Exame da OAB terá uma terceira fase com prova oral?

Não é verdade!

Circula pelas redes sociais a informação de que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) planeja acrescentar mais uma fase ao Exame de Ordem, com a aplicação de uma prova oral. Não é verdade.

O título da mensagem diz: “Urgente. Prova da OAB terá uma terceira fase: oral”. O texto diz que a expectativa do Conselho Federal é que a modalidade faça com que “os profissionais que irão ingressar no mercado sejam os melhores e mais qualificados para exercerem uma advocacia digna”. “Com o aumento das faculdades de direito em todo o país, a cada ano o Exame de Ordem vem batendo recordes de inscritos. Como já vem acontecendo, a cada exame o nível da prova está cada dia mais difícil. Porém, ainda assim o mercado brasileiro está inflacionado com a quantidade de bacharéis do direito, sendo assim, está em elaboração mais uma nova etapa no Exame de Ordem, que será a prova oral.”

A OAB fez um comunicado oficial para desmentir o boato. Segundo a entidade, em nenhum momento esse assunto foi discutido durante o II Fórum Nacional de Exame de Ordem, realizado no último dia 12.

“Em nenhum momento foi ventilada a possibilidade remota de discutir o acréscimo de uma terceira fase ao Exame de Ordem”, afirma o comunicado.

A mensagem que se espalhou nas redes foi feita por um grupo de Facebook que tem mais de 500 mil seguidores. A intenção era fazer uma chacota dias antes da aplicação da 2ª fase da prova. Alguns entenderam. Muitos, no entanto, acreditaram e passaram a mensagem à frente. A falsa notícia repercutiu tanto que obrigou a OAB a se posicionar.

G1
17:59:03

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *