Lago do Rio Paraná em Presidente Epitácio pode ser visto de Venceslau

A discussão vem de longa data no meu local de trabalho. Certa vez alguém disse que do Pontilhão do Prolongamento da Avenida Carlos Platzeck sobre a Rodovia Raposo Tavaresseria possível avistar parte do lago do Rio Paraná, em Presidente Epitácio, dependendo de fatores como época do ano, localização do sol e horário durante o dia. Alguns duvidaram, outros diziam que seria possível, sem ao certo apresentar alguma prova. Há mais ou menos duas semanas, pedalando próximo à velha Figueira, no prolongamento da Avenida Carlos Platzeck, eis que tive uma surpresa: avistei um espelho d’água de tamanho considerável, com possibilidades reais de ser o lago do Rio Paraná.

No dia seguinte, de manhã, olhando na mesma direção e no mesmo local, não consegui a visualização, muito provavelmente devido às condições de posição do sol, que não refletia sua luz no espelho d’água, impossibilitando avistá-lo. Voltei em outra oportunidade, no mesmo horário do dia em que meus olhos haviam alcançado o lago. Novo êxito! Contei aos meus colegas de trabalho, e novamente alguns acreditaram, outros não.

Por fim, com material inapropriado, consegui fotografar oespelho d’água, enviando o arquivo ao blogueiro Toninho Moré, da Agência Moré de Comunicação, que afirmou: a imagem é sim do lago do Rio Paraná, sendo que ele já sabia da possibilidade de visualização por conta do Mapa de irradiação das ondas da Rádio Jovem Som FM de Presidente Venceslau. Segundo ele, aquele é o único ponto de onde se pode ver o lago, na direção do “Vale do Caiuazinho” ou “Vale do Ribeirão Caiuá”. A seguir, a foto em questão. Repito: é preciso observar com muita atenção a imagem, sendo que a tal “lâmina d’água” aparece no ponto imediatamente abaixo da seta.

Blog do Eldoradense
16:00:00

3 Comments

  1. Se você for na curva da estrada que leva ao pesqueiro Mane Cacao, paralela a pista do aeroporto, tbm consegue ver.

  2. TONINHO MORO NO RESIDENCIAL DA FAIVE E A MINHA CASA É UM SOBRADO, POIS DA PARTE DE CIMA DA CASA DA PARA VER BOA PARTE DO LAGO, DE UM ANO PARA CÁ QUE DIMINUIU UM POUCO A VISÃO DO LAGO DEVIDO AO CRESCIMENTO DE ALGUNS PÉS DE EUCALIPTOS QUE CRESCERAM MUITO ALI NO RECINTO DA FAIVE

  3. Já avistei o espelho d’água de cima do pontilhão, chegando na PII, porém não me recordo da data nem do horário, mas era bem nítido e sem sombra de dúvida.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *