Para garantir estoque de sangue no fim do ano, HR intensifica busca por doadores

Doações de sangue podem ser feitas todos os dias da semana no Hospital Regional de Presidente Prudente (Foto: Assessoria de Imprensa Hospital Regional de Presidente Prudente/Divulgação)

Com a proximidade das festas de fim de ano, especialmente o Natal e o Réveillon, o banco de sangue do Hospital Regional de Presidente Prudente, tem intensificado a busca por doadores para todos os tipos sanguíneos.

De acordo com o médico responsável técnico pelo local, José Antônio Nascimento Bressa, o banco de sangue do HR recebe uma média de 30 doadores diariamente e 900 por mês. No entanto, conforme o especialista, a demanda média existente é de 1,2 mil transições mensais. Ou seja, um déficit de 300 bolsas, divididas entre diferentes tipos sanguíneos.

Desta maneira, com a chegada do fim de ano, sobretudo em relação as festividades e viagens de férias, Bressa explicou que a redução pode ser ainda mais evidente, com a queda de 30% no número de doadores.

“A tendência é a queda de doações e o aumento de casos mais graves. Por isso, a importância da conscientização dos doadores assíduos em não deixarem de comparecer, como a presença de novos doadores”, mencionou ele.

Para ser um doador

Segundo o HR, para doar sangue, basta ter acima de 50 quilos – homens e mulheres entre 18 e 60 anos -, e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam do acompanhamento dos pais e maiores devem levar documento de identidade com foto.

Os interessados em fazer doação devem comparecer no banco de sangue do HR, localizado na Rua José Bongiovani, 1297, no bairro Cidade Universitária. O local fica aberto todos os dias da semana, das 7h às 17h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

G1/Prudente
09:25:02

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *