Notícias da última hora
UM NOVO CENÁRIO PARA OS CARROS ELÉTRICOS
Os carros elétricos vendidos no Brasil devem ficar mais baratos após decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de reduzir os incentivos federais para a produção desse tipo de veículo nos Estados Unidos. A decisão de Trump deverá aumentar a oferta de carros elétricos chineses no Brasil, reduzindo os preços. Com o mercado americano fechado as montadoras da China —que lideram o setor— serão obrigadas “a oferecer seus veículos a outros mercados. UOL
CRIME BÁRBARO
Em Paraguaçu Paulista, Alexandre Donato Ferreira, conhecido como Gibel, empresário da noite e do pagode, foi assassinado no início da madrugada deste domingo, 02 de fevereiro, em seu estabelecimento, conhecido como Giba Night. Segundo testemunhas, por motivos a serem apurados, um homem entrou no estabelecimento e teria atirado em uma mulher e em Alexandre. Os dois foram socorridos ao Pronto Socorro. A mulher segue internada na UTI em estado grave e Gibel não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. A população da cidade está consternada com a morte trágica de Gibel que tinha 58 anos. AMN
HOMEM É BALEADO E MORRE EM PRESIDENTE PRUDENTE
Dois homens, de 25 e 34 anos, foram presos em flagrante, na madrugada deste domingo (2), após assassinarem um rapaz, de 35 anos, na Vila Guaíra, no Parque do Povo, em Presidente Prudente (SP). A causa foi uma confusão entre os três homens. Um deles estava com drogas no bolso. AMN
Trump volta defender anexação do Canadá
Um dia depois de declarada a guerra comercial entre EUA e o Canadá, o presidente americano Donald Trump defendeu uma vez mais a anexação do território canadense. Em suas redes sociais, o republicano voltou a insistir sobre a necessidade de criar tarifas contra bens de aliados.
“Nós pagamos centenas de bilhões de dólares para SUBSIDIAR o Canadá. Por quê? Não há motivo”, escreveu.
“Não precisamos de nada do que eles têm. Temos energia ilimitada, deveríamos fabricar nossos próprios carros e temos mais madeira serrada do que jamais poderemos usar. Sem esse subsídio maciço, o Canadá deixa de existir como um país viável. É duro, mas é verdade! Portanto, o Canadá deve se tornar nosso querido 51º Estado”, afirmou.
“Impostos muito mais baixos e proteção militar muito melhor para o povo do Canadá – E SEM TARIFAS!”, afirmou.
A manifestação foi a primeira de Trump depois que, no sábado, ele anunciou tarifas de 25% contra todos os bens canadenses e mexicanos. A única exceção é no campo de energia, com taxas de 10%. Com relação às importações da China, as barreiras seriam de 10% para todos os produtos.
Horas depois, foi o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, quem anunciou uma retaliação. Produtos americanos seriam taxados em 25%, principalmente de estados republicanos. Ele ainda prometeu novas medidas, ainda que Trump tenha alertado que, se houvesse resistência, aumentaria ainda mais os impostos sobre o Canadá.
Num discurso emocionado, Trudeau lembrou como os dois países foram sempre aliados em guerras pelo mundo e desastres naturais. “Fizemos o luto ao lado de vocês”, disse o canadense aos americanos.
A reação de Trump neste domingo, dobrando a aposta, foi interpretada por diplomatas como uma gesto de provocação e de aumento da tensão. UOL
Copa Intermunicipal de Futebol Master 50+ tem início no Parque São Jorge
Teve início hoje, no Parque São Jorge, em Presidente Venceslau, a Copa Intermunicipal de Futebol Master 50+. O torneio reúne seis equipes, sendo três da cidade e três de municípios vizinhos: Corintians, Second e Polícia Militar de Presidente Venceslau; Real de Presidente Epitácio; Fada de Santo Anastácio; e Presidente Bernardes.
A cerimônia de abertura foi conduzida pelo radialista Mivaldo Rodrigues e contou com a presença dos vereadores Afonso Carvalho e Geminho, além do prefeito de Santo Anastácio, Luiz Infante, e do secretário de Esportes daquele município, Carlinhos Marchi.
O campeonato foi idealizado e organizado pela atual diretoria do Esporte Clube Corintians, com o apoio do coordenador Paulo Melo. A arbitragem fica a cargo de Ronildo, Pôneis e José Carlos. Para atender torcedores e atletas, uma estrutura gastronômica foi montada no local.
Um evento para celebrar o futebol e a amizade
A realização deste campeonato é extremamente louvável. Mais do que uma competição, é um momento especial para homenagear, reunir amigos e reviver grandes histórias do futebol da cidade. Além disso, oferece lazer aos veteranos, que, mesmo após os 50 anos, seguem com o prazer de bater bola e competir.
As partidas têm 35 minutos por tempo, e os jogadores podem sair e retornar ao jogo a qualquer momento. Não há impedimento até a linha da grande área, tornando o jogo mais dinâmico.
O mais bonito, no entanto, é o reencontro dos ex-atletas. Muitos se emocionam ao rever amigos de antigos times, compartilhar histórias e relembrar conquistas. Outros prestam homenagem aos que já partiram.
Entre os presentes, um nome de destaque foi Nelson Arcângelo, que jogou ao lado de grandes craques dos anos 1960 em Presidente Venceslau. Ele reviveu memórias de partidas históricas disputadas naquele mesmo campo.
Um evento marcante para quem fez do futebol um verdadeiro estilo de vida. Parabéns aos organizadores e participantes por essa linda festa do esporte!
Bom dia
Tempos inesquecíveis e os valores de quem cuida de futebol para crianças
Pois é. Nesta semana, a decisão da prefeitura de não ceder transporte para o setor privado trouxe à tona a discussão sobre as escolinhas de futebol. Fiz uma nota alertando que o poder público deve evitar se desassociar de áreas essenciais, como o esporte, independentemente do setor. No fim das contas, essa decisão atinge diretamente a juventude apaixonada por futebol e por suas equipes.
Fui duramente criticado na minha página do Facebook por um dos técnicos de uma das duas escolinhas de futebol da cidade, mesmo tendo elogiado o trabalho que ele realiza — é claro, de forma privada.
Toda essa discussão me fez voltar ao passado, à época em que eu era criança e jogava futebol na rua de terra da Araribóia ou disputava peladas no campo que ficava em frente à garagem da prefeitura, além do gramado da saudosa Sociedade Esportiva Mariana.
Assim como hoje, naquela época dois homens se destacavam como técnicos de futebol infantil: Sêo Altino e Sêo Paraná. Eles dedicavam temporadas inteiras trabalhando voluntariamente em espaços como o Parque São Jorge, a Mariana e a Associação Atlética Venceslauense.
Não tinham carro, compravam bolas com dinheiro do próprio bolso e, mesmo assim, conseguiam sempre reunir meninos para ensinar futebol em equipe. Faziam o que podiam para formar times. Qualquer criança, vinda de qualquer lugar, com ou sem chuteiras, era bem-vinda e tratada com carinho, respeito e dignidade.
Lembro perfeitamente quando o Sêo Altino surgia na rua Araribóia, caminhando apressado em direção ao campo da Mariana. As crianças corriam atrás dele, ansiosas por mais um treino. Ele guardava as bolas na casa do Sêo Cassiano, que morava com a família no campo e cuidava do local.
Sêo Paraná era outro exemplo. Caminhava a pé, sempre carregando um saco cheio de bolas — novas ou não — e recebia o mesmo carinho dos garotos que o seguiam até o campo. Não havia dinheiro envolvido nesse relacionamento. Era tudo movido pelo coração: agregar crianças, ensiná-las pelo esporte, dar-lhes carinho e um lazer sadio.
Naquele tempo, as ruas eram de terra. Os campos eram simples espaços abertos, onde se colocavam duas traves e pronto. Esses homens surgiam no meio da tarde, debaixo de um sol escaldante, caminhando sobre a areia quente, sem que nada os impedisse de ir ao encontro dos garotos. Aos finais de semana, aconteciam os jogos entre os times da cidade, às vezes entre nós mesmos, outras contra equipes visitantes.
Quando viajávamos para cidades vizinhas, o transporte era o trem. Naquela época, o poder público não tinha utilitários de transporte para terceiros.
Muitos bons jogadores de Presidente Venceslau foram frutos do trabalho incansável desses dois homens, que viam o ser humano em primeiro lugar. Não eram ricos, nunca foram candidatos a nada e nem seguiam líderes políticos que primeiro protegem a si e só depois olham para os mais necessitados. Apenas souberam valorizar os espaços para o futebol que existiam na cidade.
Hoje, infelizmente, o campo da Mariana não existe mais. Nem o da garagem da prefeitura. Nem sequer há ruas de terra. E, seguindo essa mesma lógica, também são raros os homens que, desprovidos de qualquer interesse, querem trilhar esse caminho movidos apenas pelo amor ao próximo e respeito aos mais necessitados. Toninho Moré
Volta às aulas movimenta o comércio
Papelarias, lojas de presentes, de utilidades domésticas e até supermercados estão em plena atividade, recebendo pais e filhos para a escolha e compra dos materiais escolares deste ano. Em Presidente Venceslau, algumas escolas particulares já iniciaram as aulas nesta semana e outras devem começar nos próximos dias, o que tem impulsionado o comércio local.
Como ocorre todos os anos, alguns pais se queixam dos preços elevados, enquanto outros encaram a situação com mais naturalidade. A realidade é que o setor de materiais escolares também segue tendências de modernidade e moda, com itens que vão além da funcionalidade, agregando estilo e exclusividade.
Atualmente, o mercado oferece até mesmo grifes femininas voltadas para alunas, com produtos que aliam design e praticidade. As mochilas, bolsas para lápis, canetas, borrachas e lancheiras se destacam como os itens mais desejados. Algumas mochilas e acessórios chegam a custar mais de R$ 1 mil, ilustrando o impacto das tendências de moda no segmento escolar.
Outro item que recebe atenção especial são os cadernos, escolhidos criteriosamente por muitos alunos, que valorizam marcas, cores e estampas personalizadas. Cientes dessa demanda, os lojistas oferecem uma ampla variedade de opções para atender diferentes gostos e necessidades.
Além disso, a maioria das lojas está aberta a negociações, permitindo que os clientes discutam descontos e condições de pagamento mais acessíveis, tornando o processo de compra mais vantajoso e confortável para as famílias. AMN/Newsletter
Notícias de Brasília
ALCOLUMBRE ELEITO
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito hoje presidente do Senado com 73 dos 81 votos. O parlamentar, que já comandou a Casa antes, terá um novo mandato de dois anos. Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE) tiveram quatro votos cada um. UOL
O BRASIL É DOS BRASILEIROS
‘O Brasil é dos brasileiros’: frase de Sidônio estampou boné de Padilha e Randolfe na eleição para o Senado. Acessório contrasta com o boné vermelho usado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para celebrar a posse do presidente americano, Donald Trump. g1
NOVO PRESIDENTE FALA DE SENADO UNIDO
Eleito neste sábado (1º) para presidir o Senado pelos próximos dois anos, Davi Alcolumbre (União-AP) disse que o “amplo apoio” à candidatura dele demonstra a união da Casa Legislativa. “Esse amplo apoio, mesmo com várias candidaturas, mostra que Senado está unido, e sabe a direção em que pretende caminhar”, afirmou o novo chefe do Congresso, que venceu a disputa com o número recorde de 73 votos. O senador foi o terceiro presidente mais votado desde a redemocratização brasileira. CNN
Jovem de 21 anos é preso suspeito de atirar em homem durante briga, em Santo Anastácio
Um jovem de 21 anos foi preso temporariamente na manhã deste sábado (1º) sob suspeita de tentativa de homicídio contra um rapaz de 22 anos em Santo Anastácio (SP). Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu na madrugada de 25 de janeiro, quando o suspeito teria disparado contra a vítima durante uma briga.
O jovem ferido foi socorrido e encaminhado à Santa Casa do município, sendo posteriormente transferido para Presidente Prudente (SP), onde passou por cirurgia. Atualmente, seu estado de saúde é estável, e ele não corre risco de vida.
O suspeito foi encaminhado para a Cadeia Pública de Presidente Venceslau (SP), onde permanecerá à disposição da Justiça. Ainda conforme a Polícia Civil, as investigações continuarão após a prisão do suspeito para tentar apurar as circunstâncias do crime e identificar outros possíveis envolvidos. AMN
Trabalhador é assassinado à tiros em alojamento de empresa em Santa Rita do Pardo
Um homicídio foi registrado em Santa Rita do Pardo na madrugada deste sábado, 1º de fevereiro.
Por volta das 3h, a Avenida Julião de Lima Maia, onde se localiza um alojamento de trabalhadores terceirizados da Suzano, empresa de plantio de eucalipto, foi palco do assassinato de Domingos Simões de Souza Filho, de 21 anos, natural de Urbano Santos, no Maranhão. Domingos estava em Santa Rita do Pardo para trabalhar no plantio de eucalipto.
O jovem foi morto a tiros no local. Segundo informações de trabalhadores que residem no alojamento, Domingos havia se mudado recentemente para uma kitnet na cidade, onde morava com sua namorada que conheceu em Santa Rita do Pardo. No entanto, o relacionamento chegou ao fim e ele havia retornado ao alojamento na data do crime.
Ainda de acordo com relatos dos trabalhadores, o ex-marido da namorada de Domingos não aceitava o término do relacionamento e seria o principal suspeito do crime. Ele teria ido até o alojamento e efetuado disparos de arma de fogo contra o jovem, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Há marcas de tiros na porta do quarto da vítima e testemunhas afirmam que a vítima chegou correndo ao alojamento, se dirigiu ao quarto, fechou a porta e ficou deitado em uma beliche, na cama de cima. Em seguida, os homens entraram correndo, dispararam contra a porta, depois invadiram o quarto e executaram Domingos com tiros à queima-roupa. O corpo da vítima foi encontrado ainda na cama.
A polícia acredita que a arma utilizada no crime foi uma 357. Testemunhas afirmam que dois homens em um carro preto foram vistos fugindo após os disparos.
A polícia está investigando o caso e verificando se câmeras de segurança de um mercado próximo registraram a ação. A Polícia Civil de Bataguassu e Santa Rita do Pardo, a Perícia Técnica de Bataguassu e a Polícia Militar de Santa Rita do Pardo estiveram no local para realizar os procedimentos necessários.
A Polícia Militar foi a primeira a chegar ao local e isolou a área até a chegada da Polícia Civil e da Perícia. Até o momento, foram encontrados três projéteis e seis cápsulas no chão. O caso segue sob investigação e as autoridades buscam identificar e prender os responsáveis por este crime. Redação do portal Cenário MS por Elenize Oliveira
Quitanda do Mário
O sábado também é um dia especial na Quitanda do Mário!
Que tal saborear pratos deliciosos da culinária japonesa no conforto da sua casa? Peça um saboroso yakisoba de carne, frango ou misto, além de frango xadrez, guioza, sushi sortido, inari e tempurá.
Faça seu pedido pelos telefones 3271-2562 ou 3271-5493.
Se preferir, passe na Quitanda do Mário para buscar essas delícias e aproveite para levar frutas frescas, legumes e muitas outras gostosuras para o seu fim de semana!
Bom dia
Presidente Venceslau recebe novo investimento na área da saúde
Nesta sexta-feira, 31, foi inaugurada a mais nova unidade da Odonto Company, localizada na Rua Dom Pedro II, nº 53, em Presidente Venceslau. A clínica chega à cidade trazendo mais uma opção de serviços odontológicos para a população.
O investimento é da dentista Dra. Valquíria Schott, natural de Rancharia. Em entrevista ao Blog do Toninho, Dra. Valquíria expressou sua satisfação com a implantação da franquia e destacou sua expectativa de que a clínica seja bem recebida pelos moradores.
“Estamos prontos para atender a comunidade com serviços de qualidade. Todos já podem nos procurar para realizar orçamentos e conhecer mais sobre os tratamentos que oferecemos”, afirmou a dentista.
Além disso, em uma entrevista em vídeo publicada em nossa página, Dra. Valquíria detalhou como será o atendimento na Odonto Company, reforçando o compromisso da clínica em oferecer soluções odontológicas acessíveis e de excelência. Veja a matéria assinada por Toninho Moré:
Profissionais de comunicação do IBGE divulgam manifesto contra gestão Pochmann
Servidores da área de comunicação social do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgaram nesta sexta-feira, 31, um manifesto contra a gestão de Marcio Pochmann no órgão. O texto acusa o atual presidente e assessores indicados de prejudicarem o papel institucional do IBGE com uma série de medidas, incluindo a priorização à divulgação de uma “avalanche” de agendas e realizações de Pochmann em detrimento dos resultados dos principais indicadores econômicos do País, produzidos pelo órgão.
“Os profissionais de comunicação trazidos ao IBGE pelo sr. Pochmann se sobrepuseram aos servidores de carreira concursados e impuseram uma dinâmica que saturou a página do IBGE na internet, a Agência IBGE e as redes sociais do Instituto com notícias sobre o presidente e suas realizações, em detrimento dos releases, notícias e postagens essencialmente relevantes sobre os resultados das pesquisas do Instituto”, diz o manifesto, endereçado à sociedade brasileira. “O IBGE paralelo está ofuscando o IBGE que realmente interessa à sociedade brasileira. As divulgações sobre o PIB, a inflação e o desemprego, inclusive os aguardadíssimos resultados do Censo 2022, tiveram que ceder espaço à avalanche de notícias sobre a gestão Pochmann. Grande parte das notícias divulgadas pela Agência IBGE ao longo do ano passado é composta por textos enaltecendo a gestão do atual presidente do Instituto, redigidos sob a orientação dos seus assessores.”
Os servidores lembram que o IBGE divulgou ao longo de 2024 dados sobre a queda recorde na taxa de desemprego, a redução da população abaixo da linha da pobreza e os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 incluindo informações sobre a população vivendo em favelas, mas a retrospectiva do órgão sobre o ano passado, que teria sido redigida sob a supervisão direta do assessor de comunicação nomeado por Pochmann, focava nos feitos do presidente. Os servidores acusam os assessores não concursados nomeados por Pochmann de usar o aparato da comunicação do IBGE para promoção pessoal. IE
Kuka Lanches se prepara para consolidar atendimento em uma única loja em Presidente Venceslau
O casal de empresários Emerson Lúcio Carneiro, 49 anos, e Alessandra Padovan, 44 anos, está prestes a dar mais um passo importante na história de uma das marcas mais tradicionais de Presidente Venceslau: a Kuka Lanches.
A mudança envolve a centralização do atendimento da empresa em um único espaço, localizado na rua Regente Feijó, no prédio onde funcionava o Bar Estação. No momento, o local está passando por intensas reformas, que incluem a instalação de uma nova fachada, uma cozinha moderna e a readequação do ambiente para oferecer maior conforto aos clientes.
Com 24 anos de trajetória, a história da Kuka Lanches é marcada por muito trabalho, sacrifícios e determinação. Emerson, conhecido como Kuka, relembra com emoção o início de sua jornada no ramo gastronômico, influenciado por seu tio, Cláudio Bispo, já falecido.
“Meu tio chegou em casa em um momento em que eu buscava algo estável para sustentar minha família. Ele me disse: ‘Kuka, por que você não abre um lanche?’. Respondi que seria ótimo, mas não tinha dinheiro para começar. Ele então pediu que eu fizesse uma lista de tudo que seria necessário e, no dia seguinte, comprou tudo para mim. Assim, iniciei minha carreira de lancheiro em frente ao Supermercado Bom Preço, na rua Tiradentes”, relembra Kuka, emocionado. “Devo a ele o meu começo e o terei no coração para o resto da vida.”
Após sete anos na rua Tiradentes, Kuka expandiu seus negócios e conquistou a região. Hoje, a marca possui três unidades: uma na Visconde de Mauá, 306, com cozinha em container, outra na avenida Princesa Isabel, ao lado do antigo Posto Okada, e uma terceira em Presidente Prudente, administrada por seu filho.
A meta de Emerson e Alessandra é unificar o atendimento em Presidente Venceslau na nova loja da rua Regente Feijó, com previsão de inauguração em fevereiro, embora a data exata ainda não tenha sido definida.
A Kuka Lanches é reconhecida em toda a região por sua qualidade e variedade. Em Presidente Venceslau, uma equipe dedicada de nove funcionários trabalha a partir das 19h, madrugada adentro, servindo uma ampla gama de opções, incluindo lanches tradicionais e a linha de hot dogs. Já em Presidente Prudente, o sucesso do negócio é refletido na atuação de 54 funcionários.
Um forte delivery em parceria com a Rodo Motos do Elton Denis, mantém a presença de Kuka Lanches por toda a cidade. Pedidos de lanches podem ser feitos pelo 18 99110 3999. A mudança promete marcar mais um capítulo na história de sucesso dessa marca tão querida por Venceslau e região. AMN/Newsletter
“Quase Cinquenta Tons de Cinza” comemora 10 anos e terá apresentação em Presidente Venceslau no dia 13 de fevereiro
O espetáculo “Quase Cinquenta Tons de Cinza” é uma releitura cômica do famoso livro que causou polêmica mundial. A peça de teatro poderá ser vista em Presidente Venceslau no Teatro Municipal no dia 13 de fevereiro.
Transformado em uma paródia bem-humorada, o texto foca principalmente no comportamento do enigmático personagem Christian Grey, satirizando de forma leve e descontraída os momentos mais marcantes da obra.
Com uma abordagem cuidadosa, a comédia evita o vulgar, optando por uma linguagem divertida que explora o tema sem fazer críticas. A direção de Vitor Branco soube transformar a peça em um verdadeiro sucesso de bilheteria, lotando teatros em todo o Brasil desde sua estreia.
Em 2025, a montagem comemora uma década nos palcos, celebrando mais de 500 mil espectadores que já se divertiram com a peça, consolidando seu sucesso de público e crítica.
Neste ano especial, o espetáculo segue em turnê através do “Projeto Cultura Solidária”, que visa promover o acesso à cultura enquanto apoia causas sociais. Em vez de ingressos, a entrada é feita mediante a doação de 1kg de alimento, que é destinado a instituições de caridade das cidades visitadas.
O objetivo do projeto é levar a arte a mais pessoas e, ao mesmo tempo, colaborar com comunidades carentes. Uma oportunidade imperdível para assistir a uma comédia inteligente e solidária!
O “Projeto Cultura Solidária” tem o apoio integral por todo o Brasil das empresas Grupo Atlântica Pharma/Atlântica Health e Leão Diesel Bosch Service e Diesel Service/Mococa. TEXTO E DIREÇÃO: Vitor Branco (Programa A Praça é Nossa/SBT) ELENCO: Vitor Branco, Renata Branco e Alexander Ferreira. AMN/Newsletter
Só 5% dos que desmatam na Amazônia pagam indenização por crime, mostra estudo
Conclusão é da ONG Imazon, que analisou mais de 3 mil ações judiciais propostas pelo Ministério Público Federal entre 2017 e 2020. Dos mais de R$ 4,6 bi pedidos, apenas R$ 652,3 mil foram de fato quitados.Identificar os desmatadores da Amazônia e garantir que eles paguem pelo crime ambiental ainda é um desafio no Brasil. Até mesmo quando as denúncias avançam e são acolhidas pela Justiça, o pagamento das indenizações é demorado e nem sempre esse dinheiro é aplicado na recuperação do bioma destruído.
A conclusão é de um estudo que acompanhou o destino de 3.551 ações do Ministério Público Federal (MPF) entre 2017 e 2020 que pediam mais de R$ 4,6 bilhões em sanções. Os procuradores tentavam punir os responsáveis pela perda de uma área de vegetação nativa de cerca de 2.650 quilômetros quadrados, mais que o dobro do tamanho da cidade do Rio de Janeiro.
“O sistema judiciário ainda sofre com a lentidão, mas identificamos alguns avanços específicos”, avalia Brenda Brito, pesquisadora do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), organização não governamental responsável pela análise publicada nesta sexta-feira (31/01).
Segundo o levantamento, 2.028 das 3.551 ações analisadas, 57% do total, haviam sido julgadas até dezembro de 2023. Mas apenas 695 casos receberam algum tipo de punição, considerando as decisões após o julgamento de recursos e os acordos firmados como Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).
Brito, porém, ressalta que o número de condenações aumentou desde outubro de 2020, algo que ela considera positivo. “A gente vê mais casos procedentes [quando juízes ou tribunais aceitam pelo menos um dos pedidos do MPF] e tem muitos recursos de ações que ainda serão julgados e podem ser revertidas em sentenças”, afirma. DW
The Best Açaí será inaugurada nesta tarde de sábado às 15 horas em Presidente Venceslau
Está tudo pronto para a inauguração da mais nova loja da franquia The Best Açaí, que chega a Presidente Venceslau pelas mãos do empresário Clóvis Aguiar. Na foto em nossa matéria, é possível conferir a beleza do espaço, que abrirá suas portas ao público no sábado, às 15h, com promoções exclusivas para os primeiros clientes.
Clóvis Aguiar, natural de Londrina, já possui duas lojas da franquia em sua cidade natal. Com a unidade de Presidente Venceslau, ele passará a administrar quatro estabelecimentos da marca, incluindo uma loja em Presidente Epitácio.
Em entrevista ao Blog do Toninho, o empresário revelou seu entusiasmo com a instalação em Presidente Venceslau. “Sempre admirei o povo dessa cidade, que é educado, gentil e acolhedor. Estar aqui é uma realização”, afirmou.
Ao ser questionado sobre a reforma de um prédio tradicional da cidade, Clóvis destacou a satisfação de revitalizar o local. “Quando eu e minha esposa vimos este ponto, tivemos a certeza de que seria o lugar ideal para a loja. Estamos muito felizes com o resultado”, declarou.
A The Best Açaí oferece doze sabores de açaí, incluindo o açaí paraense, conhecido por sua pureza, além de opções mescladas. A loja conta ainda com 24 sabores de sorvete e mais de 40 acompanhamentos, além de produtos especiais, como o famoso milk-shake.
“Criamos um ambiente perfeito para famílias, casais, jovens e todas as pessoas que buscam uma experiência agradável. Nosso deck ao ar livre, com muita sombra, é um convite para relaxar enquanto desfrutam dos nossos produtos. A loja ficou maravilhosa, e convido todos a nos visitar para conhecer nosso espaço, nosso atendimento e, claro, nosso açaí”, completou Clóvis.
Nesta sexta-feira à noite, a The Best Açaí realizará uma prévia exclusiva para imprensa e influencers, com demonstração de produtos. A inauguração oficial para o público será no sábado, às 15h. Todos estão convidados! AMN/Newsletter
Veja entrevista gravada com Clóvis Aguiar com exclusividade para o Blog do Toninho:
Sabina Simonato fala sobre nova rotina como âncora do ‘Bom Dia SP’
A jornalista Sabina Simonato passou a apresentar, interinamente, o “Bom Dia São Paulo” a partir desta sexta-feira, 31, após a demissão de Rodrigo Bocardi, na noite anterior, que estava à frente do matinal local desde 2013.
Simonato já estava com tudo pronto para comandar, ao lado de Marcelo Pereira, o novo matinal semanal da Globo, “Bom dia Sábado”, a partir do dia 1º de fevereiro, quando recebeu a nova missão.
Durante o “Mais Você” com Ana Maria Braga, a jornalista falou sobre a nova rotina e como deve conciliar as duas atrações.
“Eu continuo no ‘Bom Dia São Paulo’ normal de segunda à sexta, das 6h às 8h30”, iniciou ela, após ser questionada pela veterana como vão ser seus horários, já que ela também trabalhará aos sábados.
“Tá tudo em ordem lá em casa, sabe? Tá ajeitado, porque ao longo da semana eu saio bem cedo aqui da TV. Então o jornal acaba, eu tenho um bloco ali do ‘Bom Dia Brasil’ às 9h30, tenho uma reunião de pauta… 10h e pouca eu já estou indo para casa”, detalhou ela, que é mãe de Sophia, de três anos, fruto de seu casamento com Evandro Gandolfi.
Ainda durante o bate-papo, Ana Maria quis saber sobre sua rotina de sono por causa da criança.
“É dureza, viu? (dorme) Umas 8h30-9h e aí umas 3 horas da manhã estou de pé. Aí venho para cá, a gente vê as últimas informações do trânsito, do transporte, o que está acontecendo em São Paulo”, explicou. IE
Arsenal veta liberação imediata, e Flamengo e Jorginho negociam pré-contrato para o Mundial
Ficou para junho a possibilidade de Jorginho atuar pelo Flamengo. Clube e jogador se aproximaram de um denominador comum quanto a valores, mas o Arsenal avisou que não liberará o volante antes do fim da temporada europeia, em maio. As partes agora negociam um pré-contrato para que o ítalo-brasileiro vista vermelho e preto a partir do Mundial de Clubes, que começa em 15 de junho.
Como o compromisso do meio-campista com o Arsenal acaba no meio deste ano, ele está livre para assinar pré-contrato com qualquer clube. O Flamengo não descarta uma tentativa final para liberação imediata, mas a sinalização foi clara. Com baixas por lesão, o Arsenal entende que não há tempo para reposição diante do fechamento da janela na Inglaterra na segunda-feira, e o técnico Mikel Arteta conta com Jorginho para disputar Premier League, Copa da Liga e Champions League.
A prioridade no momento é mesmo ajustar a distância de valores entre o que Jorginho deseja receber e o que o Flamengo está disposto a pagar. Depois de uma proposta de 10 milhões de euros (R$ 60 milhões) brutos por três anos de contrato, o Rubro-Negro mudou as condições em reunião na última quarta-feira e apresentou a mesma quantia livre de impostos (o que gerará um custo de quase 13 milhões de euros aos cofres do clube).
Jorginho trabalha com a estimativa de receber 12 milhões de euros (R$ 73 milhões), mas está mais disposto a flexibilizar a quantia para fechar com o Flamengo. Ciente do cenário, o diretor de futebol rubro-negro, José Boto, ficou de levar a possibilidade da assinatura de pré-contrato para o meio do ano para o presidente Bap durante a passagem por Belém para a decisão da Supercopa, no domingo. O Flamengo está otimista com o acerto.
Outro ponto a ser discutido e do qual Bap precisa ser convencido é o tempo de contrato. Jorginho continua com o desejo de assinar por três anos, enquanto o Flamengo levantou a possibilidade de dois anos e meio, até o fim da gestão, por causa do impasse com o Arsenal. Os envolvidos, no entanto, entendem que a questão é de fácil solução. GE
Bracell investirá R$ 25 bilhões em nova megafábrica de celulose em Bataguassu
A Bracell, empresa do grupo indonésio Royal Golden Eagle (RGE), anunciou a construção de uma nova megafábrica de celulose em Bataguassu (MS), reforçando o estado como polo do “Vale da Celulose”. O empreendimento, que complementa a unidade já planejada para Água Clara, terá capacidade para produzir 2,8 milhões de toneladas anuais e deve gerar 10 mil empregos na fase de construção.
A nova unidade será voltada para a produção de celulose solúvel especial e ficará a 15 quilômetros do perímetro urbano. Após a construção, a operação da fábrica deve empregar cerca de 3 mil pessoas diretamente.
Atualmente, Mato Grosso do Sul responde por 24% da produção nacional de celulose e lidera o fornecimento de madeira para o setor, gerando mais de 14,9 mil empregos diretos e 12 mil indiretos.
O projeto, que terá um investimento de aproximadamente US$ 4 bilhões (R$ 25 bilhões), já está em fase de licenciamento ambiental, com previsão de conclusão dos estudos até fevereiro de 2025. O governador Eduardo Riedel destacou a relevância do empreendimento:
“Esses investimentos fortalecem nossa economia e garantem um desenvolvimento sustentável para o estado.”
Além das operações em Mato Grosso do Sul, a Bracell está presente na Bahia desde 2003 e em São Paulo desde 2018. Na Bahia, a produção é voltada para a celulose solúvel especial, usada nas indústrias têxtil e farmacêutica. Já em São Paulo, a fábrica produz celulose kraft para fabricação de papel.
Com a nova unidade, Mato Grosso do Sul se consolida como o principal destino de investimentos do setor. De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), o estado receberá 70% dos R$ 105 bilhões previstos para a área nos próximos três anos. AMN
Santos oficializa contratação de Neymar: ‘O príncipe está de volta’
O Santos oficializou a contratação do atacante Neymar nesta sexta-feira ao divulgar um vídeo nas redes sociais anunciando o retorno do atacante ao futebol brasileiro e à Vila Belmiro. Principal reforço para a temporada 2025, o craque compartilhou a postagem feita pelo clube onde ele aparece vivendo grandes momentos com a camisa santista.
O vídeo tem início com os refletores do estádio santista sendo acesos, um trono vago no centro do campo e Neymar ainda menino nas categorias de base. Em forma de narrativa, o astro conversa com Pelé sobre esse reencontro.
“Oi Rei, quanta saudade! Eu era um menino quando cheguei aqui cheio de sonhos pela frente. A Vila Belmiro me acolheu e foi nela que cresci e fui feliz. O Santos me revelou para o mundo, mas o meu coração nunca deixou de ser alvinegro”, disse Neymar, no vídeo.
O atacante exalta os momentos de glória que viveu no time profissional, onde despontou para o cenário nacional como o grande craque do futebol brasileiro. “Lembro de tudo que vivi com vocês. Uma lembrança que não quero só lembrar, mas quero voltar a viver. E quero voltar a viver com vocês, como sempre foi”, diz a narração com a voz de Neymar.
Ao final da mensagem, Neymar volta a se referir a Pelé e coloca o seu retorno como uma “missão”. “Rei Pelé, seu pedido é uma ordem. O trono e a coroa, esses vão continuar sendo seus, porque você é eterno. Mas a 10, ah, vai ser uma honra vestir esse mando sagrado, que representa tanto para o Santos e para o mundo. Prometo fazer de tudo para continuar honrando o seu legado, Rei.”
Por fim, o craque utiliza a promessa de retornar ao clube feita quando se transferiu para o Barcelona para finalizar a mensagem para a torcida santista. “Eu vou, mais eu volto. Vocês se lembram né, o príncipe está de volta.” EC
Bataguassu receberá megafábrica de celulose
Porto rescinde com Wendell e revela valores por Moreira e William Gomes, do São Paulo
O Porto confirmou na manhã desta sexta-feira a compra dos direitos de William Gomes, o empréstimo de Moreira e a rescisão do lateral-esquerdo Wendell, todos negócios feitos com o São Paulo.
Segundo publicado no site do clube português, o jovem atacante William Gomes teve 80% dos direitos adquiridos por 9 milhões de euros (quase R$ 55 milhões) – o São Paulo deve manter os 20% restantes.
Sobre o lateral Moreira, o Porto informa que foi feito um empréstimo sem custo, mas com uma opção de compra de 50% dos direitos por 2 milhões de euros (R$ 12,2 milhões).
Por fim, o clube também confirma a rescisão do lateral-esquerdo Wendell, que se transferirá para o São Paulo.
O jogador, com passagem recente pela Seleção, negociava com os tricolores há meses. No começo de janeiro, assinou um pré-contrato com o São Paulo para se apresentar em julho – o acordo permite que essa transferência se dê agora. GE
Julgamento de Rubiales: futebol espanhol segue envolvido em escândalos
Brilhante no campo esportivo, tanto no masculino como feminino, o futebol espanhol continua envolvido em uma série de processos judiciais, como o julgamento que começará na segunda-feira (3) contra Luis Rubiales, o ex-presidente da Federação Espanhola acusado de beijar forçadamente a jogadora Jenni Hermoso.
Após a renúncia de Rubiales, pressionado a deixar o cargo em setembro de 2023 devido à dimensão do escândalo, Pedro Rocha assumiu o comando por alguns meses.
No entanto, em julho de 2024, após a vitória da Espanha na Eurocopa, Rocha foi suspenso por ter excedido suas funções ao destituir o então secretário-geral da federação, Andreu Camps.
Alguns meses antes, ele já havia sido relacionado em outro caso de corrupção e irregularidades cometidas durante a presidência de Rubiales.
Naquele momento, a federação foi colocada sob a tutela do governo com a ideia de restaurar a estabilidade da instituição, até que Rafael Louzán foi eleito presidente em 16 de dezembro.
Teoricamente eleito para um mandato de quatro anos, o novo dirigente aguarda o veredicto do Supremo Tribunal em 5 de fevereiro, o que pode mergulhar a federação em outra grave crise.
Condenado a sete anos de inabilitação por prevaricação, a confirmação da sentença o obrigaria a deixar o cargo.
Neste caso, Louzán se tornaria o quarto presidente consecutivo da Federação Espanhola a ter que deixar suas funções devido a problemas judiciais.
Antes de Rubiales, seu antecessor Ángel María Villar também foi acusado de corrupção. Ele foi destituído do 2017 após duas semanas de prisão preventiva. AFP
Brasileiros deportados pelos EUA não tinham pendências criminais
Nenhum dos 88 brasileiros deportados pelo governo Donald Trump na primeira grande leva de expulsões patrocinada pelo novo governo americano tinha pendência criminal ou alerta na Difusão Vermelha, da Interpol.
A informação foi inicialmente divulgada pela jornalista Marina Dias, repórter do Washington Post e co-apresentadadora do Duas e Tanto, no YouTube, e confirmada pelo blog.
Segundo fontes da Polícia Federal, as fichas de todos os brasileiros deportados foram consultadas no detalhe.
“Havia pessoas com registros criminais, mas com situação já resolvida”, detalhou a fonte da PF ao blog.
O Brasil montou um grupo de trabalho com a Embaixada dos Estados Unidos para tentar montar um protocolo de ação diante das futuras deportações.
O ideal, dizem investigadores, seria que o governo americano repassasse antecipadamente os dados dos alvos da expulsão, inclusive para consulta prévia sobre antecedentes criminais.
Os 88 brasileiros deportados chegaram ao território nacional algemados, cumprindo uma praxe de gestões americanas –tanto de Trump como de políticos democratas, como Biden.
Ao chegarem no país, os brasileiros, por determinação da PF, foram soltos das algemas e levados, por ordem do Planalto, de aeronave da FAB até seu destino final. G1
Gasolina e diesel vão subir amanhã, independentemente da Petrobras
Gasolina e diesel ficarão mais caros a partir deste sábado, 1º de fevereiro, e isso não tem nada a ver com reajustes nas refinarias da Petrobras. Os preços dos combustíveis vão subir em todo o Brasil por causa de uma mudança na forma de calcular o imposto estadual, o ICMS, que incide sobre o valor do litro e aumenta o que é cobrado do motorista no visor das bombas.
Esse aumento segue uma regra definida em 2022, ainda no governo de Jair Bolsonaro. Por meio de uma Lei Complementar, foi instituída a mudança no cálculo do ICMS nos combustíveis, que passou a ter um valor fixo por litro (a cobrança chamada ad rem) em todos os estados. Até então, cada estado calculava o ICMS de forma trimestral com base no preço médio dos três meses anteriores.
A medida fez parte de um pacote de mudanças nos impostos sobre combustíveis apoiada pelo governo Bolsonaro para baixar os preços em ano de eleições presidenciais.
Assim, desde 2022, os estados definem em conjunto o valor do ICMS em todo o país. E, desde outubro do ano passado, o Confaz, que reúne as secretarias de Fazenda dos estados e do Distrito Federal, acordou que haveria uma nova alíquota do tributo neste ano.
No caso da gasolina, será uma alta de quase dez centavos no ICMS, passando de R$ 1,3721 para R$ 1,4700 por litro. Já no diesel, o aumento do tributo será de seis centavos, de R$ 1,0635 para R$ 1,1200 por litro.
O ICMS é apenas uma parte do preço final do combustível, que tem ainda a incidência de imposto federal e as margens de lucro da Petrobras, das distribuidoras e dos revendedores.
Todo ano, o Confaz se reúne e decide sobre o novo valor do ICMS, explica o consultor de preços Dietmar Schupp. Ou seja, novas alíquotas serão sempre anunciadas de forma anual. Por regra, o valor precisa ser anunciado antes, porque há uma espécie de “noventena” para esse tipo de tributo. Globo
Neymar chega ao Brasil para ser apresentado como reforço do Santos
O atacante Neymar está no Brasil. O craque, que vai assinar contrato com o Santos, desembarcou no Aeroporto Catarina, no interior de São Paulo, na manhã desta sexta-feira, ao lado de amigos e do seu pai.
A expectativa é que Neymar viaje nas próximas horas, de helicóptero, para Santos. O craque deve pousar no CT Rei Pelé e só depois ir para a Vila Belmiro, onde vai ser apresentado à torcida do Peixe com uma série de shows.
Santos e Neymar vão assinar um vínculo de cinco meses, válido até 30 de junho. O objetivo do astro é fazer o maior número possível de partidas e retomar a boa forma física e o ritmo de jogo em campo. Pelo Santos, vai disputar Paulistão, Copa do Brasil e Brasileirão. GE