Lixo começa a acumular

Fotos da sujeira e lixo na Praça Ernane Murad em Presidente Venceslau hoje pela manhã.

Estas são fotos feitas hoje pela manhã na Praça da Vila Ernane Murad em Presidente Venceslau. O acúmulo de lixo começa a aparecer em alguns pontos da cidade. As pessoas não estão entendendo o que vem acontecendo, mas isso já parece ser influência da dispensa de funcionários comissionados pela prefeitura. Hoje fiquei sabendo que a pessoa que comandava a coleta tinha cargo comissionado e sua saída afetou fortemente o setor.

Outros locais estão também desprovidos de funcionários como INCRA, que não está emitindo certidões, SEBRAE, que tem projetos de empreendimento parado, Banco do Povo, com vários pequenos financiamentos que seriam liberados agora em dezembro para sair e não puderam ter sua documentação oficializada e principalmente o PAT – Ponto de Atendimento ao Trabalhador, que também está parado. Em Presidente Venceslau houve um série de dispensas trabalhistas recentemente e o seguro desemprego para todo esse pessoal está tendo que ser feito por intermédio de Presidente Epitácio. Quer dizer, as pessoas têm que viajar até a cidade vizinha para solicitar e ver a documentação do benefício.

Todos estes problemas têm ligação direta com a dispensa em grupo feita na semana passada pela prefeitura de dezenas de funcionários comissionados, atendendo a medida de processo proposto pelo Sindicato dos Servidores Municipais e aceito pelo judiciário. Todo este contexto teve um forte apelo popular na Câmara Municipal através dos vereadores que fazem oposição ao prefeito Jorge Duran, especialmente Raphael Balhestero que acompanhou todo o andamento jurídico da questão.

Agora, o prefeito Jorge Duran tenta montar um Projeto de Lei que faça uma reestruturação na área de contratação de funcionários comissionados e terá que ter a votação necessária dos vereadores para sua aprovação na Câmara Municipal. Mesmo tendo maioria dos vereadores à seu favor, Duran vem enfrentando a resistência de alguns, o que pode fazer que está questão da falta de funcionários em vários setores perdure por vários dias.

15:49:20

5 Comments

  1. Primeiro comissionado não pega lixo … eles não são gari .. para recolher lixo… comissionado e pra comandar , e não executar tarefas … quem tem que executar serviços são os servidores efetivos, que seus cargos discrimina suas tarefas, INCRA tem ser servidor efetivo , PAT … sera que precisa ser cargo comissionado pra executar esta tarefa, vamos falar a verdade isso tudo só serve para colocar seus cabos eleitorais, teve muito tempo pra resolve esta situação , ficou empurrando com a barriga, a justiça deu prazo, ficou esperando não sei o que.

  2. Gente, o que está acontecendo realmente é que um caminhão de lixo está quebrado, e a cidade inteira trabalha com três ou quatro caminhões de lixo, ou seja, logicamente que o lixo vai acumular.Mas por falta de transporte, e não por falta de mão de obra ou de chefe.Até porque o chefe dos coletores é um funcionário efetivo, que continua exercendo a função de chefe normalmente, mesmo perdendo sua referência, que já era baixa, porque funcionário efetivo que é chefe geralmente não ganha lá grande coisa não.O filé mesmo fica para os comissionados indicados por uns e por outros…e estes sinceramente não fazem falta nenhuma.Quando alguém vir algum coletor de madrugada apanhando chuva ou um funcionário vestido de azulzinho abrindo ou tapando buraco na rua embaixo de um sol igual ao que está hoje , vai lá perguntar se ele é comissionado….

  3. Quem quiser estude e passe em concurso. Os efetivos fizeram concursos e passaram. Agora ficar dando empregos para comissionados não dá.

  4. Nem efetivo ou não entrar em briguinha politica em prejuizo da população. Insubordinação não pode e deve ser punida.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *