Corinthians tem metade dos pontos da campanha do rebaixamento, no Brasileirão de 2007

O torcedor do Corinthians tem motivos de sobra para ficar preocupado com a campanha do time no Brasileirão. Depois de 13 rodadas, a campanha atual é pior que a de 2007, quando o clube amargou o primeiro e único rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.

Sob o comando de Paulo César Carpegiani, o Corinthians chegou à 13ª rodada fora da zona de rebaixamento, na 15ª colocação, com 17 pontos. Foram quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas, além 13 gols marcados e 15 sofridos.

A situação mudou durante o campeonato. Carpegiani não aguentou a campanha ruim e deu lugar a Nelsinho Baptista no segundo turno. Mas o novo treinador não conseguiu recuperar o Corinthians, que terminou em 17º lugar, com 44 pontos.

Naquela época, os bastidores do Parque São Jorge também borbulhavam. Em setembro, Alberto Dualib renunciou ao cargo de presidente em setembro. Quase 17 anos depois, Augusto Melo convive com a pressão da torcida, mas não pretende “abandonar o barco”.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema alvinegro, a campanha atual é bem pior do que a 2007 depois das primeiras 13 rodadas. Na penúltima colocação, o Corinthians somou apenas 9 pontos: seis empates, seis derrotas e uma vitória.

O Corinthians também tem o segundo pior ataque, com nove gols, à frente apenas do Grêmio, que marcou oito e tem dois jogos a menos. Já a defesa foi vazada 15 vezes.

A derrota para o Palmeiras, por 2 a 0, na segunda-feira, aumentou a pressão sobre António Oliveira. O treinador português mantém o otimismo, apesar de reconhecer que o momento do clube é delicado.

“Somos as pessoas certas para dar de volta à glória ao clube. Quando cheguei aqui, o clube tinha cinco derrotas seguidas no Paulistão. O objetivo era ficar na A1. Hoje vivemos um momento desafiador em todos os prismas do clube, vai demorar para atingir a normalidade”, afirmou António Oliveira.

Em busca da reabilitação, o Corinthians recebe o Vitória na quinta-feira, na Neo Química Arena, em São Paulo. Será um confronto direto na luta contra o rebaixamento. EC

Caso Gabriel: Justiça condena a 3 anos de prisão acusado de ter arrastado cachorro da vizinha até a morte, em Presidente Venceslau

Justiça condena a três anos de prisão acusado de ter arrastado cachorro da vizinha até a morte, em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Acervo pessoal
Justiça condena a três anos de prisão acusado de ter arrastado cachorro da vizinha até a morte, em Presidente Venceslau (SP) — Foto: Acervo pessoal

O juiz da 3ª Vara do Fórum da Comarca de Presidente Venceslau (SP), Deyvison Heberth dos Reis, condenou a três anos, um mês e 10 dias de reclusão, em regime inicial aberto, o réu Jorge Gomes, de 53 anos, acusado de ter amarrado o cachorro de uma vizinha ao seu carro e arrastado o animal até a morte, na Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo, a Rodovia da Integração (SP-563), em abril deste ano.

A decisão, proferida na tarde desta segunda-feira (1º), também determinou ao réu o pagamento de 15 dias-multa, sendo cada um o equivalente a 1/30 do salário mínimo vigente à data dos fatos, totalizando a quantia de R$ 706.

O magistrado ressaltou que o conjunto probatório dos autos é “robusto” e comprova que o réu praticou crime contra o animal doméstico mediante a clara incidência da qualificadora tipificada no parágrafo 1º-A do artigo 32 da lei n° 9.605/98, que prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda quando o delito envolver cão ou gato; bem como a causa do aumento de pena especificada no parágrafo 2º, na medida em que houve a morte do animal.

“Como se denota dos relatos das testemunhas, a intenção do réu notadamente era de dar causa à morte do animal, utilizando-se, para tanto, de uma corda, com uma ponta amarrada no pescoço do animal e outra no freio de mão do veículo em movimento, arrastando-o até a morte”, argumentou Reis.

O juiz pontuou que, embora o acusado não seja reincidente, “é portador de maus antecedentes”. Além disso, quanto às circunstâncias do crime, a morte do animal foi causada por meio cruel, visto que foi arrastado até a morte, tendo como consequência “sérios desdobramentos”, pois, quando soube da forma como o cachorro morreu, a tutora infartou e precisou ser hospitalizada.

Foi concedido ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade, considerando o período pelo qual o acusado se encontra preso, desde 16 de maio; o regime de cumprimento de pena fixado; o término do processo; bem como a declaração da própria tutora, “que gostaria de ver o réu em liberdade, não esboçando qualquer receio de ele ser posto nesta condição”.

Outro lado
O g1 solicitou um posicionamento oficial sobre o caso ao advogado Carlos Alberto Toro, que trabalha na defesa de Jorge Gomes, mas, até a última atualização desta reportagem, não recebeu resposta. Se a manifestação da defesa for encaminhada à reportagem, esta publicação será atualizada. G1/Prudente

Incêndios na Amazônia legal batem recorde para um primeiro semestre em 20 anos

Incêndios na Amazônia legal batem recorde para um primeiro semestre em 20 anos
Vista aérea de um incêndio em área de floresta amazônica em Iranduba, Amazonas, em 5 de setembro de 2023 – AFP/Arquivos

O Brasil registrou 13.489 focos de incêndios na Amazônia no primeiro semestre, o pior número em duas décadas e um aumento de 61% com relação ao ano passado, segundo dados de satélite divulgados nesta segunda-feira (1º).

Desde que esses dados começaram a ser compilados em 1998 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em apenas dois anos foram registrados mais incêndios na Amazônia no primeiro semestre: 2003 (17.143) e 2004 (17.340).

O total de incêndios ocorridos nos seis primeiros meses de 2024 está muito acima do mesmo período do ano passado (8.344).

Trata-se de uma má notícia para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que precisa enfrentar esta alta de incêndios enquanto o desmatamento na Amazônia continua caindo.

De acordo com o Inpe, de 1º de janeiro a 21 de junho (última data disponível) foram desmatados 1.525 km², em comparação com 2.649 km² no primeiro semestre de 2023, uma redução de 42%.

No ano passado, o desmatamento já havia diminuído pela metade com relação a 2022.

Lula prometeu acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030, que havia crescido durante o governo de seu antecessor, Jair Bolsonaro (2019-2022).

Segundo Romulo Batista, porta-voz do Greenpeace Brasil, as mudanças climáticas contribuem para este aumento de incêndios florestais, causados particularmente por uma seca excepcional que afetou a Amazônia no ano passado.

“Infelizmente boa parte dos biomas naturais brasileiros estão sob um estresse hídrico, por falta de chuva”, explicou à AFP. “A vegetação mais seca é mais favorável à questão de queimadas”, disse.

O especialista apontou, no entanto, que “a maioria do fogo que a gente vê não surge de forma espontânea ou é causada por raios”, mas sim por “ação humana”, sobretudo para a limpeza de terras visando expandir atividades agrícolas. AFP

Geral Brasil manda Meta suspender uso de dados de usuários para treinar IA

Brasil manda Meta suspender uso de dados de usuários para treinar IA
O logotipo da rede social Facebook, do grupo Meta, na tela de um celular – AFP/Arquivos

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) decidiu nesta terça-feira, 2, suspender no Brasil a vigência da nova política de privacidade da empresa Meta, dona do Facebook, Instagram e Whatsapp, que autorizava o uso de dados pessoais publicados nas plataformas para fins de treinamento de sistemas de inteligência artificial (IA).

A medida preventiva estabelece ainda multa diária de R$ 50 mil por descumprimento. No último dia 26, o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) notificou ANPD, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por conta da maneira como a Meta está utilizando os dados de usuários brasileiros. De acordo com o instituto, “a violação aos direitos básicos do consumidor está evidente”.

Conforme a ANPD, o órgão tomou conhecimento do caso e instaurou processo de fiscalização de ofício – ou seja, sem provocação de terceiros – em função de indícios de violações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Após análise preliminar, diante dos riscos de dano grave e de difícil reparação aos usuários, a Autoridade determinou cautelarmente a suspensão da política de privacidade e da operação de tratamento”, informou a ANDP.

Recentemente, a Meta fez um movimento de atualização de seus termos de uso no sentido de permitir o aperfeiçoamento de sua IA por meio da análise de posts feitos por usuários nas redes sociais, incluindo textos e fotos.

No Brasil, nenhuma data foi informada com antecedência aos usuários para o início da prática. A única pista que indica que a companhia já teria começado a usar os dados de brasileiros é de 22 de maio. Na data, foi publicado o formulário para usuários indicarem que não desejam ter seus dados usados por IA. No mesmo dia, foi publicado um comunicado informando sobre a mudança na política de uso dos usuários.

O caso ganhou repercussão depois que a Meta teve seus planos frustrados na União Europeia. A companhia tinha planos de lançar a nova política de privacidade no bloco no dia 26 de junho. Contudo, a Meta recuou após sofrer críticas de usuários e autoridades locais.

Em nota, a Meta informou que está “desapontada” com a decisão da ANPD. “Treinamento de IA não é algo único dos nossos serviços, e somos mais transparentes do que muitos participantes nessa indústria que têm usado conteúdos públicos para treinar seus modelos e produtos”, diz o porta-voz da Meta.

Ainda segundo a empresa, a abordagem da companhia “cumpre com as leis de privacidade e regulações no Brasil”. “Continuaremos a trabalhar com a ANPD para endereçar suas dúvidas. Isso é um retrocesso para a inovação e a competividade no desenvolvimento de IA, e atrasa a chegada de benefícios da IA para as pessoas no Brasil”, conclui a nota. IstoÉ

STF envia ao Legislativo decisão que descriminalizou porte de maconha

STF envia ao Legislativo decisão que descriminalizou porte de maconha
Maconha (Crédito: AFP/Arquivos)

O Supremo Tribunal Federal (STF) enviou nesta segunda-feira (1°) ao Congresso Nacional a decisão da Corte que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal e fixou a quantidade de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes.

Os ofícios foram enviados aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O envio é uma formalidade para comunicar aos chefes dos demais poderes o resultado do julgamento, que determinou que a quantidade de 40 gramas deve prevalecer até que o Congresso aprove uma norma sobre a questão. O STF ainda sugeriu ao Executivo a criação de campanhas de prevenção ao uso de drogas e à aplicação de medidas de apoio a usuários.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, chefe do Ministério Público, e os presidentes dos tribunais do país também foram notificados.

A decisão que descriminalizou o porte começou a ser cumprida na sexta-feira (28), quando a ata do julgamento foi aprovada.

O documento foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico. A ata resume os votos proferidos pelos ministros e contém a tese jurídica que deverá ser seguida pela polícia, Ministério Público e o Judiciário de todo o país.

A decisão do Supremo não legaliza o porte de maconha. O porte para uso pessoal continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em local público. Agência Brasil

“Tenho que prestar contas aos pobres deste país”, diz Lula

Brazil's Lula says he will not tolerate threats against institutions | Reuters
Presidente Lula: Imagem: Reuters

“Não tenho que prestar contas a nenhum ricaço nesse país. Tenho que prestar contas ao povo pobre deste país”

Lula afirmou que não precisa “prestar contas” a setores do mercado. “Não tenho que prestar contas a nenhum ricaço nesse país, a nenhum banqueiro. Eu tenho que prestar contas ao povo pobre e trabalhador, que precisa que a gente tenha cuidado e cuide deles”, disse o presidente em evento de anúncio de investimentos federais na Bahia.

O presidente voltou a afirmar que não vai cortar gastos de políticas sociais e a defender investimentos na educação. “O mercado, o tal do mercado, que nos critica todo dia, dizia: ‘O Lula tá gastando dinheiro, pra que gastar dinheiro com o Pé de Meia, pagar dinheiro pra menino estudar?’ Prefiro pagar pra estudar do que gastar pra colocar na cadeia quando eles não aprenderem uma profissão”, afirmou Lula

O petista declarou que a elite brasileira “nunca se importou com educação”. “Pra ela [a elite], trabalhadores têm que trabalhar. Quem tem que estudar são eles, que mandam os filhos deles pra Londres, pra Harvard, pra Chicago, pra Paris, e o nosso filho fica analfabeto aqui, tendo que trabalhar a partir dos 14 anos”, afirmou. UOL


Ouça agora: 163webradio.com

Avenida finalmente recebendo importância e pavimentação

Depois de cerca de 30 anos, a avenida Maria Nunes Ribeiro, situada no Jardim Ipanema, vem ganhando o devido respeito pela sua importância. A prefeitura municipal se empenha desde o começo do ano em tornar o logradouro em um verdadeira avenida, como de fato foi projetada ainda em meados dos anos de 1980.

Nestes últimos dias teve início a pavimentação por pedras sextavadas da via até então esquecida, a da direita de quem segue centro bairro. O trecho de aproximadamente um quilômetro está recebendo o pavimento feito de pedra em pedra. Antes deste serviço, toda a avenida teve ajustes no subsolo para receber águas pluviais. Desta forma a Maria Nunes Ribeira passará, até outubro, a ser de fato uma avenida para a felicidade da população que mora em seus arredores. Uma obra relevante que merece elogios de toda a população. AMN

Bom dia

Médico morre em acidente de carro na pista

Gardini chegou a ser socorrido com vida. Imagem: Redes Sociais

O médico ginecologista e obstetra Ademar Hehnes Gardini Filho, 50 anos, de Araçatuba (SP), morreu na manhã desta segunda-feira (1), após bater a caminhonete que conduzia em uma defensa metálica na rodovia Marechal Rondon (SP-300). Ele teria sido socorrido com vida, mas morreu no hospital.

Gardini era conhecido na região por já ter atuado no AME de Dracena. AMN

Notícias da última hora

INCÊNDIOS CRIMINOSOS
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira (1º) que a Polícia Federal (PF) investiga de 18 a 19 focos de incêndio no Pantanal, “para determinar a autoria”. Segundo a ministra, a ação humana é o que tem causado a maior devastação já registrada no bioma. AGÊNCIA BRASIL

PROGRAMA MAIS MÉDICOS
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou, nesta segunda-feira (1º), que o programa Mais Médicos terá novo edital com 3.184 vagas. “Quando assumimos, eram menos de 13 mil médicos pelo programa. Hoje, temos cerca de 25 mil”, afirmou a ministra. Nísia Trindade afirmou que o novo edital vai permitir a reposição de vagas com vista a chegar à meta de 28 mil médicos. CNN

HOMEM QUE ARRASTOU CACHORRINHO ATÉ A MORTE
O juiz da 3ª Vara do Fórum da Comarca de Presidente Venceslau (SP), Deyvison Heberth dos Reis, condenou a três anos, um mês e 10 dias de reclusão, em regime inicial aberto, o réu Jorge Gomes, de 53 anos, acusado de ter amarrado o cachorro de uma vizinha ao seu carro e arrastado o animal até a morte, na Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo, a Rodovia da Integração (SP-563), em abril deste ano. G1 PP

Palmeiras vence e afunda Corinthians

O Palmeiras venceu o Corinthians por 2 a 0 nesta segunda-feira (1), no Allianz Parque, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória do Verdão afunda o Timão na crise e deixa o técnico António Oliveira por um fio.

O Palmeiras não brilhou no primeiro tempo, mas precisou de 12 minutos na etapa final para vencer. Os gols foram de Raphael Veiga e Vitor Reis.

Raphael Veiga se estranhou com Rodrigo Garro aos 17 minutos do segundo tempo e foi expulso, mas nem com um a mais o Corinthians conseguiu reagir. O Palmeiras está em segundo lugar atrás do Flamengo e o Corinthians é o penúltimo colocado na zona de rebaixamento. Com UOL

Mais de 70% dos produtores rurais de MT têm dificuldade em achar mão de obra

Mais de 70% dos produtores rurais de Mato Grosso têm alguma dificuldade em encontrar funcionários para trabalhar nas fazendas. Além disso, a demanda maior por trabalhadores é ligada à operação de máquinas, seguida por vaqueiros e profissionais de campo, além de serviços gerais. E um gargalo é a falta de qualificação do trabalhador.

Essas constatações estão em pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 1, pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), intitulada “Mão de obra: um desafio para os produtores rurais em Mato Grosso”. O levantamento, que contou com as respostas de 392 produtores rurais de 94 municípios mato-grossenses, foi feito pelo Imea em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Mato Grosso. ESTADÃO CONTEÚDO 

Fortaleza registra maior número de assaltos a ônibus desde 2019

Em pouco mais de cinco meses de 2024, Fortaleza atingiu o maior número de assaltos dentro de ônibus desde 2019, de acordo com dados divulgados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus). Até o dia 10 de junho, foram registrados 235 casos, superando os totais anuais dos últimos quatro anos. Em comparação, todo o ano de 2023 registrou 101 casos.

Esse número já supera os totais anuais dos últimos quatro anos, com destaque para os 71 casos registrados apenas em janeiro deste ano. A média mensal de roubos em 2024 está em 39,17, significativamente maior do que a média mensal de 2019, que foi de 34,92. 2020 registrou uma média mensal de 16 casos, 2021 teve 13,5, 2022 contou com 19,08 e 2023 apresentou 8,45.

Os dados históricos mostram uma tendência de queda nos anos anteriores, com 2020 registrando 176 assaltos, tendo em vista os 419 assaltos a ônibus ocorridos em 2019. 2021 registrou 162, 2022 com 229, e 2023 com 101. No entanto, 2024 está revertendo essa tendência de forma rápida.

Em nota oficial, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que lançou em março deste ano o Programa Segurança no Ponto. Este programa tem o objetivo de reduzir roubos e outros crimes nas paradas de ônibus por meio do reforço policial, utilizando ciclopatrulhamento, moto patrulhamento e policiamento em viaturas. A seleção dos locais para reforço é baseada em estatísticas da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Além do Programa Segurança no Ponto, a SSPDS também informa que intensificou a Operação Passageiro Seguro, que realiza abordagens ostensivas a ônibus e microônibus com base em análises criminais que identificam os dias, horários e locais com maior incidência de crimes. GSMais

Casa do Pão de Queijo pede recuperação judicial, com dívida de R$ 57 milhões

Casa do Pão de Queijo pede recuperação judicial — Foto: Reprodução/CPQ - Shopping Garden
Casa do Pão de Queijo pede recuperação judicial — Foto: Reprodução/CPQ – Shopping Garden

A rede de cafeterias Casa do Pão de Queijo entrou com um pedido de recuperação judicial na última sexta-feira (28), em Campinas (SP), com uma dívida estimada em R$ 57,5 milhões.

O pedido se refere à holding e suas 28 filiais, todas localizadas em aeroportos, e não tem impacto sobre as 170 franquias da rede, segundo a empresa informou ao g1.

Filial é uma loja gerida pela própria marca, enquanto a franquia é uma unidade em que terceiros adquirem o direito de operar a marca com capital próprio, repassando um valor à empresa. G1

Após criticar Lula, Milei não irá a cúpula do Mercosul

O presidente da Argentina, Javier Milei, não irá à próxima cúpula de líderes do Mercosul, em 7 e 8 julho, em Assunção, capital do Paraguai, por causa de uma “agenda sobrecarregada”.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (1º) pelo porta-voz da presidência argentina, Manuel Adorni, que acrescentou que o líder ultraliberal será substituído pela ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino.

Adorni também negou que a desistência de Milei esteja ligada às recentes declarações sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que exigiu desculpas do argentino por ter sido chamado de “corrupto e comunista”.

Milei não apenas negou arrependimento, como também repetiu as críticas e acusou o líder brasileiro de ter o “ego inflado”.

“Em geral e também neste caso, o presidente não interrompe uma atividade por causa de algo que disse. A motivação é uma agenda sobrecarregada”, garantiu o porta-voz. (ANSA).

 

Ação policial apreende 59 tabletes de maconha e pistola carregada em fundo falso de carro, em Regente Feijó

Motorista é preso com 59 tabletes de maconha e pistola municiada, em Regente Feijó (SP) — Foto: Polícia Civil
Motorista é preso com 59 tabletes de maconha e pistola municiada, em Regente Feijó (SP) — Foto: Polícia Civil

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar apreendeu 59 tijolos de maconha e uma pistola .45 milímetros em um fundo falso de um carro neste domingo (30), em Regente Feijó (SP). O motorista, de 29 anos, foi preso em flagrante.

O veículo foi abordado na Rodovia Henrique Moreno Milan (SPA-553), momento em que os policiais encontraram um fundo falso no assoalho. Dentro dele haviam 59 tabletes de maconha e uma pistola .45 milímetro, sem marca ou numeração aparentes, municiada com 13 cartuchos intactos.

Ao todo foram apreendidos 41,268 quilos de maconha.

O motorista foi preso em flagrante e permaneceu à disposição da Justiça. Após a realização da audiência de custódia, ele deve ser encaminhado a uma unidade prisional da região.

A identificação do carro que transportava os itens ilícitos foi feita através do trabalho investigativo da 2ª Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes (Dise) e de informações de inteligência, com apoio operacional da Polícia Militar Rodoviária. G1/Prudente

Gilberto Gil se despedirá dos palcos com turnê mundial em 2025

Considerado um dos maiores nomes da história da música brasileira, o cantor Gilberto Gil anunciou que se aposentará com uma turnê de despedida mundial em 2025.

Protagonista de sucessos como “Esperando na janela” e “Andar com fé”, o artista, de 82 anos, com mais de 50 anos de carreira, planeja passar pelo Brasil, Estados Unidos e Europa.

Apesar de encerrar sua trajetória em cima dos palcos, Gil garantiu que pretende continuar gravando novas músicas.

O cantor brasileiro iniciou sua carreira na Bahia, na década de 1960, e, junto com Caetano Veloso e Gal Costa, foi um dos mestres do Tropicalismo.

O artista, que já conquistou nove prêmios Grammy, dois deles na categoria global, também foi ministro da Cultura durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2008, e nomeado como embaixador da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em 2001. (ANSA).

30 anos do real: cédulas e moedas raras podem custar até 200 vezes o valor de face

Cédulas de R$ 1, que pararam de ser produzidas em 2006, são oferecidas na internet por mais de R$ 1 mil.
30 anos do real: cédulas e moedas raras podem custar até 200 vezes o valor de face

O real completa 30 anos nesta segunda-feira, 1, e algumas moedas e notas raras são disputadas por colecionadores e chegam a custar 200 vezes seu valor de emissão.

Considerando a inflação dos últimos 30 anos, R$ 100 reais equivale hoje ao que apenas R$ 12,38 compravam há três décadas. Uma nota antiga de 100 reis, no entanto, dependendo da série, pode valer R$ 4 mil.

O que justifica essa valorização é a chamada numismática, ou seja, o estudo do ponto de vista histórico e artístico destas peças. Moedas e cédulas são assim disputadas quando é possível atestar sua escassez e seu bom estado de conservação.

“Não é a antiguidade”, esclarece Bruno Pellizzari, vice-presidente na Sociedade Numismática Brasileira. “Existem peças da época do império romano que valem menos do que peças emitidas dentro do Plano Real, por exemplo.” IstoÉ Dinheiro

Avião com destino ao Uruguai aterrissa em Natal após turbulência ferir ao menos 30 passageiros

Avião com destino ao Uruguai aterrissa em Natal após turbulência ferir ao menos 30 passageiros
A aeronave foi forçada a fazer um pouso de emergência em Natal devido a uma forte turbulência (Crédito: Reprodução/GloboNews)

Um avião que ia de Madri, na Espanha, para Montevidéu, no Uruguai, realizou um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Natal (RN) durante a madrugada desta segunda-feira, 1º, após a aeronave passar por uma forte turbulência. Ao menos 30 das 325 pessoas que estavam a bordo do Boeing 787-9 ficaram feridas. O voo era de responsabilidade da companhia aérea Air Europa.

Em contato com a IstoÉ, a Zurich Airport Brasil, responsável por administrar o aeroporto, informou que, por volta das 2h32, a aeronave solicitou um pouso de emergência e os protocolos de atendimento foram acionados.

Procurada, a Sesap-RN (Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte) relatou que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizou a remoção de 30 passageiros que estavam no voo. Os feridos foram encaminhados, em sua maioria, ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, apresentando escoriações e traumas ortopédicos leves.

Segundo a pasta, a ocorrência foi atendida com 15 ambulâncias, e unidades do Samu de Natal, do Corpo de Bombeiros e do aeroporto.

A Air Europa afirmou à IstoÉ que sete passageiros sofreram ferimentos de graus variados e os outros apresentaram apenas contusões leves. Conforme a companhia aérea, o pouso ocorreu normalmente e os clientes estão sendo atendidos. “A aeronave será examinada para que a extensão dos danos sofridos seja determinada”, declarou a empresa.

Ainda, a Air Europa, pontuou que um outro avião será enviado para buscar os passageiros afetados. Além disso, a companhia agradeceu o trabalho das autoridades locais. IstoÉ

Dorival abre treino e não indica mudanças na seleção brasileira para jogo com a Colômbia

A seleção brasileira segue a sua preparação visando último jogo da fase de grupos da Copa América e, neste domingo, na Universidade de Stanford, o treinador Dorival Junior deu seguimento ao trabalho com os jogadores. Na atividade, realizada em campo reduzido, o comandante repetiu os atletas que iniciaram o duelo com os paraguaios entre os titulares.

A definição para a partida diante dos colombianos deve acontecer na atividade marcada para esta segunda-feira, onde Dorival deve fazer alguns testes e realizar ajustes para escolher a equipe que inicia o confronto.

O jogo diante da Colômbia está marcado para esta terça-feira, às 22h (horário de Brasília), em Santa Clara. A seleção, que tem um empate e uma vitória ocupa o segundo lugar da chave. Já o adversário lidera o Grupo C com seis pontos. O Brasil se classifica com um empate. Em caso de triunfo, a equipe nacional encerra essa fase com o primeiro lugar assegurado.

O treino da seleção contou com a presença de convidados que puderam assistir a toda a movimentação dos atletas. Familiares dos atletas também acompanharam o treino programado pela comissão técnica.

Para o duelo com os colombianos, o Brasil conta com quatro jogadores pendurados: o zagueiro Eder Militão, o lateral-esquerdo Wendell, o meia Lucas Paquetá e ainda o atacante Vinícius Júnior. EC

Ultradireita vence primeiro turno na França, mas cenário segue incerto

Ultradireita vence primeiro turno na França, mas cenário segue incerto
Ultradireita vence primeiro turno na França, mas cenário segue incerto

Ultradireitista Reunião Nacional, obtém seus melhores resultados no primeiro turno da eleição legislativa antecipada na França. Mas depois da cartada de Macron, consequências são ainda uma incógnita.Aproveitando a glória de uma vitória de 33% no primeiro turno das eleições parlamentares francesas na noite de domingo (30/06), o jovem presidente da Reunião Nacional (RN), Jordan Bardella, usou seu primeiro discurso pós-eleitoral para se apresentar como um estadista sério, que é mais do que apenas o garoto-propaganda da campanha de ultradireita da França.

“No próximo domingo, se o povo francês nos conceder a maioria absoluta para reerguer o país, pretendo ser o primeiro-ministro de todos os franceses, ouvindo cada um deles, respeitando a oposição e atento à unidade nacional”, disse o jovem de 28 anos a uma multidão em Paris.

A ultradireita parece estar mais próxima do poder do que em qualquer outro momento desde a ocupação nazista da França durante a Segunda Guerra Mundial, com Bardella tentando servir como primeiro-ministro em uma “coabitação” incômoda com o presidente francês centrista, Emmanuel Macron, até que seu mandato termine em 2027.

Mas o uso de “se o povo francês” por Bardella exerceu muita pressão nesse estágio da campanha. Ele deu aos franceses o poder de escolher seus representantes e os incentivou a fazer isso em favor de seu partido.

De acordo com as projeções atuais, a RN, sigla fundada, em sua forma original, pelo racista condenado Jean-Marie Le Pen, pode muito bem ficar aquém de uma maioria absoluta na Assembleia Nacional (câmara baixa do Parlamento). DW

Julho será o mês mais frio do ano

Inverno vai ter temperaturas frias no centro-sul
Inverno vai ter temperaturas frias no centro-sul — Foto: Globo Rural

O inverno começou atípico em grande parte do Brasil, com clima instável, altas temperaturas e chuvas volumosas concentradas nos extremos do país, como no extremo norte da região Norte, no leste do Nordeste e no Rio Grande do Sul, mas julho será diferente. O mês será o mais frio do ano. Confira a previsão completa!

Segundo o MetSul, a frente fria deve chegar depois de uma sequência de temperaturas “muito acima da média”, como vem acontecendo em junho. Apesar da chuva aumente em alguns pontos do Brasil, o inverno é caracterizado por um clima mais seco, o que será observado em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, além do sul da Região Norte, o interior da Região Nordeste e o oeste da Região Sul.

Apesar da estação ser de fato o período mais seco e de menores acumulados de chuva em grande parte do Brasil, principalmente na porção central, a estiagem chegou de forma antecipada e intensa em partes do Brasil, como é o caso da região do Pantanal e também partes da Amazônia, que já registram níveis baixos em seus principais rios e um aumento das queimadas, em um nível superior ao que é esperado para essa época.

Com o fim de um longo período de El Niño, as médias altas de temperatura do último ano deve diminuir a partir dos próximos meses. “Tivemos 12 meses seguidos com recordes de temperaturas globais junto com a condição do El Niño. O momento de transição climática em direção a La Niña, faz com que ainda tenhamos temperaturas acima das média históricas”, explica o meteorologista Willians Bini.

As chuvas devem ficar acima da média na região Norte e em áreas pontuais do leste das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul, é previsto chuva próxima e abaixo da média climatológica, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). GR

 

Exército israelense bombardeia Gaza após série de projéteis disparados contra Israel

Exército israelense bombardeia Gaza após série de projéteis disparados contra Israel
Mulheres e crianças caminham em frente a prédios destruídos pelos bombardeios israelenses em 30 de junho de 2024 em Khan Yunis, sul da Faixa de Gaza – AFP

Israel bombardeou o sul da Faixa de Gaza nesta segunda-feira (1º), depois que milicianos palestinos lançaram uma série de projéteis contra o seu território, após quase nove meses de guerra.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse no domingo que suas tropas travam “uma dura batalha” no território palestino devastado pela guerra, que eclodiu após o ataque sem precedentes do movimento islamista Hamas em 7 de outubro no sul de Israel.

As Brigadas Al Quds, o braço armado da Jihad Islâmica, afirmaram nesta segunda-feira que lançaram uma onda de foguetes contra Israel, “em resposta aos crimes do inimigo sionista contra o nosso povo palestino”.

O Exército israelense informou ter detectado cerca de “20 projéteis procedentes do setor de Khan Yunis” em Gaza e afirmou que alguns foram interceptados. AFP

Dólar abre em leve queda e se mantém próximo de R$ 5,60

O dólar tinha uma leve queda frente ao real nas primeiras negociações desta segunda-feira, ainda próximo de 5,60 reais, devolvendo alguns ganhos recentes em meio à preocupação dos investidores com as contas públicas brasileiras e com as críticas recentes do presidente Luiz inácio Lula da Silva à condução da política monetária pelo Banco Central.

Às 9h20, o dólar à vista caía 0,16%, a 5,5817 reais na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha queda de 0,12%, a 5,6040 reais.

Na sexta-feira, o dólar à vista encerrou o dia cotado a 5,5907 reais na venda, em alta de 1,50%, atingindo o maior valor de fechamento desde 10 de janeiro de 2022.

O Banco Central fará nesta sessão leilão de até 12 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de setembro de 2024. REUTERS

Selic no fim de 2024 continua em 10,5% ao ano, aponta Focus

A mediana do relatório Focus para a taxa Selic no fim de 2024 continuou em 10,5% pela segunda semana consecutiva. Um mês atrás, a projeção era de 10,25%. Considerando apenas as 77 respostas dos últimos cinco dias úteis, a estimativa intermediária também se manteve em 10,5%.

Na decisão mais recente, de junho, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a Selic em 10,5%, por unanimidade, e comunicou a “interrupção” do ciclo de cortes.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse em uma entrevista coletiva na semana passada que um aumento dos juros “não é o cenário-base” da autoridade monetária. Ao jornal Valor Econômico, ele afirmou que o nível atual da Selic é “suficientemente alto” para levar a inflação à meta.

A mediana do Focus para a Selic no fim de 2025 permaneceu em 9,5% pela segunda semana consecutiva, de 9,18% um mês atrás. Considerando as 77 estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a estimativa intermediária também é de 9,5%.

Para 2026, a projeção seguiu em 9,0%, como já estava também há sete semanas. Para 2027, a estimativa também foi mantida em 9,00%, como já está há seis semanas. EC

Iniciando o segundo semestre

COMEÇANDO O MÊS E O SEGUNDO SEMESTRE
Hoje é segunda-feira, início de julho e do segundo semestre. Desejamos a todos um período de trabalho produtivo, bons ganhos e muita paz.

PROVA DIFÍCIL
Para os torcedores do Corinthians, o segundo semestre começa com um desafio difícil: vencer o Palmeiras no Allianz Parque na noite desta segunda-feira. O clube enfrenta uma crise sem precedentes, enquanto o adversário navega em mares calmos há tempos.

FURTO DE GADO
Um criador de gado notou a falta de um rebanho neste final de semana. Cento e vinte cabeças de garrotes foram furtadas de sua propriedade no município de Caiuá. É importante que essa informação se espalhe pela região para que os ladrões sejam encontrados e práticas absurdas como essa não voltem a ocorrer.

CONCLUÍDA
A prefeitura concluiu a reforma da Praça Nicolino Rondó. O local recebeu a troca do piso e foi entregue à população neste final de semana.

PEDÁGIOS MAIS CAROS
A viagem de ida e volta de Presidente Epitácio a Presidente Prudente agora custa R$ 45,60. A viagem de Presidente Venceslau a Presidente Prudente passa a custar R$ 26,00.

DETALHE
Pagamos os pedágios, mas desde a melhoria da estrada com a instalação das muretas centrais, os acidentes fatais envolvendo moradores das cidades da região praticamente zeraram.

Agropecuária-COnfiança-1