15 cidades da região figuram em ranking de ações sustentáveis de SP

Início » Blog » 15 cidades da região figuram em ranking de ações sustentáveis de SP
Imagem Ilustrativa

Ao todo, 15 cidades da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo foram certificadas no Ranking Ambiental Paulista, do PMVA (Programa Município Verde Azul), divulgado na última quarta-feira (confira na tabela). Em todo Estado, mais de 200 cidades figuram no ranking do PMVA, que é de iniciativa da Sima (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente) e com a certificação dos municípios que se destacaram ao longo de 2021 pelos trabalhos na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis.

Adamantina e Presidente Prudente ainda foram reconhecidas com o Prêmio Governador André Franco Montoro, que concede honraria aos municípios melhores colocados em cada UGRHI (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos). O prefeito de Adamantina, Márcio Cardim (União Brasil), atribui a boa colocação do município, 26º no ranking do PMVA, ao trabalho administrativo desempenhado frente à questão ambiental. Cardim relata que o prêmio é um reconhecimento aos programas sustentáveis desenvolvidos em Adamantina, entre eles, o projeto de compostagem “Euroclima Plus” e o programa de eficiência energética.

“O projeto de compostagem já foi premiado em outras situações. Nós aprovamos este projeto junto à União Europeia, acho que [Adamantina] é o único município do país que conquistou este projeto, que tem financiamento da União Europeia”, relata Cardim. “E tem o programa de eficiência energética, parceiro deste [projeto de compostagem]”, explica o prefeito de Adamantina.

Segundo Cardim, foram investidos cerca de R$ 2 milhões nos dois programas, onde as podas de árvores do município são trituradas e convertidas em adubo para mais de 100 produtores rurais da agricultura familiar, que recebem o composto gratuitamente. “Temos relatos destes produtores que a produção está melhorando em 50% a mais do que antes. O composto, além de ser sustentável e fazer parte das boas práticas agrícolas, ainda ajuda a diminuir o uso de inseticidas nas plantas”, afirma o chefe do Executivo de Adamantina, que também cita os programas de Aquisição de Alimentos Municipal, Munícipio Mais Verde (plantio de árvores do viveiro municipal em frente a residências) e a Horta Municipal na inserção desta cadeia de sustentabilidade no município. “Também intensificamos a fiscalização a arborização do município. Criamos cartilhas e demos cursos aos podadores, que hoje seguem a recomendação e fazem a poda correta”, pontua Cardim.

“Se não fizermos isso, nós estamos colocando em risco todo o nosso planeta”, elucida o prefeito de Adamantina a respeito da importância de seguir uma agenda ambiental sustentável. Cardim ilustra que, além da continuidade e ampliação dos projetos atuais, a intenção da administração municipal, em um futuro próximo, é substituir as lâmpadas convencionais de sódio da iluminação pública por lâmpadas de LED. “Também estamos programando a construção de uma usina fotovoltaica para a geração de energia”, complementa Marcio Cardim.

O Imparcial
09:20:02

Uma resposta

  1. Por falar nisso…Cadê o triturador de residuos de podas que a prefeitura teve?

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1