Prática de Esportes: uma Necessidade desde o Tempo das Cavernas

Estamos em meio à Copa do Mundo. Gostando ou não de futebol, uma coisa é certa: é visível como as pessoas se importam com o esporte, torcem e vibram. E isso vale também para outras competições esportivas, como as Olimpíadas e mesmo para outros tipos de jogos. Mas, qual a razão desse interesse pela prática de esportes?

Quem não gosta muito, costuma dizer que não vê sentido na torcida. E quem leva uma vida sedentária, prefere evitar praticar qualquer atividade física… Bom, o que os pesquisadores descobriram é que tudo isso faz e fez parte de nossa evolução. Por isso nos importamos tanto!

Pesquisadores da Universidade do Oregon, nos EUA, comentam que a prática de esportes competitivos já acontecia quando os seres humanos eram caçadores-coletores, há muitos, muitos anos atrás. Mas eles não faziam isso apenas para se divertir.

A hipótese dos cientistas é que esses esportes eram motivados pela necessidade de praticar habilidades que seriam úteis para a sobrevivência. Afinal de contas, era preciso correr, lutar e agir de forma coordenada em grupo, tanto para conseguir comida quanto para se proteger de outros grupos humanos inimigos. Além de treinar o corpo, nossos antepassados aprendiam a colaboração mútua, fundamental se quisessem manter-se vivos.

A prática de esportes geralmente consistia em jogos de um grupo contra o outro, cada um tentando alcançar um objetivo e evitando que os rivais conseguissem o mesmo. Isso te lembra alguma coisa atual? Pois é! Boa parte dos esportes é assim hoje em dia!

Prática de esportes e sua saúde hoje

Os pesquisadores também concluíram que, mesmo nessas sociedades antigas, o interesse pela prática de esportes e competições começava na infância e adolescência.

Era uma oportunidade dos mais jovens expressarem sua agressividade e competitividade sem se machucar em embates reais. E, é claro, treinavam para quando crescessem e precisassem de habilidades físicas no seu dia a dia.

Até hoje, os esportes e atividades físicas recreativas são uma ótima opção para a saúde dos pequenos… Mas também são para a sua! Praticar algo que você gosta certamente vai lhe livrar do sedentarismo e garantir uma vida mais saudável.

Foi assim que evoluímos. Nossas raízes mostram de onde vem nosso interesse pelo esporte e a necessidade de nos movimentarmos. Não somos mais caçadores-coletores, mas mesmo assim precisamos disso para uma Supersaúde. Movimente-se!

14:00:53

Toninho Moré
Toninho Moré, 61 anos. Jornalista, blogueiro, radialista, publicitário, fotógrafo, economista e escritor. Nascido em Presidente Venceslau. Editor da Revista Radar, produtor do Blog do Toninho, dono da Agência Moré Comunicação.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *