Lipedema: a ‘nova’ doença na lista da OMS que talvez você tenha sem saber
Um acúmulo anormal de gordura nas pernas e braços é a principal característica do lipedema, doença que foi descrita pela primeira vez em 1940 e que até hoje é comumente confundida com obesidade ou excesso de gordura comum.
Mas diferente da obesidade, a gordura característica do lipedema, marcada por fibrose, pelo aspecto de “casca de laranja” ou “grãos de arroz” e pelo acúmulo significativo de nódulos que se assemelham às celulites, não responde a dieta e exercícios físicos.
“Vemos mulheres que têm a cintura fina [não possuem alta concentração de gordura na barriga], se alimentam de forma equilibrada, praticam exercícios físicos, e acabam frustradas porque continuam com deformidade nos membros”, diz Fábio Kamamoto, cirurgião plástico e idealizador do Instituto Lipedema, localizado em São Paulo.
Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o lipedema como uma doença distinta. Em 2022, o quadro foi incluído na Classificação Internacional de Doenças (CID-11), um manual amplamente utilizado como referência global para identificação e registro de condições de saúde.
Essa inclusão facilita o diagnóstico padronizado, o registro de casos e o planejamento de políticas de saúde, contribuindo para avanços no cuidado de uma condição ainda pouco conhecida.
No Brasil, entretanto, a adoção da CID-11, prevista inicialmente para 2025, foi adiada para 2027 pelo Ministério da Saúde, que justificou a decisão com a necessidade de treinar profissionais e atualizar os sistemas.
O quadro clínico é caracterizado por cinco estágios distintos, que variam em intensidade. À medida que a condição avança, seus efeitos se tornam mais pronunciados, impactando não apenas a saúde física, mas também a mobilidade e a aparência do corpo.
O lipedema apresenta sintomas característicos que incluem alterações como nódulos na coxa que se assemelham a celulite, apagamento do contorno natural dos joelhos devido ao acúmulo de gordura, e o formato de “perna ampulheta” (com gordura acumulada abaixo do joelho e afinamento acima dos tornozelos).
Outros sintomas comuns incluem dor, sensação de pernas pesadas, hematomas frequentes e marcas na pele causadas pela má circulação, evidenciando a progressão do quadro e o impacto na saúde e mobilidade.
Separadamente, no entanto, esses sintomas podem indicar outras condições — às vezes, apenas circunstanciais, como o uso de roupas muito apertadas — e o diagnóstico correto, do qual falaremos mais a seguir, depende da avaliação de um profissional de saúde com experiência no quadro. G1
Governo atuará na redução de alíquota em alimento mais caro no mercado interno, diz ministro
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo atuará na redução da alíquota de importação de alimentos que estiverem mais caros no mercado interno em relação ao mercado internacional. De acordo com ele, não há justificativa para o País ter produtos com preço acima do patamar internacional.
“Todos os produtos que tiverem preço interno maior que o externo, vamos atuar imediatamente na alíquota de importação”, afirmou Rui Costa a jornalistas.
Segundo o chefe da Casa Civil, a gestão federal fará uma análise dos produtos no mercado internacional com preços mais baixos que em relação ao mercado interno.
“A redução de alíquota será para todo e qualquer produto que esteja com preço mais barato no mercado internacional e mais caro no mercado interno”, complementou o ministro. “Focaremos evidente no produto que esteja mais barato lá fora, para trazer o preço, no mínimo, o patamar que estiver no internacional.”
A declaração aconteceu após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira, 24.
Além do presidente e de Rui Costa, participaram os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura), Esther Dweck (Gestão) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário); o secretário-executivo do Ministério da Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa; a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fernanda Machiaveli; o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello; e o diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.
De acordo com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o Brasil é exportador de alimento e, portanto, não pode um produto nacional estar mais caro no País do que no cenário internacional.
Rui Costa citou que, na esteira das medidas para reduzir o preço dos alimentos, o governo vai buscar estimular a produção e minimizar custos de mediação. “Queremos que o valor dos benefícios chegue integralmente ao trabalhador”, disse. Na avaliação do chefe da Casa Civil, o custo de intermediação de benefícios está alto. iE
IPCA-15: Prévia da inflação desacelera em janeiro, mas preço do tomate dispara 17%
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), também chamado de prévia da inflação oficial do país, subiu 0,11% em janeiro, depois de avançar 0,34% em dezembro, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira,24, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Considerando todos os meses, o resultado foi o mais brando desde julho de 2023, quando houve recuo de 0,07%.
Em 12 meses, a inflação ficou em 4,50%, abaixo dos 4,71% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2024, o IPCA-15 foi de 0,31%.
Apesar da desaceleração, o resultado veio pior que o esperado. Pesquisa da Reuters com economistas estimava queda de 0,03 por cento para o período.
Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram resultados positivos em janeiro. As maiores pressões de alta em janeiro vieram dos grupos de Alimentação e bebidas, que registrou alta de 1,06% e impacto de 0,23 ponto percentual (p.p) no índice geral, e Transportes (1,01% e 0,21 p.p.). A única taxa negativa veio do grupo Habitação (-3,43% e -0,52 p.p), resultado que ajudou a conter o índice no mês. ID
Polícia Militar prende homem procurado pela polícia em Presidente Epitácio
Na quarta-feira, 23 de janeiro de 2025, policiais militares do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior realizaram a prisão de um homem de 39 anos, que estava sendo procurado pela Justiça.
Após receberem informações sobre um mandado de prisão em aberto, os policiais de Presidente Epitácio/SP intensificaram o patrulhamento em busca do indivíduo. Ele foi localizado na Rua Sebastião Ferreira dos Santos. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado em sua posse. No entanto, ao realizarem a consulta criminal, os policiais confirmaram a existência do mandado de prisão contra ele.
Diante dos fatos, o homem foi conduzido ao Plantão de Polícia Judiciária, onde permaneceu à disposição da Justiça. AMN
EUA prendem 538 imigrantes e fazem primeiras deportações após decretos de Trump, diz Casa Branca
O governo de Donald Trump iniciou nesta semana a primeira leva de deportações de imigrantes ilegais. Autoridades prenderam 538 pessoas e deportaram centenas delas em aviões militares, segundo relatório divulgado na noite de quinta (23) pela Casa Branca.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse no comunicado que os presos eram “imigrantes ilegais criminosos”.
Leavitt não especificou, no entanto, para onde os deportados foram enviados — o processo de deportação costuma ser demorado e envolve a existência prévia de acordos bilaterais ou negociações com o país de origem dos imigrantes. G1
Dólar cai a R$ 5,88 após comentários brandos de Trump sobre tarifas
O dólar recuava ante o real nesta sexta-feira, ampliando a queda da semana e em linha com os mercados globais, uma vez que os investidores reagiam positivamente a comentários na véspera do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sinalizaram uma política comercial mais branda no país.
Às 10h52, o dólar à vista caía 0,80%, a R$ 5,876 na venda. Na semana, a moeda acumula queda de mais de 2,5%. Veja cotações.
As últimas sessões têm sido marcadas pelo foco dos mercados globais nas medidas e planos anunciados por Trump em seus primeiros dias no cargo, com as atenções particularmente voltadas para qualquer informação sobre a abordagem que o presidente adotará para a política comercial do país.
Após uma série de ameaças de imposição de tarifas de importação feitas durante a campanha, Trump tem amenizado o tom agressivo nesta semana, orientando as agências federais a apenas investigarem os déficits comerciais dos EUA e deixando a porta aberta para negociações com parceiros.
Em nova fala sobre o comércio, Trump afirmou em entrevista exibida pela Fox News na quinta que gostaria de fazer um acordo com a China sobre práticas comerciais justas no lugar de impor tarifas de importação sobre o gigante asiático, amenizando o tom recente de ameaças tarifárias. IE
Morador denuncia descaso na saúde pública de Presidente Venceslau
Ontem, o Blog do Toninho recebeu, via WhatsApp, um comentário de um leitor que relatou sua insatisfação com a falta de medicamentos na Farmácia Municipal. Segundo o relato, a Santa Casa de Presidente Venceslau prescreve os remédios necessários para os pacientes, mas a farmácia muitas vezes não possui os itens prescritos, gerando uma grande dificuldade para quem não tem condições financeiras de comprá-los em farmácias particulares.
Essa situação, além de preocupante, evidencia um problema que afeta diretamente os mais vulneráveis e merece atenção das autoridades competentes. O relato do nosso leitor é, ao mesmo tempo, um desabafo e um alerta para toda a comunidade.
Confira o comentário na íntegra:
“A Santa Casa prescreve os medicamentos, mas na Farmácia Municipal não há disponibilidade, o que é um absurdo para quem já enfrenta dificuldades financeiras. Investimentos são feitos em infraestrutura, mas o básico, que é garantir a medicação para quem mais precisa, fica de lado.”
O Blog do Toninho reforça a importância de debates e ações concretas para solucionar problemas como este, que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
“Olá, boa tarde! Por meio desta mensagem, venho expor minha indignação com a situação da saúde pública em Presidente Venceslau. Como diz o ditado popular: “Não adianta despir um santo para vestir outro.”
Hoje, 23 de janeiro de 2025, minha mãe passou por uma consulta médica na Santa Casa. A médica de plantão prescreveu uma injeção, que foi aplicada no local, e receitou alguns medicamentos, cuja receita envio anexada nesta mensagem. O que me causa espanto e indignação é a falta de medicamentos básicos em uma cidade com quase 40 mil habitantes e uma gestão que insiste em afirmar que as coisas estão melhorando.
Não é a primeira vez, e infelizmente não será a última, que pacientes enfrentam longas filas para, no final, descobrir que o medicamento necessário não está disponível na farmácia municipal. Na receita da minha mãe, por exemplo, apenas a Dipirona estava disponível – um medicamento comum que praticamente todos têm em casa!
É irônico que a cidade tenha investido mais de R$ 1,5 milhão em recursos próprios para construir o prédio da farmácia municipal, mas falte o essencial: os remédios. Será que não seria mais sensato utilizar o prédio do posto central ou os ESFs para a distribuição de medicamentos, destinando todo esse dinheiro à compra dos remédios necessários?
O que revolta ainda mais é pensar nas pessoas que buscam atendimento médico porque não têm condições financeiras, seja no Pronto-Socorro ou no posto de saúde do bairro, e, ao final, recebem uma receita com medicamentos que simplesmente não estão disponíveis na farmácia municipal.
Deixo claro que minha crítica não é direcionada aos profissionais da saúde, que realizam um trabalho excelente e sempre dão o seu melhor, mesmo com recursos limitados. Minha cobrança é para o poder executivo, que precisa urgentemente olhar para essa situação com atenção e tomar providências. A população está cansada de enfrentar esse tipo de descaso.
Presidente Venceslau merece uma saúde pública digna, que atenda às necessidades de sua população e garanta o básico: acesso a medicamentos essenciais”
Gerson: Um exemplo de dedicação e trabalho pesado
Pensa em um cara que não mede esforços e pega no pesado! Esse é o nosso amigo Gerson. Profissional dedicado da construção civil, ele tem sido o responsável por várias obras importantes no comércio de Presidente Venceslau nos últimos sete anos.
Atualmente, Gerson está trabalhando na construção de um prédio que abrigará uma oficina de carros na avenida Tiradentes, bem em frente à Coiote Motos. Seu trabalho reflete esforço, competência e a determinação de quem não teme o sol ou a chuva para cumprir sua missão de construir.
Deixamos aqui nossa homenagem a esse grande profissional, que com suas mãos transforma projetos em realidade. Parabéns, Gerson! Abraços e admiração pelo seu trabalho! AMN
Sest/Senat realizará 1ªedição do Experience Day em Prudente
A Fetcesp (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) e as unidades Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Presidente Prudente e Osvaldo Cruz vão realizar a primeira edição do Experience Day – maior evento regional do transporte de carga, dia 13 de fevereiro (quinta-feira), das 16h às 19h, em Prudente.
Empresários do setor transportador de todo oeste paulista serão convidados para participar e conhecer a força de atuação da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo e do Sest/Senat, com a palestra do Presidente da Fetcesp e do Conselho Regional de São Paulo do Sest/Senat – Carlos Panzan. No evento também falará o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Presidente Prudente e Região, Antônio Carrion.
Já Marcos Aurélio Ribeiro, assessor jurídico da Fetcesp, falará sobre “As novas deliberações legais e o impacto no transporte rodoviário de cargas”, seguido do engenheiro ambiental e coordenador do Programa Despoluir, Flávio Teixeira Júnior, que apresentará os benefícios do programa para as empresas e o meio ambiente.
Qualidade de vida e saúde
O evento oferecerá ainda uma oportunidade de imersão total nos serviços de saúde, qualidade de vida e qualificação profissional ofertados pelas unidades operacionais de Presidente Prudente e Osvaldo Cruz. Os convidados poderão vivenciar os atendimentos nas clínicas de odontologia, nutrição, fisioterapia e psicologia, e todos os recursos oferecidos pelo Sest/Senat para facilitar o processo de aprendizagem dos trabalhadores do setor de transporte, como o simulador de direção, que utiliza tecnologia de ponta para qualificar os motoristas profissionais em direção defensiva e segurança viária. Além de atender aos trabalhadores do setor do transporte, os serviços também estão à disposição da comunidade.
“O evento cumprirá o objetivo de mostrar o potencial do Sest/Senat para o desenvolvimento das transportadoras, e tudo o que a entidade pode fazer pelo aperfeiçoamento do setor e a melhoria da qualidade de vida de toda a população”, disse o presidente do Conselho Regional do Sest/Senat de São Paulo e da Fetcesp, Carlos Panzan.
SERVIÇO
O evento será realizado nas instalações da Unidade Sest/Senat, localizada na Rodovia Arthur Boigues Filho, 585 – Parque Residencial Carandá, em Presidente Prudente.
PROGRAMAÇÃO DO EXPERIENCE DAY
DIA 13/02/25
16h – Recepção e Coquetel de Abertura;
16h30 – Palestra do presidente da Fetcesp e do Conselho Regional de São Paulo do Sest/Senat – Carlos Panzan;
16h50 – Palavra do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Presidente Prudente e Região, Antônio Carrion;
17h – Palestra “As novas deliberações legais e o impacto no transporte rodoviário de cargas” – Marcos Aurélio Ribeiro – assessor jurídico da Fetcesp;
17h30 – O Programa Despoluir e os benefícios para as empresas e o meio ambiente – engenheiro ambiental e coordenador do Programa Despoluir, Flávio Teixeira Júnior;
17h40 – Apresentação das atividades do Sest/Senat e as interações possíveis para os transportadores rodoviários: Rafael Marchesi, supervisor do Conselho Regional do Sest/Senat de São Paulo;
18h – Visita guiada às instalações da Unidade do Sest/Senat de Presidente Prudente. AI
Notícias rápidas de Presidente Venceslau
TEMPO FECHOU, TROVEJOU, MAS NÃO CHOVEU
A quinta-feira trouxe uma mudança no clima em Presidente Venceslau, mas sem o desfecho esperado. O céu ficou carregado de nuvens escuras, acompanhadas por ventos e trovões ao redor da cidade, mas a chuva se limitou a alguns poucos pingos. Enquanto isso, chuvas expressivas têm sido registradas na região, como em Presidente Bernardes, onde choveu forte em três tardes consecutivas. Por aqui, o calor continua intenso. Nos últimos cinco dias, a temperatura superou os 36°C, com destaque para a última terça-feira, quando os termômetros marcaram a máxima de 38,5°C.
NEWSLETTER DE SEXTA-FEIRA
Nesta sexta-feira, está circulando o Newsletter produzido pelo Blog do Toninho. O material é enviado às terças e sextas-feiras com notícias exclusivas de Presidente Venceslau e região. A distribuição ocorre via WhatsApp mediante assinatura mensal. Quem ainda não é assinante e deseja experimentar o conteúdo como cortesia, pode solicitá-lo pelo número (18) 99680-0310. No boletim de hoje, um dos destaques é a construção de um novo hotel em Presidente Venceslau, que promete movimentar a cidade.
SOLIDARIEDADE EM AÇÃO
A comunidade de Presidente Venceslau mais uma vez mostrou sua força e solidariedade. Em poucas horas, após o incêndio ocorrido na rua General Câmara, que destruiu completamente uma casa de madeira e deixou uma família desabrigada, uma campanha foi organizada pela internet. O engajamento da população foi impressionante, e boa parte dos itens perdidos já foi reposta. Presidente Venceslau reafirma sua fama de cidade solidária, demonstrando união e empatia nos momentos mais difíceis. AMN
Sub-15 da Clínica Caio Pinna de Presidente Venceslau Conquista Copa Mercosul na Davi Cup de Pereira Barreto
O time Sub-15 da Clínica de Futebol Caio Pinna, de Presidente Venceslau, sagrou-se campeão pela primeira vez na Davi Cup de Pereira Barreto, no último domingo.
A Clínica Caio Pinna é uma das principais escolinhas de futebol de Presidente Venceslau. Caio, ex-jogador profissional, dedica-se há mais de 10 anos ao treinamento de jovens talentos. Atualmente, a escolinha conta com mais de 160 alunos que treinam regularmente no Parque São Jorge.
Na emocionante final contra o time de Bebedouro, os jogadores que defenderam as cores de Presidente Venceslau foram: João, Kauã, Samuel, Matheus, Breno, Davi, João Felipe, João Gabriel, Ghizzi, Enzo e Negro Nei. Após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o título foi decidido nos pênaltis, com o gol venceslauense no tempo normal marcado por Negro Nei. Veja entrevista de Caio Pinna ao Blog do Toninho. AMN
Unipontal realiza primeira reunião de trabalho de 2025 com ampla participação de autoridades
A União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal) realizou, no dia 17 de janeiro, sua primeira reunião de trabalho de 2025. O encontro ocorreu na Chácara Cristal, em Presidente Bernardes, e contou com a presença de 34 prefeitos da região, além do presidente da Câmara Municipal.
O evento reuniu importantes autoridades estaduais e federais, como o Secretário de Estado Gilberto Kassab, o Deputado Federal Fernando Marangoni, o Secretário de Agricultura do Estado Guilherme Piai, o Deputado Estadual Ricardo Madalena e o Diretor do Sebrae, Marcos Vinholi.
Entre os representantes municipais, destacaram-se o prefeito de Presidente Epitácio, Dr. André Lima, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Alberto Gomes (Tico), e do vereador Zé Crente.
Pauta e resultados do encontro
O prefeito André Lima classificou a reunião como extremamente produtiva, destacando a oportunidade de dialogar diretamente com as autoridades presentes para reforçar demandas e buscar soluções para o desenvolvimento de seu município.
Durante o encontro, foram discutidos diversos temas de interesse regional, como iniciativas conjuntas para impulsionar o desenvolvimento do Pontal do Paranapanema, estratégias para fortalecer a agricultura local e ações voltadas ao empreendedorismo, em parceria com o Sebrae.
Homenagens
Um dos momentos mais marcantes da reunião foi a entrega do título de Cidadão Unipontal a várias autoridades presentes, em reconhecimento às suas contribuições para o progresso da região.
A Unipontal reafirmou, com este encontro, seu compromisso em promover o diálogo entre os municípios e fortalecer a representatividade regional junto aos governos estadual e federal. O evento marca um início promissor para o trabalho colaborativo em 2025, evidenciando a união de esforços em prol do desenvolvimento do Pontal do Paranapanema. AMN
Lula se reúne com ministros nesta sexta para discutir como baixar preço dos alimentos
A informação sobre a reunião foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, após participar, na tarde de quinta-feira, 23, no Palácio do Planalto, de um encontro preparatório que contou com a participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Carlos Fávaro (Agricultura), além de representantes do Ministério da Fazenda.
A expectativa é que Lula analise possíveis medidas que contribuam para conter a inflação de alimentos. Questionado por jornalistas sobre uma proposta apresentada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), para flexibilizar a validade de alimentos, Paulo Teixeira afirmou que a iniciativa “está fora de cogitação”.
De acordo com a Abras, a sugestão é inserir o modelo “best before”, que do inglês quer dizer que o consumo deve ser “de preferência antes de”, o que, na prática, permite que mercados mantenham produtos nas prateleiras por mais tempo.
Mas o ministro Paulo Teixeira adiantou a jornalistas na porta do Palácio do Planalto que o governo não cogita alterar o sistema de datas de validade dos alimentos para reduzir os preços desses produtos. O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, também já havia descartado alterações no sistema de validade de alimentos em entrevista à CNN na noite da quarta-feira, 22.
A entidade empresarial também apresentou sugestões de mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), a permissão da venda de remédios sem receita em supermercados e a redução do prazo de reembolso dos cartões de crédito.
Rui Costa disse, na quarta-feira, 22, que o governo espera uma redução no preço dos alimentos a partir de uma safra maior este ano. “Nossa expectativa é de que a safra, agora, seja muito melhor, de vários produtos, contribuindo para o barateamento dos alimentos”, afirmou no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). ISTOÉ/Agência Brasil
Bom dia
Morre Adjair Dias da Silva, o “Alemão”
Falecimento
ADJAIR DIAS DA SILVA
Faleceu na tarde desta quinta-feira, 23, Adjair Dias da Silva, carinhosamente conhecido como “Dija” ou “Alemão”. Aos 69 anos, Dija partiu por volta das 15h na Santa Casa de Presidente Prudente, onde estava internado há mais de 30 dias devido a problemas respiratórios.
Dija era uma figura muito querida em Presidente Venceslau. Durante muitos anos, foi gerente da Pajé Motos, na época em que a concessionária funcionava na Rua Almirante Barroso, marcando sua trajetória com profissionalismo e simpatia.
O velório está sendo realizado no Memorial da Organização Presidente, e o sepultamento será nesta sexta-feira, às 10h, no cemitério de Presidente Venceslau. AMN
Oportunidade de emprego em Presidente Venceslau
Vaga para Vendedor Street
Estamos buscando um vendedor para atuar na divulgação e vendas do plano odontológico da OdontoCompany diretamente nas ruas, antes da inauguração da unidade. Procuramos uma pessoa comunicativa, persuasiva e com habilidades em vendas para trabalhar em Presidente Venceslau.
Interessados devem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp: (18) 99668-2376.
Perdoado por Trump, invasor do Capitólio é preso 1 dia após ser solto
Um homem de 39 anos que foi solto na terça-feira (21) da prisão após Donald Trump conceder perdão aos invasores do Capitólio foi preso novamente na quarta-feira (22) nos Estados Unidos.
Daniel Charles Ball foi preso em Washington D.C. por uma acusação de porte ilegal de arma de dois anos atrás. A acusação em questão não tem ligação com a invasão do Capitólio e foi apresentada pelo estado da Flórida contra o homem em maio de 2023.
Ball não poderia portar uma arma porque tinha outros dois indiciamentos criminais. Ele tinha sido preso em 2017 por violência doméstica, quando estrangulou uma mulher, e em 2021 por bater em um policial.
A prisão dele por invadir o Capitólio aconteceu em maio de 2023 porque a Justiça considerou que ele tinha “comportamento extremamente violento”. A decisão que manteve a prisão dele para aguardar julgamento também entendeu que as acusações contra ele “estavam entre as mais violentas do dia 6 de janeiro”.
Segundo acusações, Ball carregou e acionou um explosivo dentro de um túnel do Capitólio. A ação afetou a audição de alguns policiais por meses. Ele também teria arrancado um pedaço de madeira de uma persiana para usar como arma enquanto invadia o prédio público.
Diante da Justiça, ele se considerou inocente de todas as acusações relacionadas ao 6 de janeiro. UOL
Inca quer dobrar número de voluntários e flexiona horário da atividade
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) – órgão que, além do tratamento, realiza pesquisas e coordena ações de prevenção à doença – espera dobrar o corpo de voluntariado em 2025. Para isso, o instituto ligado ao Ministério da Saúde decidiu flexibilizar o horário de atuação dos voluntários.
As quatro horas semanais, de segunda-feira a sexta-feira, poderão ser divididas conforme disponibilidade do voluntário. A direção do INCAvoluntário, área de ações sociais do centro de excelência, entende que a flexibilização será capaz de atrair mais candidatos para o trabalho solidário, principalmente entre os que têm um emprego.
“Quem trabalha contratado por uma empresa, mesmo que em esquema de home office [teletrabalho], tem a agenda obviamente mais presa que profissionais autônomos”, diz a gerente-geral do INCAvoluntário, Fernanda Vieira.
“Por isso, resolvemos flexibilizar a carga horária e, também, porque precisamos de mais pessoas em 2025. Temos muito a fazer pelos pacientes do Instituto”, completou. AG
Sitiante recebe multa de R$ 6 mil e ainda terá de responder por crime de maus-tratos após morte de bovino em Alfredo Marcondes
Uma sitiante foi multada em R$ 6 mil e ainda terá de responder criminalmente por maus-tratos em decorrência da morte de um boi, em uma propriedade rural, em Alfredo Marcondes (SP).
Em fiscalização em um sítio no bairro Córrego do Montalvão, nesta quinta-feira (23), uma equipe da Polícia Militar Ambiental encontrou o animal já morto em uma cocheira.
Segundo a polícia, a mulher, de 33 anos, identificada como responsável pela área, informou que o animal havia se ferido após sofrer uma queda próximo a uma represa, o que lhe causou lesão de deslocamento na paleta, conforme confirmação de um médico veterinário.
A sitiante alegou que tinha chegado a levar o bovino a um local mais apropriado para fazer o tratamento veterinário e receber alimentação, já que a lesão o impedia de se levantar.
No entanto, como não apresentou prova de que o boi estava em tratamento, segundo a polícia, a mulher recebeu um auto de infração ambiental com multa no valor de R$ 6 mil por maus-tratos, com consequência de morte, ao animal.
Além disso, ela ainda terá de responder pelo crime de maus-tratos tipificado no artigo 32 da lei federal 9.065/98.
O animal permaneceu na propriedade rural para ser destinado à vala sanitária de Alfredo Marcondes. G1
Operação policial prende homem e mulher em flagrante por tráfico de drogas em Mirante do Paranapanema e Pres. Venceslau
Uma operação conjunta realizada pelas polícias Civil e Militar prendeu duas pessoas em flagrante por tráfico de drogas, nesta quinta-feira (23), em Mirante do Paranapanema (SP) e Presidente Venceslau (SP).
Em Mirante do Paranapanema, foi presa uma mulher, de 35 anos. Ela já havia sido presa em outra operação também contra o tráfico, em 2022. A investigada guardava em casa duas pedras de crack e uma porção de cocaína já embaladas para a venda. Além das drogas, os policiais encontraram no imóvel R$ 765,00 em dinheiro e quatro telefones celulares.
Em Presidente Venceslau, foi preso uma rapaz, de 20 anos, que guardava em casa 13 pedras de crack e outras cinco porções de cocaína, embaladas separadamente e prontas para a venda, além de dois telefones celulares.
O homem preso foi encaminhado à Cadeia de Presidente Venceslau, onde aguardará a audiência de custódia, na Justiça, e eventual posterior transferência para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá, caso a prisão em flagrante seja convertida para prisão preventiva.
Já a mulher presa aguardará a audiência de custódia na Cadeia de Tupi Paulista (SP) e eventual transferência para a penitenciária feminina da mesma cidade, também se houver a conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva.
As drogas e demais objetos apreendidos na ocasião foram encaminhados à Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), em Presidente Venceslau. G1/Prudente
Mãe é presa após morte de bebê de 7 meses em Bataguassu
Uma bebê de 7 meses faleceu na manhã desta quinta-feira, dia 23, em Bataguassu.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9h20, para socorrer a criança na Rua São Luís, no Bairro São Francisco, próximo ao terminal rodoviário da cidade. Ao chegarem no local, os bombeiros constataram que a menina já estava sem sinais vitais.
Mesmo assim, a criança foi encaminhada ao Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Bataguassu, onde o médico plantonista confirmou o óbito. Segundo informações preliminares, o bebê apresentava “sinais de cicatrizes atípicas para a idade”, inchaço na cabeça e no rosto, vermelhidão no pescoço e sangramento no ouvido esquerdo.
A hipótese de engasgo teria sido descartada pelo médico.
Para a polícia, a mãe informou no primeiro momento que a filha havia passado o dia (de quarta-feira) bem, dormiu e alimentou com leite a bebê por volta das 3h. Ela só teria percebido que a criança não estava bem, por volta das 9h20 quando o socorro foi acionado.
A mãe da criança, identificada como J.S.S., de 21 anos, acompanhou o socorro e está sendo ouvida pelas autoridades. O corpo da bebê foi encaminhado ao IML de Bataguassu para realização de exames.
A delegada responsável pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), Dra Izabela Favoreto, que está acompanhando o caso, representou pela prisão preventiva da mãe até que sejam apuradas as circunstâncias da morte da criança.
O bombeiro que atendeu a ocorrência também presta depoimento. A Polícia Militar esteve presente no pronto socorro durante o atendimento. A DAM de Bataguassu agora está à frente das investigações para apurar as circunstâncias da morte da bebê. Elenize Oliveira/ Redação Cenário MS
Casal da Auto Mecânica Paulino
Nesta semana, tive o prazer de conhecer o casal de empresários Michelle e Ercio. Ela administra o escritório, enquanto ele é responsável pelos serviços de reparos na Auto Mecânica Paulino.
A oficina está localizada na Rua Baturité, 237, na Vila Nosso Senhor do Bonfim, em Presidente Venceslau. O mecânico Ércio Paulino integra um seleto grupo de profissionais experientes na área, tendo trabalhado, anos atrás, com Roosevelt Bôscoli. Ele atende todas as marcas de veículos, incluindo importados, e ainda oferece uma seção completa de peças.
Michelle destacou que, nesta época do ano, a agenda da Auto Mecânica costuma ficar cheia devido às famílias que aproveitam as férias para viajar para outros destinos do país. “Além de atender os veículos da cidade, muitos clientes nos procuram para realizar uma revisão no carro antes de pegar a estrada com a família”, comentou.
Para mais informações ou agendamentos, entre em contato pelo telefone (18) 99148-7425.
Incêndio destrói casa de madeira em Presidente Venceslau
Uma casa de madeira pegou fogo, nesta quinta-feira (23), na Rua General Câmara, localizada no Centro de Presidente Venceslau (SP).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio ocorreu por volta das 5h45, por razões ainda desconhecidas.
A casa foi totalmente consumida pelo fogo, destruindo móveis, utensílios domésticos, roupas e documentos.
Além disso, não houve vítimas.
Ainda conforme a corporação, os trabalhos já foram encerrados. G1/Prudente
Mundo vive ‘era de transformações massivas’ em cooperação internacional, afirma líder do FMI
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou nesta quinta-feira, 23, que o mundo vive uma “era de transformações massivas na economia e em cooperação internacional” e destacou a necessidade de aumentar os acordos de crescimento econômico mútuo entre países. A declaração foi dada durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.
Georgieva ressaltou as mudanças nos acordos de cooperação internacional ao afirmar: “precisamos olhar mais para acordos menores de cooperação entre países do que para grandes organizações do multilateralismo”.
Segundo ela, esses acordos “menores”, geralmente firmados entre dois ou três países, podem oferecer vantagens significativas, com objetivos mais bem definidos para esses territórios, do que tratativas envolvendo um grande número de nações.
A diretora do FMI também enfatizou a resiliência do sistema econômico mundial, que enfrentou desafios como a pandemia de covid-19, crises energéticas e dificuldades econômicas.
A cooperação, disse Georgieva, é essencial para superar essas turbulências. Ela apontou a economia dos Estados Unidos como um exemplo positivo nesse contexto.
De acordo com Georgieva, os benefícios de uma economia forte nos EUA nos próximos anos poderiam ter efeitos positivos em escala global. “Os investimentos globais vão mais para os Estados Unidos do que para a Europa por conta da rentabilidade”, afirmou.
Ela também alertou que, embora a União Europeia esteja em um “território positivo de crescimento”, sua confiabilidade ainda é mais fraca. Com isso, ela sugere que a UE foque em fortalecer sua credibilidade junto ao mercado financeiro. EC
Flamengo é único brasileiro em lista dos 30 clubes que mais geraram receita no mundo
O Flamengo é o único clube brasileiro entre os 30 que mais geraram receitas no mundo na temporada 2023/2024. O estudo foi realizado pela empresa especializada Deloitte” e divulgado nesta quinta-feira.
De acordo com a publicação, o Flamengo teve uma receita estimada no período de 198,2 milhões de euros, cerca de R$ 1,2 bilhão. É a primeira vez que o clube carioca aparece no Top 30 desde 1996.
A pesquisa da Deloitte, intitulado Football Money League, é divulgada anualmente. O estudo avalia três tipos de receitas dos clubes: matchday (ingressos para a temporada e bilheteria), direitos de transmissão (incluindo participações em ligas e competições) e comercial (marketing e patrocínios). Desse modo, não é levado em consideração o valor arrecadado a partir de vendas de jogadores.
O líder da lista é o Real Madrid, que chegou à incrível marca de 1,045 bilhão de euros (cerca de R$ 6,4 bilhões). Segundo o estudo, o Real superou pela primeira vez na história o valor de 1 bilhão de euros. O clube espanhol já tinha ficado no topo do ranking em 2024, superando o Manchester City.
O clube inglês, aliás, está no segundo lugar da lista da Deloitte, com receita estimada de 837,8 milhões de euros. O Paris Saint-Germain completa o pódio, com o valor de 805,9 milhões de euros. Seis times do Campeonato Inglês integram o Top 10. IE
Viroses nas praias brasileiras cobram a conta da falta de financiamento
Tratamento adequado de esgoto poderia evitar surtos de viroses, como os registrados na Baixada Santista, além de melhorar a conservação ambiental do litoral e impulsionar o turismo.Nos primeiros dias do ano, moradores e turistas da Baixada Santista sofreram com surtos de gastroenterite, uma doença que causa diarreia, vômito e náusea. “Penso que o caso de São Paulo acendeu uma luz amarela forte”, alertou a professora de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Monica Ferreira da Costa. “Porque esses eventos podem se tornar cada vez mais frequentes e mais impactantes.”
Embora a Baixada Santista tenha chamado a atenção da mídia devido à grande quantidade de casos de gastroenterite, o problema é recorrente em muitas praias brasileiras no verão. Cidades de Santa Catarina e Paraná também registraram aumento da doença em 2025, pressionando o sistema de saúde.
Ainda não foi encontrada a origem dos surtos em São Paulo, mas especialistas dizem que há uma forte correlação com a falta de saneamento básico adequado. Esgoto não tratado e lixo espalhado nas cidades vão parar nos rios e, depois, no mar, levando junto patógenos como vírus, bactérias, fungos e vermes. “Tudo o que você pode pegar no esgoto você pode pegar na praia, inclusive na areia”, salientou Costa.
A Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo (SES) encontrou o norovírus, um patógeno geralmente transmitido por via fecal-oral, em amostras das fezes de pacientes em Guarujá e em Praia Grande. Por isso, nesse caso, a gastroenterite está sendo chamada de virose.
Costa, especialista em poluição marinha, destaca que, além da falta de saneamento adequado, principalmente de coleta e tratamento de esgoto, outro fator pode fazer os surtos ficarem mais frequentes e impactantes: as mudanças climáticas.
“As mudanças climáticas estão facilitando a sobrevivência desses microrganismos e ajudando na sua dispersão pelo meio ambiente. Porque há o aumento da temperatura da água e maior quantidade de água doce chegando ao mar, já que as chuvas estão mais frequentes, intensas e duradoras”, explicou a pesquisadora. DW
‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres são indicados para o Oscar 2025
Uma das notícias mais aguardadas pelos brasileiros nos últimos meses, Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui” estão oficialmente indicados ao Oscar 2025. A atriz é a primeira brasileira indicada na categoria de Melhor Atriz em 26 anos: a última foi sua mãe, Fernanda Montenegro, por “Central do Brasil”.
O longa brasileiro “Ainda Estou Aqui” também leva para casa duas indicações, por Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, com o anúncio da lista completa acontecendo após semanas de adiamento por causa dos incêndios em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Considerada a maior premiação do cinema mundial, o Oscar 2025 acontecerá em 2 de março, com transmissão a partir das 21h no Brasil. IE
Poluição atmosférica força fechamento de mais de 250 escolas em Bangcoc
Mais de 250 escolas em Bangcoc foram fechadas nesta quinta-feira (23) devido à poluição do ar, anunciaram autoridades na capital tailandesa, que pediram também que as pessoas trabalhem de casa e restringiram o tráfego de veículos pesados na capital tailandesa.
A poluição atmosférica é um fenômeno típico na Tailândia e em outros países da região nesta época do ano, quando o vento do inverno se mistura à fumaça da queima de restolho agrícola e dos automóveis.
Bangcoc foi classificada em sexto lugar no índice de cidades mais poluídas do mundo na manhã desta quinta-feira pelo serviço de monitoramento IQAir.
Os níveis de PM 2,5 (micropartículas cancerígenas que podem entrar no sangue através dos pulmões) atingiram 122 microgramas por metro cúbico.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a exposição média ao longo de 24 horas não exceda as 15 microgramas.
Essa situação levou ao fechamento de 194 das 437 escolas sob a responsabilidade da Autoridade Metropolitana de Bangcoc, desde jardins de infância até escolas de ensino médio.
Enquanto isso, 58 das 156 escolas sob a autoridade do Escritório de Educação Básica, uma agência do governo central, também fecharam nesta quinta-feira, disseram as autoridades.
No início desta semana, as autoridades pediram que as pessoas trabalhassem de casa por meio de um programa voluntário, mas apenas 100.000 participantes se inscreveram em uma cidade com cerca de 10 milhões de habitantes.
Também restringiram o acesso a caminhões de seis rodas em algumas partes da capital até sexta-feira à noite.
O governo anunciou incentivos para conter a queima de restolhos e está testando um novo método para combater a poluição atmosférica pulverizando água fria ou gelo seco no ar, mas com pouco sucesso até agora. EC