as incertezas entre a denúncia e a falta de provas, as professoras envolvidas no caso começaram a receber ameaças pelas redes sociais. Diante dessa situação, a advogada responsável pela defesa enviou uma Nota de Esclarecimento ao nosso Blog.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Defesa de Professoras da Rede Municipal abordadas em matéria com o título: “IMAGENS DE CÂMERAS DENUNCIAM: PROFESSORAS DE CRECHE MUNICIPAL DE PRESIDENTE VENCESLAU AGREDIRAM 11 CRIANÇAS EM SETEMBRO”, vem tornar público que os fatos foram relatados para a Autoridade Policial em 27 de setembro de 2024, no entanto, até a presente data não foram apresentadas as gravações, estando, inclusive, a Direção da Escola com o prazo vencido deste de 30 de setembro de 2024 para enviar estes supostos documentos.

Importante salientar que as Professoras citadas são efetivas e prestam serviços há muitos anos na Rede Pública, sem nenhum fato que as desabonem em suas condutas.

É certo, no entanto, que as Professoras tiveram um desentendimento com o Diretor da Escola no dia 23 de setembro de 2024, pois a merenda servida naquele dia para as crianças teria sido apenas arroz, feijão e ovo, contudo, uma das crianças por não comer feijão e ovo, estaria se alimentando apenas com arroz, fato que gerou a reclamação e um pedido para registro na Ata Escolar, registro este que o Diretor se negou a realizar.

Curiosamente, no mesmo momento, teria sido divulgado que Professoras estariam tratando mal algumas crianças, ou seja, justamente na ocasião da reclamação realizada.

Veja matéria completa sobre o ocorrido: Clique aqui

 

Multinacional sueca Ericsson abrirá nova empresa no Brasil ano que vem

A Ericsson – que acaba de completar 100 anos de atuação no Brasil – vai abrir em 2025 uma nova empresa no País, com a atuação totalmente voltada para a oferta de produtos e serviços para redes privativas – segmento que representa uma das maiores apostas da indústria de telecomunicações para ampliar suas fontes de receitas.

O novo negócio da multinacional sueca por aqui ficará a cargo da Ericsson Enterprise Wireless Solutions (EEWS), subsidiária do grupo que já atua em outros países, como Estados Unidos, México e partes da Europa. Essa empresa antigamente chamava-se Craddlepoint e foi comprada pela Ericsson em 2020 pela quantia de US$ 1,1 bilhão. EC

 

X paga multas impostas pelo STF e vai pedir liberação de funcionamento no Brasil

A plataforma de rede social X pagou as multas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pediu novamente liberação para voltar a funcionar no Brasil, de acordo com documento visto pela Reuters.

Na petição, a empresa de Elon Musk informa que efetuou o pagamento integral das três multas impostas pelo STF, no valor de 28,6 milhões de reais, e requer o desbloqueio imediato da plataforma “para livre acesso de seus usuários em todo o território nacional.”

Embora tenha feito o pagamento integral dos recursos, os advogados do X questionam parte das cobranças.

Segundo eles, uma multa de 10 milhões de reais imposta à plataforma por conta de desbloqueio temporário de acesso ao X no Brasil no mês de setembro é indevido.

Os advogados André Zonaro Giacchetta, Caetano Berenguer, Fabiano Robalinho Cavalcanti e Sérgio Rosenthal, dos escritórios Bermudes Advogados, Pinheiro Neto Advogados e Rosenthal Advogados Associados, alegam que a retomada do acesso foi involuntária e decorrente de necessária alteração na infraestrutura da rede na América do Sul.

A plataforma de mídia social está bloqueada para acesso no Brasil desde o fim de agosto, por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes.

A sanção no país, um dos mais importantes para a plataforma no mundo, decorre de um longo e público embate entre Moraes e Musk, que repetidamente se recusou a cumprir ordens judiciais no Brasil. (Edição de Pedro Fonseca)

 

OMS aprova primeiro teste para diagnosticar mpox

Organização Mundial da Saúde diz que teste permitirá detectar a doença com maior rapidez e facilidade. Mais de 800 pessoas já morreram de mpox na África, com mais de 30 mil casos registrados.A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta sexta-feira (04/19) a aprovação para uso emergencial do primeiro teste para diagnosticar a mpox.

A aprovação, segundo nota divulgada pela OMS, “será fundamental para expandir a capacidade de diagnóstico em países que enfrentam surtos de mpox, onde a necessidade de testagem rápida e precisa aumentou acentuadamente”.

A entidade afirma que, se mais pessoas forem testadas, mais rapidamente as medidas para conter a disseminação do vírus poderão ser aplicadas.

Em todo o continente africano, mais de 800 pessoas morreram de mpox, com mais de 30.000 casos confirmados.

Segundo o centro de controle de doenças da União Africana de Nações, o vírus da mpox foi detectado em 16 nações do continente. O surto foi mais prejudicial em países como a República Democrática do Congo (RDC). DW

 

Número 1 do mundo, Iga Swiatek encerra parceria com técnico Tomasz Wiktorowski

A tenista polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, anunciou nesta sexta-feira (4) que não continuará trabalhando com o técnico Tomasz Wiktorowski.

“Depois de três anos de grandes conquistas na minha carreira, decidimos encerrar nossa parceria”, escreveu Swiatek em sua conta no Instagram.

A polonesa anunciou há duas semanas que decidiu não defender o título no WTA 1000 de Pequim por “razões pessoais”.

“Sua experiência, sua atitude analítica e estratégica e seu enorme conhecimento sobre tênis nos ajudaram a conseguir coisas que eu não teria imaginado apenas alguns meses depois de começarmos a trabalhar juntos”, ressaltou Swiatek sobre Wiktorowski.

“Devido a esta mudança importante para mim, estou me dando as próximas semanas para começar uma parceria com um novo treinador”, explicou a tenista.

“Avisarei quando tomar a decisão”, acrescentou Swiatek, que está no topo do ranking da WTA desde novembro de 2023.

A jogadora de 23 anos soma cinco títulos de Grand Slam, quatro deles em Roland Garros. AFP

 

Ator Emiliano Queiroz morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

Ator Emiliano Queiroz morre aos 88 anos no Rio de Janeiro
Ator Emiliano Queiroz morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

Emiliano Queiroz morreu na manhã desta sexta-feira, 4, aos 88 anos de idade. O veterano das telinhas estava internado há dez dias na Clínica São Vicente da Gávea, no Rio de Janeiro, após ter colocado três stents no coração.

O ator sofreu uma parada cardíaca, segundo comunicado do produtor teatral Eduardo Barata.

“Ontem, o ator recebeu alta e foi para casa. Às 4h30 acordou, tomou banho. Ele foi para o quarto, começou a passar mal por vota das 6h da manhã. A ambulância chegou e o levou para a emergência do hospital, onde teve uma parada cardíaca. Foi entubado e reanimado, mas às 10 horas, faleceu”, diz a nota, em detalhes.

Ainda não há informações sobre local e horário do velório.

Emiliano era casado há 51 anos com Maria Letícia, advogada e atriz, de 77 anos. O ator ajudou a criar 14 filhos junto com a esposa. Ele deixa oito netos e três bisnetos.

O ator era natural de Aracati, no Ceará e acumulou mais de 70 anos de carreira. Ele começou a trabalhar no rádio com apenas 8 anos de idade. Já no teatro, estreou quando tinha 15.

Ele escolheu a capital fluminense para ser a sua morada na década de 1960, e era contratado da TV Globo desde a sua inauguração. Na emissora, interpretou personagens de destaque, como Dirceu Borboleta em “O Bem-Amado” (1973).

Ele ainda fez parte recentemente, “Senhora do Destino” (2004) e “Éramos Seis” (2020). Ao todo, participou de mais de 40 novelas na Globo, além de seriados e minisséries.

Ainda ativo na profissão, Queiroz já tinha seu retorno aos palcos agendado para janeiro, com o espetáculo “A Vida Não é Justa”. No cinema, ele pode ser visto em “Avenida Beira Mar”, em cartaz no Festival do Rio. IstoÉ

 

Obras causam alterações no tráfego em alça de acesso da Rodovia Raposo Tavares no distrito de Espigão, em Regente Feijó

Obras causam alterações no tráfego em alça de acesso da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Regente Feijó (SP) — Foto: Cart
Obras causam alterações no tráfego em alça de acesso da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Regente Feijó (SP) — Foto: Cart

Obras de manutenção do asfalto causam alterações no trânsito, neste sábado (5) e domingo (6), da alça de ligação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) à Avenida Brasil no distrito do Espigão, em Regente Feijó (SP).

De acordo com a Cart, concessionária responsável pela administração da via, para o andamento das obras, será adotado o sistema de “Pare e Siga”.

Além disso, a empresa pontuou que haverá sinalização e homens bandeiras posicionados durante a execução dos trabalhos no horário das 7h30 às 18h.

Ainda conforme a concessionária, no sábado, a alça de acesso à Avenida Brasil será interditada para execução das obras e a alternativa de acesso à via será o dispositivo localizado no km 557 da SP-270.

Ao final de cada dia de trabalho, a via será totalmente liberada, sendo fechada novamente no dia seguinte para a continuidade das atividades.

A empresa também ressaltou que os usuários redobrem a atenção ao trafegar pelo trecho em obras, diminuindo gradativamente a velocidade para evitar acidentes, principalmente, colisões traseiras.

Segunfo a concessionária, a obra poderá ser adiada em caso de chuva. G1/Prudente

TSE aprova uso das forças federais em mais 11 cidades para eleições de 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade o envio das forças federais de segurança para mais 11 cidades brasileiras. São sete municípios em Alagoas, dois no Rio Grande do Norte e mais dois na Paraíba. A votação ocorreu em sessão da Corte nesta quinta-feira, 3.

As cidades que tiveram seus requerimentos aprovados contarão com o reforço para garantir a segurança na votação deste domingo, 6. Veja os municípios:

– Marechal Deodoro (AL);

– Chã Preta (AL);

– Campo Alegre (AL);

– Teotônio Vilela (AL);

– Estrela de Alagoas (AL);

– Roteiro (AL);

– Marimbondo (AL);

– São Gonçalo do Amarante (RN);

– Jardim de Piranhas (RN);

– Pombal (PB)

– São Bento (PB).

O TSE já havia autorizado o uso das forças federais por 12 Estados. Com a aprovação para municípios do Alagoas, a lista soma agora 13 Estados.

Foram ao todo 64 processos com pedido de auxílio ao TSE – 53 aprovados na semana passada e 11 na sessão desta quinta. O Código Eleitoral assegura o envio de forças de segurança para assegurar o cumprimento da lei, das decisões judiciais ou para garantir a realização da votação e da apuração. A consulta ao governador do estado em questão é obrigatória, e após sua confirmação da necessidade, o pedido pode ser aprovado.

Após a aprovação, os pedidos são encaminhados ao Ministério da Defesa, responsável pelas questões que envolvem o emprego das forças federais. EC

 

Eleições 2024: mais de 570 mil urnas já estão sendo distribuídas pelo país para o 1º turno

A Justiça Eleitoral começou a distribuir, nesta semana, as mais de 570 mil urnas eletrônicas que serão usadas em todo o país neste domingo (6), no primeiro turno das eleições municipais.

Os equipamentos ficam sob escolta até o dia da votação. No primeiro turno, eleitores de 5.568 municípios brasileiros vão às urnas eleger prefeitos e vereadores. É o primeiro turno da votação.

Ao todo, serão 571.024 urnas eletrônicas em funcionamento em todo o país. Em 103 cidades com mais de 200 mil eleitores, os equipamentos ainda poderão ser usados no fim do mês se houver segundo turno.

Veja outros números da eleição deste ano:

  • Eleitores: 155.912.680
  • Seções eleitorais: 500.341
  • Municípios: 5.569
  • Candidatos a prefeito: 15.574
  • Candidatos a vereador: 431.997 G1

 

Israel mata 250 membros do Hezbollah em ações por terra

Israel anuncia morte de comandante do Hezbollah, no Líbano
As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram nesta sexta-feira (4) que pelo menos 250 combatentes do grupo xiita Hezbollah foram mortos desde o início das operações terrestres no sul do Líbano, na madrugada da última terça (1º).

Segundo as IDF, esse número inclui “21 comandantes” do “Partido de Deus”. Em quatro dias de invasões por terra no país vizinho, foram atacados “2 mil alvos militares, incluindo objetivos humanos, infraestruturas terroristas, edifícios, armazéns de armas e lançadores [de mísseis]”, de acordo com o Exército.

No entanto, as Forças de Defesa alertaram que o Hezbollah, mesmo enfraquecido, ainda é capaz de disparar foguetes contra Israel e estimaram que serão necessárias “várias semanas” para que habitantes do norte do país voltem para casa em segurança.

Por outro lado, as IDF reportaram nesta sexta as mortes de dois militares em um ataque com drone na parte setentrional de Israel. As vítimas são o sargento Daniel Aviv Haim Sofer e o cabo Tal Dror, ambos de 19 anos, e o ataque teria sido lançado a partir do Iraque. ANSA

 

Mega-Sena volta a acumular e prêmio vai a R$ 50 milhões; veja os números

A Mega-Sena não teve ganhador para o prêmio principal sorteado nesta quinta-feira (3). O concurso 2.782 sorteou os seguintes números: 06 – 11 – 16 – 25 – 28 – 45. Com isso, o prêmio ficou acumulado e poderá pagar R$ 50 milhões no próximo concurso, no sábado (5).

Os 5 acertos tiveram 62 apostas ganhadoras, com R$ 50.508,99 de prêmio para cada. Já os 4 acertos registraram 5.587 vencedores, com R$ 800,72 de prêmio para cada um.

As apostas podem ser realizadas até as 19h do dia do sorteio, nas lotéricas de todo o país, no portal e no aplicativo Caixa. O valor de uma aposta simples é R$ 5.

Para concorrer à bolada, basta marcar de seis a 15 números no volante. Há ainda a opção de deixar que o sistema escolha os números (Surpresinha) ou concorrer com a mesma aposta por dois, quatro ou oito concursos consecutivos (Teimosinha).

Quanto mais números o apostador marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio mais cobiçado do país. Outra opção é o Bolão Caixa, que permite fazer apostas em grupo. Quem quiser concorrer ao prêmio pelo site das Loterias Caixa terá de desembolsar pelo menos R$ 30. R7

 

Queda do Eleitorado de Presidente Venceslau


No próximo domingo, serão realizadas as eleições municipais em todo o país. Em Presidente Venceslau, o pleito traz um dado preocupante para o futuro da cidade: 26.611 eleitores estão aptos a votar, uma redução de 2.429 em relação às eleições de 2020, quando o colégio eleitoral contava com 29.040 votantes.

Esse cenário reflete diretamente a perda populacional registrada no último censo. Anteriormente, as estimativas do IBGE indicavam uma população próxima de 38 mil habitantes, mas o censo recente revelou a realidade: Presidente Venceslau conta agora com 35.301 moradores.

A redução de cerca de 2.700 pessoas no município quase coincide com a queda no número de eleitores de 2020 até o presente. Essa questão tem sido um dos principais temas de debate entre os candidatos, destacando o êxodo de venceslauenses para outras regiões do país, impulsionado pela falta de oportunidades de emprego no município.  (foto: Praça Nicolino Rondó no centro de Presidente Venceslau) AMN

 

Real Time Big Data em SP: Marçal tem 27%, Boulos, 26%, e Nunes, 24%

A nova pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta sexta-feira, 4, indica empate técnico triplo na disputa pela Prefeitura de São Paulo. A dois dias do pleito, o influenciador Pablo Marçal (PRTB) aparece numericamente a frente, com 27% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), com 26%, e pelo atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 24%.

Como a margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais, os três estão tecnicamente empatados na liderança da disputa.

A seguir vem a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 12%, seguida pelo apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB) e pela economista Marina Helena (Novo), ambos com 3%. Os candidatos Altino (PSTU), Bebeto Haddad (DC), Ricardo Senese (UP) e João Pimenta (PCO) não pontuaram. São 3% os que pretendem votar branco ou nulo e 2% não souberam responder.

Em comparação ao levantamento anterior, divulgado na quarta-feira, 2, o ex-coach oscilou dois pontos porcentuais positivamente (tinha 25%), enquanto Boulos permaneceu igual, e Nunes oscilou um ponto para baixo.

O instituto Real Time Big Data ouviu 1.000 paulistanos entre os dias 2 e 3 de outubro. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02479/2024. EC

 

ClearSale celebra acordo com Serasa Experian para combinação de negócios

A Clear Sale informou nesta sexta-feira, 4, que, após aprovação do Conselho de Administração, que celebrou acordo com a Serasa S.A. (Serasa Experian) para combinação de negócios das duas empresas.

“Para ClearSale, esse movimento significa o reconhecimento sobre o trabalho robusto que tem realizado para manter a solidez e perenidade na entrega de resultados ao longo de mais de 20 anos de história, nos quais tem contado com a confiança de clientes e parceiros, que continuarão tendo um serviço de excelência com essa combinação de negócios”, afirma empresa em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O contrato prevê que a operação será realizada por meio da incorporação da totalidade das ações ordinárias de emissão da companhia pela Serasa Experian, com a consequente conversão da companhia em subsidiária integral da Serasa Experian, e a emissão, pela Serasa Experian, de novas ações preferenciais compulsoriamente resgatáveis de três classes diferentes. EC

 

Incêndio de grande proporção atinge mais de 50 mil m² de área rural, em Pirapozinho

As chamas estão sendo controladas pelo Corpo de Bombeiros, em Pirapozinho (SP) — Foto: Cedida
As chamas estão sendo controladas pelo Corpo de Bombeiros, em Pirapozinho (SP) — Foto: Cedida

Um incêndio de grande proporção atingiu mais de 50 mil metros quadrados de uma área rural nesta sexta-feira (4), em Pirapozinho (SP).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas iniciaram na Chácara Cobec, na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) e, devido a ventania, o fogo se alastrou com rapidez na vegetação.

A ocorrência está em andamento e o fogo está sendo controlado pelas equipes.

Ainda não há informações sobre o que provocou o incêndio. G1/Prudente

 

Rio Negro atinge maior seca da história, em 121 anos de medição

Barqueiro tem dificuldades de passar por baixo de ponte em curso d’água no Rio Negro, em Manaus
Barqueiro tem dificuldades de passar por baixo de ponte em curso d’água no Rio Negro, em Manaus — Foto: RAPHAEL ALVES/Agência Enquadrar

O Rio Negro atingiu sua menor marca em 121 anos de medição. O nível do rio está em 12,66 na manhã desta sexta-feira (4), segundo dados medidos pelo Porto de Manaus. Este é o menor nível do rio já registrado, superando os 12,70 marcados em outubro de 2023.

O rio está baixando em média 19 centímetros por dia. A seca deste ano está mais severa e isso se reflete na antecedência da estiagem, que costuma acontecer anualmente nos meses de outubro. Em 2023, a falta de chuvas já havia sido histórica, mas, no dia 30 de setembro do ano passado, o Rio Negro estava com uma profundidade de 15,66 metros, enquanto a mínima de 12,7 foi alcançada apenas no dia 27 de outubro, ou seja, um mês depois do que está sendo visto neste momento.

Considerando o que houve no ano passado e a seca atual, os pesquisadores do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) estimam que o rio pode ficar até mais de dois meses em uma cota abaixo de 16 metros. Historicamente, a cota abaixo de 15,8 metros é considerada severa, e chega a nível “extremo” quando supera os 14.05 metros.

O Rio Negro é o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas e o sétimo maior rio do mundo em volume de água. O seu ciclo de cheias e secas é natural, mas a gravidade da estiagem dos últimos dois anos alcançou marcas históricas e impactos sociais e ambientais. Como os barcos são a principal forma de transporte na Amazônia, a seca, que impede navegação em alguns trechos, deixa comunidades isoladas, sem acesso a abastecimentos e diesel.

Moradora da comunidade Nossa Senhora de Fátima, zona rural de Manaus, Cassia Maria da Silva explica que hoje apenas poucos barcos, pequenos, chegam até o centro da capital, em um trajeto que costumava levar 15 minutos. Pela estrada, a viagem dura entre três e quatro horas.

— Está bastante difícil, o rio está tão seco que andamos no meio dele. A Defesa Civil precisou distribuir água e alimentos. Muita gente parou de trabalhar, como os pescadores e comerciantes, porque alguns mercados precisaram fechar — explicou a moradora, em relação à dificuldade no abastecimento de —mercadorias . O Globo

 

Aneel diz que ainda não foi notificada oficialmente de nova decisão da Justiça sobre Amazonas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse nesta sexta-feira, 4, que ainda não houve notificação oficial da Justiça Federal do Amazonas sobre a nova decisão que obriga a transferência de controle da Amazonas Energia. A 1ª Vara Federal Cível do Estado determinou o prazo de 24 horas para o cumprimento, a partir da intimação via oficial de justiça.

Internamente, a decisão gerou dúvidas sobre a sua redação, classificada como “confusa” por integrantes do órgão regulador.

Além da transferência de controle, é tratado o tema da conversão de contratos de usinas no Norte, que podem beneficiar a concessionária do Amazonas.

Na quinta-feira, 3, a Amazonas Energia pediu que a Aneel fosse intimada como “máxima urgência” para o cumprimento da decisão, defendendo a necessidade da conversão dos contratos.

Na semana passada, uma outra decisão judicial deu 48 horas para a diretoria aprovar a transferência de controle da distribuidora e o processo acabou empatado após reunião extraordinária na Aneel. EC

 

Primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano é adiado por questões de segurança

FAB
Primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano é adiado por questões de segurança

O governo brasileiro decidiu nesta sexta-feira, 4, adiar o primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano. A aeronave iria decolar de Beirute, capital libanesa, para trazer cidadãos brasileiros que desejam deixar as áreas de conflito no país.

Por meio de comunicado, o Itamaraty afirmou que houve a necessidade de adotar medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres que se deslocavam ao aeroporto de Beirute.

Essa decisão ocorreu após uma série de fortes explosões serem vistas próxima ao aeroporto da capital libanesa na madrugada desta sexta-feira, pelo horário local – noite de quinta-feira, 3, no Brasil.

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira), um KC-30 com capacidade para cerca de 200 pessoas, encontra-se em Lisboa, Portugal. O site IstoÉ entrou em contato com a FAB para obter mais informações, mas não houve resposta até o momento. IstoÉ

 

Fitch descarta elevar nota do Brasil no curto prazo: ‘Contas públicas são ponto fraco’

A agência Fitch não deve elevar a classificação de risco de crédito do Brasil no curto prazo devido a dúvidas de que o país será capaz de melhorar significativamente suas contas públicas, apesar do crescimento econômico melhor do que o esperado, disse à Reuters Todd Martinez, codiretor de riscos soberanos das Américas da Fitch.

A agência atualmente classifica o crédito do Brasil como BB, com perspectiva estável, dois níveis abaixo do chamado grau de investimento.

“Para elevar a classificação de crédito do Brasil, precisaríamos ter mais confiança na capacidade do governo de gerar superávits primários”, disse Martinez em entrevista na quinta-feira.

No início desta semana, a agência Moody’s elevou a classificação de crédito do Brasil para apenas um nível abaixo do grau de investimento, em um voto de confiança para o país, que perdeu seu status de baixo risco há quase uma década.

A Fitch, no entanto, está mantendo uma postura mais conservadora do que a Moody’s, que elevou as classificações de emissor de longo prazo e títulos sêniores sem garantia do Brasil para Ba1, de Ba2, com perspectiva positiva.

Martinez, da Fitch, observou que a atividade econômica no Brasil continuou a surpreender positivamente. Atualmente, os economistas esperam que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça em torno de 3% em 2024.

“Mas as contas públicas continuam sendo um ponto fraco, com repercussões na confiança, nas taxas de câmbio e, portanto, no crescimento”, disse ele.

Por outro lado, Martinez elogiou os esforços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para melhorar a situação fiscal, com mudanças em suas regras tributárias e um acordo recente para reverter as isenções da folha de pagamentos.

Apesar destes movimentos, a Fitch ainda vê o déficit primário subindo para 1,0% do PIB em 2025, de 0,6% neste ano, antes de cair para 0,8% em 2026. Com base nas expectativas atuais da agência para crescimento e taxas de juros, isso elevaria a relação entre dívida bruta e PIB de 77,8% este ano para 83,9% até 2026.

Assim como a Fitch, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s mantém o Brasil dois níveis abaixo do grau de investimento, com classificação BB e perspectiva estável.

Mas Lula e sua equipe econômica sonham com o Brasil recuperando o grau de investimento perdido em 2015. No fim de setembro, em visita a Nova York, o presidente se encontrou com representantes das três agências de classificação de risco para discutir a nota de crédito do Brasil. ID

Entrevista com Jeremias da Silva Santos

Confira a entrevista exclusiva com Jeremias da Silva Santos, 41 anos, empresário da JV Motors. Ele é uma das figuras de destaque no cenário político de Presidente Venceslau e concorre a vereador pelo Progressistas. Durante a conversa com o Blog do Toninho, Jeremias falou sobre sua trajetória pessoal, o crescimento de sua empresa e seus planos como candidato. Veja.

Situação do Corinthians no Brasileirão

Corinthians acerta novo patrocínio até o final de 2025
O Corinthians caiu para a 18ª posição do Campeonato Brasileiro, após a vitória do Fluminense por 1 a 0 contra o Cruzeiro, pela 29ª rodada. Entretanto, ainda é possível que a equipe alvinegra deixe a zona de rebaixamento ainda nesta rodada, em que recebe o Internacional, no sábado, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena.

O time de Ramón Díaz entra em campo já conhecendo o resultado da partida entre Atlético-MG e Vitória. Caso a equipe baiana vença, o Corinthians não sai do Z-4, mesmo se conquistar três pontos. É preciso, portanto, que o time mineiro seja o vencedor, ou que os dois empatem – fazendo com que o Vitória fique com 28 ou 29 pontos, respectivamente.

Além disso, é claro, o Corinthians precisa vencer o Internacional. Assim, chegaria a 31 pontos e ficaria em 16º. O Vitória cairia para 18º, e o Fluminense, que deixou o Z-4 nesta quinta-feira, em 17º.

Se o Corinthians bater o Internacional, mas o Vitória superar o Atlético-MG, o time baiano chega a 31 pontos e 9 vitórias, contra 31 pontos e 7 vitórias da equipe alvinegra. Assim, o time paulista ficaria em 17º, e o Fluminense (que tem 30) em 18º.

Restam 10 jogos para o Corinthians até o fim do Campeonato Brasileiro. Segundo projeção do Estadão, o time fará 17 pontos nas partidas restantes, chegando a 45. O número é apontado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com menos de 1% de risco de rebaixamento, com 0,744%. ESTADÃO CONTEÚDO

 

 

 

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1