Dr. Wilson Rondó

Conheça os Fatores que Melhoram ou Pioram o seu Colágeno
Para evitar aquela derrocada do visual, de pele cansada, flácida e enrugada, tanto homens como mulheres recorrem a cremes ou loções no esforço de minimizar estes e outros sinais reveladores de muito sol, sono insuficiente, nutrientes inadequados e outros fatores. No envelhecimento, ocorre a perda de colágeno, a proteína mais abundante do nosso corpo, (compreende 30% da proteína total e cerca de 70% da proteína para sua pele).
Ela é composta especialmente dos aminoácidos: glicina, prolina, hidroxiprolina e arginina, importantes para manter não só uma aparência rejuvenescida, mas de sustentação nos tecidos conjuntivos em todo o corpo, dos seus músculos, ossos e tendões aos vasos sanguíneos e ao sistema digestivo.
Mas será que só a suplementação de cremes resolve?
Para decepção de muitos, só há uma maneira de obter colágeno, pois o seu corpo não pode produzir, então você deve alcançá-lo através de sua dieta.

Fatores que aumentam a produção de colágeno
É fundamental uma alimentação com gorduras boas em abundância, proteína em moderação, rica em fibras e carboidrato virtualmente zero.

Dieta rica em componentes pró-inflamatórios, como açúcar, frutose, óleos vegetais hidrogenados ou parcialmente hidrogenados, grãos e alimentos de alto índice glicêmico, promove a elevação de glicemia e insulina, e devem ser evitado ao máximo.
O caldo de osso e a suplementação de colágeno bovino estimulam a produção de colágeno, o que considero essencial para uma pele saudável, evitando envelhecimento prematuro de pele. Siga boas receitas e use, se possível, ossos de animais criados a pasto.
Retinol é um antioxidante usado para aumentar a vida útil do colágeno e bloquear as enzimas que o destroem
O ginseng, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, age aumentando o colágeno, trazendo benefícios antienvelhecimento.
Aloe vera, usado de forma oral, estimula a produção de ácido hialurônico e colágeno, segundo estudo.
O ácido hialurônico, um composto importante para o colágeno na pele, pode ser encontrado em feijão e vegetais de raiz ou tomado como suplemento.
A vitamina C protege a pele e cria mais colágeno no corpo.
Além disso, antioxidantes que protegem o colágeno de ser oxidado permitem maior resistência do já existente.

Alimentos fabulosos para a sua pele

1) Abacate – Por conter gordura monoinsaturada que ajuda a nutrir as células e antioxidantes, que desacelera o envelhecimento da pele.

2) Salmão selvagem – É rico em ácidos graxos ômega-3, tem ação anti-inflamatoria.
Essas gorduras são cruciais para a saúde da pele. A cor rósea do salmão significa que ele tem astaxantina, o que protege a sua pele do dano solar.

3) Óleo de coco – Contém ácido láurico, que tem poderoso efeito na melhora da imunidade e propriedades antimicrobianas, o que é ótimo para a saúde da pele. A água de coco, o leite e a carne são todos bons para você.

4) Vegetais verdes escuros – Alguns exemplos são a couve, o espinafre e a beterraba, que são desintoxicadores hepáticos, protetores de câncer e tem ação antioxidante.

5) As frutas cítricas – Laranjas, grapefruit, limões e limas, com altas quantidades de vitamina C, ajudam os aminoácidos lisina e prolina a serem convertidos em colágeno

6) Os berrys – Mirtilos, amoras e framboesas ajudam a proteger sua pele dos danos causados pelos radicais livres e também aumentam o colágeno.

7) O alho, por conter: Enxofre, um componente necessário para a produção de colágeno. Ácido lipoico e taurina para ajudar a reconstruir fibras de colágeno
danificadas.

Fatores que pioram a sua produção de colágeno
Certos fatores ambientais e de estilo de vida podem diminuir a produção de colágeno, como:
Mudanças hormonais, Drogas, Excesso de trabalho, Óleos hidrogenados, Alimentos processados, Envelhecimento, Deficiências nutricionais, Água fluoretada, Radiação, Muito sol, Açúcar, Estresse, Desidratação, Álcool, Trauma, Disbiose intestinal
Com essas atitudes e exclusões, você “re-infla” a sua pele criando uma aparência jovem, radiante e duradoura. É melhor do que quando você usa botox, que só paralisa os músculos para prevenir rugas, efeito que desaparece com tempo. E mais, ele não irá estimular ou substituir o colágeno.
Então, aproveite essas informações e mantenha sua pele jovial e saudável de forma totalmente natural!

Referências bibliográficas:

Cancer Facts & Figures 2013
Anticancer Research January 2012; 32(1): 223-236
Molecular Cancer Therapeutics January 1, 2008, 7, 152-161
Medical Hypotheses April 2009; 72(4): 434-443
European Journal of Cancer 2008 Jun;44(9):1275-81
The Free Man’s Declaration for Health and longevity. William
Campbell. 2013

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