Polícia Militar fez blitz de trânsito na noite de ontem em Presidente Epitácio

Na noite de ontem (25/04), Policiais Militares da 2ª Companhia do 42º BPM/I realizaram uma Operação de Fiscalização de Trânsito em Presidente Epitácio/SP.
A ação teve como objetivo intensificar o patrulhamento, estabelecer pontos de bloqueio e estacionamento, realizar vistorias veiculares e abordagens a pessoas, com foco na fiscalização de trânsito, na redução dos índices criminais e no aumento da percepção de segurança por meio da presença policial.
Durante a operação, foram montados dois pontos de bloqueio, resultando em 40 abordagens — 26 automóveis e 14 motocicletas. Foram lavrados 11 autos de infração diversos e registradas 3 recusas ao teste do etilômetro.
A iniciativa reforça o compromisso da Polícia Militar com a segurança viária e a prevenção de acidentes. AMN
Carteira perdida
O senhor José Carlos Santana perdeu uma carteira contendo todos os seus documentos. Quem a encontrou, por gentileza, entre em contato pelo telefone (18) 3271-2460 — haverá uma boa recompensa. Também é possível enviar informações via WhatsApp pelo número (18) 99680-0310, ou diretamente aqui em nosso blog.
Notícias da última hora
COLLOR COMEÇA A CUMPRIR PENA
O ex-presidente Fernando Collor de Mello começou a cumprir seu período de detenção no presídio Baldomero Cavalcante, em Maceió, uma unidade superlotada e em péssimas condições estruturais, segundo afirmam relatórios do CNJ (Conselho Nacional de Justiça)e do MNCPT (Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura). Entre os problemas estão a presença de animais como escorpiões e baratas, além de um canal aberto onde o esgoto seria despejado. Conforme dados de 2 de abril do sistema Geopresídios (do CNJ), no presídio havia 1.324 presos nas 892 vagas. Entre eles, 113 são presos provisórios (à espera de julgamento). É o presídio de Alagoas que apresenta o maior déficit de vagas. UOL
ZELESNKY CONVERSA COM TRUMP NO VATICANO
Os presidentes dos Estados Unidos e Ucrânia, Donald Trump e Volodymyr Zelensky, se encontraram rapidamente na basílica de São Pedro durante o funeral do papa Francisco. Nas redes sociais, Zelensky afirmou que reunião com Trump no Vaticano “tem potencial para se tornar histórica”. “Boa reunião. Discutimos muito, um a um. Esperando resultados em tudo o que abordamos. Proteger a vida de nosso povo. Cessar-fogo total e incondicional”, escreveu o ucraniano. UOL
MANTINHA A MÃE PRESA EM CASA
Um homem de 37 anos foi preso em flagrante pela Força Tática na noite desta quarta-feira (23), em Bataguassu, suspeito de manter a própria mãe, uma idosa de 67 anos, em cárcere privado e sob ameaça. O caso ocorreu em uma residência na Rua Margarida, no Jardim Santa Rosa. A polícia foi acionada por volta das 18h40. O denunciante, outro filho da vítima, informou que seu irmão estaria mantendo a mãe presa dentro da própria casa dela. Ao chegarem ao local, os policiais da Força Tática conseguiram contato com a vítima. A idosa confirmou que estava sendo impedida de sair de casa pelo filho. Segundo seu depoimento, o homem a mantinha trancada e, quando confrontado, a ameaçava de posse de um facão. CENÁRIOS MS
Corpo do Papa Francisco foi sepultado

O papa Francisco foi sepultado neste sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Ele se torna o primeiro pontífice em cerca de 100 anos a ser enterrado fora do Vaticano.
Um cortejo fúnebre levou o caixão do papa para a igreja. O próprio pontífice pediu para ser enterrado lá. Ainda segundo a Santa Sé, 150 mil pessoas estiveram presentes no cortejo.
O funeral aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano. A Santa Sé afirmou que mais de 250 mil pessoas, além de dezenas de chefes de Estado, compareceram. A cerimônia durou 2 horas e 10 minutos.
A cerimônia começou com a Missa de Exéquias, uma celebração dedicada aos fiéis que faleceram. De acordo com a agência de notícias Reuters, ela deveria ser concelebrada por 220 cardeais e 750 bispos e padres perto do altar, além de outros 4 mil padres na praça.
As autoridades limitaram o número de pessoas permitidas na Praça de São Pedro, com muitos enlutados reunidos atrás de barreiras. Um amplo corredor de segurança também foi estabelecido na divisa do Vaticano com a Praça Pio XII para permitir a circulação das autoridades. CNN
Corinthians e Dorival Júnior se acertam, e anúncio da contratação fica por detalhes
Falta pouco para que Dorival Júnior seja anunciado como novo comandante do Corinthians. Após dias de negociação, a diretoria alvinegra e o técnico chegaram a acordo nesta sexta-feira por um contrato até o fim de 2026.
Aniversariante do dia (completa 63 anos), Dorival Júnior está em Florianópolis, onde mora, e embarcará para São Paulo nas próximas horas. Ele chegará ao Corinthians junto dos auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero, além do preparador físico Celso de Rezende.
A negociação entre o clube e Dorival começou na última terça, após Tite declinar em acerto verbal com o Timão, e foi encabeçada do lado corintiano pelo diretor executivo Fabinho Soldado. Ele viajou a Santa Catarina e falou pessoalmente com o treinador.
Na primeira reunião realizada na casa de Dorival Júnior, o dirigente detalhou o trabalho que está sendo realizado no CT Joaquim Grava, os planos de médio e longo prazo do departamento de futebol e manifestou interesse que o treinador assumisse o projeto junto de sua comissão técnica.
Na sequência, as partes passaram a tratar de questões financeiras e outros detalhes contratuais.
Na madrugada de quinta para sexta-feira, já em São Paulo, Fabinho Soldado teve uma nova rodada de negociações. A resposta positiva de Dorival veio na manhã desta sexta.
A data de estreia de Dorival ainda não está confirmada. O próximo jogo do Corinthians é neste domingo, contra o Flamengo, no Maracanã. Depois, a equipe volta a campo na quarta, contra o Novorizontino, pela Copa do Brasil. GE
Queda de uma mulher de um prédio no centro de Presidente Prudente.

Foi registrado há pouco, em Presidente Prudente, a queda de uma jovem de 20 anos de um prédio localizado na Rua Djalma Dutra, nas proximidades da Maffei. A via está interditada para o trabalho das equipes de emergência.
A Polícia está no local para identificar a vítima e apurar as circunstâncias do ocorrido. Ainda não há informações sobre as causas da queda.
Estudante morta na França recebeu 57 facadas
A estudante do ensino médio que morreu na quinta-feira (24) em um ataque de faca por outro aluno em uma escola particular em Nantes, oeste da França, foi esfaqueada 57 vezes, disse o Ministério Público nesta sexta-feira (25).
O promotor de Nantes, Antoine Leroy, também forneceu mais detalhes sobre o agressor, que também feriu outros três estudantes e foi detido após o ataque.
O jovem era “extremamente solitário” e fascinado por Hitler. No entanto, os investigadores ainda não conseguiram explicar definitivamente as motivações do ataque.
O ataque ocorreu por volta das 12h30 do horário local (07h30 de Brasília) na escola Notre Dame de Toutes Aides. Gerou grande comoção na França, onde ataques dentro ou perto de escolas perpetrados por adolescentes armados com facas se tornaram comuns nos últimos anos.
“As pessoas o conheciam como um depressivo; ele dizia que adorava Hitler”, disse uma aluna da escola à AFP.
Leroy confirmou em coletiva de imprensa nesta sexta-feira que o agressor tinha “claras tendências suicidas”.
A adolescente que morreu sofreu “57 facadas, principalmente na parte superior do corpo, crânio e garganta”, acrescentou, citando os resultados da autópsia.
“Do jeito que as coisas estão, não há fatores desencadeantes que nos ajudem a compreender” essa tragédia, ele explicou. No entanto, a motivação de “uma possível relação afetiva com a jovem que ele matou” foi descartada, afirmou.
Pouco antes de atacar seus colegas, o agressor enviou um e-mail confuso, ao qual a AFP teve acesso.
Na mensagem, ele falou sobre “a globalização [que] transformou o nosso sistema em uma máquina de decomposição humana” e pediu uma “revolta biológica” para que “o equilíbrio natural, por mais cruel que seja”, possa recuperar “seu lugar” diante do “ecocídio globalizado”.
Alunos da escola prestaram homenagem às vítimas nesta sexta-feira colocando flores na entrada da escola. IE
Ana Beatriz

George Santos é condenado a 7 anos de prisão por fraude
O controverso ex-deputado republicano George Santos, que é filho de brasileiros e está envolvido em uma série de polêmicas pessoais, profissionais e políticas, foi condenado a mais de sete anos de prisão nesta sexta-feira (25).
O político foi sentenciado a 87 meses de detenção pela juíza Joanna Seybert e ouviu o veredicto soluçando. “Onde está o remorso dele? Onde eu o vejo?”, questionou a magistrada, observando que Santos parecia pensar que “a culpa era sempre de outra pessoa”.
O republicano de Nova York, que serviu no Congresso por apenas um ano antes de seus colegas da Câmara o destituírem em 2023, se declarou culpado no verão passado por fraude eletrônica federal e roubo de identidade qualificado.
Na ocasião, ele admitiu ter fraudado vários doadores e roubado as identidades de quase uma dúzia de pessoas, incluindo membros de sua família, para financiar sua campanha.
Como parte de um acordo judicial, Santos concordou em pagar aproximadamente US$ 580 mil em multas, além de cumprir sua pena de prisão. (ANSA).
Aniversário de Cláudia Sorge na Autoeste

Ontem, o final do expediente na Autoeste de Presidente Venceslau foi marcado por um momento especial: a comemoração do aniversário da vendedora Cláudia Sorge. Com direito a “Parabéns a você”, salgadinhos e bolo, a equipe se reuniu para celebrar a data.
Participaram da confraternização Suellen, Matheus, Vitinho, Isabel, Ronielle, Lincoln e Éverton, conforme foto publicada pelo Blog.
Sorridente e emocionada, Cláudia agradeceu o carinho de todos. Parabéns e muitas felicidades! AMN
Chuvas causam acidentes em rodovias da região


Ontem, durante o período de chuvas, foram registrados quatro acidentes no trecho entre Presidente Epitácio e Presidente Prudente. Um deles ocorreu devido ao acúmulo de água na pista, que deixou o piso escorregadio. Outros dois acidentes aconteceram na Rodovia da Integração, nas proximidades da entrada de Marabá Paulista, e na estrada vicinal da Aymoré, onde houve um capotamento.
Sempre que chove por várias horas seguidas, aumentam os registros de acidentes nas estradas da região, especialmente na Rodovia Raposo Tavares. Apesar do canteiro central e da boa manutenção lateral, o asfalto ainda apresenta acúmulo de água e torna-se escorregadio — um dos principais problemas da pista em dias de chuva.
O carro mostrado em uma das fotos teve danos consideráveis na lateral após a condutora perder o controle ao passar por uma poça. O veículo deslizou, bateu na mureta central e rodopiou na pista. Apesar do susto e da violência do acidente, a motorista não se feriu. O automóvel foi removido pela concessionária responsável pela rodovia até a entrada de Presidente Venceslau.
Em dias de chuva, os motoristas são constantemente alertados pelos meios de comunicação para redobrar a atenção, reduzir a velocidade e ficar atentos ao comportamento dos outros veículos. No entanto, mesmo com essas orientações e com os acidentes frequentes durante períodos chuvosos, muitos condutores ainda insistem em trafegar em alta velocidade, aumentando os riscos nas estradas. AMN
Tomate, café moído e perfume pressionam o IPCA-15 de abril
O aumento de 32,67% no tomate resultou na maior pressão sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de abril. O subitem respondeu por uma contribuição de 0,08 ponto porcentual para a taxa de 0,43% apurada pelo IPCA-15 de abril, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Também figuraram no ranking de maiores contribuições sobre o IPCA-15 de abril os subitens café moído (alta de 6,73% e impacto de 0,04 ponto porcentual), perfume (2,49% e 0,03 ponto porcentual), plano de saúde (0,57% e 0,02 ponto porcentual), lanche (1,23% e 0,02 ponto porcentual), refeição fora de casa (0,50% e 0,02 ponto porcentual), leite longa vida e (2,44% e 0,02 ponto porcentual) e conserto de automóvel (1,02% e 0,02 ponto porcentual).
Na direção oposta, a passagem aérea foi o subitem de maior alívio sobre a inflação de abril, com queda de 14,38% e contribuição de -0,11 ponto porcentual.
As demais principais influências negativas partiram de arroz (queda de 3,07% e impacto de -0,02 ponto porcentual) e gasolina (-0,29% e -0,02 ponto porcentual). EC
Quatro policiais civis são presos suspeitos de cobrar propina de funkeiros em SP
Quatro policiais civis de Santo André, no ABC paulista, foram presos na manhã desta sexta-feira, 25, pela Polícia Federal, suspeitos de cobrar propina de funkeiros ‘influencers’ que usavam suas redes sociais para divulgar rifas ilegais. A ação, em conjunto com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), teve apoio da Corregedoria da Polícia Civil.
Os policiais alvos da ação são lotados no 6º Distrito Policial da cidade. Foram cumpridos também mandados de busca e apreensão em endereços de Santo André, Mauá e São Paulo.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado confirmou a prisão preventiva dos quatro agentes e informou que a Corregedoria da Polícia Civil presta apoio à operação da PF e do MP-SP.
A reportagem tenta contato com as defesas dos policiais presos, que não tiveram os nomes divulgados.
Conforme o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP-SP, as prisões foram feitas em decorrência das investigações feitas a partir das operações Latus Actio 1 (e Lactus Actio 2, deflagradas, respectivamente, nos dias 12 de março e 12 de dezembro de 2024), contra uma organização criminosa constituída para arrecadar propina dentro da repartição policial.
Naquelas ocasiões, um policial civil foi preso preventivamente e outro, afastado do serviço. Celulares dos envolvidos também foram apreendidos e a investigação teve acesso ao conteúdo de conversas mostrando que os policiais extorquiam dinheiro de ‘funkeiros’ conhecidos, além de donos de produtoras e empresários dos artistas para não investigar a divulgação de rifas e jogos de azar.
Os mandados para a operação atual foram expedidos pela Justiça, que decretou também a quebra do sigilo bancário dos investigados.
Ainda segundo o MP, os agentes da Polícia Civil instauravam procedimentos de Verificação de Procedência de Informações (VP) supostamente para apurar a prática de sorteios (rifas) ilegais realizados pelos influenciadores através de suas redes sociais. A conduta poderia configurar a contravenção penal por exploração de jogos de azar e crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.
O VP é uma apuração preliminar de fatos ou denúncias que podem ensejar a abertura de inquérito policial. “Entretanto, o verdadeiro objetivo dos policiais era a solicitação de vantagem econômica indevida (propina) aos investigados e seus respectivos advogados, sob o argumento de não dar prosseguimento à apuração”, diz o MP.
Para a operação, além do MP-SP, foi mobilizada a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em São Paulo (Ficco/SP), composta atualmente pela Polícia Federal, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). EC
STF forma maioria para condenar mulher que pichou estátua da Corte com batom
A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para condenar Débora Rodrigues dos Santos por ter pichado com um batom a estátua “A Justiça” com os dizeres “perdeu, mané”, durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. O ministro Luiz Fux, no entanto, abriu divergência e sugeriu uma pena menor.
Os magistrados formaram o placar de 3 a 0 pela condenação, mas a pena final ainda precisa ser definida. O julgamento sobre o caso foi retomado nesta sexta-feira, 25, depois que o ministro Fux pediu vista (mais tempo para análise).
O ministro Luiz Fux votou para condenar a mulher, porém, propôs a pena de um ano e seis meses de reclusão. Em seu voto, o magistrado destacou que Débora já ficou presa por mais tempo do que a sentença sugerida.
Por outro lado, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram pela condenação de 14 anos de prisão. Ainda faltam decidir sobre o caso Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Débora foi acusada de participação nos atos antidemocráticos. Ela responde por cinco crimes, que são: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; associação criminosa; dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
A PGR (Procuradoria-Geral da República) destacou que a gravação que mostra o momento em que Débora pichou a estátua comprova a participação dela no crime. Além disso, a cabeleireira confirmou em interrogatório ser a pessoa nos registros.
Mesmo ao final do julgamento da Primeira Turma, ainda cabe recurso no próprio STF. IE
Após audiência de custódia, Moraes determina que Collor fique preso em regime fechado na ala especial de presídio de Maceió
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/H/x/wgrr1wS3WsJg3rhXhysA/collor-audiencia.jpeg)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (25) a transferência do ex-presidente Fernando Collor para uma ala especial do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió (AL).
A transferência foi realizada por volta das 14h em uma viatura da Polícia Federal.
Como Collor é ex-presidente da República, ele ficará, em regime fechado, em uma cela individual do estabelecimento prisional.
Moraes tomou a decisão após audiência de custódia de Collor na Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, onde ele está detido. Durante a audiência, o ex-presidente pediu para ficar preso na capital alagoana e não ser transferido para Brasília.
Mais cedo, a defesa de Collor pediu ao STF a concessão de prisão domiciliar para o ex-presidente, que, segundo os advogados, apresenta “comorbidades graves” e idade avançada, 75 anos.
Segundo a defesa, o ex-presidente tem Parkinson, apneia grave do sono e transtorno afetivo bipolar.
Diante desse pedido, Moraes determinou que a direção do presídio de Maceió informe, no prazo de 24 horas, se tem “totais condições” para tratar da saúde de Collor. E encaminhou a solicitação de prisão domiciliar para análise da Procuradoria-Geral da República. G1
Ao tentar fugir por muros e telhados, procurado pela Justiça é preso em Dracena
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/q/4/B9nabBTQStDTWKw9G7gg/a2787151-fb57-4d10-b1d6-37ee8799cd0c.jpg)
Um homem, que estava sendo procurado pela Justiça, foi preso, nesta sexta-feira (25), no Centro, em Dracena (SP).
O caso ocorreu por volta das 11h.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi localizado e fugiu em uma motocicleta.
Durante a perseguição policial, para não ser pego, o homem pulou muros e telhados de várias residências, mas acabou sendo capturado e preso.
Ainda conforme a Polícia Militar, a ocorrência ainda está em atendimento. G1/Prudente
PMA diz que ‘esgotou todos os estoques de alimentos’ para famílias em Gaza
O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU advertiu nesta sexta-feira (25) que esgotou todas as suas reservas de alimentos em Gaza, assolada pela guerra, onde Israel bloqueia a entrada de toda ajuda humanitária desde 2 de março.
“Hoje, o PMA entregou as últimas reservas de alimentos e comidas quentes que lhe restavam nos refeitórios da Faixa de Gaza. Se espera que esses refeitórios fiquem sem alimentos nos próximos dias”, declarou o PMA em um comunicado.
Em guerra desde outubro de 2023 contra o Hamas na Faixa de Gaza, Israel bloqueia desde 2 de março a entrada de ajuda humanitária no território palestino, acusando o movimento islamista de desviar a ajuda, o que desmente.
“Esse é o fechamento mais longo” já registrado na Faixa de Gaza, disse o PMA.
Após mais de 18 meses de combates devastadores, a ONU adverte sobre uma situação humanitária catastrófica para os 2,4 milhões de habitantes do território.
“Há semanas as cozinhas que servem comidas quentes são a única fonte constante de ajuda alimentar para a população de Gaza”, disse o PMA.
E “ainda que só cubram a metade da população e apenas 24% das necessidades alimentares diárias, foram um apoio vital essencial”, acrescentou.
Segundo esta agência da ONU, as 25 padarias que apoiova em Gaza se viram obrigadas a fechar em 31 de março por falta de farinha de trigo e óleo de cozinha.
Segundo o PMA, mais de 116.000 toneladas de ajuda alimentar, “suficiente para alimentar um milhão de pessoas durante quatro meses”, estão armazenadas próximo aos corredores humanitários, à espera de entrar no território. AFP
Cuide-se todos os dias com a Farmais!
A sua saúde e bem-estar começam com pequenos hábitos que fazem toda a diferença. No Mês da Saúde, queremos lembrar você da importância do autocuidado, da prevenção e de escolhas que promovem mais qualidade de vida. Seja na rotina de higiene, nos cuidados diários com a pele ou na proteção solar, estamos aqui para oferecer praticidade, qualidade e preços especiais.
Na Farmais, você encontra tudo o que precisa para se cuidar e viver melhor, com condições imperdíveis e um atendimento sempre próximo e confiável. Venha conferir nossas ofertas e cuide de quem mais importa: você!
“Melhor zagueiro do Brasil”, Léo Pereira muda status no Flamengo e faz Filipe Luís cogitar trio na zaga
Depois de 13 jogos seguidos, sendo sete após a Data Fifa de março, Léo Pereira ganhou um descanso e foi poupado no empate em 0 a 0 com a LDU no Equador, pela Libertadores. O zagueiro deve voltar ao time no jogo contra o Corinthians neste domingo, às 16h (de Brasília) no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
Enquanto muitos rubro-negros imaginaram que a zaga titular do Flamengo em 2025 passaria a ser formada por Léo Ortiz e Danilo, dupla que jogou contra a LDU, Filipe Luís tem outros planos. Em entrevista coletiva depois da partida na terça-feira, o técnico comentava os desfalques e deixou escapar que considera Léo Pereira hoje o melhor zagueiro em atividade no futebol brasileiro:
— Essa concorrência faz eles crescerem. Hoje, por exemplo, para mim, o melhor zagueiro do Brasil até agora, que foi o Léo Pereira, ficou fora, os outros dois jogaram muito. Então, para mim, é isso, é ter um elenco completo e equilibrado para eu poder depois escolher e a equipe ser forte independente das peças que faltem.
Léo Pereira soma 235 jogos e 12 gols com a camisa rubro-negra.
A titularidade do camisa 4 rubro-negro já era sólida com Tite, mas com Filipe Luís ele subiu ainda mais de status no Flamengo aos 29 anos. Apesar de no ano passado seu empresário, Ricardo Scheidt, dizer em entrevista ao site “Coluna do Fla” que pretendia levar o zagueiro para a Europa ou Mundo Árabe, o clube não pretender abrir mão de Léo Pereira, com quem tem contrato até o fim de 2027.
O Flamengo não sofreu gols nos últimos quatro jogos: contra Grêmio, Juventude, Vasco e LDU. A recuperação de lesão de Danilo e a satisfação com os rendimentos de Léo Pereira e Léo Ortiz já fazem Filipe Luís até cogitar uma nova formação com três zagueiros no Flamengo.
— Com certeza é uma possibilidade que eu contemplo, com três zagueiros. Usar Léo (Ortiz), Léo (Pereira) e Danilo, como também usar algum lateral como zagueiro, tanto Varela como Alex Sandro, Ayrton Lucas, para fazer essa função e adaptá-la. Depende do que o jogo pede. Sempre olho bastante o adversário e faço meu plano de jogo em função dele. Vão ter vezes com 3-4-3, 3-5-2, 4-4-2. Importante é que os jogadores dominam bem esse sistema — declarou o técnico após o 0 a 0 com o Vasco no último sábado. GE
4
Gilmar pede destaque e decisão sobre prisão de Collor será analisada pelo plenário

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou para o plenário físico o julgamento sobre a manutenção da prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello, detido na madrugada desta sexta-feira, 25. Com a medida, o julgamento no plenário virtual está suspenso e há expectativa de uma sessão extraordinária ainda nesta sexta.
Collor foi preso após uma decisão monocrática de Alexandre de Moraes, que recusou os recursos da defesa do ex-presidente, condenado a 8 anos e 10 meses de prisão. Na avaliação do ministro, os advogados do ex-senador usaram os embargos para protelar a prisão.
O voto de Moraes foi seguido pelo ministro Flávio Dino, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso no plenário virtual. Gilmar Mendes pediu para que a análise fosse para o plenário físico, mas não há impedimento para que outros pares adiantem o voto virtualmente.
Interlocutores do STF apontam que a decisão de Mendes foi tomada pela necessidade de discussão e repercussão do caso. O pedido não suspende a prisão do ex-presidente, que deve continuar preso em Maceió.
Nos bastidores, há a expectativa de que o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, convoque uma sessão extraordinária para a análise do caso ainda nesta sexta-feira, já que não haverá sessões presenciais do STF na próxima semana.
Fernando Collor é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-presidente aguardava os recursos no STF desde 2023, quando foi condenado por cobrar propinas em contratos da BR Distribuidora, entre 2010 e 2014.
De acordo com as investigações, o também ex-senador teria atuado para que a subsidiária da Petrobras assinasse um contrato com a UTC Engenharia para a construção de bases para distribuição de combustíveis.
Conforme o Ministério Público, as irregularidades geraram R$ 29,9 milhões em propinas. O ex-presidente nega as acusações. Além dele, outros dois empresários foram condenados no esquema.
Collor foi o 32° Presidente do Brasil, de 1990 até 1992. Ele renunciou enquanto respondia a um processo de impeachment aprovado pelo Senado. Depois disso, foi senador por Alagoas de 2007 até 2023. IE
Preços do grupo Alimentação e Bebidas sobem pelo 8º mês seguido no IPCA-15
O gasto das famílias brasileiras com alimentação e bebidas subiu em abril pelo oitavo mês consecutivo. O grupo Alimentação e Bebidas teve uma elevação de 1,14% em abril, resultando numa contribuição de 0,25 ponto porcentual para a taxa de 0,43% registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) neste mês, segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O encarecimento da alimentação respondeu por cerca de 60% de todo o IPCA-15 de abril. Se somada ainda a elevação no custo de Saúde e Cuidados Pessoais, apenas os dois grupos responderam por 88% do IPCA-15 de abril.
A alimentação no domicílio avançou 1,29% em abril. Houve aumentos no tomate (32,67%), café moído (6,73%) e leite longa vida (2,44%).
A alimentação fora do domicílio aumentou 0,77%. A refeição fora de casa subiu 0,50%, e o lanche avançou 1,23%. IE
Mais de 120 mil pessoas já passaram por velório do papa; caixão será fechado hoje

Mais de 120 mil pessoas já passaram pelo velório do papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano, enquanto a exposição do corpo do finado pontífice no principal templo do catolicismo caminha para suas horas finais.
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, desde as 11h (horário local) de quarta-feira (23) até as 8h desta sexta (25), pelo menos 128 mil fiéis haviam prestado sua homenagem a Jorge Mario Bergoglio, falecido na última segunda (21), aos 88 anos, vítima de um AVC seguido de uma parada cardiocirculatória, após mais de dois meses de luta contra uma pneumonia.
Pela segunda noite seguida, o Vaticano estendeu o horário de abertura da basílica, desta vez da meia-noite para 2h30 da madrugada desta sexta, para permitir que as pessoas na fila conseguissem participar do velório.
O templo foi reaberto às 5h40 e deve receber fiéis até as 18h (horário local), uma hora antes do que estava programado. Já o ritual de fechamento do caixão está previsto para as 20h, enquanto o funeral solene acontecerá a partir das 10h de sábado (26), na Praça São Pedro, com a presença esperada de mais de 150 delegações estrangeiras, incluindo dezenas de chefes de Estado, além de 200 mil fiéis.
Após a cerimônia, um cortejo fúnebre de cerca de seis quilômetros levará o corpo de Francisco pelas ruas do centro histórico de Roma até a Basílica de Santa Maria Maggiore, local do sepultamento, que será realizado de forma privada. (ANSA).
Campeão mundial pela França lamenta fase da seleção brasileira: “Muito triste ver nesse nível”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/1/y/2ynTpGQGeRkqwnn0FEmA/gettyimages-1361927098.jpg)
O ex-jogador Frank Leboeuf lamentou o momento vivido pela seleção brasileira. Campeão mundial pela França em 1998, o ex-zagueiro derrotou uma forte geração brasileira na decisão. O Brasil chega à próxima Copa igualando o maior período sem títulos mundiais: 24 anos. Leboeuf acredita que é o momento da Seleção reagir.
O francês jogou as Copas de 1998 e 2002, período em que o Brasil também viveu um cenário de instabilidade com os treinadores até Felipão assumir no ano do Penta. Apesar do momento de indefinição do comandante brasileiro, o ex-zagueiro acredita que importante para todos que a Seleção vá bem.
— É hora de eles reagirem, porque têm os nomes para isso. Estou muito triste de ver a seleção brasileira nesse nível, porque o Brasil é o país do futebol. Então, se o Brasil for bem, todos vão bem, porque lutamos contra eles, competimos e queremos fazer melhor do que eles — garantiu o francês.
No atual ciclo, iniciado com a saída de Tite e de sua comissão depois da Copa de 2022, a Seleção foi treinada por Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival Júnior. Os principais resultados do período causaram a eliminação nas quartas de final da última Copa América e uma campanha irregular nas eliminatórias para o Mundial de 2026, que classifica a Seleção em quarto lugar neste momento.
A Seleção, agora, vive a expectativa de quem será o comandante à beira do campo para tentar não estender o jejum sem o título mundial. Ancelotti vive um momento conturbado no Real Madrid, com a eliminação nas quartas de final da Champions League, e voltou ao radar do Brasil. Para Leboeuf, o italiano pode ser a solução. GE
WhatsApp tem nova ferramenta contra ‘vazamento’ de conversas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/J/S/0zmlh5ThGelNjZMAhBGg/brazilian-portuguese.whatsapp-advanced-chat-privacy-1.png)
O WhatsApp lançou uma nova ferramenta para impedir que conteúdos sensíveis das conversas sejam levados para fora do aplicativo.
O recurso, chamado de Privacidade avançada da conversa, foi anunciado nesta quarta-feira (23) e está sendo disponibilizado aos poucos para os usuários.
Segundo a Meta, dona do WhatsApp, ao ser ativada, a ferramenta impede que:
- a conversa seja exportada, ou seja, que seu histórico seja baixado em forma de arquivo;
- mídias (como fotos, vídeos e documentos) da conversa sejam salvas automaticamente na galeria dos celulares dos participantes;
- a Meta AI (ferramenta de inteligência artificial da companhia) seja usada dentro da conversa, por exemplo, para tirar dúvidas dos participantes.
A novidade funciona tanto para conversas de duas pessoas quanto para grupos.
Vale destacar que o recurso pode ser ativado ou desativado por qualquer participante da conversa. Embora, em grupos, os administradores tenham a opção de restringir essa ação somente a si mesmos.
A big tech destaca também que esta é a primeira versão da ferramenta e que ela não garante privacidade total. Isso porque arquivos de mídia ainda podem ser salvos manualmente, e nada impede que os participantes façam capturas de tela das mensagens.
Como ativar a Privacidade avançada da conversa?
- Abra a conversa (individual ou grupo) no WhatsApp;
- Toque no nome do contato ou do grupo na parte superior da tela;
- Procure e toque na opção Privacidade avançada da conversa (se ela já estiver disponível);
- Ative a funcionalidade. G1